Em São Paulo, antipetismo chega a 39%, contra 35% de neutros e 22% pró-PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação/Fiesp

Jornal GGN – Em São Paulo, estado governado pelo PSDB há mais de duas décadas, o PT é “detestado” por 17% dos eleitores e outros 22% dizem que não detestam, mas “não gostam” do partido de Lula. Enquanto isso, 12% afirmam que gostam do PT e uma fatia de 9% se declara petista. No resultado agregado, 39% formam uma massa antipetista, contra 22% a favor da legenda e 35% de neutros. É o que mostra a pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta (3).

Segundo o levantamento, o PT tem a simpatia de 12% dos paulistas, e é rejeitado por outros 25%. Já o PSDB é citado como favorito por 3%, e rejeitado por 4%. A maioria, 72%, não tem simpatia por nenhum partido.

Em votos válidos, o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, tem 26%, contra 41% do principal adversário, Jair Bolsonaro.

No Estado, 38% disseram que Haddad seria pior presidente que Bolsonaro, que marcou 30%. Para 19%, qualquer um dos dois seria ruim.
 
A rejeição de Haddad no Estado supera a de Bolsonaro. O petista tem 65% de “não votaria”, contra 54% do deputado. O ex-governador Geraldo Alckmin é descartado por 57% dos paulistas; Ciro Gomes, por 53%, e Marina Silva, por 67%.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Blog de Curitiba apresenta

    Blog de Curitiba apresenta numeros do Ibope. No segundo turno Haddad 42 coiso 42 nulos14 nao sabem 3= 101%.

    Pessoal do Ibope tem que aprender somar 2+2.

  2. o paulista é tucano

    Nenhuma novidade. O paulistaé umpovo metido a besta, que gosta do PSDB, tanto que o elege a 24 anos. É o partido fru-fru.

    1. Chupa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Qual é o seu Estado, quanto ele representa do PIB nacional? Quantos conterrâneos seus fizeram a vida por aqui? E venha também pra cá; o mercado de emprego está meio fraco, mas ainda há vagas para trabalhadores humildes e esforçados. Alfabetizamos, treinamos e ensinamos a comer com talher. Enfim, civilizamos. Lamentamos que alguns emigrantes aqui acolhidos resistam e acabem optando por comer de graça no sistema de liberdade restrita.

      1. Preparado para falir ou pedir seguro desemprego?
        E você, ganha a vida como? Paga imposto? Direitos trabalhistas – é patrão ou assalariado? Vive de explorar quem? Recebe amor espontaneamente ou tem que comprar, como todo o resto? Se fosse da elite ou classe média alta não estaria num blogue progressista, e pra fazer comentários desse baixo nível – o esforço de parecer fino não colou – está sendo mal pago por alguém do esgoto. Será parasita do serviço público, sem ter o que fazer no fim do expediente? É mais um empregadinho pela saco de patrão, ou um desses autônomos que acham que são melhores que os assalariados ou desempregados, patrões da própria miséria.
        Troll incompetente e asqueroso. Retrato da classe mediana, material ou mental – ô lugar pra ter pobre fantasiado de yuppie – de São Paulo. Em duas décadas o nordeste vai ultrapassar São Paulo, e aí será você que vai pedir emprego lá, ou depender dele pra vender suas tralhas, bolsominion de merda. Engole o chorume, volte pro esgoto, mas antes passe no caixa pra receber seu baixo preço.

        Sampa/SP, 03/10/2018 – 17:28

  3. É triste usar SP como termômetro
    Um estado que elegeu Pitta, Maluf, Quercia, Fleury, Doria, cujos deputados federais mais votados são Tirirca, Russomano, Coisinho, Feliciano e Kim. Ninguém merece as escolhas feitas em SP.

    Enquanto isso se dependesse do eleitor do nordeste seria Haddad x Ciro no segundo turno. Quem é mesmo que não sabe votar?

  4. São Paulo, meu horror

    São Paulo é  prova material, cultural e política de que o capitalismo não serve para a humanidade. 

    Sua história é a de destruição, exploração de i-migrantes, construção de riqueza sobre o suor alheio e sem reconhecimento, um lugar de desterro. Nasci na capital, não consegui morar fora daqui, ainda, mas desprezo a cultura paulista de provincianismo e de xenofobia em vários modelitos – o antipetismo é só mais um, e mostra porque o país é atrasado, violento, coercitivo: a cidade de São Paulo e o país só aceitam o PT quando estão fo-di-dos, como na música da Geni e do Zepelim. 

    Está na hora de o PT e a esquerda serem menos compassivos com São Paulo e com a sociedade brasileira. 

    Ganhou o quê sendo bonzinho? O mesmo que os pobres honestos que estes antipetistas identificam com o partido: usa, explora e joga fora. 

    Que o PT aprenda a governar como esquerda, sem medo de cara de feia. 

    E a elite, e os provincianos, do Brasil e de São Paulo se f*, porque o lugar deles está garantido na sala VIP do Inferno de Dante – o das igrejas vende indulgências, não serve. 

     

    Sampa/SP,  03/10/2018 – 15:13 

     

    1. É bom mudar de estado…..de espírito

      Não sei das suas habilidades ou formação; seu comentário só revela uma certa angústia e frustração pessoal. Experimente mudar para um Estado pequeno qualquer do Norte ou Nordeste.

      1. Não foi pra Portugal ou Miami ainda, “massa cheirosa”?
        Não está fora de cogitação. Pena que idiotas como você parece que estão em todos os lugares. Se lesse, e merecesse entender, a boa literatura, saberia que angústia geralmente é companhia de gente cuja profundidade existencial não está ao alcance de quem flutua na superfície por falta de estofo.
        Continue olhando pro próprio umbigo mas cuidado pra não cair do salto – costumam dizer que o tombo desperta a consciência, um perigo pra quem, como você, a vendeu por status e autoengano. A carapuça do lugar VIP no inferno serviu, e acho que lhe cai muito bem.
        Um paulistano típico, desprezível, deve ser daqueles meritocráticos do trabalho alheio … Só faltou o gerundismo e o sotaque de prisão de ventre – que bom que não é áudio, rs.

        Sampa/SP, 03/10/2018 – 16:24

    2. Cristiane, parabéns! Voce

      Cristiane, parabéns! Voce expressou exatamente o que entendo por São Paulo. Sou paulista, trabalhei, estudei e me formei na capital e hoje moro em Santos, outro recanto de uma elite rançosa formada por operários do porto que pensam que são os patrões e empresários do porto. São Paulo como um todo, me parece, mantem dentro de suas fronteiras a maior quantidade de escravagistas e de capitães do mato, no Brasil, por isso, é o que é!

  5. PT não aceita o óbvio

    Os petistas só aceitam a pesquisa do Vox Populi. Então, taí…. Haddad perde pro fascista.

    Temos uma polarização entre rejeitados :

    Haddad = 26% intenção de voto contra 65% de rejeição em SP

    Coiso = 41% de intenção de votos contra 54% de rejeição.

    Tá na hora dos progressistas recuperarem a racionalidade e assumirem uma terceira via. Ou teremos um regime fascista.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador