Eleições no Macapá (AP) são adiadas em função do apagão

No entanto, a corte decidiu que o pleito não pode passar de 27 de dezembro para que não haja extensão dos atuais mandatos.

Jornal GGN – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu pelo adiamento das eleições para prefeito e vereador em Macapá, capital do Amapá. Os ministros referendaram a decisão do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que anunciou sua decisão na madrugada desta quinta. O pleito foi alterado para fazer frente ao apagão que assola a capital do Amapá e todo o estado desde o dia 3 de novembro.

No entanto, a corte decidiu que o pleito não pode passar de 27 de dezembro para que não haja extensão dos atuais mandatos.

O pedido de adiamento foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Amapá, que alegou necessidade devido à falta de energia elétrica na capital.  Nos outros 15 municípios, já que o Amapá tem 16 municípios, a eleição ocorre normalmente no domingo, dia 15, já que a corte entendeu que os eleitores têm segurança para isso.

Ainda não há nova data definida para a votação em Macapá, o que deverá ser discutido entre o TER e o TSE. O que Barroso disse, porém, é que o ideal seja o pleito ser realizado o quanto antes.

O pedido feito pelo TRE-AP é baseado na falta de segurança para a realização das eleições na capital. A avaliação é respaldada por outros órgãos públicos, como a Polícia Rodoviária Federal, o Exército e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

A falta de energia tem mobilizado a população em manifestações de repúdio pela situação e o TRE teme que haja tumulto em frente aos locais de votação. E motivo para se manifestar tem de sobra, já que a capital está sem luz e, consequentemente, sem água.

Além disso, o TRE informou que grande parte do efetivo da Polícia Militar de Macapá está desmobilizado por infecção por Covid-19.

Com informações da Folha.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O fato do irmão do David Alcolumbre ter perdido 9 pontos em pesquisas recentes, com o drama do apagão deve ser uma coincidência. TSE garantindo que outro feudo brasileiro não se rompa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador