Dilma cresce na CNT/MDA e abre 15 pontos de vantagem sobre Marina

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa CNT/MDA divulgada na tarde desta segunda (29) aponta que Dilma Rousseff (PT) cresceu e abriu 15 pontos de vantagem sobre Marina Silva (PSB). O placar nas intenções de voto é 40,4% da petista, ante 25,2% de Marina e 19,8% de Aécio Neves (PSDB). Em relação à pesquisa anterior, Dilma cersceu 4,4 pontos, Marina caiu 2,2 e Aécio ganhou 2,2. No segundo turno, Dilma venceria tanto Marina quanto Aécio. Contra Marina, a presidente teria 9 pontos de diferença.

Intenções de voto em Dilma crescem e petista se distancia ainda mais de Marina

Da Agência CNT de notícia

A 123ª rodada da pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira (29) pela Confederação Nacional do Transporte, aponta novo crescimento de Dilma Rousseff (PT). Assim, no primeiro turno, ela fica mais distante de Marina Silva (PSB). Na pesquisa estimulada, a petista conta com 40,4% das intenções de voto, 4,4 pontos a mais que na rodada 122, divulgada na semana passada. Já a socialista aparece com 25,2%, com redução de 2,2 pontos em relação ao levantamento anterior. Aécio Neves (PSDB) aproximou-se de Marina, com 19,8% e aumento de 2,2 pontos.

Luciana Genro (PSol) cresceu de 0,9% para 1,2%. Já Pastor Everaldo (PSC) reduziu de 0,8% para 0,6%. Os outros candidatos aparecem com 0,5%, enquanto votos brancos e nulos somam 5,9%. Outros 6,4% não sabem ou não responderam.

Espontânea
A pesquisa espontânea também indica que, se a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff e Marina Silva disputariam o segundo turno. A candidata do PT cresceu de 31,4% das intenções de voto para 36,7%, com variação de 5,3 pontos. Marina Silva permanece estável: nesta rodada, a socialista aparece com 22,5% das intenções, 0,5 ponto a menos que na pesquisa anterior.

Aécio Neves cresceu 3,1 pontos, alcançando a preferência de 17,5% dos eleitores. Luciana Genro foi citada por 0,9% dos entrevistados e Pastor Everaldo por 0,5%. Outros candidatos somam 0,7% e brancos e nulos totalizam 6,4%. Os eleitores que não sabem ou não responderam são 14,8%.

Para 80,8% dos entrevistados, o voto já está definido. Outros 18,5% admitem a possibilidade de mudar a preferência até o dia 5 de outubro. Os eleitores de Dilma Rousseff são os que têm mais certeza sobre o voto: 85,9% dizem que a opção é definitiva. No caso de Marina e de Aécio, o percentual de definição é de 77,8%, em cada.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, essa é a primeira vez que a petista aparece à frente da socialista. Com vantagem de 9 pontos, Dilma tem 47,7% das intenções de voto, enquanto Marina aparece com 38,7%. Na pesquisa divulgada semana passada, as duas estavam tecnicamente empatadas. A candidata do PT tinha 42% das intenções enquanto a do PSB estava com 41%.  

No cenário simulado entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, ela tem a preferência de 49,1% dos eleitores. O tucano aparece com 36,8%. No terceiro cenário, que simula a disputa de segundo turno entre Marina e Aécio, ela tem 41,1% das intenções de voto, contra 36% do candidato do PSDB.

Favoritismo dos candidatos
Também cresceu o percentual de eleitores que acreditam que a atual presidente será reeleita: de 51,2% para 61%. Já o total de entrevistados que aposta na vitória de Marina caiu de 29,2% para 21,6% e o percentual daqueles que acreditam que Aécio será eleito presidente passou de 7,7% para 8,3%. 

Dilma e Marina devem receber mais votos de indecisos
Dilma Rousseff e Marina Silva lideram a lista dos candidatos com mais probabilidade de receberem votos de quem ainda não definiu a escolha. Dos entrevistados que se declaram indecisos, 43,8% dizem que poderão votar na petista; 40,6% citam Marina Silva; 28,9% poderão votar em Aécio; 2,3% em Eymael (PSDC); 1,6% no Pastor Everaldo; 0,8% em Eduardo Jorge (PV) e 0,8% em Luciana Genro. A resposta era de múltipla escolha.

Avaliação do governo
Na última semana, a avaliação positiva do governo cresceu. Segundo a 123ª pesquisa CNT/MDA, 41% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom. Na rodada 122, o índice estava em 37,4%. A avaliação negativa passou de 25,1%, do levantamento anterior, para 23,5% no divulgado nesta segunda-feira.

Também com alta (de 4,2 pontos), a aprovação do desempenho pessoal de Dilma Rousseff chegou a 55,6%. O total de eleitores que a desaprovam caiu de 43,8% para 40,1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro de 2014 e foram ouvidos 2002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o registro foi feito no TSE sob o código BR-00892/2014.

Para acessar a íntegra da 123ª rodada da pesquisa CNT/MDA, clique aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Vapt vupt

      Assis,

      De acordo com a pesquisa, dos que consideram o governo de DRousseff Regular, 35,5%, bastam 7% deles, 2,5 %, para somar aos 40,4% e chegar aos 42,9% de 85,4% válidos, prá fechar a tampa dos dois caixões.

      DRousseff nunca este tão próxima de um vapt vupt. Agora, resta aguardar as balas de prata, de bronze, de lata, de papel…previstas para os últimos minutos do jogo.  

  1. Todo esforço na reta final

     

    Eu, da minha parte, farei todo o esforço que puder nessa reta final do primeiro turno. Tenho notado que muitos eleitores da Marina não têm muita convicção e não têm argumentos para defender sua escolha.

    Continuarei conversando com todos os amigos, conhecidos e familiares que não pretendem votar na Dilma, para tentar virar seu voto. A Marina não tem a menor condição de governar, e isso é fácil argumentar.

    Se não for possível no primeiro turno, estaremos firmes e fortes no segundo.

  2. Está á vista , há possibilidade de definição no primeiro turno !
    Especuladores tentam em vão última cartada e provocam forte baixa na BOVESPA.
    Tentam de tudo para que as eleições nõ se decida no primeiro turno.
    Os eleitores da arina estam indo mais pra Dilma do que pro Aócio !
    Esse é o dilema deles.

  3. Que alguém me explique pq uma candidata com uma votação dessa

    Que alguém me explique pq uma candidata com uma votação dessa tenha que passar por um segundo turno. Hà paises em que nem há segundo turno e noutros, onde há, o primeiro mais votado, uma certa porcentagem de votos acima do segundo, tá eleito. Segundo turno é bom mesmo é prá aumentar a gastança e golpes sujos por parte de quem está em segundo lugar

  4. Sonho.

    Como eu gostaria que se tornasse realidade o meu sonho: 1º turno na cabeça. Pela cara fechada que anda fazendo a Marina, parece que até ela desanimou e acabará votando na Dilma hahahahah

     

  5. Pelo bem da nação, é Dilma outra vez !!

    O ruim é aguentar o segundo turno com o discurso chatinho da Marina. Digo isto pq certamente a velha mídia vai pegar pesado nestes próximos 6 dias e vai arrancar uns pontinhos da Dilma. Com o Aécio seria mais divertido…rs

    1. Não vi o debate…

      Mas ela é assim mesmo. É de uma fragilidade visível!  Não aguentaria um mês na Presidência. Não teria condições de conviver com as pressões do cargo! É preciso muito vigor e garra para segurar essa função!  Viva Dilma!

  6. Os dentes do jacaré?

     

    Compilação gráfica básica de pesquisas desde o final de Agosto até agora; não considerado o período antes da morte de Eduardo Campos (lembremos que ele patinava na casa do 8% a 9% de preferência pelo eleitorado).

    Legenda de institutos:

    VP (Vox Populi), DF(Datafolha), IB (Ibope), SE (Sensus), MDA

    Acrescentada linha de tendência para Dilma, Aécio e Marina; em um levantamento estatístico sério, uma linha de tendência é um ótimo indicativo do que pode ou deve acontecer, ao longo de tempo, em um determinado sistema estudado, com variáveis físicas ou sócio-antropológicas (o caso de sondagens eleitorais), o que, pelos menos pra mim, não é o caso dos levantamentos eleitorais que esses institutos fazem; mesmo assim nos dá uma ideia de como os senhores-da-guerra das pesquisas estão se movendo para que até o dia 05/10 não sejam tão astronomicamente desmoralizados.

    Lembremos que essa última rodada do MDA não reflete ainda os efeitos do debate na Record de ontem.

     

     

  7. Da-lhe Dilma!

    Avante, Presidenta Dilma!

    O PiG te difamou, uma minoria de ricaços preconceituosos te vaiou e te ofendeu… mas o povo mostra que te respeita!

      1. Xatiado

        Tá nervozinho porque tá tomando de lavada né?

        Desta vez é MInas Gerais, que vocês achavam ser propriedade particular sua.

        A vez de São Paulo ainda vai chegar.

        E a tucanada será extinta da política.

          1. O pelegão mudou sua risada

            De risadinha para risadona nervoss. Calma, toma um chá de folha de maracuja, erva cidreira ou camomila. Vai voltar a ser o ridadinha mole mole

  8. Marina perde para ela

    Marina perde para ela mesma.

    A Dilma é uma desgraça em debate.

    Se ela pegasse gente boa de debate como era o Covas ou mesmo o Ciro Gomes ( pena ser um boca mole ) ela seria trucidada e devorada viva ante as cameras de televisão.

    Mas debate com o Aecio com aquela pose boba de bom moço, e com a Marina que nao tem” vida ” é insossa .

    Nao passa firmeza no que fala, e redundante e acaba não convencendo.

    Voto na Marina obivo, mas as coisas são o que são…

    1. Uma pequena dica para teus

      Uma pequena dica para teus comentários ficarem mais bem definidos, mais explícitos, com relação as tuas opiniões: colocar antes das frases peremptórias, terminativas e determinativas o pronome EU e a primeira pessoa do verbo ACHAR. Exemplo: 

      EU ACHO que Marina perde para ela mesmo.

      EU ACHO que a Dilma é um desastre……………

      EU ACHO que se ela pegasse gente como era o Covas…………………….

      EU ACHO que não passa firmeza……………………….

      As coisas “não são o que são”, mas o que fazemos e dizemos delas. 

  9. Vai ter 2º turno

    Nem adianta ficar querendo ganhar logo no 1º turno. Estou achando que os dilmistas estão com medo do 2º turno. Parece que gastaram todo o arsenal que tinham na primeira rodada e ficaram sem munição.

    Essa eleição só vai ser decidida nos momentos finais da apuração do 2º turno.

    A disputa começou a começar. Quem pensa diferente está muito enganado. Eleição mesmo vai ser a do 2º turno. Aí eu quero ver.

    A eleição mal começou.

    1. Falácia do espantalho. Se

      Falácia do espantalho. Se tenta fazer apenas projeções. Um direito de qualquer um. Há analistas de gabarito dilmistas que se afinam com tua opinião acerca da inevitabilidade do 2º turno. 

      O que me parece é que os anti-dilmistas, ou anti-petistas, como queira, estão mesmo é decepcionados com o desempenho dos seus candidatos. E especial os marineiros que já sonhavam com quase vitória no segundo turno quando das primeiras pesquisas com Marina cabeça de chapa. 

      Marina se revelou, penso eu, uma despreparada. Achava que iria congregar o “espírito de mudança” supostamente latente na sociedade. 

      O histórico é a favor de quem vai para o segundo turno com a melhor votação no primeiro. Por que seria diferente?

    2. Desespero

      O desespero leva mesmo à negação da realidade.

      É um fenômeno comum em pessoas com estrutura psicológica fragilizada.

      Dilma está na frente com grande vantagem tanto nas projeções de primeiro quanto nas de segundo turno.

      ÓBVIO que vencer já no primeiro turno é melhor. Quem não iria querer?

      Só mesmo um surtado em estado de negaãço da realidade para ver nisso medo do segundo turno.

      Mas por que quem está na frente e subindo, com boa vantagem tanto no primeiro quanto no segundo turno teria medo do segundo turno e acharia que não pode vencer na segunda etapa do certame?

      E por que justo quem está atrás, caindo e com medo de nem ir para o segundo turno estaria postando comentários arrogantes e triunfalistas como se o desespero não fosse seu, mas de quem está na frente?

      A resposta é uma só:

  10. Prefiro pensar 1o. turno como uma grata surpresa!

    E, de salto baixo, continuar aceitando que continuaremos a luta para a gratificante vitória do Brasil no final.

    Com Dilma, desnecessário dizer.

    Se vier antes, será um bônus merecido!

  11. o modelo  proposto por marina

    o modelo  proposto por marina é

    tão ruim para o país que o pessoal

    começou a perceber 

    e passou a optar por dilma.

    observei que essa mudança pró-dilma

    nas últimas duas semanas se deveu

    à dissecação dos programa economicos

    da marina silva pelos blogs sujos

    e outros segmentos da internet.

    os absurdos contra o país

    contidos nestes programa

    são tão gritantes

    que  as pessoas se flagraram.

    outro mito desconstruído

    era o de que marina tinha algo a ver  com lula.

    lula, inteligentemente, desconstruiu essa

    relação, dizeno que

    a amava,

    mas que política depende

    acima de tudo

    de competencia!

  12. Alto astral

    Não conto com vitória no primeiro turno. Para mim a mobilização e a campanha vai com toda a animação até as 17 horas do dia 26 de Outubro… Rumo à vitória.

    Mas que é bom estar pertinho de vancer no primeiro turno, lá isso é.

    Não tem injeção de ânimo maior para entrar no segundo turno com a corda toda.

    E vamo que vamo!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador