Fascismo e ditadura: as reações à ameaça de Bolsonaro aos adversários políticos e à Folha

 
Jornal GGN – No domingo (21), faltando 7 dias para o segundo turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro gravou uma mensagem aos apoiadores que foram à Avenida Paulista fazer contraponto aos protestos de sábado (20), contra o candidato do PSL. 
 
No discurso, Bolsonaro prometeu tirar verba da Folha de S. Paulo – o jornal revelou financiamento ilícito e abuso de poder econômico nas redes sociais, em benefício do capitão da reserva – e acabar com os adversários políticos.
 
“A faxina agora será muito mais ampla, se essa turma quiser ficar aqui vai ter que se colocar sob a lei de todos nós, ou vão pra fora ou pra cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria. Ninguém vai sair dessa pátria, essa pátria é nossa e não é dessa gangue que tem bandeira vermelha e a cabeça lavada”, disparou.
 
Não satisfeito, Bolsonaro ainda ameaçou prender Fernando Haddad e Lindbergh Faria. “Já que vocês se amam tanto, vão apodrecer na cadeia [junto com Lula]”, disse. Movimentos sociais como MST e MTST serão tratados como “terroristas”.
 
Sobrou até para a imprensa. “A Folha de S.Paulo é a maior fake news do Brasil. Vocês não terão mais verba publicitária do governo”, afirmou. “Imprensa vendida, meus pêsames.”
 
As declarações de Bolsonaro foram classificadas como fascistas, ditatoriais e autoritárias por jornalistas, juristas e políticos, em manifestações nas redes sociais.
 
O líder do MTST Guilherme Boulos escreveu: “Típico de uma mente autoritária e ditatorial, de quem acha que é dono do país. Seguimos da resistência democrática.”
 
Pedro Serrano: “Difícil alguém que diga apreciar, estudar ou defender a Constituição e os direitos declarar o voto nele depois dessa declaração, perderá a credibilidade.”
 
Patrus Ananias: “O candidato Jair Bolsonaro defende, em praça pública, fim da democracia e o total autoritarismo. Fim da democracia significa também fim do direito de opinião, fim da liberdade de imprensa, fim da liberdade comercial e fim da possibilidade de eleições livres.”
 
O jornalista Bob Fernandes compartilhou o vídeo com a declaração de Bolsonaro sob o comentário: “Senhoras e senhores, com vocês o fascismo…”
 
José Roberto de Toledo, do Estadão, anotou: “Isto é fascismo: O líder fascista não respeita a lei. Ele é a lei. Quem diverge do líder fascista não é, portanto, opositor, mas criminoso. Como criminoso, não tem direitos, mas três destinos: cadeia, banimento ou coisa pior.”

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oscar Kohl Filho

- 2018-10-22 18:10:07

No desgoverno Bolsorianer,

nos conflitos entre a classes, prevalecerão os poderosos.

No conflito entre indivíduos da mesma classe prevalecerá quem atirar primeiro.

aleminas

- 2018-10-22 17:45:15

Sim .. a 'criatura' ameaça os 'criadores' ...But ..

SE os 'criadores' ficarem numa boa. Se rolar uma graninha para manter o business, mesmo que não seja como antes, os criadores preferem o cachimbinho da paz . Foda-se! Já a  'criatura' prefere todos do mesmo lado. Melhor não dispersar o rebanho. A imprensa escolheu o lado faz tempo. Essa matéria da Folha sobre fake news, sim, é bacana! Mas, desculpem-me, soa algo estranho para mim. Tipo "olha como sou democrática". A Folha confunde muito a gente! O Estadão, com todos seus defeitos, joga claro para seu leitor. Leia-me quem me quiser assim ... Tempos difíceis! Tô muito preocupado com espaços, igual a este que o Nassif nos proporciona... Outros como Tijolaço, Viomundo, Cidadnia, Euler, Esmael..DCM etc ... Não será fácil. "Eles" sabem da importância dos "blogs sujos" para nós ... E como sabem!

Gabriela Silva

- 2018-10-22 17:24:50

Parece estarmos em um
Parece estarmos em um filme... mais precisamente as primeiras cenas de "O pianista". Logo os "esquerdas" e "minorias" saíram as ruas com uma "estrela" no braço... dito isso, o discurso não fere a lei http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm??? Triste cenário! E o pessoal ainda se ilude que ele irá liberar o porte de armas ao cidadão ou que alguém possa ser poupado.

Maria Luisa

- 2018-10-22 15:59:26

A plateia so deseja ser feliz...

Ha alguns dias em uma das falas de Haddad com a Ana Estela ao lado, fiquei com a impressão de que ela estava com o semblante muito preocupado. Pudera! Olha a que nivel esse bronco do bolsonaro é capaz de ir. Pelo amor, para entrar no Itamaraty não é preciso passar em teste psicotécnico? Bolsonaro não passa nem em psicotécnico do Detran quanto mais em algum exame para presidência da Republica.  

Ricardo Moraes

- 2018-10-22 15:56:33

eu ia cancelar assinatura da Folha impressa

devido a repetidos problema de entrega. Mas agora vou continuar. O Bolsonarininho devia ser preso e cassado seus direitos políticos. Se ainda nem chegaram ao 2º turno e vêm com essa. Que educação o pai lhe deu...

Mr.Rambouz

- 2018-10-22 15:49:51

anti-fascistas de todo mundo uni-vos!

O que o fascista está estimulando é uma guerra civil. Ele mesmo disse isso que 'só um a guerra civil' para dar jeito no Brasil. Só que a situação mundial é muito grave - confrontos nas ruas entre fascistas e anti-fascistas estão se espalhando por grande parte do mundo, nos EUA, na Europa, na AL. As eleições brasileiras são fundamentais na luta contra o fascismo que é internacional. O que Bolsonaro pode estar plantando é uma guerra civil como a Guerra civil espanhola, mas dessa vez ao contrário: com a vitória dos anti-fascistas internacionais.

Cristóvão Gomes

- 2018-10-22 15:18:22

Concordo plenamente!
Quero ver agora quem será a babá do "bebê de Rosimary"...

Aracy_

- 2018-10-22 14:57:43

Cria cuervos

Bem feito para a Folha e a Globo e todos os que ajudaram a parir o monstrengo. Agora a criatura ameaça os criadores.

Marcos Antônio

- 2018-10-22 14:52:56

A Dilma acertou!

Dilma acertou!

Não ficará pedra sobre pedra!

As pessoas já têm medo e o alvo é a democracia e o PT!

Haddad não perca sua dignidade, pode ser a última lembrança positiva que teremos por décadas!

A mediocridade reinará absoluta!

A incapacidade intelectual de nossas forças armadas vai fazer seu povo ser dilacerado por forças nacionais e depois, por forças estrangeiras!

As cicatrizes serão mais profundas para que possam serem curadas em apenas um ciclo eleitoral!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador