FHC diz que não existe “cartel do PSDB de São Paulo” no caso Alstom

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em carta publicada na íntegra pela Folha de S. Paulo nesta segunda (20), rebate acusações sobre escândalos que eclodiram em sua gestão ou atingem seu partido, o PSDB, desvinculando os casos de sua responsabilidade como gestor. Ele também diz que não existe nenhum “cartel do PSDB de São Paulo”, em alusão ao caso Alstom, afirma que a compra de votos pela reeleição presidencial não envolvia tucanos e fala da “pasta rosa”.

O texto de FHC é uma resposta a um artigo de Elio Gaspari, publicado após a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, passar a martelar que sua administração não interfere em investigações ou empurra sujeira para baixo do tapete. Enquanto isso, sustenta Dilma, no governo de Fernando Henrique, a sociedade conheceu a figura do “engavetador-geral da República”. Recorrentemente, ela tem questionado, em debates e propagandas eleitorais, onde estão os suspeitos de corrupção dos governos do PSDB, para depois afirmar que estão “todos soltos”.

Abaixo, a carta de FHC:

A propósito do esclarecedor artigo de Elio Gaspari “Todos soltos, todos soltos até hoje”, que começa a desfazer o slogan
de escândalos do PSDB, desejo esclarecer:

a) Quanto ao caso Sivam, não só que a contratação da Raytheon se deu no governo Itamar, como que ao governo nunca foi atribuído haver participado de malfeitos. A “prensa” para que o processo andasse se referia à aprovação do mesmo pelo Senado, posto que o relator do caso demorava em se pronunciar. Houve inquérito, o servidor mostrou inocência (havia sido afastado das funções por mim) e, posteriormente, foi muito justamente nomeado embaixador na Colômbia pelo presidente Lula.

b) A “pasta rosa”, como dito no artigo, se refere a supostos recursos de campanha destinados, antes de meu governo, a candidatos parlamentares de vários partidos; o inquérito, no caso, competia à Justiça Eleitoral e a legislação nas eleições até 1994 era diferente da atual, não sendo fácil, de serem verdadeiras as suposições, tipificar os atos como crimes eleitorais.

c) Quanto à alegada compra de votos para a reeleição, além dos acusados não serem do PSDB e terem sido objeto de inquérito no Congresso que os levou à renúncia, quanto à insinuação vaga de que teria havido envolvimento de um ministro no processo de suborno, o ministro aludido foi espontaneamente à Comissão de Justiça da Câmara e rechaçou as aleivosias. Nunca houve acusação formal ao ministro, que eu saiba.

d) No que se refere ao chamado “mensalão mineiro”, ainda “sub judice”, minha opinião, independentemente de endossar as acusações, foi, desde o início, de que deveria haver apuração e julgamento. Diga-se que, quando surgiu o caso, eu não era mais presidente.

e) Por fim, não existe um “cartel do PSDB” de São Paulo na compra dos trens ou do metrô. Segundo o relatório técnico do Cade, há acusação a empresas que formaram cartel para operar tanto em obras federais como estaduais. Provavelmente houve suborno de funcionários desses dois níveis de governo, mas não há acusação a partidos.

Ficarei grato se esta carta for publicada para assim complementar as informações do jornalista Elio Gaspari.

Cordialmente,

Fernando Henrique Cardoso

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esperar o que desse senhor?

    Esperar o que desse senhor? Alias, por que a midia não compara os estilo de vida e o patrimonio dos petistas e dos demotucanos? Parece que uns tem direito divino e são uma classe especial nesse país.

  2. O maior cabo eleitoral do pt

    Quanto mais o fhc se comunica, melhor. Mais algumas declarações suas, negando tudo, nem engaetador tinha, melhor, porque dá o nível de mentira com que este psdb/pig vigora, e vencemos esta eleição. É cabo eleitoral do pt, dos bons.

    Ontem falei com um leitor da revistinha do esgoto: nunca houve pré-sal, bolsa família foi só para pinguço, não sabe sobre minha casa minha vida, obras do pac zero, tudo nada, etc.

    O mal que este psdb/pig fez ao país é incomensurável. Mas fala mais fhc! fala mais!

    O pt devia divulgar o Hard talk no qual o fhc diz que “nenhum auxiliar do seu governo foi denunciado à justiça” e o entrevistador replica: “Mas não é isto que é corrupção??”

     

  3. Ou seja… Pela rapidez da

    Ou seja… Pela rapidez da resposta, é bem possível que o artigo de Gaspari (um cara que só engana com ele, quem quer…) foi apenas uma útil “escada” para FHC dar à Aécio argumentos nesta reta de chegada da eleição Presidencial… FHC, Folha e Gaspari… Bons Companheiros! 

  4. Não lí e não vou ler nem  o

    Não lí e não vou ler nem  o artigo do Elio Caspari nem o do FHC.

    Mas achei ambos “um monte de bosta”. 

  5. Então Fernando Rodrigues e a FSP caluniaram FHC.

    Então FHC está dizendo que Fernando Rodrigues da Folha é mentiroso e que a FSP o caluniou:

    https://www.youtube.com/watch?v=ABIGjnjuDCo&list=PLWGLwML7cgQ-_2mYVViL8JfXYMjuK3Q6U

    No vídeo, Fernando Rodrigues diz sem meias palavras que, segundo as palavras do próprio autor da reportagem:

    “Uma grande reportagem sobre o governo Fernando Henrique com provas CABAIS sobre a compra de votos a favor da emenda da reeleição do presidente Fernando Henrique, que fui eu que fiz.”

    Agora, com Youtube e blogs sujos fica difícil esconder a verdade, né?

     

     

     

  6. Quando ocorre um crime, a

    Quando ocorre um crime, a primeira premissa do investigador é se perguntar quem foi o beneficiado. Ora, na compra de votos para reeleição de FHC, o beneficiado está explícito e implícito. Conta outra, essa não cola de jeito nenhum.

  7. esse cara de novo?

    Para culpabilizar o PT, os boatos já bastam.

    Para o PSDB, só com aval do divino espírito santo. Que é aquele que recebeu em casa 500 quilos de cocaína via helicóptero.

  8. “O pt devia divulgar o Hard

    “O pt devia divulgar o Hard talk no qual o fhc diz que “nenhum auxiliar do seu governo foi denunciado à justiça” e o entrevistador replica: “Mas não é isto que é corrupção??””:

    Desde as primeiras palavras a entrevista -agosto de 2007- mostra o Ruina Ambulante falando mal do Brasil e supostamente do lado do “eleitor comun”, diga se, o “leitor de jornais” (sic) que estava “dissatisfeito” com a “corrupcao”.  Eh uma ruina completa:

    http://www.youtube.com/watch?v=cNhs2d_ScW4

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=cNhs2d_ScW4%5D

    Curiosamente, dois meses antes tinha havido uma entrevista com Lula.  Compare o show:

    http://www.youtube.com/watch?v=CoLZCDuTqgA

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=CoLZCDuTqgA%5D

  9. E alguém esperava que ele

    E alguém esperava que ele dissesse outra coisa?

    O “Rei das Quebradas…”

    Aquele que quebrou o Brasil 3 vezes!

  10. Claro que não tem cartel, tem

    Claro que não tem cartel, tem uma quadrilha estrutura a 20 anos formada pelo PSDB/DEM/PPS e empreiteiras para saquear o estado de São Paulo sem ser importunada pelos MPF, MPE e PF. Quadrilha com permissão de roubar descaradamente, quadrilha institucionalizada. 

  11. A diferença entre o PCC e a

    A diferença entre o PCC e a quadrilha do PSDB-SP é que o PSDB é quadrilha institucionalizada. Apenas isso. Ambas se completam.

      1. PT e as FARCS?
        A partir dos

        PT e as FARCS?

        A partir dos dados daquele notebook que escapou ileso, sem qq dano, ao bombardeio na floresta do Equador e que torrou tudo no acampamento das FARCs?

        1. Não necessita de note, só

          Não necessita de note, só estudar o foro de São Paulo.

          Irmão de armas e de ideologia 

          Um fornece o produto o outro o consumidor.

  12. O PT esta a 12 anos no poder

    O PT esta a 12 anos no poder qualquer “mal feito” do PSDB já teria dado tempo de ser investigado e condenado.

    Não da pra ficar requentando denuncias sem processo e condenação.

    Diferente do PT que é investigado e condenado, e mesmo assim se diz uma virgem santa, mas morrou no Rio de Janeiro.

      1. O PT então é maior que as

        O PT então é maior que as instituições do Brasil.

        Desculpe nosso país não é digno o suficiente para o PT, o PT não merece o nosso país.

        Contra este tipo de argumento não existe contra argumento.

         

    1. Também acho que um grande erro do Partido dos Trabalhadores

      foi não tem montado uma equipe paralela para investigar e divulgar todos os mal feitos tucanos, principalmente em relação a “privataria”.

      Porque só assim, de maneira paralela, visto que a Polícia Federal e o Judiciário são ninhos tucanos, e nenhuma investigação séria contra tucanos renderia frutos nesses órgãos, isso sem falar na relação incestuosa da Rede globo com os dois órgãos e os tucanos.

      1. Ana, quem investiga é o MP, e quem julga é a Justiça

        Nao vá atrás da conversa desse troll! Equipe paralela? Seria completamente anti-republicano, e provavelmente ilegal. 

        1. Trolhagem é 20 anos depois

          Trolhagem é 20 anos depois ainda “denunciar um crime” em um debate , especialmente quando se é governo.

          A grande vantagem é que se  a denuncia não for investigada você pode a denunciar novamente na próxima eleição..

          Se for investigado e não condenado você continua denunciando alegando falha da justiça.

           

          1. Observe:
            O PT acusa o PSDb de

            Observe:

            O PT acusa o PSDb de engavetar não sei quantos processos.

            Eu argumentei que o PT já teve tempo mas que suficiente para investigar o PSDB.

            A resposta e que quem investiga não é o governo.

            Entende que isso não faz sentido, denunciar a falta de investigação de um governo, mas justificar a falta de investigação por que não é atributo do governo.

            Isso não é má-fé  e desonestidade para ser brando. 

          2. A diferença é que o PT nao nomeou um engavetador da República

            E olha quem fala de má-fé, parece até brincadeira. Vai lavar o rosto com óleo de peroba, vai. 

          3. Ô seu tapado, Executivo nao manda no MP!

            No máximo pode nomear com isençao, mas nada mais do que isso. 

          4. Meu Deus circulo infinito

            Meu Deus circulo infinito então.

            Se o PT não manda no MP muito menos o PSDB mandaria.

            Aceitar uma premissa e ter que aceitar a outra.

             

          5. Só na sua cabecinha de camarao

            Governos nomeiam procuradores. Que depois fazem o que bem querem, ou quase. Dá para entender, ou é preciso desenhar? 

          6. Quanto mais argumenta mais se

            Quanto mais argumenta mais se enrola.

            “Governos nomeiam procuradores. Que depois fazem o que bem querem, ou quas” 

            Se aceita esta premissa, não cabe então acusar o PSDB de ser um governo leniente com a corrupção.

            Eu não vou responder se por ventura contrapor tenho mais o que fazer, mas fica claro que é só propaganda petista a acusação de governo “engavetador”..

          7. Pelo jeito, além dos

            Pelo jeito, além dos petistas, tem mais gente fazendo papel de idiota nessa história.

            Nessa altura o Liberal, seja lá quem ele é, já deve ter visto o post com o Fernando Rogrigues – mais um jornalista cooptado pelo pt? – esclarecendo o assunto…

    2. Não sabe que Executivo não aceita denúncia, processa ou condena

      Essa ignorância institucional é que leva comentaristas como alguns daqui ou o re-putado Elio Gaspari, acostumado com ditaduras, a falar bobagens como “a Papuda não tem a ver com o governo”, ou que a Justiça “não condenou”. Evidente, pois era (e ainda é) uma justiça “parça”… Só isso.

      Diferentemente de governos que aparelharam tucanamente o MP e o Judiciário até hoje (e também a PF, onde a “chefia” era tucana de carteirinha, os processos sequer eram invesigados. Se investigados, não eram denuciados. Se denunciados eram engavetados. Se chegassem a processo eram chicaneados (como o mensalão tucano).

      Nos governos trabalhistas, todas as condenações foram investigadas, Nasceram, cresceram e morreram sob sua republicana tutela. Inclusive com o MP dando andamento a investigações não conclusivas ou contrariando as investigações (vide Visanet). Foram julgadas por relatores justiceiros e condenadas até ao arrepio da lei e das provas (ou falta delas).

      Até entrevistadores britânicos a milhares de quilômetros sabem disso.

      Só o sr. Elio Gaspari (e seus amestrados) finge não saber…

    3. Quem denuncia e condena são o

      Quem denuncia e condena são o MP e o Judiciário, não o governo.

      Você devia tentar ler algo mais além das teses racialistas do Inst. Mises, que você tanto adora.

    4. repetitas juvant

      Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

      Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

  13. O Principe da Privataria, lembra, FHC ?

    Também estou rindo. Igual a FHC e essa triste cartinha dele à Folha. Principalmente do paragrafo sobre a compra de votos da reeleição. De rolar de rir.

  14. Legal que FHC tem direito de

    Legal que FHC tem direito de resposta automático e sempre garantido.

    Já o pessoal do PT precisa entrar na justiça e mesmo quando ganha, não leva, pois a mídia tem o Gilmar Mendes para ajudá-los com uma decisãozinha monocrática básica.

  15. Si … como

    Si … como non!!!

    Prevaricação só no PT, segundo dicionário de bolso tucano.

    Seus protertores continuam a encobrir tudo mesmo não estando no poder.

    E ainda dizem que om PT “aparelhou” tudo…

    O PT PRECISA “APRENDER” A ESCOLHER SEUS INDICADOS PARA TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE INFLUENCIAM E DIRECIONAM PROCESSOS NO PAÍS…

     

     

  16. NO RIO DE JANEIRO O NOME DELE SERIA THC 171 O FINO QUE SATISFAZ

    O THC desdenha dos brasileiros, O PRINCIPE DO APAGÃO. O PSDB passou por BRASILIA deixou  o país sem luz e ainda por cima quebrou o Brasil tres vezes, Passam por São Paulo e deixa a população sem àgua, este cidadão tinha que esta é na cadeia. São Paulo realmente não teve cartel dos trens, É CORRUPÇÃO DO PSDB MESMO seu TCH.

  17. Eu acredito no FHC!
    Eu

    Eu acredito no FHC!

    Eu acredito na Folha!

    Eu acredito no MPE de São Paulo!

    Eu acredito nos silogismos do Aliança!

    Eu acredito na boneca Anabelle!

    Acredito no Chuck!

    Acredito na Mula sem Cabeça!

    Cansei…

  18. A falta d’água em São Paulo

    A falta d’água em São Paulo não deve estar afetando em nada a rotina do FHC pois do seu chuveiro certamente sai óleo de peroba, sua toalha de banho é de flanela para lustrar móveis. Pelo prolongado tempo de uso de óleo de peroba, já deve estar embalsamado, portanto, daqui a 50 anos ele ainda deve estar dizendo aos nossos tataranetos: “Nada foi investigado, por isso não existiu e o que existiu ficou na história”. 

  19. Perda de tempo…

    Ele mesmo disse: “esqueçam o que escrevi”… então.

    Mas nunca vou esquecer que ele me chamou de “eleitor desinformado”.

  20. fujimori e outros foram

    fujimori e outros foram presos por suas privatarias.

    menén, na argentina, serve-se do cargo de senador para escapar da prisão,

    fhc serve, ancora-se na grande mídia para ficar solto.

    simples assim?

  21. FHC não é jurista, não é

    FHC não é jurista, não é juiz, fundou o PSDB (partido dos suspeitos) e não tem isenção. Mesmo assim ousa julgar lícito o roubo no Metrô SP. Apesar disto tudo a imprensa alardeia o julgamento excepcional que ele proferiu como se a CF/88 não estivesse em vigor proibindo Tribunais de Exceção.

  22. Ostracismo

    Esse pobre coitado vai morrer no ostracismo. O único momento que a imprensa amiga abre espaço a ele é pra destilar ódio contra uma paracela da sociedade.Sabedor disso, ele se agarra a esse expediente pra ser notado. Digno de pena.

  23. Observe:
    O PT acusa o PSDB de

    Observe:

    O PT acusa o PSDB de engavetar não sei quantos processos.

    Eu argumentei que o PT já teve tempo mas que suficiente para investigar o PSDB.

    A resposta, quem investiga não é o governo.

    Ta dificil dar fé na honestidade do petismo.

    Vocês tem muita sorte em não ter quem denuncie a suas contradições, falácias, ilações, mentiras.

     

     

     

    1. fhc et caterva

      Quem foi que quebrou o Brasil por 3 vezes, aliança liberal do porco PFL, que mudou de nome da Arena que apoiava a ditadura militar.

      Ser “liberal” é como ser político ladrão.

      A tucanagem e a demonagem tiveram a grande satisfação de terem os politicos mais corruptos e cassados do Brasil.

      Agora esses ladravazes do tremsalão de sumpaulo, da compra de votos para a reeleição do Boca de Suvaco (FHC), da quase destruição da Petrobrás (queriam dar gratuitamento o nosso petróleo para a Chevron (como queria o Cerra da bolinha de papel), os escândalos do psdbosta de FHC do SIVAM, do afundamento da plataforma P-36, do limite da responsabilidade na roubalheira da equipe econômica do Boca de Suvaco, que ficou bilionária.

      Isso é mesmo ser “liberal”: roubar dos pobres para ficarem ricos.

      Quando você estiver morrendo -todo o mundo morre- vai ver o que é bom para a tosse; espero que teus herdeiros não briguem na sua cama final pelo monte de dinheiro que provavelmente você não vai poder levar para a cova.

       

  24. Ora, se o corno empavonado

    Ora, se o corno empavonado está fora do governo, graças a Deus, a muito tempo, como pode ter certeza de que não há cartel  do PSDB em São Paulo?

     

  25. Mudando

    Amigos , sinto muito . Mas depois de ler atentamente o teor desta carta de FHC , que certamente cria um novo momento marco na história da política do Brasil , confesso que estou praticamente decidido a mudar meu voto que antes era absolutamente certo em Dilma, para Aecio . FHC praticamente convenceu-me de que o PSDB é um partido de monges tibetanos.
    Ele inclusive reinventa a famosa frase “O Tempo é senhor da razão ” , alterando-a com muita propriedade para “O Tempo é Senhor da Mutação ou da Amnésia ” , contando ele que , passados aí 20 anos do início do seu governo , esse tempo todo se encarregará de ir mudando magicamente a forma da sociedade avaliar os diversos casos de corrupção ocorridos em seu governo e consequentemente apagando da memória de todos a farta lembrança dos fatos . Embora tempo algum possa apagar a indignação por tais atos .

    O homem é um mágico . Ele vai discorrendo ali em suas elucubrações solitárias , dignas de um Nero ,de  um Napoleão ou de um Hitler à beira do abismo e das escuridão do inferno , num monólogo de cinismo auto indulgente , como um maluco que sonhava interpretar na Broadway ao lado de , sei lá , Al Pacino ou Robert de Niro , como se as pessoas aqui fora fossem idiotas ou algo do tipo. O homem é um doente dissimulado. 

    Dia 26 saio pelas ruas certo de votar em Aecio , mas na hora da solidão , frente a maquininha , certamente vou pensar um pouco , lembrar de FHC e concluir “não , ainda não perdi o juízo” .

  26. Engavetador “uma ova”

    Basta ler esta EC, sancionada por FHC em 2001. Acaba com o poder do PGR de abrir ou não investigação contra autoridades no STF. Pela MP, o STF acata se achar conveniente (foi o caso do mensalão) mendiante denúncia do PGR, ou de qualquer membro do Ministério Público, e o Congresso que se reúna para sustar a abertura do inquérito. Antes da MP, aí sim, o PGR poderia simplesmente arquivar e não dar andamento. 

    Repetindo, a EC é de 2001.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc35.htm

    § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

     

  27. CANONIZAÇÃO DE FHC

    TEMOS QUE PEDIR AO PAPA FRANCISCO QUE OLHE COM MUITO CARINHO A CANONIZAÇÃO DESSE SENHOR, ELE PARECE NÃO SER POLÍTICO QUEM SABE UM SANTO DO PAU OCO. O POVO BRASILEIRO PEDE A FRANCISCO QUE CANONIZE NOSSO SANTO DO POCO OU SÃO INOCENTE

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador