Márcio França diz que Marta perdeu prioridade no PSB

Jornal GGN – Para o vice-governador de São Paulo e presidente estadual do PSB, Márcio França, Marta Suplicy perdeu a prioridade dentro do partido para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. França diz que, caso Marta queira concorrer em 2016, deverá disputar prévias no PSB, e não rejeita a possibilidade do partido apoiar uma chapa do PSDB à prefeitura, ao invés de ter um candidato próprio.

Marta Suplicy, que saiu do PT e está sem partido, irritou a cúpula do PSB ao demorar em definir sua filiação. Para o vereador Eliseu Gabriel, presidente do diretório da capital paulista, Marta “está vacliando muito”. Ela negocia com o partido desde abril e também manteve conversas com Michel Temer para ingressar no PMDB.

Do Valor

“Marta perdeu a prioridade no PSB” , diz vice paulista

O presidente estadual do PSB de São Paulo e vice­-governador paulista, Márcio França, afirmou ontem que a senadora Marta Suplicy (sem partido­-SP) perdeu a prioridade dentro do partido para disputar a Prefeitura de São Paulo. A ex-petista tem negociado a sua filiação à legenda desde abril.

França disse que se Marta quiser concorrer em 2016 terá que enfrentar prévias dentro do PSB. O vice-governador, que é integrante da Executiva Nacional da sigla, disse ainda que o partido poderá apoiar a candidatura do PSDB à prefeitura paulistana e não lançar candidato próprio.

A demora de Marta em definir se irá para o PSB irritou a cúpula do partido em São Paulo, que já fala no isolamento da senadora caso ela ingresse no partido. O comando nacional da legenda havia marcado a filiação da expetista para sábado, dia 15, mas foi a data foi adiada e não há previsão de quando poderá acontecer -­ nem se ocorrerá.

“Certamente Marta perdeu a prioridade de ser candidata. Se ela decidir filiarse ao partido, vai ter que disputar prévia”, disse França, apesar de o PSB não ter outros pré­candidatos definidos para uma eventual disputa interna. “Podemos ainda apoiar o candidato do Alckmin. A posição dele pesa na nossa definição”, afirmou o dirigente, referindo­se ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). Os tucanos ainda não lançaram um pré­candidato na capital.

O presidente do diretório do PSB da capital paulista, vereador Eliseu Gabriel, afirmou que os “ânimos esfriaram” dentro do partido em relação ao ingresso de Marta. “Esperamos pela filiação, estamos angustiados com essa indefinição”, disse o parlamentar. “Ela está vacilando muito”. O dirigente afirmou que a última conversa que teve com Marta foi há um mês e, desde então, não obteve mais retorno da senadora.

Ex-­prefeita de São Paulo e ex-­ministra, Marta também articula com o presidente nacional do PMDB e vice-­presidente da República, Michel Temer, sua filiação ao partido. Para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2016, a ex-petista tem que se filiar a uma legenda até 1º de outubro.

O PMDB paulista ainda não foi procurado pela ex­senadora, que teve conversas informais com Temer em julho, antes do recesso parlamentar. Segundo um dirigente pemedebista, a perspectiva de filiação de Marta ao partido também “esfriou” nas últimas semanas, sendo considerada uma hipótese praticamente descartada no momento.

Até porque, ressaltou o dirigente, Marta aguarda a decisão do Senado sobre a abertura de uma janela para trocas partidárias, no debate da reforma política. A senadora não corre risco de se tornar inelegível ao escolher outra legenda, mas, caso a janela seja aprovada, poderia ganhar rivais dentro da sigla.

Marta foi procurada pela reportagem, mas informou por meio de sua assessoria que não iria se pronunciar. Popular na periferia paulistana, a senadora tende a retirar votos do prefeito e provável candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), no principal reduto petista da cidade. Na capital, o PRB já lançou a pré­-candidatura do deputado federal Celso Russomanno e o PP, do apresentador José Luiz Datena.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ética dessas ex-petistas é

    A ética dessas ex-petistas é de envergoinhar nós mulheres lutadoras desse e por esse país. Pmdb? O negócio, parece, é se desfiliar do PT e se filliar aos partidos EXTREMAMENTE e PROVADAMENTE corruptos.Ainda bem que a única coisa “descente” que as espera é o ostracismo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Marta não tem pressa, tem mandato.

    Eleita em 2010, Marta tem mandato até 2018.

    Depois que o STE decidiu que o mandadto é dela, não tem mais pressa.

    Ano que vem, até o limite das datas para filiação e registro de candidaturas ela escolhe a melhor oferta.

    Esse jogo de França é típico de quem desdenha porque quer comprar.

  3. Consumado está o processo de

    Consumado está o processo de mumificação política de Marta Suplício. Fechem o sarcófago e joguem a chave num afluente subterrâneo do Rio Tietê. Ela poderá ser exibida perto da porta de entrada do Mausoléu dos heróis de 1932 no Obelisco do Ipiranga, onde ninguém mais prestará atenção nela. Ha, ha. ha…

  4. Fiel da Balança

    A MArta num ganha em Sampa.

    Ele vai tentar marinar incautos da esquerda para desequilibrar a balança para os Russomanos e Matarazos da vida para uma vitória no segundo turno contra o Hadad.

    O risco é ela tomar o drible da vaca do seu eleitorado, como aconteceu com a Marina Silva. 

  5. Já comentei sobre Marta,

    Já comentei sobre Marta, tanto em matérias relacionadas à desfiliação dela em relação ao partido que lhe deu o mandato de senadora (o PT), como citando a senadora como exemplo de falsa liderança, que se acha carismática e popular, mas que não possui luz e brilho próprios. Nem a dignidade de tirar o sobrenome do ex-marido ela teve. Não desqualifico Marta, pois há pontos positivos da administração dela, em São Paulo. Mas a senadora se dá uma importância e uma significância política que jamais teve. Marta jamais conseguiria se eleger prefeita de São Paulo ou senadora pelo estado do mesmo nome, sem o sobrenome famoso e a credibilidade do do ex-marido e sem a estrutura de um partido popular, como o PT. 

    Marta aceitou convite para dar entrevistas à esgotífera “óia” e a reacionária jovem pan; agindo assim, ela pensou angariar simpatia da direita, que sempre a hostilizou. O tempo passa e Marta precisa, desesperadamente, se filiar a um partido que a aceite como candidata à prefeitura paulistana, em 2016. Pela notícia desta reportagem, as portas do PSB e do PMDB estão se fechando para ela. Alijada das legendas capazes de lhe conferir tempo de rádio e tv suficientes, para apresentar um programa de candidata à prefeitura de São Paulo, Marta corre o risco de morte política iminente. Ela ainda dispõe de mais 4 anos de mandato como senadora, com os bons vencimentos que o cargo lhe proporciona. Mas para cargos executivos presumo ser o fim da linha.

  6. Sai deste corpo, devolve este

    Sai deste corpo, devolve este mandato que ele não te pertence! Votei na candidata do PT, não nesta senhôra. Nunca votaria em tal criatura se ela tivesse se candidatado por ou outro patido, especialmente se fosse partido que serve a direita.

  7. Os caríssimos colegas me ajudem…

    Os colegas comentaristas aqui do blog me ajudem, por favor: além do Chico Alencar, quem mais foi que saiu do PT que tem mandato federal hoje?

    Luciana Genro não se reelegeu deputada federal em 2010. Heloisa Helena quando saiu do PT era senadora e já está no 2° mandato de vereadora em Maceió, . Marina Silva tá sem mandato e nem um partido pra chamar de seu ela consegue organizar. Babá é vereador no RJ hoje por ter assumido no lugar do titular, eleito deputado estadual.

    Será que a Marta vai ser vítima da “Maldição do Lula” aos ex-petistas? Será que vai achar a mesma mãe-de~santo que quebrou a maldição para o Chico Alencar?

    1. O cara que sai do PT perde os

      O cara que sai do PT perde os votos dos simpatizantes do partido e fora desse grupo ganha poucos votos. Não consegue se eleger para prefeito ou posição superior. Seja pelo PSD ou pelo PMDB, quem votaria nela? Certamente, nem petistas nem peessedebistas, pelo menos não no primeiro turno. E dificilmente ela conseguiria uma votação que a levasse para o segundo turno. 

      1. Isso mesmo!

        Me lembrou de uma estória de Belém do Pará: um servidor da SUDAM, que era agente administrativo e sempre se candidatava a vereador ou deputado estadual pelo PFL. Nunca tinha mais do que 150 votos. Até que um dia um colega fez o diagnóstico: “Fulano, sabe por que não te eleges? Os ricos não votam em ti porque tu é proletário e os proletários não votam em ti porque estás no partido dos ricos!”.

        É o que você explicou aí…

  8. Vacilações

    Quem está vacilando há muito tempo é o PSB e Marta é só a última deles também.

    Só não vacilam em morrer afogados abraçados ao PSDB, em Santos, onde começaram e vão terminar juntos.

    Marta já deve ter percebido o que aconteceu com Erundina e que os ventos sopram a favor do PMDB, pelo menos em SP…

  9. Vacilações

    Quem está vacilando há muito tempo é o PSB e Marta é só a última deles também.

    Só não vacilam em morrer afogados abraçados ao PSDB, em Santos, onde começaram e vão terminar juntos.

    Marta já deve ter percebido o que aconteceu com Erundina e que os ventos sopram a favor do PMDB, pelo menos em SP…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador