Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Farsa Eleitoral. Quem está para ganhar as eleições é Steve Bannon, por Armando Coelho Neto

Farsa Eleitoral. Quem está para ganhar as eleições é Steve Bannon

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Fraude em urnas é possível? Quem seriam os sete monges acima do bem e do mal, fiel à Democracia e acima de sentimentos mortais? Nunca imaginei que quem tomou o país no golpe fosse devolver no voto. Como a luta está ai, estamos nela. Hoje, minha desconfiança aumenta com uma nota que recebi: Quem está ganhando as eleições no Brasil é um norte-americano, da extrema direita nacionalista, chamado Steve Bannon.

Bannon tem o diabólico dom de despertar o ódio latente nas pessoas, por meio do medo. Joseph Goebbels, ministro de propaganda de Adolf Hitler, teria dito que “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Nesse sentido, a usina de mentiras produzidas por Steve Bannon vem tocando forte a precária inteligência de grande parte dos eleitores brasileiros, promovendo a ascensão do fascismo, que refloresce no mundo.

As eleições presidenciais no Brasil se afiguram uma espécie de matrioska – aquela bonequinha russa que quando aberta tem dentro outra oculta, mais outra e tantas mais quantas conseguir embutir/guardar. O golpe de 2016 derivou de uma farsa que embute várias farsas com o supremo e “tudo”, ainda que o “tudo” permaneça como grande incógnita até os dias de hoje. Enquanto as Forças Armadas batiam/batem continência para um presidente desqualificado em todos os sentidos, o golpe tentou se legitimar por meio do desmoralizado poder judiciário. Tão execrável que o filho do candidato BolsoCoiso disse que precisa apenas de um soldado e um cabo para fechar o STF. “São eles contra nós”, disse o sub-Coiso.

Querem legitimar o golpe por meio das urnas vai ter eleições. Num jogo de cartas marcadas agendado lá atrás, o candidato BolsoCoiso vem liderando pesquisas, envolvido em aparente crime eleitoral que o Superior Tribunal Eleitoral não quer admitir. O mesmo TSE que defenestrou Lula com base numa alquimia/gambiarra jurídica que atropelou a legislação eleitoral, a qual garante que o candidato sub judice  efetue todos os atos de campanha, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica (Lei  nº 9.504/97 e alterações da Lei 12.034/2009). Achando pouco, o TSE ignorou o posicionamento da Organização das Nações Unidas sobre o tema.

Naquele julgamento, foi célebre o voto do ministro Luís Roberto Barroso, que destacou não ter “qualquer interesse ou preferência nessa vida que não seja o bem do Brasil… defesa das instituições … da Constituição e da democracia”.  No mesmo voto, o tal juiz disse ser preciso agir com “celeridade, transparência e colegiadamente”… (lindo!) Avançando, asseverou: “Não há qualquer razão para o Tribunal Superior Eleitoral contribuir para a indefinição e para a insegurança jurídica e política” (mais lindo ainda). Além disso, fez apologia a fatos notórios – os quais dispensam provas.

Em que pese tal posicionamento endossado pelo STE, volto ao tema central dessa fala de hoje: Steve Bannon está prestes a ganhar as eleições no Brasil. Mas, os fatos público e notórios, encontráveis nos WhatsApp, FaceBook, Google que todos tiveram aceso, inclusive (por presunção) os próprios ministros do TSE/STF precisam de provas. Só pra lembrar notícia de jornal não é prova, embora tenha sido usada pra condenar Lula. No caso não é mera notícia: são fatos encontráveis em áudios, vídeos, imagens, etc.

Em 2016, a campanha de Donald Trump foi acusada de manipular a opinião pública dos EUA por meio de fake news. Dados pessoais foram coletados via métodos espúrios pela empresa Cambridge Analytica. Christopher Wylie*, ex-engenheiro da empresa, denunciou tudo para o jornal britânico The Guardian. Dados de 50 milhões de usuários foram surrupiados para criar perfis comportamentais e psicológicos de usuários, de forma a saber quais tipos de mensagens eles estariam suscetíveis, como chegar até eles e o que seria necessário para mudar a forma delas pensarem. Leia-se, uma manipulação diabólica.

A imprensa veiculou uma confissão de Mark Turnbull, Diretor de Operações da Cambridge Analytica: “Nós usamos nos Estados Unidos, usamos na África… Já fizemos no México, na Malásia. E agora estamos indo para o Brasil”. Ao que tudo indica, de posse de dados e utilizando algoritmos, a empresa conseguiu traçar perfis psicológicos e pode ter alcançado mentes desprotegidas no Brasil. Aliás, o filho do BolsoCoiso publicou numa rede social, uma foto com Steve Bannon,  e escreveu: “Tivemos uma excelente conversa e compartilhamos da mesma visão de mundo. Sr. Bannon afirmou ser um entusiasta da campanha e certamente estamos em contato para somar forças”. Sobre o assunto, a revista época deu chamada confirmando que o marqueteiro de Trump iria ajudar o Coiso.

Interessante essa mesma visão de mundo entre o filho do Coiso e Bannon (é de extrema direita nacionalista, teve/tinha um site cheio de ideias machistas e que sugerem homofobia e xenofobia). Bannon trabalhou na campanha presidencial de Donald Trump e sua empresa, via fakenews, ajudou também a vitória do referendo do Brexit na Inglaterra. É considerado o ser mais perigoso da política americana. Bela aliança!

A diabólica engenharia manipuladora de corações e mentes foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo, na edição de 18/10/18, ao mostrar que empresários teriam bancado a compra de distribuição de mensagens contra o PT por Whatsapp. Noutras palavras, um pacote de disparos em massa de mensagens seria disparado antes do segundo turno. Como não existe capitalismo samaritano e Steve Bannon não se apresenta como voluntario de nada, é de se supor que a verba a isso destinada deva constar na prestação de contas junto ao STE. Afinal, até Sejumoro disse que Caixa 2 é fato grave, a menos que não queira mais “manter isso” e esse assunto “não venha mais ao caso”.

Nesse sentido, retomo o voto de Barroso na parte onde ele disse: “Não há qualquer razão para o Tribunal Superior Eleitoral contribuir para a indefinição e … insegurança jurídica e política… Em respeito à soberania popular, ao regime democrático, à moralidade para o exercício do mandato eletivo e à própria segurança jurídica, é preciso definir, com a maior brevidade possível, quais candidatos preenchem os requisitos constitucionais e legais para que possam legitimamente disputar as eleições”. Barroso, para negar a candidatura de Lula, disse temer “uma situação consumada, de difícil ou traumática reversão”, ou seja caso Lula fosse eleito. E se o Coiso for eleito e restar provado o Caixa 2, não seria um caso de “difícil e traumática reversão”?

*

Armando Rodrigues Coelho Neto – advogado e jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo

 

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. What´s o que ?

    Pera aí !

    O eleitor do Suplicy,Dilma ou Requião como exemplos, mudou o voto depois de receber uma mensagem de zap zap ? 

    Desculpem a parca inteligência !

    1. É impossível saber se foi um
      É impossível saber se foi um Zap zap.
      Contudo,não é possível que todas as pesquisas,fechadas no sábado, poucas horas antes do início das eleições, tenham errado por tamanha diferença, não acha?
      Se não foi o zap zap,teria sido a manipulação das urnas?
      E se isso vier a acontecer agora,com uma virada de sábado para domingo, será que o representante do golpismo,tal qual o fato de Minas, não sairá gritando fraude e não reconhecendo o resultado das urnas.
      Está é uma questão que precisa ir muito além das eleições.
      A manipulação de pessoas é um perigo para a existência da humanidade

      1. Na minha opinião essa coisa

        Na minha opinião essa coisa do zap noticiada pela Folha , não passa de uma cortina de fumaça para esconder essas urnas , a gente conversa com esse pessoal de T.I. e eles são unanimes não existem sistemas invioláveis ,mesmo que não estejam conectados a internet ou a redes fechadas . 

        Agora tem esse mantra de que não se pode questionar o resultado dessas urnas !

        O republicanismo do PT trouxe nos até aqui até aonde nos levará ?  

    2. Creio que esses algoritmos

      Creio que esses algoritmos não buscam pessoas que, pelo perfil, possam ser qualificadas como eleitores com voto definido.

      A ação deles é concentrada em pessoas identificadas como suscetíveis a determinado tipo de informação, como as fake news, mas não necessariamente apenas esse tipo de notícia.

      Não creio que sua inteligência seja parca, mas não use ese tipo de ironia como desculpa.

      Leia o texto com mais atenção, só isso.

    3. grupo familia zapzap

      No grupo ZapZap de minha familia, eu ja recebo faz uns 4-5 anos material contra o pt e contra a esquerda em geral. Material este, desde criativo e engraçado até piadas de mal gosto e baixo nivel mesmo. Tem uns eleitores do boso no grupo, sem nenhum senso critico, que repassem o material, muitos deles total fake news e até má fé. Quando argumentei que deveriam ser criticos, percebi o odio contra pt e esquerda em geral. 

      O processo vem de longe, e agora, as vésperas da eleição querer reagir….. muito tarde…

        

  2. Quando bati os olhos no

    Quando bati os olhos no texto  de hoje, lembrei da manchete nos jornais Marqueteiro João Santana é preso ao desembarcar no Brasil. Isso nunca acontecerá com Bannon nos EUA. Lá não tem lava jato, embora essa operação seja prima do plano Real, criados pelo Grande Irmão. E muito menos aqui. Além disso, ainda não tem lava zapp por aqui. E nunca terá, pelo visto. Mas Serra foi o pioneiro em trazer esses aventureiros para cá.

  3. E a chamada mão invisível do
    E a chamada mão invisível do golpe.
    Mesmo esse sujeito,que pode aparentar algum poder, não passa de uma ferramenta dos golpistas invisíveis.
    Como bem citado,a atuação é internacional, atingindo vários países, inclusive os Falcões do Norte.
    Seriam os Deuses golpistas?

  4. Qualquer que seja o resultado

    Qualquer que seja o resultado da eleição, o Coiso (vulgo ) e o sub-Coiso (o filho dele que ameaçou o STF) ganharão uma estátua em 2019. Cada um deles ficará 12 horas sentadinho encima dela como se fosse o Napoleão dos Bálcãs durante o julgamento dele no Tribunal Penal Internacional.

  5. Não sei  quem é

    Não sei  quem é pior………

     

    se é esse cidadão que vende artimanhas para enganar incautos, ou certos jornalistas/blogueiros que a titulo de crítica reproduz peças de propaganda inteiras do coiso e fala de general contra o PT………..

     

    De qualquer, forma o efeito é o mesmo, e como acredito que um profissional de comunicação não seja leso, logo………..

  6. SIMPLESMENTE RESTA DENUNCIAR
    SIMPLESMENTE RESTA DENUNCIAR A MÃO ESTRANGEIRA, OS ALIADOS ENTREGUISTAS BRASILEIROS E O Q BOLSONARO IRÁ FAZER AO POVO TRABALHADOR SÓ P REGISTRO NA HISTÓRIA,O EFEITO DA PROPAGANDA DO PT DEVE SER PEDAGOGICO,DEVE-SE RESERVAR POUCO TEMPO AS PRÓPRIAS PROPOSTAS DE HADDAD O POVO NEM TÁ LIGANDO PRA ISSO E DIANTE DA URGÊNCIA PROCURAR MOSTRAR OS CENÁRIOS FUTUROS Q VIRÃO POR CAUSA DAQUELES Q CEGAMENTE VOTAM NO BOLSONARO (nem tanto a culpa é do povão,mas sim da manipulação deles e das urnas fraudáveis!)

  7. SIMPLESMENTE RESTA DENUNCIAR
    SIMPLESMENTE RESTA DENUNCIAR A MÃO ESTRANGEIRA, OS ALIADOS ENTREGUISTAS BRASILEIROS E O Q BOLSONARO IRÁ FAZER AO POVO TRABALHADOR SÓ P REGISTRO NA HISTÓRIA,O EFEITO DA PROPAGANDA DO PT DEVE SER PEDAGOGICO,DEVE-SE RESERVAR POUCO TEMPO AS PRÓPRIAS PROPOSTAS DE HADDAD O POVO NEM TÁ LIGANDO PRA ISSO E DIANTE DA URGÊNCIA PROCURAR MOSTRAR OS CENÁRIOS FUTUROS Q VIRÃO POR CAUSA DAQUELES Q CEGAMENTE VOTAM NO BOLSONARO (nem tanto a culpa é do povão,mas sim da manipulação deles e das urnas fraudáveis!)

  8. de boa

    Ninguém mais gasta mais com santinho. Para que ficar distribuindo papel à toa se 99% dos incautos tem uma cobra (smartphone) no bolso prestes a inocular veneno sob medida , com receita da Cambridge ou de algum genêrico by MBL?

    Ma China não tem golp via Zap. Por que sera?

  9. Bolsonaro não é nacionalista (e PT não é “esquerda”)

    Bem… estamos, afinal, definitiva e incontestavelmente, sob ditadura, foi para isso que deram o golpe.*

    Mas escrevo, caro Armando, para destacar um ponto específico: está se naturalizando a ideia de que Bolsonaro representa forças nacionalistas. Inclusive essa é uma das bases da sua estratégia de venda. A turma pirada que apoia Bolsonaro carrega em suas manifestações as cores do Brasil e ainda usam palavra de ordem “a bandeira jamais será vermelha”.

    No entanto a turma que tem Bolsonaro como sua cara não é nacionalista, é a favor de entregar o Brasil aos EUA. Isso está relacionado a crer que o dólar é a moeda mundial, como se aquele país fosse o mundo, outra piração. O pessoal que se esconde por trás de Trump é nacionalista, nacionalismo significa defender a própria nação e não uma nação estrangeira. E a turma que se esconde atrás da face de Bolsonaro explicitamente quer destruir o Brasil através da destruição denosso estado nacional, de nossa democracia, de nossa soberania e de nossos interesses, ué… nacionais.

     

    * – Para não cair no truque do sujeito indeterminado (um humilde salve à Letícia Sallorenzo!), o “eles”, indeterminado e propositalmente oculto a que se refere a primeira frase são a turma que opera o capital lastreado no dólar e a turma que à primeira se submete. Ou seja, mais uma vez a ditadura que experimentamos é uma ditadura de “direita”. Isso porque o vulgo teme a “esquerda” por alegar que esta, sim, estabelece ditaduras, vai vendo… E como se o PT fosse mesmo de “esquerda” e não um social-democrata tentando estabelecer, ainda que pifio, um estado de bem-estar social.

  10. ação coordenada?

    Nesse ano nos EUA temos eleições para o congresso. Lá está acontecendo o mesmo que aqui: há milicias que acompanham candidatos de extrema-direita do partido republicano, os ‘proud boys’ que não são os tradicionais neo-nazistas e supremacistas americanos, mas ligados a ‘alt-right’ de Bennon e que surgiram depois da eleição de Trump. São as milicias fascistas do Trump e de seus candidatos neofascistas. Os rude boys promovem confrontos violentos nas contrademonstrações anti-fascistas – lá como em todo o mundo ‘civilizado’ quando fascistas vão se manifestar se organizam contramanifestações – são racistas, homofóbicos e anti-esquerda. A reação nos EUA é um projeto para classificar os anti-fascistas como criminosos e condenar que estiver em grupos anti-fascistas há 15 aqnos de prisão. As elieções de lá estão muito parecidas com a daqui. Coincidencia???

  11. Ciro

    O apoio de Ciro seguindo o apoio da Marina impulsionaria a onda Haddad. Isso tem que ser dito a ele, que não pode recusar. Depois lambe-se feridas, as minhas inclusive. É chegar no aeroporto e dar uma coletiva. 

  12. O Coiso nem precisou pagar Bannon
    Duvido que Steve Bannon já tenha recebido qualquer pagamento pela ajuda ao Coiso. Muito melhor para ele – e sem deixar vestígios – será o investimento nessa dívida de gratidão, com vistas a GRANDES negócios e ganhos muito maiores com um governo tão dócil quanto um cão.
    Talvez meus futuros netos vejam o pêndulo voltar à civilização. Nem imagino quando, ou como.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador