Datafolha/Ibope: Aprovação de Dilma e reprovação de Aécio sobem quatro pontos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff alcançou o melhor índice, desde dezembro de 2013: 43% dos entrevistados pelo Ibope consideraram a gestão boa ou ótima. O resultado da pesquisa divulgado nesta quarta-feira (15) representa uma alta de quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento, que apresentava 39% de aprovação.

Seguindo a linha de avanço na imagem, Dilma teve uma queda na avaliação dos que consideram a administração regular: de 33% para 31%, e outra diminuição aos que acreditam que a gestão é ruim ou péssima: de 27% para 25%. Não souberam responder 1% dos entrevistados.
 
De acordo com o jornal Valor, analistas acreditam que um patamar a partir de 40% de aprovação de governo é altamente positivo para candidatos à reeleição. 
 
O Instituto Datafolha, que também teve os resultados divulgados nessa quarta-feira, apresentou uma aprovação de 40%, aqueles que consideram a administração de Dilma regular representam 38% e 21% de reprovação. 
 
Ao passo que Dilma teve uma melhora na aprovação, o Datafolha mostrou que Aécio Neves (PSDB) teve um aumento na rejeição. Aqueles que não votam no candidato tucano chegaram a 38%, um acréscimo de quatro pontos percentuais, em relação à última pesquisa. No índice de reprovação, Dilma teve uma queda de um ponto: de 43% para 42%.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo indica que Dilma deva

    Tudo indica que Dilma deva ultrapassar Aécio nas pesquisas eleitorais próximas.

    Vamos aguardar.

    Alguem sabe quando sai as próximas IBOPE e DATAFOLHA ?

    1. Pesquisas

      Dia 20 Ibope, Datafolha e  Vox. Ibope pega o cenário de hoje até segunda. Vox sábado e domingo. Datafolha somente segunda-feira. Ou seja, Datafolha irá captar o debate domingo.

    2. Não vai sair… penso eu.

      Daniel, se Dilma realmente estiver atropelando o boçal, e isso eles têm como inferir e averiguar sem divulgar, duvido que saia antes do dia 25/10… e se sair, vão vir com 50,5 a 49,5 pró Aécio dos válidos e a velha conversa da margem de erro… pela primeira vez o Datafolha e o Ibope divulgarão decimais… acredito nisso.

      No debate de ontem do SBT, apesar da grita do Nassif por Dilma ter sido obrigada (pela mídia e pelo candidato) a deixar por um momento de ser a lady republicana  inconteste que sabemos ser, Aécio cometeu uma grave derrapagem: agrediu as mulheres, todas elas, aquela história de “você estará desempregada em 1° da Janeiro de 2015” não atingiu só a Presidenta, atingiu milhões de maravilhosas que viram ou que ficaram sabendo de como foi o debate… vi isso aqui em casa, minha esposa depois do debate tornou-se uma dilmista aguerrida e está soltando “fogo pelas ventas” (como dizemos aqui no Nordeste quando os nervos ficam a flor da pele) pra quem vier defender o Ah É Sim perto dela.

       

    3. duvido, no maximo vão

      duvido, no maximo vão divulgar empate 50/50 ou vão continuar com aecio na frente 51/49 ou coisa assim, 

      tudo dentro da “margem de erro”

    4. Também acho que vai

      Também acho que vai ultrapassar.  mas muito cuidado é pouco nessa hora.

      O adversário é poderoso.  É nessa hora é que a campanha de desinformação e as “balas de prata” de última hora surgem. Do nada,

      Cuidado com o salto alto e nada de  “já ganhou”.

  2. respondendo ao Daniel

    Daniel, que os deuses digam amém. Passei a noite em claro depois que fui rever o debate no SBT e percebi que havia sido editado, com retirada de várias falas de Dilma. O que restou, deixa a impressão que o vencedor foi o Aécio. Gostaria que esse fato fosse comentado. Grata. Cecilia Binder.

      1. Por ai…

        Concordo Adma, o discurso do ódio está fazendo as pessoas terem medo de se manifestar por Dilma e pelo PT, vejo isso também em Mossoró, poucos e tímidos adesivos em carros mas ela ganhou com 54,57% dos válidos (Aécio teve 19,85%). 

        1. Em SP, declarar voto na Dilma

          Em SP, declarar voto na Dilma é motivo pra ser, no mínimo, ridicularizado. As pessoas preferem deixar pra lá, já conheci vários, pessoas que ficam de boa, não dão opinião, mas se você começa conversar direitinho, se mostram conscientes, apenas evitam se meter em polêmica, sabem que não adianta, não há argumentos com esses reacionários cheios de ódio.

          É a razão silenciosa, que, mais uma vez, prevelacerá.

    1. Grande parte da população não

      Grande parte da população não tem carro. E muitos que possuem veículos se utilizam do transporte coletivo durante a semana.

      1. Quem tem mais?

        Tenho carro, voto em Dilma e sempre coloquei adesivos no meu crro. Este ano não coloquei porque quase não saio mais de carro, pois passei a ir de ônibus para o trabalho devido à redução do tempo de trajeto graças a um corredor de ônibus implantado pelo Haddad.

        Adesivos nos carros deixaram de ser indicativo da adesão das pessoas a um candidato. A única coisa emblemática sobre os adesivos de carros é que eu só vi um pouco mais de adesivos do Aécio (mesmo assim muito, muito pouco) quando atravessei os Jardins, cortando caminho para fugir do trânsito entre a Faria Lima e a Paulista.
         Emblemático encontrar apoio ao candidato dos ricos no bairro mais rico de São Paulo.

        Emblemático também eu ter visto mais adesivos da Dilma (mesmo assim muito pouco) em Sapopemba, na zona leste. Mais apoio à candidata dos pobres no bairro de periferia.

        Agora eu pergunto: Tem mais ricos ou mais pobres votando?

        1. Aécio só em carrão
          Aqui no Rio tenho notado poucos adesivos do playboy, quase todos em SUVs, aquelas caminhontes tipo Land Rover e Mitsubishi, ou outros carros de “bacanas”.

          1. Exatamente!

            Mas observei mais no primeiro  turno. Já não vejo muitos carros com adesivos de Aéssim. Com adesivos da Dilma  só vi dois. Com o ódio que muitos demonstram, houve medo de usá-los. Eu não tive coragem. 

    2. Adesivo em carro? Em BH a

      Adesivo em carro? Em BH a cada esquina tem jovens bonitos distribuindo adesivo do Aécio e Fora Dilma. As mocinhas bonitinhas fazem um verdadeiro ataque de sedução em cima de motoqueiros e motoristas desses caminhões pequenos de entrega. Presenciei várias cenas de espantar, devia ter gravado. Era um tal de “deixa eu por” de dar nojo…                       Para eu conseguir um adesivo da Dilma tive que ir a um diretório do PMDB… Como vê …

       

    3. Sou do Rio. Meu carro está

      Sou do Rio. Meu carro está cheio de adesivos e na garagem do prédio estaciono de uma maneira estratégica para que possa ser visto por todos os moradores, fora eu que não saio sem adesivos. Não quero que aja dúvidas ao meu voto.

    4. Moro no interior de SP

      acho que aqui a dilma não terá 30% de votos.

      Será o estado balizador para Aécio Neves.

      Sem falar que o governo do PSDB aqui é sofrível. Somente administrando folha de pagamentos dos servidores.

    1. hahaahha Só esqueceu de um

      hahaahha Só esqueceu de um ‘detalhe’ esses números são do DF.

      É pra escolher um estado só? Pois bem, então pelo mesmo Datafolha,  Dilma tem 73% e Aécio 27% (CE)

    2. Ë por isso que perde,. Pensam

      Ë por isso que perde,. Pensam que são os espertos e não conseguem nem analisar o resutado de uma pesquisa e saber a que estado do Brasil ela se refere…Ler faz bem…

    3. Conta estranha

      Deixa ver se entendi: então os 44% dos votos válidos de Dilma no 1o turno não contam? E os votos nulos e brancos? E os indecisos? E se a rejeição a Aécio já é de 38%, então a conta fica um pouquinho mais difícil de fechar, concorda?

      Das duas uma: ou a Folha está desesperada em alanvancar Aécio a todo custo, ou você é um belo fanfarrão.

      Bom agora até eu estou curioso em saber como foi feita essa pesquisa, que dá 35 a 65 (ou seja, 100%) só em votos a candidatos.

      Põe o link da fonte aí pra gente ver, por favor.

  3. senhores, não tenham dúvidas,

    senhores, não tenham dúvidas, a eleição já está ganha 🙂 esperem só quando o presidente Lula se engajar mais, e a história do bafometro for falada no debate da bobo. a nossa presidenta esteve ótima ontem.

  4. acredito  que é impossível

    acredito  que é impossível que a soma dos bons e regulares

    – quase setenta por cento –

    não resulte em votos para dilma vencer essa eleição.

    é questão de lógica e da famosa lei das pobabilidades.

  5. O que me alenta

    O que me alenta é saber que nem as faxineiras, as cozinheiras, os vigilantes, os garis, os motoristas, as empregadas domésticas, nem o restante da massa trabalhadora tem interesse em pesquisas ou em quem ganhou ou perdeu um debate. Até porque poucos têm tempo para ficar até mais tarde acordado para acompanhar esse tipo de show midiático.

    Sabe, sim, grosso modo, identificar quem os representa, quem é mais a “sua cara” e quem governa para eles. Alheia à imprensa raivosa, ao escancaramento seletivo de escândalos – que servem ao papel de macular uma sigla somente – aos preconceitos e rótulos patronais ou daqueles que julgam-se superiores em esclarecimento e atribuem pechas de ignorância a quem pensa diferente, a massa vai às urnas e mostra a sua cara. É chegada novamente a hora.

    Que o ódio seletivo, que a indignação caolha e a jactância dos que sentam no próprio rabo a condenar rabos alheios sejam expurgados pelo voto.

  6. O Aécio vai ter menos votos no 2º Turno do que no 1º…

    Alguém quer apostar que o Aécio vai ter menos votos no 2º Turno do que no 1º Turno?

  7. Petistas procurando uma BÓIA…

    Já tá dando dó. Chega a seu covardia!!! Ainda mais depois do NOCAUTE de ontem. Os pobres petistas estão em cada esquina tentando achar uma bóia para não afundarem de vez.

    E digo mais, se tão contando com a mesma votação no nordeste e em Minas, tirem o cavalinho da chuva. O PT marcha célere para ser o novo PFL: Um partido que só terá o voto daqueles que não tem, ainda, condições de se defenderem dele. O CABRESTO tá acabando.

    E vamos procurando BOTE e BÓIA…

     

    1. O bom é que bóia tá em

      O bom é que bóia tá em liquidação em SP, já que virou um artigo totalmente desnecessário. O que tá vendendo muito é canequinha, compre logo a sua, antes que acabe.

    2. Atualiza pessoal. O processo

      Atualiza pessoal. O processo foi aberto total. Advinha Qual PARTIDO foi citado nele.Claro PSDB. Levou 10 milhoes para travar a CPI.

    3. Já encheu sua carteira de

      Já encheu sua carteira de ações de SABESP? Venda tudo e compre que estão baratinhas! Afinal não vai faltar água em São Paulo!

    4. DILMA EM 1 LUGAR 2 TURNO 2014

      Respondendo ao seu marcus augusto, sinto lhe informar que quem está procurando uma bóia para não afuindar e o seu cadidato aecio, que a cada discurso vazio e arrogante que faz perde mais votos, ou vc acha que aquele sorriso falso e cínico está convencendo alguém, tanto que as pesquisas mostram a rejeição dele subindo proporcionalmente ao crescimento da aprovação do governo DILMA, ou vc acha que o povo é ignorante como disse FHC/PSDB, que não enxerga as diferenças entre os governos FHC e os governos  de LULA E DILMA, me mostra as conquistas sociais do governo FHC que voto em aecio. Não tem? Então continuo votando em DILMA 13 porque a diferença é gritante de um governo para outro.Ha em tempo consultei o Tribunal de Minas Gerais e vi o processo de improbidade administrativa do Ministério Público contra aecio neves, deve ter alguma credibilidade ou não?, afora outros tantos que tiram a mascara de bom moço desse arrogante do aecio. DILMA 13

  8. Eo PSBD é o verdadeiro mentor

    Eo PSBD é o verdadeiro mentor da roubalheira da Petrobras. Paulo Roberto diz que repassou 10 milhoes ao Presidente do partido.

  9. Adesivos retirados por Vândalos PSDB

    Aki em Pernambuco Muitos Moradores que tem carro colocaram o emblema da Dilma 13 mais na calada da Noite, Vandalos retiram os adesivos dos carros e colocam a do 45 no lugar, o diretorio esta sem Adesivos o que dificulta o Apoio em Massa do povo Pernambucano a Dilma Ja foram denunciados ao TSE  daqui onde prometeram tomar as devidas providências. 

    1. VERDADE

      Sou de Pernambuco também e aconteceu o mesmo, arrancaram o meu adesivo do PT e colocaram do Aécio. É desespero, e falta de respeito. Mas com a força de todos, dia 26 é 13 de novo e o nosso Brasil só vai crscer cada vez mais, Ole ole ole olá, dilma dilma 

  10. facebook e militância ás ruas.

    Gente precisamos nos unir em pró da eleição da Dilma, não dá para ficar somente fazendo panfletagem via face, precisamos sair ás ruas.

  11. Dilma no comando

    O fascismo brasileiro botou as garras de fora.

    Parte da oposição brasileira transformou a atual campanha presidencial numa espécie de filme de faroeste onde a lei é matar ou morrer.

    A postura do seu candidato, seu discurso e suas atitudes, alguns dos apoios recebidos, o incentivo ao preconceito e ao racismo, o uso seletivo de frases de bandidos com delação premiada, tudo isso vai desaguar num mar de lama que, freudianamente, procura imputar aos seus adversários. Qualquer aluno do primeiro ano de psicologia mata a charada.

    Deixando de lado o fator ‘briga de torcidas’ tão comum em disputas eleitorais, e levando-se em conta os crimes até aqui praticados por boa parte da imprensa brasileira, como a divulgação de pesquisas manipuladas e das tais delações premiadas seletivas contra o governo e o Partido dos Trabalhadores, penso que é dever de todo cidadão brasileiro consciente lutar até o fechar das urnas no próximo dia 26 pela vitória da presidente Dilma Rousseff.

    Repito: deixar que marginais tentem influir no resultado das eleições – e por marginais não me refiro apenas ao ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto e ao doleiro Youssef – é uma temeridade e uma prática política que o país tem que enfrentar e derrotar.

    A atual oposição e seus cães de guarda estejam eles nos partidos políticos, nas redações jornalísticas ou mesmo em algumas cloacas judiciárias, está abusando da liberdade de que desfruta e apelando para os mais variados golpes de sordidez.

    Uma oposição, essa sim, que começa a rachar o país ao meio: preconceituosa, arrogante, antidemocrática. Já é possível, como afirmo na abertura do artigo, identificar algum comportamento fascista ou mesmo nazista de alguns de seus integrantes que atacam nas ruas simpatizantes da candidatura de Dilma Rousseff.

    À medida que os dias avançam e nos aproximamos do domingo 26 sentimos a corda esticar e o nervosismo espalhar-se pelos poros da nação, pois desta vez não se trata apenas de ter o eleitor de se identificar com esse ou aquele candidato, com esta ou aquela ideia. Ou proposta.

    Há mais do que isto, pois, mesmo em termos embrionários e imaturos de uma consciência política ainda difusa, vai se impondo imperceptivelmente para muitos, à direita e à esquerda, as mudanças e melhorias dos últimos doze anos.

    E toda mudança, mesmo que suave, causa o enfrentamento entre os que acreditam nela e os que tentam desacreditá-la ou negá-la.

    A propósito, tenho lido aqui e ali alguns artigos de “apoios envergonhados” a Dilma Rousseff com a já velha cantilena do purismo ideológico, esse mesmo purismo que transforma partidos em agrupamentos de pouquíssima representatividade no conjunto da sociedade brasileira.

    São os especialistas em coisa nenhuma, os “voyeurs” acima do bem e do mal, que arrotam uma cultura livresca com citações ao pé de página que jamais entenderam, mas que soa bem para uma elite para quem a cultura “é ser segurança no programa do Gugu”.

    Quem explora o ódio e o preconceito corre o risco de se tornar vítima desses sentimentos mais cedo ou mais tarde. A direita brasileira, na falta do que propor para o país está abrindo as comportas de um fanatismo alicerçado em bandeiras que já espalharam muita dor pelo mundo.

    Os anos Lula e Dilma criaram um projeto para o país, um projeto que confirma a nossa soberania, o nosso desenvolvimento, a nossa solidariedade a países mais pobres, o nosso desejo de paz com nossos vizinhos e em todo o planeta. Estabelece o combate à desigualdade entre os cidadãos e cria estruturas de acesso à educação. Sem esquecer os pormenores de outras questões relevantes, é disso que se trata a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

    Sobre o candidato Neves, o que se pode dizer é o seguinte: quando a hipocrisia ultrapassa os limites da sua própria natureza já se trata de uma questão de internamento. E a cadeira do Palácio do Planalto não é necessariamente um divã de psiquiatria. O Brasil não merece essa desgraça.

    Dia 26 o Brasil será duas vezes 13. Duas vezes Dilma.

    POSTADO POR GILSONSAMPAIO ÀS SÁBADO, OUTUBRO 18, 2014 0 COMENTÁRIOS 

    MARCADORES: AÉBRIOAÉCIO NEVESDIREITA FUNDAMENTALISTADIREITA RAIVOSAELEIÇÕESFASCISMOIZAIAS ALMADAPSDB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador