Eleições: Propaganda rica contrasta com projetos pobres

Jornal GGN – A propaganda eleitoral obrigatória começou e já é possível observar riqueza de campanhas e pobreza de programas. Candidatos nanicos se repetem em inserções de 30 segundos e produções dos grandes pecam por falta de criatividade.

Enviado por Zanchetta

Se depender da TV, esta eleição acaba empatada

Do Balaio do Kotscho

Ricardo Kotscho

Costumava-se falar antigamente que, se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminaria empatado. O mesmo se pode dizer agora da primeira semana da propaganda eleitoral obrigatória: se depender só do que vimos na televisão até agora, todos os candidatos têm a mesma chance de ganhar e de perder, e vai acabar tudo tudo em zero a zero.

São 110 minutos de horário político por dia, fora as inserções de 30 segundos distribuídas ao longo da programação _ um verdadeiro massacre de mau gosto, mesmice, teatro mambembe, total ausência de propostas viáveis para o país, com o desfile de candidatos maquiados, uma chatice sem fim. Estamos assistindo a um “circo de horrores”, a perfeita definição do meu colega Zé Simão, o mais sério comentarista político do país.

As campanhas são ricas, não faltam recursos,  os mais modernos equipamentos e marqueteiros de grife, mas os programas, de uma forma geral, são pobres, indigentes mesmo. Fico pensando como conseguem gastar tanto dinheiro para apresentar produtos tão ruins. Colocar Dilma fazendo macarrão na cozinha, cuidando do jardim e do cachorro, para “humanizar a imagem”, é algo tão amador que chega a ser um desrespeito com a presidente e os eleitores.

Pois é, nem o PT escapa da mediocridade, justamente o partido que em outras épocas chamava a atenção pela criatividade dos seus programas, produzidos muitas vezes por equipes de voluntários e equipamentos emprestados. Os primeiros programas de Dilma, com suas imagens aéreas apoteóticas mostrando grandes obras em construção e um texto ufanista, me fizeram lembrar das “reportagens” de Amaral Neto exibidas pela TV Globo no auge da ditadura militar. Só faltou usar o slogan do “Brasil Grande”.

Sem emoção e sem humor, sem mostrar e dar voz aos anônimos que fazem a grandeza do país, características dos antigos programas petistas, o latifúndio de 12 minutos em cada bloco que a aliança liderada pelo PT mostra na televisão não tem alma nem rumo, é uma repetição de cenas e discursos de Dilma e Lula, que já não comovem ninguém. O programa repetiu até imagens da campanha de 2010, o que é inconcebível num programa de televisão destinado a surpreender o telespectador, apresentar algo novo e projetar o futuro, renovar as esperanças do eleitor.

Se o objetivo era mostrar o que mudou para melhor na vida dos brasileiros nestes quase 12 anos de PT no governo federal, por que não fazer um programa jornalístico, mandando repórteres aos quatro cantos do país para mostrar e ouvir os principais beneficiados por estas mudanças? Sairia bem mais barato e teria muito mais efeito do que a presidente ou um locutor falar bem do seu próprio governo.

Com um terço do tempo de Dilma, o programa do tucano Aécio Neves atinge melhor seus objetivos: apresentar o candidato do PSDB como principal crítico do governo petista, mostrar um governante bem sucedido em Minas, com a imagem de pacato pai de família, o genro em quem a mãe da moça pode confiar. Se isso passa por verdadeiro ou não, é outro problema.

Dona de apenas dois minutos em cada bloco, a única novidade apresentada pelos marqueteiros de Marina Silva em sua estreia na quinta-feira foi tirar o xale da candidata. O resto é tudo igual à campanha de 2010, em que ela, com menos tempo ainda, conseguiu quase 20 milhões de votos e forçou um segundo turno na eleição presidencial. Fora o discurso da sustentabilidade, o nome do partido próprio que Marina ainda não conseguiu criar, e que a maioria das pessoas não sabe o que quer dizer, o que mais a líder conservacionista tem a oferecer ao país para melhorar a vida dos brasileiros?

Como de costume, pontificam entre os nanicos as “línguas de aluguel”, nas eternas participações especiais do democrata-cristão Eymael e do aerotrem Fidelix, cada vez mais furiosos ao bater no governo Dilma, no que são acompanhados pelos “revolucionários” PCO, PCB, PSTU e PSOL, a extrema esquerda que faz apenas papel de figurante.

A mesma pergunta dirigida a Marina poderia ser feita a todos os outros candidatos que invadiram nossas televisões abertas e jogaram grande parte dos telespectadores/eleitores nos braços dos canais pagos. Resultado: em relação à campanha de 2010, o horário político já provocou a queda de 32% na audiência das nossas principais emissoras, enquanto os canais pagos, que não exibem a propaganda eleitoral, batem recordes, chegando à soma de 18,4 pontos na quarta-feira.

Nem vou falar dos inacreditáveis blocos destinados a candidatos a deputados e senadores porque tenho vergonha. O padrão Tiririca se espalhou pelo vídeo, com a campanha ganhando ares de deboche, a começar pelos nomes de fantasia dos candidatos, mas vou deixar isso aos cuidados do nosso caro Macaco Simão, que está cada vez mais imperdível.

 

Redação

31 Comentários

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  1. Nassif
    Como não assisto TV,

    Nassif

    Como não assisto TV, fico livre desse show de horrores….

    Concordo com o Ricardo Kotscho e com o José Simão.

    Quem diria que o Tiririca estaria certo heim?

  2. Embora verdade

    Embora sendo verdade em parte os comentários do Zanchetta, cabe observar que:

    ·         Os programas não são dirigidos a alguém como ele ou como muitos de nós, mas principalmente ao povão, que foi alimentado com pílulas anti-PT durante todos estes anos (fala-se em mais de 90% de noticias sobre Dilma trazem viés negativo);

    ·         Por causa do anterior o PT, embora com 12 anos de Governo, deve começar cada campanha desmentindo ao PIG e mostrando ao povo os extensos programas feitos, na forma artística ou didática que o tempo e o preparo intelectual do ouvinte o permitam.

    ·         Outros candidatos, como o Aécio, já favorecido pela “falta” de noticias sobre o seu respeito (aeroportos, helicóptero, aventuras no Rio, etc.), apresenta-se como algo novo ao mercado, numa simpática figura de papelão sorridente e com o braço aberto.

    Cada povo possui os governantes que, em certa forma, merece. O show de horrores que Zanchetta destaca no Programa eleitoral gratuito é feito por pessoas de marketing que conhecem a melhor forma de comunicação com um povo que, embora o Zanchetta deplore, é esse mesmo.

    Teremos programas melhores e, principalmente, a falta deles (por não necessários) quando vivamos numa sociedade que mereça que assim seja. Com o PT estamos caminhando para isso.

    1. So achei a musica da

      So achei a musica da propaganda de Dilma muito, muito ruim.  Quando finalmente, la pelas tantas, entra uma batida arabe no background voce presta mais atencao a ela do que aa musica, que nao eh bom sinal!  Mesmo assim a escolha eh bizarra.

    2. Endereço errado

      A crítica foi feita pelo Ricardo Kotscho, que se pode acusar de tudo menos de antipetismo.

      Vários pontos que ele coloca muito bem:

      1. o que imagens da Dilma fazendo macarrão têm a ver com programas do PT, e dizem sobre sua capacidade de governar? 

      2. Não tem nada para mostrar nos últimos 4 anos que tem que reciclar imagens da campanha de 2010?

      Infelizmente o que se viu na propaganda eleitoral até agora é fim de carreira, e não adianta pretender que a propaganda do PT é melhor do que os outros. Elas se igualam na pobreza de conteúdo.

      1. Endereço errado

        Mas, a mensagem está certa.

        No mais, a minha mulher adorou ver ela fazendo macarrão. Lembrando que a Setúbal diz que Dilma age como machão, não é?

        As críticas sobre os programas de TV são eternas. Acaba de começar e já estão criticando.

        A Globo, graças a Dilma, subiu o rattng para 31 pontos, no interrogatório insolente do Bonner e a Poeta. Já ontem, o mesmo Jornal Nacional, despencou para a metade.

        A propaganda não é para o Macaco Simão fazer piadinhas (embora seja uma boa oportunidade), pois as mensagens são para um povão massacrado durante quatro anos pelo PIG.

        1. Primeiro, não é minha

          Primeiro, não é minha opinião, é do Kotscho. Como eu não perco meu tempo assitindo isso, eu usei a opinião dele.

          Segundo, Fazer macarrão na TV é sinal de ser feminino? Vc tá precisando se tratar…

          1. Zanchetta…você precisa se tratar!

            Como é importante o macarrão na sua vida. Não achou outra coisa para mostrar que desgostou da minha opinião?

            A minha mulher gostou, e isso me basta.

            Além disso, você é patético, diz não assistir os programas de TV e coloca no post a opinião de outro cara!

          2. percebeu alexis…

            como os gestos dele são medíocres? e o cinismo de falar que não vê os programas… Zanchetta, como consegue se encarar diante do espelho, com tamanha cara de pau ???

      2. Nao passa.
        “1. o que imagens

        Nao passa.

        “1. o que imagens da Dilma fazendo macarrão têm a ver com programas do PT, e dizem sobre sua capacidade de governar?”:

        O QUE???????????  3 segundos de DUAS imagens estao supostos a caracterizar “capacidade de governar” agora?  Porque nao pergunta sobre demonstracao de “capacidade de governar” na proxima imagem, que eh um cachorro preto?  O texto nao interessa?  Contexto nao interessa?  Entao prove pra mim que o cachorro preto nao demonstra capacidade de governar tambem -um paracasa facinho, vai, tenta.

        Da pra ver a floresta de uma vez?  Haja falta de perspectiva!

        “2. Não tem nada para mostrar nos últimos 4 anos que tem que reciclar imagens da campanha de 2010?”:

        Ah, eh?  Repito o que disse antes:  acao apos acao apos acao eh o que o programa mostra.  Tente Pronatec, Pac 2, Ciencia Sem Fronteiras, MCMV, Mais Medicos, ou milhares de quilometros de rodovias e ferrovias que governo NENHUM ja fez antes exceto o de…  o Do Nunca Dantes.

      3. Quando voce falou que havia

        Quando voce falou que havia sido repetida imagens de 2010 fui assistir a campanha daquele época (Noblat tem todas no youtube). 

        Voce não está sendo verdadeiro.Pois o que assisti de 2010 é em sua grande maioria programas e feitos diversos do que tenho assistido em 2014.

  3.  
    Essa propaganda não é

     

    Essa propaganda não é gratuita para a TV e rádio. Eles recebem em créditos fiscais para abatimento no Imposto de Renda e outros tributos federais. Na verdade, o contribuínte paga essa propaganda.

    Seria interessante um Post sobre essa questão.

  4. Campanha para deputado

    Em relação aos candidatos a deputado federal ou estadual, a impressão é que a maioria deles busca apenas seus 15 minutos de fama e a “adrenalina” da campanha.

  5. Graças a Lula e Dilma, a classe média foge para a TV paga

    Os canais pagos, que não exibem a propaganda eleitoral, batem recordes, chegando à soma de 18,4 pontos na quarta-feira.

    Graças a Lula e Dilma, a  classe média foge para a  TV paga..,,veja que por ironia do destino, pois se trata exatamente de um publico que melhor de vida por causa das politicas de Lula e Dilma e que agora fazem biquinho de birra, conheço essa gente, tenho um parentes que, se antes mal conseguiam viajar de avião, hoje rodam prá cima e prá baixo de avião e esbravejam por que “contra o PT qualquer um serve.  Talvez não seja sem motivo pensarem assim, pois os canais de TV fechada aos quais assistem são em sua maioria de propriedade da Globo, o Globo News o de maior audiência e, o pior, não se trata de concessionário de serviço público, podendo pintar e bordar à vontade, se bem que os irmãos Marinho já praticam seus crimes eleitorais no JN, TV aberta, concessionária de serviço público.  Quanto a Marina, a novidade dela não é o xale e sim o fato de que, a “apartidária” adotou como seu partido o Itau, quem escreve seu programa é a Neca Setubal, que já decidiu pela autonomia do Banco Central, os baqueiros agradecem pois podem colocar os juros aonde quiserem, descer ao patamar de 5% como fez Dilma tempos atras, nem pensar

  6. Gosto muito do Kotscho, mas

    Gosto muito do Kotscho, mas ou ele ta sendo contaminado pelo convívio com o Heródoto, ou pior, ta ficando gagá mesmo. 

  7. tirando as obras e conquistas sociais mostradas pelo PT…

    todo o resto da propaganda continua impregnado com aquele ranço de atraso e de enganação

    1. obras e conquistas estão aí, em andamento, para todos verem…

      e justamente pelo fato de serem grandes e continuadas, uso fica parecendo propaganda repetida, o que, a meu ver, não deve ser incluído como parte da pobreza geral, da propaganda dos demais candidatos

  8. A prova que o Kotcho deu a

    A prova que o Kotcho deu a maior bola fora, foi que seu texto foi sugerido pelo Zanchetta, que é da cota de trolls antipetistas do Nassif. São aqueles que o Nassif atura, paciente que é, embora só repita clichês.

    Não vou afirmar, como o PHA, que a propaganda do PT arrasa. Está longe de surpreender postivamente como o de 2010. Mas está fazendo o necessário. Que é mostrar todas as obras de infraestrutura que o pig escondeu.

    Se é parecido com o “Brasil grande” da ditadura, é porque esta não foi só uma tragédia para o país. Há que se reconhecer o lado desenvolvimentista dos governo militares. Não desculpa o arbítrio e assassinatos, mas são fatos inquestionáveis. O AA já elencou aqui um monte de obras importantes dessa época.

    E se o Brasil agora investe em infraestrutura com democracia é algo a ser louvado. Além disso, o Kotcho não comentou o fato mais marcante até agora. Lula ter declarado com todas as letras que o pig é oposição, direto para o povão.

    E para piorar, disse que a audiência da TV paga aumentou no horário político em relação a 2010. Ignorando como nos mostrou o Avatar, que o público da TV paga aumentou muito nos últimos anos, pela melhora do poder aquisitivo.

    Um dos piores textos do Kotcsho, digno de um Zanchetta. Deve ser porque ele como petista que é, não seja muito chegado a turma que está tocando essa campanha da Dilma 

     

  9. Kotsho adora ficar dos dois lados do muro

    Tem comentários dele que parece que ele só se informa pela mídia PIG. Quantos fora ele nos deu nos seu comentários sobre a copa, os movimentos coxinhas e crises no Brasil. Não dá para levar a sério o Kotsho. Acho que o programa do PT está expondo ao povo que não tem muito acesso a internet o que já sabemos. Todas as obras de infraextrutura que o PT está realizando e a imprensa PORCA esconde descaradamente. Para nos é chover no molhado, mas para o povão deve ser mesmo novidade as obras no Nordeste e Norte do país. Ferrovias, estaleiros, canais de irrigação, hidrohelétricas e refinarias. Isto associado as projetos sociais e educacioanis tornariam a Dilma imbatível se tivesse uma imprensa mais honesta e não de oposição PORCA como esta.

  10. Falando nisso…

    Já passou da hora de acabar com o horário eleitoral no rádio e TV. Custa caro pros cofres publicos, caro pros partidos e não passa de enganação.

    Pq não substituir esse troço por, sei lá, debates mais frequentes?

  11. o PROGRAMA DOPT…

    Respeito esse senhor , mas não concordo de modo algum com suas críticas. Será que pensa ele que os programas eleitorais devem ser feitos apenas para a pouca gente que pensa neste país? Ou será que não passa de um militante de direita que desejava a vitória de Aécio e agora está desiludido com o vexame que é a campanha do PSDB e terá de se contentar com a oca marina? 

  12. KOTSCHO E O “JORNALISMO” MARIA VAI COM AS OUTRAS

    KOTSCHO E O “JORNALISMO” MARIA VAI COM AS OUTRAS

    O Kotscho é um jornalista sem convicções. Deixei de assistir um noticiário da Record News quando vi o Kotscho concordar o tempo todo com as opiniões reaças do Heródoto Barbeiro, como se fosse um Arnaldo concordando sempre com as opiniões ridículas de um Galvão Bueno.

    É um jornalista que assumidamente (vide seu blog) diz se basear no que lê na “certa imprensa”, que o Lula denuncia, para fazer seus escritos. No presente caso, diz o mesmo e concorda com o que leu no Merdal, que o horário eleitoral não tem importância. Não por acaso foi o Manchetta que trouxe esta bosta de opinião para cá.

    Kotscho é uma excelente pessoa, mas profissionalmente precisa se reciclar na blogosfera.

  13. o kotscho é um grande

    o kotscho é um grande jornalista, claro,

    mas nessa ele não percebeu que o programa do pt não foi feito para quem já sabe das realizações do governo federal nestes últimos doze anos, foi feito pelo jeito para informar os que ainda não ficaram sbendo porue a grnde mídia jamais divulgou essas realizações.

  14. Vamos deixar de hipocrisia…

    O “gosto muito do Kotcho mas….” é irmão gêmeo dos dois siameses da classe média brasileira: o “não sou racista mas…” e o “não sou machista mas…”.  Pelamor de deus, assumam logo que qualquer crítica ao governo e ao pt é motivo suficiente para que um anjo seja atirado sem dó nem piedade no fogo eterno do inferno!

  15. O programa do PT deve ter

    O programa do PT deve ter parecido meio brega para os gostos supostamente refinados da classe media.

    Mas a classe media estava aonde ?

    Na televisao paga, onde esta classe media nao precisa se envolver com o programa eleitoral. Pois esta classe media tem diferentes opcoes para se informar e formar sua opiniao politica, qualquer que seja ela.

    O povo em geral e’ mais dependente da informacao da televisao aberta para discernir e opinar. Ai’ ele so’ escapa da manipulacao se tiver um instinto, ou intuicao, agucados que lhe permita ver alem dos intuitos manipulativos de um Bonner, Poeta & Cia.

    O programa do PT, corretamente, em minha opiniao, estava tentando se comunicar com o povao mesmo, e ai’ e’ preciso usar uma linguagem que ele entende, por ser a linguagem dele.

  16. “Konsovos marinou”.
    Sentiu o

    “Konsovos marinou”.

    Sentiu o poder mudando de lado e já levantou acampamento, muitos aliados farão o mesmo.

  17. Enaganador chuta lá longe

    Apesar de inicialmente afirmar que toda a propaganda eleitoral é de péssima qualidade, o texto claramente se posiciona contra Dilma. Várias vezes usa linguagem para denegrir a propaganda do PT (por exemplo, latifúndio de 12 minutos) e de forma escancarado fica a comparação de momentos mais íntimos, digamos. Diz o autor, que é “brega” (ou nada acrescenta) “Colocar Dilma fazendo macarrão na cozinha, cuidando do jardim e do cachorro”, enquanto o pobre do Aécio (que tem um terço do tempo nos lembra ele), faz bem em usar “com a imagem de pacato pai de família, o genro em quem a mãe da moça pode confiar.”  (A mãe da moça pode confiar? ARGH Que horror!!) Bola fora este texto, e das pesadas.

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