Ibope: Doria não ganha de adversários na cidade que ele governou

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – É destaque no Valor desta terça (3) que João Doria Jr (PSDB) perde para Paulo Skaf (MDB), Márcio França (PSB) e empata com Luiz Marinho (PT) numa simulação de segundo turno eleitoral feita pelo Ibope, considerando apenas os votos da capital que o tucano governou durante 1 ano e 4 meses. Isso mostra, segundo o portal, a “dificuldade” que Doria terá na disputa pelo governo do Estado.
 
Segundo a pesquisa Ibope, Doria tem 19% das intenções de voto na simulação de primeiro turno para a corrida estadual (votos em todo o Estado). Tecnicamente, está empatado com Skaf, que tem a preferência de 17%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
 
No primeiro turno, observados apenas os votos da cidade de São Paulo, Doria e Skaf empatam com 18% cada. No segundo turno, contudo, a situação fica pior. Doria perde para Skaf por grande diferença: 22% do tucano contra 40% do adversário.
 
Se o confronto no segundo turno fosse entre Doria e Márcio França (PSB), ainda assim, na capital, Doria perderia por 27% a 34%.
 
Quando o adversário é Luiz Marinho, candidato do PT, Doria consegue um empate: 31% para cada lado, no cenário de segundo turno na capital.
 
A cidade de São Paulo representa 27% do eleitorado do Estado.
 
Pesa contra Doria o fato de que ele é o candidato na disputa estadual mais conhecido. Apenas 18% afirmaram ao Ibope que não conhecem o tucano. Já Franã e Marinho são desconhecidos por 54% e 52% dos eleitores, respectivamente. Skaf não é conhecido por 22%.
 
MELHOR NO INTERIOR
 
“Doria vai notadamente melhor entre os eleitores do interior e entre os que o Ibope chama de periferia – municípios do entorno da capital. É esse desempenho que lhe garante vantagem global na pesquisa contra Márcio França (34% a 25%) e Luiz Marinho (36% a 23%). Mesmo assim, ele aparece atrás de Skaf em todo o Estado na simulação de segundo turno: 33% para o emedebista ante 29% para o ex-prefeito”, assinalou o Valor.
 
 
A pesquisa Ibope foi feita entre 23 e 26 de junho, e divulgada no dia 29.
 
Leia a matéria completa aqui.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Saudade
     

    Eu já estava sentindo falta do adolescente da 3.a idade,

    Tava sumido.

    No mais, é muito triste saber que SP não  tem um só candidato decente com probabilidades de vir a ser  governador.

  2. PREMISSA ERRADA NO TÍTULO DO ARTIGO

    Governou? E governou o quê, ou melhor, para quem, este senhor? Os paulistanos que o elegeram? Talvez. Para os pobres? Jamais.

  3. O haddad que ganhou uma vez e

    O haddad que ganhou uma vez e perdeu depois para o doria deveria estar disputando o governo para continuar fazendo contraponto ao velho modo de governar, não foi reeleito mas terminou o mandato.

  4. Cidade que ele governou?

    Qual foi a cidade que o gari de luxo governou?

    Eu desconheço essa cida apesar de morar em São Paulo, onde disseram que ele ganhou uma eleição, mas eu desconfio que essa eleição foi fraiudada pela quadrilha tucanalha, pois esse gari de luxo, dizem,  ganhou até nos redutos petistas.

    Se ganhou e foi leito, o que ele fez poara a cidade

    NADA, além de propaganda sua, de sua emporesa e de do partidois, que o colocou na política, apesar dele dizer que não ér polític, UM GARI DE LUXO MUITO MENTIROSO QUE NEM SABE O QUE É POLÍTICA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador