Datafolha: Bolsonaro sobe e lidera com 32%, contra 21% de Haddad

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Segundo turno registra empate técnico, também com aumento das intenções de voto para Bolsonaro, que marca 44% contra 42% de Haddad

Jornal GGN – O candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL) subiu 4 pontos percentuais e segue na liderança com 32% das intenções de voto contra 21% do candidato do PT, Fernando Haddad, segundo o Instituto Datafolha, divulgado na noite de hoje (02). 
 
Enquanto Bolsonaro aumentou 4 pontos percentuais em comparação à última pesquisa, divulgada há cinco dias, Haddad teve uma queda de 1 ponto percentual e mantém os níveis de voto, considerando a margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos.
 
Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), que se mantém com 11% das intenções, em empate técnico com Geraldo Alckmin (PSDB), que marca 9% das pretensões de votos dos eleitores brasileiros.
 
 
SEGUNDO TURNO
 
Já no segundo turno, há empate técnico entre os dois candidatos: enquanto Haddad agora registra 42%, uma queda de 3 pontos percentuais, Bolsonaro alcança 44%, um aumento de 5 pontos percentuais.
 
 
REJEIÇÃO
 
O candidato do PSL é também o que lidera os índices de rejeição entre todos os presidenciáveis: Bolsonaro teve uma queda de 1 ponto percentual, com 45%, seguindo com a taxa mais alta. 
 
Fernando Haddad aparece em segundo lugar no ranking negativo e teve um aumento de 9 pontos percentuais de rejeição, passando de 32% para 41% dos entrevistados. 
 
 
O Instituto consultou 3.240 pessoas de 225 municípios do país nesta terça-feira (02).
 

PESQUISA ANTERIOR

No Datafolha divulgado em 28 de setembro, Bolsonaro tinha 28% das intenções de voto. Haddad tinha 22%. 
 
Ciro tinha, na semana passada, 11% dos votos, seguido por 10% de Alckmin, 5% de Marina e 3% de Amoêdo. Brancos, nulos e indecisos somavam 17%.
 
Bolsonaro tinha 46% de rejeição na pesquisa anteior, seguido por 32% de Haddad e 28% de Marina. Alckmin apareceu com 24% de rejeição e Ciro, 21%.
 
No segundo turno, Haddad vencia Bolsonaro por 45% a 39%. 
 
Alckmin e Bolsonaro terminava em 45% para o tucano e 38% para o capitão da reserva.
 
Alckmin e Haddad dava em empate: 39% para cada.
 
Ciro era o candidato que abria maior vantagem sobre Bolsonaro, de 10 pontos: 48% a 38%.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não custa lembrar que Ibope e

    Não custa lembrar que Ibope e Datafolha cometeram a mesma fraude na eleição anterior para presidente, inflando números para Aécio para depois “curiosamente” voltarem atrás praticamente na véspera da eleição.

    1. O movimento foi duplo.

      Primeiro na semana passada colocaram o Haddad com uma curva ascendente que ultrapassava a realidade, mas mantinha no nível superior do erro a votação dele. Agora colocaram abaixo do erro, e para Bolsonaro o movimento foi inverso.

      Ou seja, superanimaram a militância criando um clima de já ganhou, depois voltam para o real baixando uns dois por cento no valor central.

      Com o Bolsonaro fizeram o inverso, trancaram num determinado valor e depois levantam ele acima da média.

  2. Alguém me explica
    Ou essas pesquisas são muito falsas ou o povo brasileiro enlouqueceu de vez.Será que tempos muito mais sombrios estão chegando?

    1. Infelizmente acho que estamos

      Infelizmente acho que estamos testemunhando um daqueles momentos de loucura coletiva. Nossa elite é tão miserável que ela está a ponto de fazer uma façanha = fazer o povo eleger uma ditadura. Cheguei ao ponto de convencer um indeciso que votaria no Lula mas sem Lula pensava no Bolsonaro com o seguinte argumento =  se o Haddad é eleito e a economia não cresce, nosso congresso tira ele e a Manuela rapidinho. Mas vai o congresso nosso de quinta impor um impeachment a um presidente e vice militares sem que as forças armadas não façam nada vendo gente sua passar pela humilhação que é um processo de impeachment? Nunca. 

      A que ponto chegamos. Nem no pior dos pesadelos eu imaginaria isso 🙁 

    2. Ibope e data fraude tentam desmobilizar a militância

      Sempre assim, mas a militância do PT não se desmobiliza. Se vc for ver nas eleições anteriores chegaram a dar vitória no segundo turno para o Aecio na pesquisa de boca de urna.

    3. Opinião


      Não sou especialista. Portanto, minha opinião é totalmente empírica. Bolsonaro subiu em razão do ódio ao PT, pré-existente no seu eleitorado básico de direita, e pela adesão de um grande contingente de analfabetos políticos, antes indecisos. Por outro lado, a opção dos dois outros candidatos ditos de esquerda, Ciro e Boulos, de priorizarem os ataques a Haddad e ao PT não lhes serviu na conquista de votos e contribuiu fortemente para o deslocamento dos indecisos em direção a Bolsonaro. A rejeição a Haddad é fruto direto dos ataques, espécie de fogo amigo. Em suma, enquanto a direita, liderada pelo Judiciário e o oligopólio midiático, permanece unida ao candidato do mercado, a esquerda, dividida, está pedindo para perder.

    4. Na reta final, os “ajustes” nas pesquisas..

      …que vão se “adequando” para ficar compatíveis com o resultado “apurado” nas urnas ELETRÔNICAS. 

      É a minha convicção, desde 2014, ocasião em que, ao meu ver, algo aconteceu que fugiu ao programado.

      Agora, com todos atentos, atenção redobrada, o ungido será “eleito”.

  3. Desesperar jamais
    A final de contas
    Não tem cabimento
    Entregar o jogo
    No primeiro tempo…
    (Ivan Lins)

    força Haddad
    Vamos a luta
    É Davi contra Golias

    1. no sábado eu tava preocupado

      no sábado eu tava preocupado com o terceiro turno. ontem eu tava falando que era daniel na cova dos leões… de qualquer forma, é força na piruca e continuar na luta!

  4. Os parasitss sociais estao orquestrados contra o PT
    Datafolha e Ibope ajudam o Moro a ajudar o Bolsonaro.
    Mas eh a economia que decide, nao vazamentos e pesquisas que em vez de mostrar a realidade eleitoral busca influencia-la

  5. A maldição dos 16%

    Na eleição municipal de 2016, Haddad teve 16%. Seu companheiro Raul Pont, em Porto Alegre, os mesmos 16%. O prof. Wanderley G. dos Santos conduziu uma pesquisa e descobriu que o PT compareceu na eleição com 45% menos candidatosem relação a 2012. O resultado disso foi igualzinho, perdeu idênticos 45% de assentos nas câmaras municipais. 

    O que teria acontecido? Cansaço, esgotamento, rejeição sumária à sigla. Fadiga de material. Anti-petismo. Pode-se alegar 13 anos de massacre midiático e law fare pra cima do PT, o que quiser, mas não muda nada. 

    Agora, Haddad patina entre 21% e 22%. Não é que seja pouco, na verdade é dramatica e tragicamente pouco. Se o inominável lograr não levar no primeiro turno, e sair com 35%, adeus. Os acadêmicos do PT terão muitos anos pela frente pra jurar e provar que o anti-petismo não existe. 

    Já publiquei em outro post, repito porque pertinente. 

    Há exatos 2 anos – A eleição de 2016, que elegeu Dória em primeiro turno, deu-se dia 02.10.2016. Na véspera, dia 01.10.2016, às 20p7, Lino Bocchini, ex-Carta Capital, foi o único que interpretou corretamente as pesquisas, e alertou para o risco altíssimo de não ter segundo turno. Tarde demais.Eis: 

      

    Lino Bocchini

     1 de outubro de 2016 · São Paulo ·  

     

    As bases das duas pesquisas de SP divulgadas há pouco são completamente diferentes: o DataFolha ouviu 4.022 pessoas sexta e sábado, e o Ibope, 1.024 pessoas quinta, sexta e sábado. Ou seja, o Datafolha é mais mais próximo do clima desta noite de sábado e ouviu mais gente. Neste caso é mais confiável e é a pesquisa melhor para Haddad. O problema é outra novidade: talvez NÃO TENHA segundo turno, e Dória vire prefeito já neste domingo. Logo, por amor a São Paulo, peça voto para o Haddad para TODO MUNDO que você conhece, online e off line, até o último minuto de urna aberta neste domingo.

     

    1. Isso se e o Boçalnaro e as
      Isso se e o Boçalnaro e as milicias que certamente se formarão nao “desratizarem”, como eles chamam, as Universidades.

  6. Simplesmente fake.
    A

    Simplesmente fake.

    A palhaçada continua como em todas as eleições anteriores. Perto da eleição, infla-se os queridinhos do capital, depois “acochambra” pra não dar bandeira e ficar muito longe da realidade…

    Quem quiser, que se deixe enganar.

    1. pois é…

      vejo as pesquisas como um instrumento para medir a ignorância política……………………………..

      quem não quer Haddad que esteja preparado para Bolsonaro

       

      manobra manjadíssima dos tucanos paulistas

      1. entrar nessa de que as redes sociais confirmam…

        é outra bobagem sem tamanho…………………………………….

        é como tirar de uma onda a resposta que está em um mar chamado Brasil

        1. mas, infelizmente…

          tudo o que os americanos tiram das universidades, da ciência, e transformam em aplicativos de manobras

          sempre funcionou maravilhosamente bem em países com baixo nível de educação política

  7. Não se pode dar cavalo-de-pau

    Não se pode dar cavalo-de-pau sem conhecer o terreno e sem saber se o carro aguenta. Uma das rodas já está sobre o abismo. Ainda há tempo de reverter a imprudência? Deus salve o Brasil.

  8. Óbvio
    Ahhhh… as pesquisas…
    Mas e se as urnas(eletronicas…) disserem o contrario?
    …as pesquisas… confirmam a fraude!
    Percebeu?
    Um jeito facil de livrar de um e de outro.
    A quem convém? A eles…
    menos a um e outro.
    Óbvio!

  9. Pitacos …

    a) Os marqueteiros do facínora capitão foram malandros ao utilizarem algumas fotos/imagens das manifestações do dia 29 para disseminarem fake news via whatsapp que o PT de HADDAD vai destruir a “familia cristã brasileira”

    Há relatos que um dia depois da manifestação (domingo dia 30), pastores salafrários utilizaram fotos de manifestantes seminuas para pregarem que “o endemoniado Haddad transfomará o Brasil numa Sodoma e Gomorra”

    b) O PT demorou mais de 700 anos pra descobrir o potencial do youtube para disseminar e contrapor idéias, o resultado de tanta displicência foi o domínio total do youtube por radicais da direita e as turbulentas manifestações de junho de 2013.

    Os donos do capitão facínora importaram especialistas norte-americanos em disseminação de fake news e propagandas através do whatsapp .

    c) Nos debates, o Haddad acompanha displicentemente os ataques dos adversários sem respondê-los com veemência .

    A campanha está chegando ao fim do 1º turno e o PT ainda não denunciou que o Capitão Facínora, Alckimin. Marina etc…são cúmplices do golpe liderado pelo vampirão pedófilo .  

     

    1. Aqui no RJ há inúmeras

      Aqui no RJ há inúmeras familias dependentes do Bolsa Família que votarão nos bolsonaros porque ainda não sabem que os politiqueiros da familia do facínora sempre foram contra TODOS os programas sociais criados pelos governo de Lula/Dilma .

      Resultado :

      Capitão facínora lidera para presidência, filhote do facínora ganhará uma vaga para o senado .

  10. Nâo adianta ficar dizendo que

    Nâo adianta ficar dizendo que a pesquisa é manipulada, fake ou outra coisa. A propaganda petista é fraquissima e não consegue contrapor-se ao fenomeno Bozo. Basta sair da caixa e do gueto e ir às ruas. Se o Bozo não levar no primeiro turno já será uma vitória.

  11. O mesmo comentario sobre o IBOPE
    O mesmo comentario sobre o IBOPE: ou é a useira e vezeira manipulaçao, ou é o resultado do jogo intensissimo nas redes sociais por parte da campanha do Boçalnaro e da fascistada.

    Eu recebo de varios grupos de zap terabites de material (memes, videos, piadas, etc) pró boçalnaro, antipetista e esquerdofobico; e nada, absolutamente nada em contraposiçao.

    Eu tenho perguntado privadamente para todos que eu conheço que sao progressistas, “onde, pelo amor de deus, está a propaganda do Haddad na internet?”

    Nao obtenho nenhuma resposta. É de deixar enjoado. Na é possivel que o pessoal envolvido na propaganda e os burocratas do partido sejam tao parvos assim.

    1. Na campanha eleitoral de 2026

      Na campanha eleitoral de 2026 eles colocarão em prática antídotos para contrapor a utilização do whatsapp na disseminação de fake news.

      Por enquanto, continuarão utilizando o site do PT (ou mimeógrafos) para responderem as fake news

  12. Não vou questionar pesquisa.
    Não vou questionar pesquisa. Se fosse ao contrário Haddad 32 e Bozo 21 estava felizão.

    A minha maior angústia é com o presidente Lula. Vai morrer na cadeia injustamente.

    Agora é torcer para ter segundo turno.

    //////

    Bolsonaro está crescendo dentro de Igrejas, sou Batista, membro de uma Igreja com 1600 membros. Pelo menos 95% apoiam Bolsonaro. Tenho brigas serias pelo meu posicionamento de esquerda com os irmãos. O ódio ao PT é muito grande.
    Vamos torcer, o jogo não acabou.

    1. dentro do Banco do Brasil é igual

      Trabalhei com mais de 2 mil colegas entre 1975/2007 em unidades do banco bem numerosas, Cesecs e Cedip, Cacex São Paulo, etc., em todos os cantos do país. Sou “amigo” nas redes sociais de meia dúzia, foi o que restou. Os demais, nem pensar. Monitoro esse povo. São ex-superintendentes regionais, ex-chefes de Ajure (Assessoria Jurídica Regional), gerentes, executivos do banco abraçados ao inominável. É por esse motivo que estou sentindo um forte cheiro de queimado.

    2. é isso aí…

      o que mais importa

      aceitar o que vier e ajudar os outros a seguir em frente……………………………….

      porque deixar-se sujeitar pelo voto à pobreza e maus tratos é digno de pena

    3. Cegueira espiritual
      Também estou passando pelo mesmo problema. Desanimada de ir a igreja. O fascismo tomou o lugar do Cristianismo.

      1. mas não desiste de ir à igreja não, viu!?

        principalmente se a sua for uma daquelas que pregam que o sagrado nunca está pronto e definido e nos aconselha a chorar junto aos que choram e sorrir junto aos que sorriem

         

        a estas chamo de Igrejas Mãe

    4. Pesquisa é que nem horóscopo, se diz que será um …….

      Pesquisa é que nem horóscopo, se diz que será um belo dia as pessoas devem simplesmente ficar um pouco mais felizes, se dá ruim se dá de ombros.

      Quando chegar no fim desta semana, na última das pesquisas, os instituros ajeitam os valores para não perderem o crédito, mas todas, inclusive as que davam a subida expantosa de Haddad tinham por objetivo formar falsas esperanças e aumentar a credibilidade das mesmas. Quando chegou o momento decisivo, desinflaram um pouco o Haddad e levantaram o Bolsonaro.

  13. Toda véspera de eleição essa
    Toda véspera de eleição essa duvergeiem pesquisas aparecem…….

    Marta certa vez foi vítima e custou sua ida ao segundo turno, então vai tentar….vai que dá certo novamente…..

    A intenção é essa, causar desânimo e sensação de derrota…….são profissionais como Kostcho já alardeou esses dias, gente profissa…….

  14. Repito o que disse em outre

    Repito o que disse em outre postagem, claramente, houve um aumento significativo das manifestações nas redes sociais contra o PT e a eventual possibilidade da vitória do Haddad em reação às manifestações do “EleNão”, isto para mim ficou muito claro na segunda-feira nas redes sociais.

    Verifiquei várias postagens estremamente agressivas e reacionárias contra o PT, muitos compartilhando a estrela do PT partida ao meio com a frase “PT nunca mais”, há um movimento bem coordenado por líderes evangélicos fomentando o ódio ao PT, espalhando o discurso de que a esquerda vai “destruir a família brasileira”, vejo isto o tempo todo na minha própria família.

    Os evagélicos de classe média vão fechar em quase 100% com o Bozo, e haverá muito voto também entre os evangélicos mais pobres, tudo por causa do discurso contra as políticas liberais do PT no campo dos costumes e das questões identitárias, principalmente em relação ao grupo LGBTI.

    Os servidores públicos de carreiras com remuneração mais elevada estão majoritariamente votando contra o PT, fomentam o discurso contra a corrupção e, por incrível que pareça, dizem que o PT vai voltar as políticas assistencialistas e elevar os gastos públicos, muitos falam em “estado mínimo”. Essa gente só quer estado gastando muito  e grande para manter seus privilégios e altos salários, aliás o PT, se ganhasse, deveria aproveitar para promover uma reforma do estado e mudar várias regras frouxas em relação aos privilégios dos servidores públicos, a maioria deles odeia o PT.

    O Anti-petismo está muito forte, não é fantasia, a campanha do Haddad deveria pensar numa estratégia para conter esse movimento de reação, principalmente às manifestações do dia 29, não dá para se comportar como avestruz e ficar com o pescoço enfiado no buraco.

    A vitória do Bozo seria uma tragédia, mas, hoje, não é nada improvável, com esta pesqusia do Datafolha isto ficou muito evidente.

  15. As vezes fico pensando:

    As vezes fico pensando: tomara que Bolsonaro ganhe. Vou me f****, mas vai valer a pena ver a cara dos devotos dele se f**** também assim que começar a atochada.

    Como se diz: cada povo tem o governo que merece. Pelo visto teremos mesmo….

  16. Minha preocupação vai

    Minha preocupação vai muito além do simples resultado desta pesquisa. Em condições normais, eu não estaria minimamente preocupado. Em um segundo turno, a campanha do PT poderia facilmente reverter um resultado como este, simplesmente através de propostas e do desmascaramento de um candidato fasciscta. A questão é que o buraco é bem mais embaixo. Estamos diante de um clássico caso de fraude eleitoral. Preparem-se, pois a eleição está “vendida”. O PT não chegará ao poder simplesmente porque todas as forças reacionárias deste país não querem. As eleições serão fraudadas, na cara dura. Há cerca de duas semanas, o teatro começou, exatamente quando o candidato fascista acusou a fraude se ele não vencesse. Todos caíram como patinhos, pois parecia que Haddad estava decolando. Quem terá coragem agora para acusar a fraude do lado de cá?

    As pesquisas dos principais institutos, em conjunto, dão um cavalo de pau nas tendências de intenções de voto de Haddad (inclusive capturadas pelos trackings diários que os próprios partidos fazem) e passam a inverter a tendência do candidato fascista. E com requintes de má-fé…quem acredita que depois do movimento do final de semana o fascista cresceu 6% entre as mulheres, como apontado nos dados estratificados do Ibope? Só se eu vivesse em outro planeta. Quem não se lembra das eleições de 2014 em que o candidato do pó estava praticamente fora do segundo turno e, numa virada espetacular na última semana, deixou a fada da floresta de fora, inclusive com uma votação espetacular em SP, que sempre teve resistência ao seu nome? Quem não se lembra do segundo turno de 2014, em que os reacionários já comemoravam a vitória, novamente com uma votação incrível em SP, e foram surpreendidos com a avalanche vermelha no nordeste que impediu a vitória daquele sujeitinho? Devem ter pensado que a fraude deveria ter levado isto em consideração.

    O que dizer do papelão da CMJ (Casa da Mãe Joana, antigamente conhecida como STF) esta semana em relação às entrevistas de Lula? Foi justamente o Toffoli que veio a público defender a segurança das urnas eletrônicas há dez dias…ele mesmo, que agora participou, como protagonista, de um grande teatro para impedir a entrevista de Lula à FSP e à TV Minas. O Nassif foi, inclusive, o primeiro a apontar isto. Achamos mesmo que o PT chegará ao poder depois de todos estes sinais? Teríamos que acordar de nosso sono profundo e ir para as ruas…o que não vai acontecer. Lamento meus amigos, mas esta eleição já está com seu resultado marcado há tempos. E não temos opção, pois o Ciro realmente não vale a pena. Se colocou em uma posição lamentável nas últimas semanas. O que eles não contavam é que teriam que entregar a presidência ao fascista, pois esperavam que o Pinda pudesse fazer um papel um pouco mais digno. Vamos aguardar apenas a derrubada do futuro presidente. 

  17. A preocupação é o que André SInger e outros estudaram/estudam

    chamam de “lulismo” (diferenciando de petismo).Um dos estudiosos,respeitadíssimo entre seus pares,chega a afirmar que “o lulismo é a perversão do petismo” (Francisco de Oliveira).Acho tolo o politicamente correto,mas vá lá:entre aqueles, há aquelas q vão na mesma linha – há um ou outro ponto de divergência,o q sempre é saudável).Quem não ficar só num livro,rede social ,num ou 10 blogs,sem espiar contrários,tá mal e mal contrariando clássicos q se debruçaram,leram,dialogaram com seus opostos.Há tempos q um ou outro q se atreve a vir por aki fala em autocrítica q ontem,hoje,amanhã não será feita,correntes majoritárias fortes e experientes impedem,têm meios de influenciar. Expulsões já caíram de moda, mas vigora o ostracismo.

  18. Golpe em Xeque
    O xeque mate tende a ser este:
    O proximo golpe sera pela radicalização do extremo contra PT, diante da realidade das urnas x pesquisas… (esse é o movimento das peças PESQUISAS)
    As pesquisas confirmarao que as urnas…(que o extremo crê:foram fraudadas!)
    Vai ser um bang-bang so… Nao?
    No “movimento de 1964” culpabiliza-se os extremos, nao?
    E quem ganha?
    Quem nao quer nem EXTREMO, NEM PT.
    Xeque!

  19. A maquina “Fakista” dos caras é forte demais

    E o PT na era do fax, mimeografo.. não tem rapidez para responder!  Lerdo na comunicação. É isso … vc recebe 10 quilos da propaganda  bolsoriana e meio quilo de Haddad. A merda impera … 

    Os caras têm muita grana. Montaram um exército de doidos, mas com tecnologia. Defendem o Coiso em tempo real … 

    Quem não leu esta matéria do El Pais, por favor, faça, Vc vai entender o que está rolando:

    https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/26/politica/1537997311_859341.html 

     

    Leia esta da Folha que vc vai entender mais ainda:

     

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/direita-avanca-nas-periferias-a-reboque-do-conservadorismo-da-favela.shtml 

  20. Chorar jamais

    Agora não é hora de choradeira. estamos empatados no segundo turno. Convencer familiares indecisos não é difícil com esse perfil violento e ditatorial do Bolsonaro. Enviem emails whsap, telefonem aos amigos e familiares cada voto que conseguirmos estaremos mais perto da vitória. Pra frente!

  21. Para Ciro, a culpa foi do #ele não

    A CULPA FOI DO #ELENÃO?

    Duas pesquisas apontaram crescimento de Jair Bolsonaro após protestos que levaram às ruas centenas de milhares de pessoas contra sua candidatura, no Brasil e no exterior, diante de uma estagnação de Fernando Haddad, do PT, um movimento que não ocorria há mais de uma semana; nesta terça, o candidato do PDT, Ciro Gomes, descreveu as mobilizações como um “erro”, por colocarem Bolsonaro no destaque do debate presidencial; Guilherme Boulos rebateu: “Equívoco é desrespeitar a corajosa luta das mulheres contra o fascismo e mudar de opinião por conta de pesquisa eleitoral”

    Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Google +34

  22. As pessoas se cansaram do

    As pessoas se cansaram do golpe, mas em vez de lutar contra o golpe e eliminá-lo, resolveram simplesmente fingir que ele não existe. É como aquelas crianças que tapam os ouvidos e se negam a entenderem a realidade. Lula preso, eleições fraudadas, sedes de partido invadidas, materiais apreendidos… caravana do Lula debaixo de tiros… bomba no Instituto Lula… derrubada ilegal da Presidenta Dilma… é óbvio e cristalino que a tendência dessa situação é se aprofundar. A eleição, seja de quem for, não vai mudar isso. Espero, no entanto, que o Haddad vença, esperança essa que, infelizmente, não vem acompanhada de uma perspectiva do fim do golpe. Liberdade para Lula.

  23. Haddad vencerá no 2 turno!

    Tanto Haddad como o candidato da extrema-direita são candidaturas antissistema, com votos contra o Governo Temer.

    Elas ainda não foram confrontadas tete a tete. Esse tete a tete virá em 2 turno. O que há hoje é a migração de parte significativa do antipetismo do tucanato para o candidato da extrema-direita, o PSDB se dissolveu em votos em 2018, de 33% em 1 turno em 2014 para 7% em 2018 e parte grande deles foi rápido para a extrema-direita.

    Não existe no mundo real o antipetismo do tamanho desenhado pelas pesquisas. Ele é um fato de uma conjuntura, onde, a razão fica adormecida, porque se faz só 1 coisa na campanha: produção de antipetismo na veia, sem propostas (programa de Governo) dos candidatos, todos enredados na teia doentia de quem é o mais antipetista para chegar ao 2 turno contra o PT, certo?

    Esperemos o 2 turno para a mudança do quadro com mais eficácia. O candidato da extrema-direita só foi confrontado nas questões relacionas à misoginia, xenofobia, racismo, LGBT e não no que vai decidir a Eleição em 2 turno: economia e social.

    Paulo Guedes é um desconhecido. Candidato da extrema-direita relacionado ao Governo Temer, às suas reformas neoliberais, será lembrado ao eleitor. O eleitorado mais pobre, parte influenciada pelo conservadorismo cristão e datenas da vida, que está com ele tende a diminuir no 2 turno. E até agora não se vê ele crescer além dos 30% nas margens de erro das pesquisas do Sistema.

    Com o tete a tete de 2 turno vai ter que sair do cômodo do discurso antipetista, da ideação de ser o candidato dos “cristãos”, de ser a favor da “vida” e da segurança e dizer o que vai fazer pelo nosso emprego, pelo Prouni, pelo SUS, pelo Minha Casa, Minha Vida etc.

    Iremos adentrar na discussão do econômico e do social, o centro de uma Eleição, falaremos de Educação, Saúde, Cultura, Trabalho, Desenvolvimento industrial, Soberania, Segurança eficaz etc.E se recolocam nos eixos os votos.

    E Haddad vencerá! Não vai terminar o 1 turno com menos de 30% dos votos. No tete a tete se recupera a razão. E o povo dará a vitória ao PT. 

  24. Hora de manifestações com PAUTAS que UNIFIQUEM os brasileiros…

    Que a CUT, MST, UNE e UBES convoquem as militâncias para irem para as ruas defenderem os direitos trabalhistas (13º, férias etc..) e sociais (fim da escravização no campo e nas cidades, demarcação de terras para indígenas e quilombolas etc..)

    Cadê as centenas de milhares de professoras(es) de São Paulo, MG, RJ etc… ?

    Cadê o articulado movimento negro da Bahia, RJ e MG para defenderem as cotas racias, as demarcações de terras dos quilombolas e o fim do preconceito racial ?

    Cadê as milhares de domésticas e porteiros de São Paulo, MG, RJ etc…?

    Cadê as lideranças indígenas para convocarem atos em defesa das demarcações de terras e pelo fim do preconceito contra os indígenas ?

    Cadê as lideranças comunitárias (pais e mães) de vítimas da violência nas periferias ?

    Será que eles sabem que o candidato facínora, seu vice jumento e seus apoiadores no empresariado, querem acabar com o 13º, férias remuneradas e etc…?

  25. É preciso denunciar quem está
    É preciso denunciar quem está por trás do Bolsonaro e o q ele vai fazer,uma palavra de ordem ótima seria”SE VC ESTÁ SATISFEITO COM O TEMER,VOTE BOLSONARO.ENTÃO!,esta palavra de ordem desprogramará o povo e o despertará!!
    Obs: É preciso dizer claramente e várias vezes !!!

  26. Na procura do foco

    Há muito tempo foi discutida neste blog a importância de não tocar em assuntos comportamentais (que é um aspecto pessoal do cidadão, que não devia ser trazido ao campo político partidário, principalmente num país pouco desenvolvido como o nosso), pois esses assuntos apenas ativam a reação contrária da população mais humilde, que é comportamentalmente mais conservadora. Houve muita gente neste blog que achou que a melhor mensagem para o cidadão comum seria mostrar um modelo de Brasil “modernoso”, criando um choque entre dois mundos, de esquerda colorida e carnavalesca mostrando-se ao povo como um show de Dragg Queen dentro de uma favela.

    Tem sido extremamente difícil conciliar opiniões políticas neste blog, pois algumas pessoas sem perceber têm feito questão de insistir por esse caminho, de levar um programa de esquerda baseado em aspectos comportamentais para o Planalto, tentando converter pobre conservador brasileiro em “esquerdista” da Europa de hoje, parte de um clubinho moderno de defesa de determinadas minorias. Eu fui duramente atacado neste blogg com todos os adjetivos possíveis, ao trazer este tipo de alerta. Bolsonaro cresceu com a cusparada do Wyllys e com a discussão com Maria do Rosário, que ficou por prolongado tempo nas manchetes. Também cresceu com aquela discussão do chamado Kit Gay e da exposição artística de pessoas nuas na presença de crianças e etc. Até o Magno Malta já está quase eleito em Espírito Santo graças a essa bandeira.

    Em grande parte a rede Globo tem contribuído nesse caminho, com novelas modernosas e coloridas, contrastando com a rede Record, que passa novelas bíblicas. O verdadeiro jogo de opiniões, desde algum tempo, tem sido conduzido por discussões da “cintura para baixo”, enquanto a política convencional era destruída pela corrupção, a traição, o impeachment, as armações do congresso pelas perdas de direitos dos trabalhadores, pelo desemprego, pela violência nas ruas. O povo cansou da classe política convencional e do discurso “republicano”, pois, na prática, estamos vivendo um golpe mesmo.

    Lula e o PT cresceram quando combateram o golpe com base na candidatura Lula, contestando o sistema. Hoje o PT passa a imagem de conformismo e de jogar o mesmo jogo dos outros candidatos. Bolsonaro é o único que consegue ser identificado como voto de protesto, como Lula também simbolizava, embora pela esquerda. Haddad pode ter perdido parte desse encanto inicial, de luta e de revolta contra a situação atual.

    Assim, o povo não apenas não entende a plataforma política das discussões, mas não quer nem saber nem ouvir. Bolsonaro poderia ser um sujeito comprovadamente doente e nada disso importaria hoje. O foco da discussão é pé no chão, com pautas objetivas e concretas, em linguagem compreensível, principalmente por quem, ainda cego de revolta, quer acabar com “o sistema”.

    O PT, nesta reta final e em todo o segundo turno, deve combater novamente o golpe, defender Lula e não apenas disputar uma eleição. O PT deve tomar novos brios e mergulhar no problema real da população, e isso não é o eventual terceiro banheiro para minorias modernosas, mas, muito pelo contrário, passa primeiro pela construção de redes de esgoto para a maior parte da população carente. Não tentemos fazer do povo uma legião de esquerdistas, mas sim um eleitor de um programa de esquerda que irá resolver os seus problemas.

  27. O PT gasta milhões

    O PT gasta milhões apresentando uma propaganda otimista, tentando convencer racionalmente pessoas a votarem no partido, por causa de seus feitos e de suas propostas, mas esqueço do principal, da rejeição e do antipetismo.

    Se fizesse uma propaganda simples, bem simples para a opinião dos intelectuais de esquerda ou dos marqueteiros politicos. É preciso fazer uma propaganda simples pra tentar diminuir o ódio que cresceu na internet regada por mentiras. Vou citar dois exemplos que são fáceis de se desenvolver e são irrefutáveis. Falar sobre as mentiras que fizeram muita gente odiar o Lula, entre elas as aposentadorias do dedinho e de ex-presidente. Todo idiota que converso fala sobre isso, até auditores do TCU que conheço afirmam isso, pois ouviram falar e acreditaram, pois já falavam tanto mal dele que nem duvidaram de mais nada e nem se deram ao trabalho de checkar. É uma idéia simples, mas que se for dita em rede nacional, e convencer as pessoas a checkar na internet  se são verdeiras ou falas, pode levar as pessoas a deduzirem ou concluírem que são mesmo mentiras as outras coisas que sempre ouviram falar do Lula e do Lulinha, das fazendas, da OI, da FRIBOI.

    Já, sei. Os intelectuais do PT vão dizer: dar importância para uma bobagens desta ?! Nem pensar. _ É que pensam que o resto da população pensam como eles, que a população tem o mesmo nível de informação. Não menosprezem as pequenas mentiras, elas se ajuntam e formam um monstro. Essa é a imagem do Lula na cabeça de muitas pessoas. Um monstro, um bandido ganancioso, uma malando preguiçoso e mentiroso capaz de cortar o próprio dedo pra receber aposentadoria.

     

  28. Porque o fascista cresceu

    No sábado, multidões fizeram a manifestação #EleNão.

    Eleitores associaram o movimento ao voto no PT (o outro polo)

    Para impedir a volta do PT, decidiram votar no fascista.

    O ódio antipetista alimenta o fascismo.

  29. Jornada em busca da diferença entre pontos perdidos e ganhos

    Comparativo entre a penúltima e a última pesquisas do Datafolha:

     

    Bolsonaro  28% subiu para 32%

    Daciolo: 1% subiu para 2%

     

    Haddad: 22% caiu para 21%

    Alckmin: 10% caiu para 9%

    Marina: 5% caiu para 4%

    Boulos: 1% caiu para 0%

    Vera Lúcia (PSTU): 1% caiu para 0%

    Brncos/Nulos/Nenhum: 10% caiu opara 8%

     

    Amoedo: 3% manteve 3%

    Álvaro Dias: 2% manteve 2%

    Meirelles: 2% manteve 2%

    Ciro: 11% manteve 11%

    Eymael: 0% manteve 0%

    Goulart Filho: 0% manteve 0%

    Indecisos: 5% manteve 5%

     

    Pontos perdidos:

    Haddad perdeu 1% (prá quem?), Boulos perdeu 1% (prá quem?), Vera Lúcia-PSTU perdeu 1% (prá quem?), Marina perdeu 1%, Alckmin perdeu 1%, Brancos/Nulos/Nenhum perderam 2% (para quem teriam ido esses votos?)

    Total de pontos perdidos: 7%

     

    Pontos ganhos: Bolsonaro ganhou 4% e Cabo Daciolo ganhou 1%.

    Total de pontos ganhos: 5%

    Não consigo identificar para quem foram 2 pontos perdidos. Também não consigo conceber eleitores do Boulos/PSOL, da Vera Lúcia-PSTU e do Haddad migrando para o Bolsonaro ou para o Daciolo.

    Então para quem foi os 2% de diferença entre os pontos perdidos e os pontos ganhos?

    Acho que há algo de podre ou no Datafolha ou na minha comparação.

    Pesquisa tabajara?

  30. EleNão

    Na minha opinião leiga, não foi a iniciativa em si das mulheres conscientes que fez um grande contigente de indecisos correr para Bolsonaro. Foi a invasão do EleNão por exibições de nudez e outras formas de chocar os conservadores. Enquanto as televisões, parcialíssimas, esconderam as magníficas concentrações, a parte chocante foi usada pela direita. Conseguiu-se, assim,  acentuar a rejeição a Haddad e ao PT, tidos como líderes do EleNão.  Por exemplo, nas igrejas pentecostais, onde o eleitorado costuma, tradicionalmente, seguir a orientação político-partidária dos pastores. E eles  “deitaram e rolaram” a partir do sábado. Sobrou também para Ciro e Boulos, que  nada ganharam. E isso vai continuar até o fim da eleição.

    1. o PIG não têm excrúpulos

      O Pig eo $érgio Moro são como o Rubens Ricupero:

      “Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”.

       

      O Moro adiou o depoimento do Lula para depois das eleições a fim de que tal depoimento não fosse explorado eleitoralmente. Agora o Camundongo vazou a delação do Lula sem qualquer provocação e, pior, num processo em que a delação não será utilizada, até porque não está provada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador