Em evento fora do tradicional, Dilma e Pimentel oficializam suas candidaturas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – Um dia após após a Convenção Nacional do PT, o partido realizou na manhã de hoje (05) o encontro estadual de Minas Gerais, oficializando a candidatura no Partido dos Trabalhadores de Dilma Rousseff ao Senado e Fernando Pimentel ao Governo do Estado de Minas Gerais para as eleições de 2018. 
 
Rompendo com as tradicionais convenções, o evento em Minas tratou de enfatizar uma aproximação dos candidatos com o público, contando com a transmissão de vídeos com as trajetórias dos petistas, a leitura de uma carta do ex-presidente Lula, escrita por ele da prisão de Curitiba, e as falas de Pimentel e Dilma. Também foi divulgada uma retrospectiva dos governos federais do PT.
 
Na leitura da carta, Lula aproveitou para destacar o espaço do PT no estado que desde 1995 é ninho de governo tucano, e disse que em uma possível segunda disputa contra Dilma Rousseff, Aécio foge agora do embate. “[Aécio] achou mais prudente tirar o time de campo para não enfrentar nossa presidenta outra vez nas urnas”, escreveu Lula.
 
“Aécio Neves, que chegou a pedir recontagem de votos após perder em 2014, está lançando um prato novo, meio diferente, que não tem muito a ver com a cozinha mineira nem é muito ecológico: o escondidinho de tucano”, continuou, em sátira.
 
Lembrando que Aécio não aceitou a derrota em 2014 e se uniu ao MDB para promover o impeachment contra Dilma, gerando o atual desgoverno, Lula disse que agora “o povo mineiro não vai engolir essa receita indigesta nem para presidente, nem para governador, nem para o Senado, nem para deputado federal”.
 
Na mesma linha discursou Dilma: “Vamos, aqui em Minas, combater esse golpe que tem dois dos principais protagonistas. Um que perdeu a eleição e outro que destruiu o orçamento do estado de Minas e entregou a Pimentel um governo falido”.
 
Dilma também quer transferir mais votos ao governador, que tenta a sua reeleição. “Eleger Pimentel é muito importante para que possamos eleger também nosso presidente Lula”, destacou. 
 
Na tarde deste domingo, o PT tem a agenda cheia de reuniões e encontros com siglas que podem formar as coligações com o partido. PSB, PR, PV e MSB podem estar nos diálogos do partido em Minas. 
 
Assista à integra da Convenção do PT em Minas:
 
 
E, abaixo, reproduzimos a carta de Lula em apoio a Pimentel e Dilma no Estado:
 
Queridas companheiras, queridos companheiros.
 
Minas, que esteve sempre presente nos momentos decisivos do Brasil, tem um novo encontro marcado com a História. 7 de outubro é o dia dizer nas urnas que esse povo que lutou pela liberdade e pela independência não aceita ser novamente colônia de ninguém. Não aceita ser outra vez escravizado, nem ter suas riquezas entregues de graça aos estrangeiros. Essa terra, que será sempre a dos inconfidentes, não tolera a traição, nem as perseguições políticas promovidas pela mesma elite colonizada e predadora de sempre.
 
Fui perseguido, condenado e preso sem nenhum crime cometido, a não ser o de lutar pela soberania do Brasil e pela liberdade do povo brasileiro. Nem assim nossos adversários ficaram saciados. A prova disso é que o encontro de hoje reúne duas outras vítimas da traição e da perseguição política. Companheiros na luta contra a ditadura, Fernando Pimentel e Dilma Rousseff enfrentam hoje juntos interesses poderosos contra o povo de Minas e do Brasil.
 
O PSDB, com apoio da grande mídia e de parte do Ministério Público e do Poder Judiciário, não se contentou em golpear a primeira mulher presidenta do Brasil, e colocar um fantoche em seu lugar. Tentaram também impedir a candidatura da Dilma ao Senado, porque sabem que serão derrotados, como foram em 2014, em Minas e no Brasil.
 
Não satisfeitos em perseguir a Dilma, nossos adversários tentaram impedir também a candidatura do Pimentel à reeleição. Conspiraram e continuam a conspirar, noite e dia. Deixaram de herança maldita para Minas uma dívida absurda, fruto da irresponsabilidade e do desgoverno, e usaram de todos os meios para impedir a negociação dessa dívida com a União. Queriam deixar Minas ingovernável, achando que com isso prejudicavam o PT, quando na verdade estavam causando sofrimento ao povo mineiro.
 
Não é por outra razão que o candidato deles, aquele que não aceitou a derrota em 2014 e acendeu o pavio desse golpe que trouxe de volta a miséria, a fome e a mortalidade infantil, achou mais prudente tirar o time de campo para não enfrentar nossa presidenta outra vez nas urnas. Aécio Neves, que chegou a pedir recontagem de votos após perder em 2014, está lançando um prato novo, meio diferente, que não tem muito a ver com a cozinha mineira nem é muito ecológico: o escondidinho de tucano. O povo mineiro não vai engolir essa receita indigesta nem para presidente, nem para governador, nem para o senado, nem para deputado federal.
 
É por isso que no dia 7 de outubro nós vamos reeleger o Pimentel governador. E vamos dar à Dilma uma votação histórica para o Senado, para fazer justiça nas urnas, com o povo.
Um grande abraço,
 
Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nã, nã, ni, nã, não …se

    Nã, nã, ni, nã, não …

    se Lula estiver na urna meus votos serão

    LULA

    Candidata(o) do PSOL ao governo MG

    DILMA

    Candidata(o) do PSOL ao senado

    Candidato do PSOL a deputado federal (pela primeira vez deixo de votar no querido Patrus)

    Candidato do PSOL a deputado estadual

     

    se Lula não estiver

    nulo

    nulo

    nulo

    nulo

    nulo

    nulo

     

    respeitando todas as opiniões, parecidas ou não com as minhas …

  2. e o psb em minas – que parece

    e o psb em minas – que parece que não tinha conversado com o haddad como o nassif – tá brigando agora, nesse minuto, para quebrar o “acordo” nacional PT-PSB-PCdoB

    e o pcdob nacional – idem – está agora, nesse minuto, roendo a corda do “acordo” nacional citado

    e o pcdob no Amazonas …

    e a marília recolheu-se, acho – posso estar errado – para não ouvir as súplicas para que saia candidata a dep federal

     

    se essa é a competência política do Haddad …

    Obs: Haddad foi excelente prefeito, excelente ministro da educação, etc.

    A questão é o paradigma petista da imposição de posturas por alguns com o argumento de que todos aceitaram e quem não aceita é feio, sujo e bobo

    Eu sei que esse paradigma quase sempre resultou em coisa boa …

    Mas não consigo me perguntar se isso não se deveu ao fato da existência do Lula …

     

  3. que comédia pastelão essa
    que comédia pastelão essa união das esquerdas … “A prioridade do PCdoB era unificar o campo da esquerda, mas as conversas com PDT e PT não prosperaram. O PT chegou a sinalizar que convidaria Manuela para ser vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril em Curitiba, mas a proposta foi barrada por membros da sigla, diz o Estadão.” Estamos descubrindo que existe mais de um Centrão:- O Ciro é um Centrão, pois acha que tudo gira em torno dele;- a Manuela é um Centrão, pois a unidade só se ela estiver no centro da chapa;- o PT paulistocêntrico é outro Centrão;- e por aí vai … Acabem, convenções, preu voltar pro que importa: LULALIVRE!!! QUEMMATOUMARIELLE!!! NEMPRESANEMMORTA!!! (aborto não é crime) LULALIVRE!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador