Êxito do marketing político de Bolsonaro esteve nas redes sociais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O marketing político de Jair Bolsonaro (PSL) fez com que ele obtivesse grandes vantagens com um número elevado de eleitores entre o mais jovens. O motivo é que a estratégia de campanha teve como base as redes sociais, o Twitter, Facebook, vídeos e correntes de whatsapp.
 
Para se ter uma ideia, Bolsonaro atingiu médias iguais ou superior a 100 mil tuítes por hora e, mesmo não participando do último debate pré-eleições, o da Rede Globo, a margem de crescimento da repercussão de seu nome nas redes sociais só aumento até a votação do último domingo.
 
“Observando o Facebook desde setembro, vemos outro quadro ainda mais revelador. Bolsonaro havia estabelecido uma muralha de engajamento e de atração de perfis em patamar imensamente maior que a soma dos outros candidatos”, explicou o chefe da Direitoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, Marco Aurelio Ruediger, em artigo para a Folha de S.Paulo.
 
No dia do debate, última quinta-feira (04), Bolsonaro teve um ápice na interação de 13,9 milhões no Facebook, com a maior delas durante o horário do debate. E enquanto outros candidatos apostava suas propostas pelas propagandas e debates na televisão e em meios tradicionais, o candidato da extrema-direita confortavelmente apresentava sua opinião nas redes, sem confronto, e em listas mobilizadoras do Whatsapp que, inclusive, serviam para espalhar Fake News contra o seu adversário Fernando Haddad (PT).
 
Mas para que tudo isso fosse efetivo, Bolsonaro teve que usar um discurso de fácil disseminação e absorção popular: “ao construir um discurso moralista com base na questão da corrupção e da segurança pública como metatemas, Bolsonaro produziu sínteses que atingiram os brasileiros, a despeito de seu viés ultraconservador”, apontou Ruediger.
 
“A partir disso, abriu outras frentes por esse viés, trazendo a questão da Venezuela, da economia e do antipetismo, apresentando-se como o único capaz de higienizar a política e a vida pública”, analisou.
 
O trabalho construído sobre a imagem de Bolsonaro, contudo, apesar de ter adotado um crescimento rápido de apoiadores nas vésperas das eleições presidenciais de primeiro turno, começou ainda em 2014, durante as mobilizações nas ruas, e se intensificando em 2016, no impeachment de Dilma Rousseff. Naquela época, sua imagem de conservador e levantando a bandeira “contra a corrupção” e antiPT começou a ser fortalecida no ideal popular.
 
Por isso, o “timing” foi importante para a campanha do presidenciável da extrema-direita: “turbinado em 2018 pelas redes, houve tempo para Bolsonaro consolidar e possibilitar conversões. Milhões delas”. “Outros, como Ciro Gomes, intensificaram sobremodo sua presença nas redes, mas tardiamente”, exemplificou.
 
Assim, quando Ciro começou a engajar sua construção de imagem e publicidade eleitoral nas redes sociais, enquanto o candidato do PDT alcançava 547 mil tuítes, “Bolsonaro já estava em 1,5 mil”. “Para nossa surpresa, esse potencial impacto foi negligenciado por analistas e pelas campanhas. No caso de alguns analistas, percebe-se que erraram em suas previsões por desconsiderarem o impacto das redes”, concluiu o pesquisador da FGV-DAPP.
 
Leia o artigo na Folha aqui
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

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  1. ORBITANDO SOBRE O UMBIGO NÃO SE SAI DE 1964….

    E Esquerdopatas querem enquadrar a RGT? A TV? Proibirão a Fita K7 e o Jornal Impresso? A culpa deve ser do Trump !!!!! É inacreditável o nível das discussões de grande parte do Poder Político Brasileiro e sua eterna estagnação. Será que não enxergaram que novamente já abrimos e entregamos totalmente a Indústria da Informação a Interesses Internacionais?! E este insubstituível Mercado Estratégico e Trilionário. O Maior Crime de Lesa-Pátria que Privatarias produziram. Maior que a entrega da Vale ou Petrobrás. Mas a Esquerda Brasileira está investindo numa nova moda. Uma tal de Bossa Nova. O Brasil é de muito fácil explicação.   

  2. Boçalnaro: O mentiroso corrupto das fake news

    Há dois tipos que votam no candidato fascista: os que não o conhecem e não sabem o que ele representa, e os que são mais um dele. Há também outros sentimentos que movem alguns eleitores; por exemplo, aquele que está sem carteira de trabalho assinada, é egoísta e diz “se eu não tenho, não me interessa”. O problema é que pode piorar, é um tiro no pé igualar todos por baixo. Os que pregam o combate à corrupção são os mais enganados, Boçalnaro vem com uma corja de bandidos perigosos e extremistas religiosos, que eram para estar todos presos se o nosso judiciário fosse mais sério, isento e não estivesse tão partidarizado.  

     

    Olha como o fanfarrão do Boçalnaro, o Tiririca de coturno, que só sabe falar que “vai mudar tudo que está aí”, votou na Câmara:

     Acabar com o nepotismo no serviço público: CONTRA Fim da aposentadoria especial para deputados e senadores: CONTRA Aumento de salário para deputados e senadores: A FAVOR Fundo de combate à pobreza: CONTRA O filho dele votou A FAVOR da aposentadoria vitalícia para vereadores. 

  3. O cérebro do mal está por trás do fascista Boçalnaro
    O fascista obtuso limitado Boçal fez uma campanha de espalhar mensagens altamente violentas e sujas para atacar Haddad. A extrema-direita não respeita nada. São crimes sérios que incorrem sobre essa prática: calúnia, difamação, pedofilia, pornografia infantil,……   Mesmo com alguns bons nomes isolados, muito triste e preocupado com essa eleição, a tragédia se confirmou. Um retrocesso sem precedentes. O que esperar de um Congresso formado por pessoas radicais, obtusas, limitadas, fascistas, retrógrados, fundamentalistas, corruptos e religiosos estelionatários? É realmente necessário que a sociedade tenha que passar por momento tão difícil de provação para buscar a clareza e a consciência?  A violência,, a intolerância e estupidez  dominaram nossa sociedade. Acordamos do sonho e mergulhamos em um pesadelo.     P.S.: Só para lembrar, dentre várias hipocrisias que presenciamos, olha como o fanfarrão do Boçalnaro, o Tiririca de coturno, que só sabe falar que “vai mudar tudo que está aí”, votou na Câmara: Acabar com o nepotismo no serviço público: CONTRA Fim da aposentadoria especial para deputados e senadores: CONTRA Aumento de salário para deputados e senadores: A FAVOR Fundo de combate à pobreza: CONTRA

  4. Hoje nas redes sociais
    Hoje nas redes sociais familiares, já recebi vários posts em favor do Bolsonaro. Já quebrei o pau.l

    Esses textos vem se alastrando como rastilho de pólvora, rápido.

    São esses textos que estão influenciando pessoa de comunidades, negros e branco pobres. Eles acreditam no que lêem sobre a besta. Por isso a besta teve muitos votos nessas regiões aqui no RJ.

    Tenho parentes pobres, todos moradores de comunidades, votaram em peso com Bolsonaro.

    Segundo dizem, Bolsonaro vai matar bandido. PT defende ladrão. Este é o discurso que se espalhou pelas comunidades. Confesso que estou ficando desanimado e pessimista.

    Mas enfim, vamos continuar lutando, atraindo os 40 milhões de eleitores que não votaram no 1o turno.

    Infelizmente, parte dos pobres, o PT perdeu. Bolsa família não atrai mais tantas pesaoas. Esse grupo não têm consciência política. Acham que esses benefícios é obrigação do estado.

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