Fascismo e ditadura: as reações à ameaça de Bolsonaro aos adversários políticos e à Folha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – No domingo (21), faltando 7 dias para o segundo turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro gravou uma mensagem aos apoiadores que foram à Avenida Paulista fazer contraponto aos protestos de sábado (20), contra o candidato do PSL. 
 
No discurso, Bolsonaro prometeu tirar verba da Folha de S. Paulo – o jornal revelou financiamento ilícito e abuso de poder econômico nas redes sociais, em benefício do capitão da reserva – e acabar com os adversários políticos.
 
“A faxina agora será muito mais ampla, se essa turma quiser ficar aqui vai ter que se colocar sob a lei de todos nós, ou vão pra fora ou pra cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria. Ninguém vai sair dessa pátria, essa pátria é nossa e não é dessa gangue que tem bandeira vermelha e a cabeça lavada”, disparou.
 
Não satisfeito, Bolsonaro ainda ameaçou prender Fernando Haddad e Lindbergh Faria. “Já que vocês se amam tanto, vão apodrecer na cadeia [junto com Lula]”, disse. Movimentos sociais como MST e MTST serão tratados como “terroristas”.
 
Sobrou até para a imprensa. “A Folha de S.Paulo é a maior fake news do Brasil. Vocês não terão mais verba publicitária do governo”, afirmou. “Imprensa vendida, meus pêsames.”
 
As declarações de Bolsonaro foram classificadas como fascistas, ditatoriais e autoritárias por jornalistas, juristas e políticos, em manifestações nas redes sociais.
 
O líder do MTST Guilherme Boulos escreveu: “Típico de uma mente autoritária e ditatorial, de quem acha que é dono do país. Seguimos da resistência democrática.”
 
Pedro Serrano: “Difícil alguém que diga apreciar, estudar ou defender a Constituição e os direitos declarar o voto nele depois dessa declaração, perderá a credibilidade.”
 
Patrus Ananias: “O candidato Jair Bolsonaro defende, em praça pública, fim da democracia e o total autoritarismo. Fim da democracia significa também fim do direito de opinião, fim da liberdade de imprensa, fim da liberdade comercial e fim da possibilidade de eleições livres.”
 
O jornalista Bob Fernandes compartilhou o vídeo com a declaração de Bolsonaro sob o comentário: “Senhoras e senhores, com vocês o fascismo…”
 
José Roberto de Toledo, do Estadão, anotou: “Isto é fascismo: O líder fascista não respeita a lei. Ele é a lei. Quem diverge do líder fascista não é, portanto, opositor, mas criminoso. Como criminoso, não tem direitos, mas três destinos: cadeia, banimento ou coisa pior.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Dilma acertou!

    Dilma acertou!

    Não ficará pedra sobre pedra!

    As pessoas já têm medo e o alvo é a democracia e o PT!

    Haddad não perca sua dignidade, pode ser a última lembrança positiva que teremos por décadas!

    A mediocridade reinará absoluta!

    A incapacidade intelectual de nossas forças armadas vai fazer seu povo ser dilacerado por forças nacionais e depois, por forças estrangeiras!

    As cicatrizes serão mais profundas para que possam serem curadas em apenas um ciclo eleitoral!

  2. anti-fascistas de todo mundo uni-vos!

    O que o fascista está estimulando é uma guerra civil. Ele mesmo disse isso que ‘só um a guerra civil’ para dar jeito no Brasil. Só que a situação mundial é muito grave – confrontos nas ruas entre fascistas e anti-fascistas estão se espalhando por grande parte do mundo, nos EUA, na Europa, na AL. As eleições brasileiras são fundamentais na luta contra o fascismo que é internacional. O que Bolsonaro pode estar plantando é uma guerra civil como a Guerra civil espanhola, mas dessa vez ao contrário: com a vitória dos anti-fascistas internacionais.

  3. eu ia cancelar assinatura da Folha impressa

    devido a repetidos problema de entrega. Mas agora vou continuar. O Bolsonarininho devia ser preso e cassado seus direitos políticos. Se ainda nem chegaram ao 2º turno e vêm com essa. Que educação o pai lhe deu…

  4. A plateia so deseja ser feliz…

    Ha alguns dias em uma das falas de Haddad com a Ana Estela ao lado, fiquei com a impressão de que ela estava com o semblante muito preocupado. Pudera! Olha a que nivel esse bronco do bolsonaro é capaz de ir. Pelo amor, para entrar no Itamaraty não é preciso passar em teste psicotécnico? Bolsonaro não passa nem em psicotécnico do Detran quanto mais em algum exame para presidência da Republica.  

  5. Parece estarmos em um
    Parece estarmos em um filme… mais precisamente as primeiras cenas de “O pianista”. Logo os “esquerdas” e “minorias” saíram as ruas com uma “estrela” no braço… dito isso, o discurso não fere a lei http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm??? Triste cenário! E o pessoal ainda se ilude que ele irá liberar o porte de armas ao cidadão ou que alguém possa ser poupado.

  6. Sim .. a ‘criatura’ ameaça os ‘criadores’ …But ..

    SE os ‘criadores’ ficarem numa boa. Se rolar uma graninha para manter o business, mesmo que não seja como antes, os criadores preferem o cachimbinho da paz . Foda-se! Já a  ‘criatura’ prefere todos do mesmo lado. Melhor não dispersar o rebanho. A imprensa escolheu o lado faz tempo. Essa matéria da Folha sobre fake news, sim, é bacana! Mas, desculpem-me, soa algo estranho para mim. Tipo “olha como sou democrática”. A Folha confunde muito a gente! O Estadão, com todos seus defeitos, joga claro para seu leitor. Leia-me quem me quiser assim … Tempos difíceis! Tô muito preocupado com espaços, igual a este que o Nassif nos proporciona… Outros como Tijolaço, Viomundo, Cidadnia, Euler, Esmael..DCM etc … Não será fácil. “Eles” sabem da importância dos “blogs sujos” para nós … E como sabem!

  7. No desgoverno Bolsorianer,

    nos conflitos entre a classes, prevalecerão os poderosos.

    No conflito entre indivíduos da mesma classe prevalecerá quem atirar primeiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador