As 10 medidas impopulares que Aécio e Armínio podem adotar na Economia

Sugerido por Webster Franklin

O plano terrorista de Aécio e Armínio

Por Emir Sader, na Carta Maior

Aécio Neves e Armínio Fraga querem fabricar a ideia de que a economia não cresce por causa da inflação e porque o salário mínimo é muito alto.

1. Criar o clima de que o maior problema brasileiro é uma suposta inflação descontrolada. (Mesmo se é de 6% ao ano, quando FHC entregou pro Lula uma inflação de 12,5% ao ano.

2. Fabricar a ideia de que a economia não cresce pela inflação e porque “o salário mínimo é muito alto”, segundo o Arminio Fraga. (Apesar de que os salários são um componente mínimo dos custos de qualquer mercadoria.)

3. Difundir a ideia de que o governo gasta muito, que é necessário um duro ajuste fiscal. (As tais “medidas impopulares” de que fala o Aecio que está pronto para tomar.)

4. Pregar que “um certo nível de desemprego é saudável”, como disse o Arminio Fraga.

5. Se ganhar, implementar uma forte política de corte de salários, tanto do setor público, como pressionando as negociações no setor privado. Baixar o salário mínimo.

6. Promover o desemprego para favorecer as condições de negociações dos empresários com os trabalhadores e os sindicatos.

7. Reduzir os bancos públicos a um mínimo, como disse o Arminio. O que significa também cortar muito os recursos para as políticas sociais, que só podem ser realizadas através de bancos públicos.

8. Assinar Tratado bilateral de Livre Comercio com os Estados Unidos, saindo do Mercosul e rompendo todos os acordos de integração regional com os países latino-americanos, deslocando o comercio do Brasil para os EUA como parceiro fundamental.

Leia também:  O que esperar de 2020? Por Paulo Gala

9. Endurecer a repressão com os sindicatos e os movimentos sociais que resistirem a essas medidas.

10. Instaurada a recessão, com as políticas de austeridade, voltar a tomar empréstimos do FMI, com as cartas de intenção respectivas e os cortes dos gastos sociais do Estado requeridos.

É um plano para voltar aos anos de terror econômico e social dos anos 1990, nos quais Arminio Fraga foi personagem central. Tudo seria feito colocando a culpa nos gastos sociais excessivos dos governos do PT e nos aumentos salários desmedidos por parte dos sindicatos.

Colocado em prática o plano de terror, o Brasil voltaria à recessão, à miséria, ao endividamento com o FMI, à subserviência com os EUA, à repressão dos movimentos populares – como os tucanos promoveram no passado e querem retomar no presente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

33 comentários

  1. Proponho ação direta.
    Se a

    Proponho ação direta.

    Se a Dilma perder não sera apenas ela a derrotada, mas o Brasil, todos nos, exceto uns poucos, banqueiros e rentistas,

    Portanto apontemos o que, para cada um de nos, deveria ser melhorado no proximo debate.

    1. Dilma falhou ao ser chamada de mentirosa e não apontar onde trabalha a irmã de Aecio. Na proxima vez que for acusada de  falar mentiras deveria dizer onde trabalha a irmã do Aecio.

    2.Quando o assunto ( um dos principais para a conquista do voto ) for o salario minimo, detalhar exatamente quando e onde o Fraga afirmou que ele “esta alto” e sobretudo que “um certo nível de desemprego é saudável”.

    3.É evidente que não estamos disputando votos com as pessoas politicamente mais informadas. Todas essas não precisam de um “debate” para saber o que significa um governo do partido dos trabalhadores e outro do Fraga, operador de mercado, funcionario do Soros. Portanto Dilma tem que trabalhar o vocabulario que usa, trocar po outas muitas palavras que não são entendidas pela maioria.

    4. Não deixar de maneia alguma  seu opositor repitir, como sempre, que “seu governo falhou”. A resposta é simples, falharia se optasse pelas ações que estão sendo propostas pelo Fraga,”austeridade”, corte de gastos, arrocho salarial, mudança nas leis trabalhistas”, que causariam desemprego. Um pais que convive com uma crise mundial protegendo o emprego é, ao contrario, vitorioso.

  2. Nassif
    Apesar de concordar

    Nassif

    Apesar de concordar com o Prof. Emir na teoria, não consigo enxergar com muita facilidade todas essas mudanças na pratica:

    1 – Os tempos são outros

    2 – A inclusão social se tornou irreversível, e o povo quer mais, talves seja por este motivo que o marqueteiro do governo escolheu “inteligentemente” este slogan: o muda mais, inclusive na política

    3 – O controle das massas naquela época eram muito mais faceis, hoje, convoca-se todo mundo pela internet e o confronto seria inevitável; neoliberais são rentitas mas não querem guerras civis, somente a submissão ao capital.

    4 – 90% dos movimentos de base ainda estão com o atual governo, e não acho que mudarão de lado se os neoliberais chegarem ao poder.

    Ainda não vejo este tucano eleito, (acredito que Dilma ganhe), mas se caso for, não enxergo muitas mudanças de como a política econômica é conduzida hoje; tá todo mundo ganhando…

    Abração

    • O caminho não é tão simples…

      Mas o destino é certo: achar que a ascenção social, inclusão de milhões, com recursos do estado por meios de políticas integradas é algo permanente e garantido é auto engano: olhe para a Europa e encontrarás a resposta; olhe para o qhe Piketty falou em seu livro e verá a prova; olhe para o que fizeram com os custos da educação universitária nos EUA e no Reino Unido e terás a certeza; veja uma jovem italiana com formação na melhor universidade de Milão paga com tudo o que tinha, e hoje trabalhando limpando banheiros e desejando apenas ter um quarto para si sem ter de dividir com outra pessoa (eu conheço uma pessoa nesta situação, sou testemunha ocular), e então entrarás em desespero pelo que significa viver num continente neoliberal e num país sem BC próprio e sem controle de emissão de sua moeda. 

    • Eu estava pessimista,mais

      Eu estava pessimista,mais como voce meu marido,diz tambem ter certeza que a Dilma ganha.

      Ele tem bom faro nunca tinha visto a aecio antes e assim que o viu cravou ele tem cara de pinguço!

    • Discordo, Mário, basta  ver

      Discordo, Mário, basta  ver como a manipulação midiática conseguiu levar os que defendiam a mudança a reeleger Alckmin no primeiro turno em SP.

      Outra preocupação, já imaginou como seria um STF com ministros indicados pelo Aécio?

    • Mário, pense uma coisa…

      1 – Os tempos são outros… e piores

      2 – A inclusão social retrocedeu na europa, quanto mais em uma democracia anda em formação como a nossa, portanto reversível

      3 – Controle de massas hoje é muito mais fácil. O efeito manada muito mais presente nos dias de hoje comprovam isso.

    • Que nada !!!
      Vão jogar tudo

      Que nada !!!

      Vão jogar tudo culpa na herança maldita, com as bençãos da imprensa !!! A Classe média vai comprar o discurso, mesmo empobrecida, pq ela só sabe odiar !!! E no fim pedirão mais 4 anos pq o tempo foi pouco. E vão ganahr no primeiro turno.

      Sem apagão, Lula teria sofrido sua sétima derrota !! Edepois de reeleição de Alckmin, acho que nem com um evento extremo. Mas vc pergunta, e o Nordeste ?? Bom, até 2002 o Lula perdia pq não conseguia entrar no Nordeste. O Nordeste vota com o governo, seja direita ou esquerda, pq as chaves do Nordeste estão nas mãos do PMDB, que as dividia com o PFL.

      O Governo Aécio vai criar uma máquina eleitoral praticamente indestrutível. 

    • WK, o articulista esqueceu de

      WK, o articulista esqueceu de mencionar que assim que o Aecio ganhar , o Supremo já vai trabalhar para impedir  a candidatura do Lula, pode esquecer 2018, a operação desmonte e o odio contra o PT vai aumentar muito na gestão Aecio.Agora se o PT ganhar esta eleição e não acertar o passo desta vez , 2018 já era.

       

       

      • É exatamente isso

        que eu venho falando. Se a direita raivosa ganhar, o PT vai virar um partido nanico porque os do PT que ganharam não vão conseguir governar. O Haddad será massacrado. O Pimentel, coitado. Tem dó dele se a direita raivosa ganhar. Se o PIG e o judiciário fazem o que o quer com o PT no poder, imaginem vocês a direita raivosa no poder. Blogs como esse serão fechados. Depois o PT inteiro vai se lamentar por não ter reagido. Não foi falta de aviso, pois o golpe está em curso e quero está errado, mas vai ser concluído.

  3. esse terrrorism,economico e 

    esse terrrorism,economico e  político

    – porque contra a particpação

    popular e dos sindicatos –

    lembra o pior do regime do golp cívico-militarde 64.

    e o pior do neonliberlismo da era fhc, 

    com muito desemprego,

    inflação alta,

    privataria!

    em suma, a entrega do áís

    aos interesses financistas nacionais e internacionais.

     

  4. O que eu disse em junho

     

    http://jornalggn.com.br/noticia/os-pontos-fracos-de-padilha-e-fortes-de-aecio-de-acordo-com-a-imprensa#comment-339909

    Uma lista do que Aécio faria, se eleito.

    seg, 09/06/2014 – 18:29

    1 – Venderia a Caixa Federal (o projeto é dos tempos do FHC e estava pronto, com compradores interessados e tudo o mais). Com a Caixa, obviamente, iria o FGTS e todos os programas tocados pelo governo ficariam a depender da boa vontade da iniciativa privada. Visto que a Caixa é patrocinadora da Funcef, um dos maiores fundos de pensão do Brasil (e do mundo) algum Dantas será convocado para geri-lo, se não julgarem melhor retirar o patrocínio, mas mesmo assim, colocar o comando da dinheirama nas mãos de algum iluminado privado. Vai com a Caixa também a Loteria, oba!, sonho dos sonhos de muitos grupos privados.

    2 – Venderia as ações do Banco do Brasil com direito a voto, de forma a que o BB seja privatizado também. Desse modo, os interesses do Brasil que contam atualmente com aportes do BB  teriam de ser subordinados aos interesses do grupo adquirente do Banco. A PREVI, outro enorme fundo de pensão – patrocinado pelo BB – terá o mesmo tratamento dado à Funcef.

    3 – A montanha de dinheiro atualmente nos bancos oficiais provinda de depósitos judiciais  – originados principalmente daquelas ações que andam a passo de cágado, e por isso os bancos querem porque querem estar com aquela grana nas mãos – terá destino condizente com as praxes capitalistas, é claro.

    A propósito, não me lembro de nenhuma iniciativa do Congresso, nem intenção manifestada por autoridades, de estudar  o modelo de justiça que temos no Brasil, de modo a torná-lo condizente com o bem-estar da maioria da população.

    4 – Que a Petrobrax irá acontecer com o advento do aecismo, não tenho dúvidas. Basta ver o que ele e seu grupo fez durante os tempos no governo de Minas.

    5 – Mais grupos de empregados governamentais serão contratados via terceirizações, o que aliás em escala menor já vem sendo praxe em todos os níveis de governo e até no judiciário.

    6 – Esta eu conto de graça ( kkk): se puderem, eles irão incentivar a fabricação de metrôs totalmente automáticos, isto é, máquinas que irão prescindir de mãos humanas para serem operadas. Com isto darão o troco aos grevistas metroviários desses dias. Varrer grevistas operadores de trens foi também o que se diz ter sido feito pela UDN  no passado, só que naquela vez foi desmantelando as linhas férreas existentes no país. Viraram pó, e para validar o desmonte fenomenal das linhas férreas foi dito que estavam  obsoletas.

    7 – O aecismo privatizará tudo o que se referir à educação. Se bobear, até as universidades públicas terão algum grau de privatização, porque os capitalistas efeagaceanos sempre fazem questão de dizer que o ensino nas universidades nos EUA não é gratuito.

    8 – a saúde será ainda mais privatizada, via planos de saúde para o povão em geral com um salve-se quem puder nas mangas – mas com a continuidade daqueles “sistemas” pouco conhecidos das massas, sistemas que atendem autoridades e familiares em SP ou no exterior (casos de dores nas costas, por exemplo) por conta do povão. O Mais Médicos do aecismo consistirá, pois, em menos médicos. A menos que as faculdades particulares, algumas das quais cobram 8 mil reais por mês nos cursos de medicina, voltem a bombar, colocando mais profissionais ávidos por trazer de volta a grana gasta com o curso. Cuba será esquecida, mesmo porque ela não é benquista pela direita americana, mãe do aecismo, ora pois.

    9 – A afinidade entre o aecismo e o judiciário vai se consolidar, e em consequência as tais ações contra Azeredo e companhias findarão por decursos, prescrições, etc.

    10 – Empresas vão acorrer em massa para PPPs de cadeias, coisa de que o Brasil realmente está muito necessitado ultimamente, não é?

    Com Aécio foi assim: com dinheiro do BNDEs a juros bem módicos e com pagamento a perder de vista, o empreendedor faz o prédio para a cadeia, e monta o esquema da prisão com cada preso atualmente ao custo de R$ 1.800,00 por mês. Em suma, o empreendedor só entra com o seu nome e seu currículo, como o exigem os capitalistas modernos.

    11 – Visto que a ideia de implantar agências tipo anatel etc, foi feita por FHC copiando as agências americanas, é bem provável que ao reduzir o número de ministérios Aécio implante mais agências – para funcionarem do mesmo jeito que as atuais pragas vêm fazendo, isto é, são claramente pró as empresas que deveriam fiscalizar, e contra os usuários dos serviços.

    12 – as empresas estrangeiras, quaisquer empresas estrangeiras serão muitíssimo bem vindas por cá, notadamente aquelas que forem recomendadas pelo tio Sam. Todos os bens naturais do país estarão disponíveis para serem explorados por elas, desde o pré-sal até as terras raras, o nióbio, as florestas amazônicas, e por aí vai.

    13 – A PF será (em minha opinião) incentivada a dar tratamento igualitário a questões como a do helicóptero. Não fica bem continuar prendendo gente por causa de 1 quilo de cocaína, se 453 quilos não acarretaram a prisão (efetiva, continuada) de ninguém.

    14 – as midionas continuarão fazendo a festa de sempre, muita grana nos bolsos, e informação dirigida não em direção a um país melhor, mas de acordo com os parâmetros a serem fixados pelo aecismo, assim como dizem que aconteceu em Minas.

    Que mais?

    xxxxxxxxx

    Há os estádios no Brasil inteiro: se o modelo for o que fizeram com o Mineirão (construído em cima de área pública e com recursos públicos) que foi entregue a uma empresa privada, a  Minas Arena para ganhar a grana em paz, teremos ainda um bocado de estádios a serem entregues às empresas, caso Aécio vencesse.

  5. Abaixo os neo-liberais…………..

    Não resta nada a dizer, depois da explanação do Antonio Fco, e assim, faço lminha suas palavras!

    E declinando em comentar, acrescento somente que, os que pensam estarem querendo mudar, que mudem, mas depois não venham dizer que foram enganados, manipulados e coisa e tal.

    Os avisos, estão aí para quem quiser se informar, diferentemente do passado em que não tínhamos acesso à internet.

    Agora, cabe a nós, que ltemos este acesso, alertar aos que não o possuem ainda, para que fiquem alertas e não se ceixem manipular via rádio e televisão.

    Eles têm tudo a perder com a reeleição da Dilma e do PT, e usarão dos meios mais torpes para impedir que continuem a adminsitrar o País.

  6. O Meritocrata

    Mais algumas ações de governo……

    11-  Empregar toda a família no planalto

    12- Mão de ferro com jornalista de oposição

    13- Transparência zero

    14- Meritrocracia p/ os outros. Para si e os amigos a benesse do estado.

    15-Grandes festas e passeios por NY e Paris com glamour, sempre as custas do Estado como se acostumou  desde os 17 anos.

    16-Grandes intimidade com as “famiglias da impren$a” cuidando que seja sempre elogiado. Não permitindo nenhum escandalo muito menos CPI (relações de cordialidade com o MP e judiciário) afinal ele é PSDB.

    17- Quando for embora irá morar em NY e confabular com FHC deixando as contas p/ os brasileiros pagarem como fez o seu guru anos atrás.

  7. “””O salario é um componente

    “””O salario é um componente minimo no preço de qualquer mercadoria””>  Que afirmação pedestre, simploria.

    Depende da mercadoria, pode ser e muitas vezes é o MAIOR COMPONENTE do preço da mercadoria, no setor de serviços

    geralmente os salarios compõe o maior preço do valor cobrado do cliente, em um restaurante por exemplo.

    E o setor serviços é hoje o MAIOR SETOR DA SECONOMIA BRASILEIRA, muito maior, cinco vezes maior que o setor industria.

    Quando eu tinha industria de bens de capital, a folha era 22% do custo, portanto nunca foi um MINIMO.

    Lembre-se que não é só o salario pago, é tambem o INSS, o FGTS, o FAT, o SESI, o SENAI, o vale refeição, o vale transporte, alem das repercussões diretas, 13º, ferias, adicional das ferias, etc. Não é e nunca foi pouca coisa.

    Mas vin do de quem vem é sempre a mesma mitologia, o empregado é um coitadinho e o patrão é um bandido.

    • Com o ilustre apoio do mota

      Ele, o aa, não se cabe: Bate palmas para tudo isso. Quem não pensa assim é comunista, arre!. O psdb vai voltar a “tirar o sapato” para os herois deles com todo prazer. Tá louquinho por isto.

    • AA editou a fala de Emir Sader que diz:

      2. Fabricar a ideia de que a economia não cresce pela inflação e porque “o salário mínimo é muito alto”, segundo o Arminio Fraga. (Apesar de que os salários são um componente mínimo dos custos de qualquer mercadoria.)

      Na realidade o que fez AA se irritar foi o que é desmascarado no item:

      8. Assinar Tratado bilateral de Livre Comercio com os Estados Unidos, saindo do Mercosul e rompendo todos os acordos de integração regional com os países latino-americanos, deslocando o comercio do Brasil para os EUA como parceiro fundamental.

      • A Cia faz o Obama desfaz

        O isolacionismo provocado pelo Obama e suas pataquadas está deixando a política externa e seus satélites de cabelos brancos, literalmente.

        A Yellen no FED está entre o fogo e a frigideira, vão ter de virar a mesa, os indícios de que não respeitarão contratos estão cada vez mais visíveis.

        Tai a movimentação do ouro no mundo que não me deixa sozinho nesta.

      • Nonsense. Os EUA já são o

        Nonsense. Os EUA já são o segundo parceiro do Brasil, epois da China, o Mercosul é um mercado cadente e está segurança a integração do Brasil nas cadeias produtivas globais, porisso a industria está acabando no Brasil.

        Hoje ninguem mais faz um automovel inteiro, cada pais faz um pedaço e para se integrar nessa cadeia precisa

        estar livre de amarras que impedem de negociar caso a caso, o Mercosul é uma trava que bloqueia o Brasil para

        fazer tratados de livre comercio, o Brasil é o unico Pais grande do mundo que não tem tratdo com ninguem só com Israel,

        que não tem expressão como mercado. Mas Tatado se faz a dois, os EUA não ofereceram ao Brasil nenhum TLC,

        não há na mesa essa proposta, sem industria vamos trocar o que com quem?

         

         

    • Extorsão institucionalizada

      A situação chegou neste ponto porque desde Getulio os politicos vem criando leis demagogicas e oportunistas, para sairem bem na foto, e se manterem mamando nas tetas dos bens publico. Nasceu o politico profissional e a informalidade. Sindicatos fortalecem categorias de trabalhadores, quem não faz parte do corporativismo sindical fica desprotegido e relegado as inteperies economicas. Como não é possivel favorecer todos os trabalhadores brasileiros com estas leis demagogicas a informalidade não acaba.

      Politicos oportunistas criam leis demagogicas sem se preocupar quem paga a conta e deu no que deu.

      As grandes empresas se safaram com a terceirização, as coitadas das medias e pequenas empresa ficaram a merce do tubarão encarnada pela CLT, verdadeira excrecencia juridica, que faz com que qualquer sujeito mal intencionado entre na justiça do trabalho, contratando um advogado de fundo de quintal para extorquir os pobres empresarios das pequenas e médias empresas, nasceu ai a extorsão oficial, verdadeira instituição de achaque.

      Mais as benesses todas que foi postado acima, como esperar que o Brasil de certo com esta situação?????

      • Alvíssaras ao Conde de Rochester!!!!

        Meu ídolo!

        Vamos tucanamente revogar a maldita Lei Áurea da comuno-terrorista Princesa Isabel; revogar também a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários!!!!

        Se Aécio quiser será eleito por 10 x Zero, pois antes nós (nozes do PSDB, DEM, PSB e outros associados) iremos votar pela meritocracia nas eleições:

        a) Cada votante de classe média que tem um patrimônio de mais de 500.000 tem um voto;

        b) Votante com mais de 1.000.000 tem dois votos;

        c) Com mais de 2,000.000 (como a pobre Marina) tem 3 votos;

        d) Entre 3.000.000 e 10.000.000 cada afortunado terá entre 5 e 10 votos;

        e) Eleitor que tem entre 11.000.000 e 100.000.000 terá entre 11 e 100 votos;

        f) Eleitores medianamente ricos que tem entre 100.000.001 e 500.000.000 poderá votar por 500 vezees;

        g) Eleitores quse ricos, tendo patrimônio entre 500.000.001 e 1.000.000.000 votarão por 1.000 vezes;

        h) Grandes homens honestos e emprendedores como Carlito Caxoêra, Joca Horroriz, Cara de Paulo Maffuf, Lula Estêves, Kacciola e outros grandes próceres podem votar por 10.000 vezes;

        i) Para a choldra que vive com menos de 10.000 reais mensais haverá uma roleta onde cada um pode ser sorteado para dar um voto;

        j) Petistas, Psolistas, Pcdobistas et caterva deverão ser presos se adentrarem na área de votação.

         

         

  8. Faltou a faltou a sanha

    Faltou a faltou a sanha animalesca persecutória que será instalada contra o petismo.  De fazer inveja a  Torquemada, Joseph Goebbels , passando por Joseph McCarthy. 

    • Exato. Quando Serra empossou

      Exato. Quando Serra empossou no lugar da Marta fez questão de soltar mentiras, encampadas pela velha mídia, especialmente sobre os recursos em caixa, fila de credores etc, depois desmentidas pelo Tribunal de Contas (2 anos depois…)

    • Acho que iriam atrás do

      Acho que iriam atrás do Lula…colocariam mais gente do nível do Gilmar Mendes no STF, e depois iriam atrás do Lula. Tenho certeza disso.

  9. Vocês todos estão esquecendo o essencial!

    Sempre que se começa uma discussão sobre uma estratégia em médio e longo prazo no Brasil usualmente a famosa frase de Garrincha vem à tona, “Já combinaram isto com os Russos?”.

    No caso do pacote de maldades que poderá vir num futuro governo Aécio, os Russos na verdade tem vários grupos que compõe esta equipe, e se olharmos com cuidado se verá que esta equipe não é tão pequena.

    Têm-se os partidos de esquerda mais engajados em movimentos de protesto público. Ganhando Aécio, é de se prever que forças como o PSOL, PSTU e outras sairão reforçados. E com eventos que são fáceis de prever, exemplo a crise da água em São Paulo, vários movimentos podem sair às ruas, com uma diferença, provavelmente as balas de borracha da repressão poderão ser substituídas por outras. O desenrolar de tudo isto só a dinâmica do processo que mostrará o futuro.

    Temos forças conservadoras que se aliaram meio a contragosto às propostas deste programa liberal que também poderão reagir de forma mais contundente conforme o grau de prejuízo e truculência que for empregado num possível governo.

    Não acredito que importantes setores da economia que seriam prejudicados nesta provável nova situação irão se manter totalmente estáticos, não se pode esperar muito dessas forças mas é um fator a ser levado em conta.

    Além da esquerda mais vinculada a uma propostra que diríamos mais radical na ação, haverá diversos grupos atacando uma provável deriva liberal, como vimos nos últimos anos talvez não se deve esperar muito da burocracia do PT, pois eles estão mais acostumados a trabalhar numa defesa passiva do que ofensiva.

    A comunicação não convencional, os blogs, sites e outras derivações, podem assumir um papel importante na divulgação dos movimentos nefastos que estão na pauta de um provável governo Aécio.

    Agora ninguém está levando em conta a capacidade do povo brasileiro em reagir ao estelionato eleitoral que seguiria a eleição de um governo Aécio, esta reação pode ser mais ou menos forte conforme o que eles pretendem fazer.

    Fiz uma análise bem simples, beirando a ser denominada simplória, da sociedade brasileira, muitos personagens que estão mais ou menos contidos pelas ações sociais e pela penetração do PT na sociedade, podem começar a agir de forma mais ativa.

    Não esqueçam que nos governos FHC a situação política e econômica era outra, o plano real amorteceu por muito tempo a contestação de grande parte da sociedade e os governos locais de oposição eram poucos e fracos.

    Muita água vai passar por debaixo da ponte no caso de uma eleição Aécio e implantação de uma política liberal. A manipulação pela mídia cada dia se torna mais ineficiente e, por exemplo, um fato como as “diretas já” que foi escondido ciosamente da sociedade brasileira hoje em dia não é mais possível dentro de uma sociedade DEMOCRÁTICA, e aí é que está o verdadeiro problema.

    Uma deriva autoritária com o futuro congresso é algo tentador, e posso até dar um caminho de algo que tem passado em branco por todos os comentadores e que está me deixando extremamente preocupado, a insistência do candidato Aécio Neves em dar ênfase na luta contra o narcotráfico dizendo que estabelecerá um diálogo forte com os países produtores! Qual será a leitura em termos de política internacional desta postura? Um inimigo externo é algo tentador.

  10. Se desse certo, Aécio posaria

    Se desse certo, Aécio posaria de salvador da pátria.

    Se desse errado, diria que é a culpa do governo anterior e que precisaria de mais 4 anos para arrumar a casa.

    Teria mais 4 anos tranquilos com a ajuda da mídia até a situação ficar insuportável como no segundo mandato do FHC.

  11. Nassf: Não tenho lido nada a

    Nassf: Não tenho lido nada a respeito do financiamento à agricultura. No tempo do FHC o financiamento para o plantioi vinha de´pois da colheita. Foi uma das primeiras medidas daquele ministro do Lula parece que Rodrigues. O financiamento do plantio a partir daí veio antes do plantio. Parece que os agricultores que ficaram ricos depois do Lula esqueceram isto.

  12. Por essas e outras há quem

    Por essas e outras há quem diga que Marina cavou a sua sepultura. A ser eleito Aécio, com esses programas de governos em prática, talvez Marina, pra dar uma de boazinha, se afaste do Poder mais uma vez. 

    Sou da tese de que seria até bom Aécio ganhar e governar desmantelando tudo que está aí. Bom demais para o PT, hoje tão atacado, mas que voltaria nos braços do povo, de preferência com Lula. O PT não morreu, como o DEM, por exemplo, mas o PSDB poderá vir a ser considerado um defunto se voltarmos ao sistema neoliberal de FHC. O povo irá às ruas, com certeza. 

  13. Esse é bom demais

    Tu sabes, que esse é competente demais, lembrado pra presidir o FED. Como o brasileiro só gosta de festa, corre risco de jogar a competência na lada de lixo. Pergunto quem é mais inteligente governo brasileiro ou americano?

  14. EUA

     O governo dos EUA é melhor que o nosso? Pode até ser. Mas você acha que sendo tão bons eles vão querer melhorar o Brasil? O governo deles é bom para eles, nunca irão fazer acordos com quaisquer país, senão para beneficiar a eles mesmos.

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome