Marina evita confronto com Lula; “Meu debate é com Aécio e Dilma”, diz

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Cumprindo agenda em São Paulo nesta segunda (15), Marina Silva (PSB) evitou confrontar diretamente o ex-presidente Lula, mesmo após o petista ter disparado críticas em relação ao programa de governo e equipe da candidata. Hoje, Lula esteve em um ato em defesa do pré-sal no Rio de Janeiro, ocasião em que afirmou que Marina propõe um Brasil “colcha de retalhos”, já que suas propostas, “terceirizadas”, foram “construídas a 500 mãos” e refletem um país fragmentado por “centenas de interesses” individuais (leia mais).

Mesmo sob críticas, Marina – que marcou a cobertura jornalística do final de semana por ter chorado ao falar dos ataques que vem sofrendo por parte do PT e de Lula – decidiu sair pela tangente dessa vez. “Na democracia, as pessoas podem se expressar livremente. Eu estou fazendo o debate com Dilma e Aécio. Não vou fazer embate nem com eles nem com seus auxiliares políticos. Vou continuar insistindo nas nossas ideias”, disse. Ela também reafirmou que está disposta a “dialogar com a figura simbólica do PSDB, que é Fernando Henrique Cardoso, e com a figura simbólica do PT, que é Lula, para acabarmos com a velha política.”

Tanto Lula quanto Dilma sustentam que Marina erra ao promover uma auto-vitimização desmedida nesta eleição. A presidente, na noite anterior, chegou a dizer que é preciso ter “coluna vertebral” para se manter na chefia do Palácio do Planalto, e que quem se sente coitadinho não pode pensar em chegar na Presidência. Marina, incitada a dizer se se acha uma “coitadinha”, apenas riu para dentro. Os jornalistas presentes também riram da situação. “Acho que a risada dos colegas jornalistas responde a presidente”, devolveu.

Minutos antes, Marina havia mandado um recado para a rival petista. “Pode ficar tranquila, presidente, que a senhora não terá de mim o que eu estou recebendo. Mesmo que todas as mentiras [propagadas pelo PT, diz Marina] me reduzam a pó, minha história não pode mudar pelo poder das mentiras”. Ela ainda sugeriu que Dilma age de maneira “agressiva” por estratégia eleitoral. “Eu tenho certeza que ela não se sente confortável com as coisas que diz sobre mim, que tem um marqueteiro dizendo a ela o que fazer. Mas podem vir mil marqueteiros que eu não vou falar mal de Dilma ou de Aécio.”

Durante a coletiva de imprensa, Marina disse que se vê como a possível primeira presidente socioambientalista no mundo. No que tange a política externa, reafirmou a intenção de se alinhar mais aos Estados Unidos e firmar mais acordos bilateriais com emergentes asiáticos e com a África do Sul.

Sobre reforma política, defendeu financiamento público de campanha, voto distrital misto, verdade eleitoral (quem tem maior votação é quem ganha a cadeira no Legislativo), candidaturas independentes, fim da reeleição para cargos no Executivo e mandatos de cinco anos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

86 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai cuidar bem dos bagres

    Vai cuidar bem dos bagres brasileiros e dos tubarões internacionais.

    Espero que até o dia das eleições o eleitor tenha ordem neural suficiente para perceber  a falsidade, a dissimulação, o jogo de palavras, a traição aos princípios básicos da política da justiça social,  o malogro a que essa candidata chegou.

     

  2. OFF-TOPIC

    Que gracinha, apareceu uma “terceira via” de terceira categoria em algum lugar!!!!!!!!!!!!!!!!

    O jornal da rede golpe tem o nome “Pezao” quatro vezes na capa agora nesse minuto!  Como nao sei se eh a favor ou contra, nao vou nem ler…  e baixo claro paulista/carioca nao me interessa.

    Mas fica a dica pros que entendem:

    http://oglobo.globo.com/

  3. sei…

    “Eu tenho certeza que ela não se sente confortável com as coisas que diz sobre mim, que tem um marqueteiro dizendo a ela o que fazer…”

     

    Ou seja, acabou de chamar a Dilma de boneco de ventríloquo. Isso deve ser elogio na língua da nova política.

  4. Se está contra Dilma, está também contra Lula.

    O que Marina Silva tenta fazer é colocar os partidos politicos em segundo plano, justamente por não ter conseguido criar formalmente o Partdo Rede Sustentabilidade, e por fazer hoje parte do de aliança com baixa representação parlamentar no congresso.

    Lula é a principal liderança do PT e a Presidenta Dilma Roussseff é do PT

    1. discordo

      Discordo. Ela coloca os partidos em segundo plano porque é uma oportunista. Quer ser a heroína enviada por deus que vai libertar o povo brasileiro.

      Isso não tem estratégia ou ideologia. É puro oportunismo.

      Espero que ela não chore com meu comentário. 

  5. Pera la!!!!!!!!!!!!!!
    Depois

    Pera la!!!!!!!!!!!!!!

    Depois de enferrujadamente apunhalada nas costas logo apos um peteleco nas canelas, um chute no traseiro, e um cocao na cabeca, todos dados pelo mardito sapo barbudo chavista, ela sai com uma dessas?!

    Dilmaaaaaaa…  POR FAVOR!

    Precisamos de uma apunhalada enferrujada nas costas, um peteleco nas canelas, um chute no traseiro, e um cocao na cabeca AGORA NESSE MINUTO.

    Uh…  nao, nao a gente.

    Voce sabe quem…

  6. Como a Marina consegue ser

    Como a Marina consegue ser tão DISSIMULADA assim? Sou evangélico Tradicional e não vejo verdade nela só dissimulação.  Por mais que tente, não consegue se desfazer de um ódio contido contra sabe lá quem. 

    1. O ódio dela é para o Lula,

      O ódio dela é para o Lula, pois se achava o último biscoito do pacote. Aí, o sapo barbudo, de que trouxa não tem nada, escolheu a “outra”.

  7. Marina, a humilde

    Marina está sofrendo uma crise aguda de abstinência de humildade. Comparou-se a Mandela, a Ghandi e a Luther King. Acha que seus feitos hipotéticos são maiores que os de Lula e de FHC, embora jamais tenha presidido o País. Já ofereceu a “outra face”. 

    E se perder a eleição, promete ressuscitar ao terceiro dia.

  8. Essa Marina está se saindo

    Essa Marina está se saindo pior que a encomenda ! Não quer falar mal do Lula, mas fala mal do partido criado por ele, “Que coloca ladrões para roubar a Petrobrás por 12 anos”. Essa sua frase foi inesqueível, dona Marina, fazendo com que eu tenha perdido o respeito que ainda tinha por sua vida de lutas.

    1. Falou mal do Lula sim

      Ela falou mal do Lula na cara dura. Caluniou ele dizendo que tinha “medo do que ele poderia fazer”.

      Como sua traição e calúnia não deu certo, ela tenta sair pela tangente.

      É muito malcaratismo.

  9. Marina contra o ingrato Universo que não reconhece sua grandeza!

    Não fara “embates com “auxiliares” (Lula, hehe)…

    Só faz “debates” (com Dilma e Aécio). NÃO, d. Marina, seu debate é com o Brasil.

    Comparou-se a Martin Luther King, Mandela e Gandhi. Se vê como a possível primeira presidente socioambientalista do mundo. NÃO, d. Marina, pouco importa o que a sra. acha que vai “ser”, o que interessa é o que a sra. vai FAZER!

    Até ontem só fazia coitadismo. Hoje deve ter recebido instruções da assessoria para sair dessa, já pegando mal,  e “engrossar a voz”. Mas o melhor que consegue é continuar centrada nela mesma, a “atacada” … agora “soberba”…

    Diz que Dilma “só fala o que os marketeiros mandam” (kkkkkkkkkkkkkkk, o espelho dela é de vidro e se quebrou…).

    Assegura que não “devolverá” a Dilma o que está “recebendo dela”. Disso sabemos, não consegue debater as questões que Dilma lhe coloca, só consegue travestí-las de “ataques”. Fraquinha, como se pode perceber.

    Vai “dialogar” com FHC (e Lula) para acabar com a “velha” política (chavão). Velha é que voltará junto com seus aliados de 5 séculos de matreirice, a que prestará serviços consciente ou ingenuamente (já estou desconfiado que a primeira).

    Vai se “alinhar” mais aos EUA (o ótimo alinhamento que temos é “pouco”), à membro do BRICS (já estamos) e a “asiáticos” (voltar a comprar navios da Coréia?)…

    Defende reformas (chavões), que ela (não) sabe que têm que passar pelo Congresso e algumas, mesmo aprovadas legalmente, podem até ser engavetadas em pedidos de vistas chicaneiros por ministros aliados dos seus aliados.

    Ou seja, a volta de políticas neoliberais habituais, o que “nem de longe” indicia o que poderá acontecer com o pré-sal e a Petrobrás…

    Propostas da neoliberosocialista ornitorrinca para o povo brasileiro de verdade, NECA.

  10. Osmarina: traição e desfaçatez.

    Quem citou diretamente o Lula foi a própria Osmarina. Atacou o Lula caluniando-o com mentiras e falsidade, dizendo-se “com medo” dele.

    Depois que percebeu que o povo está do lado do Lula e a mentira foi um tiro no pé, tenta tirar o corpo fora.

    Todos perceberam a falsidade da acusação e a imundície da traição que ela está cometendo, caluniando quem é o grande responsávelo por ela ter uma carreira política e que nunca falou mal dela.

    Como pode uma pessoa ser irresponsáqvel ao ponto de acusar uma pessoa e depois tentar sair pela tangente deixando o dito pelo não dito?

    Osmarina é um boneco de ventríloquo, ela mexe a boca mas quem fala é a dona do Itaú.

    1. Não seja leviano,

      Não seja leviano, garoto. 

      Desde o anúncio da candidatura de Marina, o hipócrita está, em todos os seus discursos, atacando a Marina direta e indiretamente. 

      Em todos os seus discursos ele deixa claro que acha Marina despreparada e por isso escolheu Dilma como sua candidata em 2010.

      Mas sabemos que os motivos foram outros, como diria Roberto Jefferson : “motivos nada republicanos” .

       

       

      1. Fanfarrão

        HAHAHAHA!!!!duas

        Garoto… Essa foi boa.

        Se queria me agradar conseguiu.

        Faz mais de três décadas que não me chamam assim.

        Mas engraçado mesmo foi você dizer que dizer que achar a candidata despreparada seria ataque.

        Então não se pode falar nada da santinha. Ela está ungida por Deus e ninguém pode falar outra coisa dela que não seja adoração e louvor…

        MAis que cômico, é uma grande palhaçada.

        Pior ainda dizer que o fato de Lula contar o motivo que o levou a escolher Dilma e não MArina para receber seu apoio em 2010 seria um ataque.

        Então ninguém pode contar nem o que fez e porque fez, porque isso ofende a santinha…

        Vai te catar moleque. Você é um fanfarrão.

        1. Desculpe aí, já vi que não

          Desculpe aí, já vi que não foi leviandade sua, é ignorância política mesmo.

          Populismo levado as últimas consequências dá nisso.

           

          1. Que engraçado…

            Você nem sabe o que é populismo.

            Quer atacar e sorteia um adjetivo qualquer que ouviu falar por aí, sem se preocupar com o significado.

            Com isso nem xingar consegue.

            É uma burrice impressionante.

          2. É verdade, eu não sei

            É verdade, eu não sei mesmo. 

            Quem sabe é o seu lider supremo, vítima.

            Você, infelizmente, já está num estágio que o incapacita de analisar qualquer situação com a imparcialidade que se espera de um cidadão.

            Mas, como você disse lá em cima, “o povo está com Lula”, e quando um lider tem o povo nas mão e o manobra a seu bel-prazer, o fim nunca é bom para a massa.

            É o que nos ensina a história.

          3. Apenas mais uma comprovação

            Apenas mais uma comprovação da sua total ignorância política.

            Trata eleições como um jogo de amor, apaixona-se por líderes carismáticos e coisas do gênero.

            Um belo exemplo de ignorante político, daqueles que dispensariam campanhas políticas, debates, propostas, programas de governo, etc.

            Também conhecido como gado.  

          4. Meu caro Luis


            Meu caro Luis Sifer,

             

             Diga,então, à sua candidata que discuta, explique suas propostas, em especial o plano econômico. Ela está travando o debate com esse discursinho de sofrimento, de perseguição. Isso não me interessa. Não me comove. Li o plano e naquilo que afeta a vida dos brasileiros, ME ASSUSTOU. Ela está se omitindo. Por que foge desse debate? Que verdade não pode ser exposta?  Ninguém explica, exceto seus assessores em circuitos fechados ou em entrevistas a jornais que, não raro, conflitam com as falas da postulante sobre promessas que o “tripé” não comporta. De concreto, meu caro, sabemos que o Merryl Linch e congêneres sabem exatamente o que esperar, pq tudo lhes foi detalhado a portas fechadas. Que ficaram satisfeitos, foi tudo que nos foi informados. Mas e os brasileiros? Vão votar no escuro, confiando tão somente na indicação das raposas internacionals de que a Marina, como uma das salvadoras do planeta, vai salvar o Brasil?

            Vamos falar sério.

          5. Quando a ignorância se une a arrogância

            Falou o trouxa que não sabe nem o que é um blog sujo…

            e ainda fala de ignorância dos outros.

             

             

          6. Trata eleições como um jogo

            Trata eleições como um jogo de amor, apaixona-se por líderes carismáticos e coisas do gênero.

             

            Considerando que vcs tratam a eleicao como um jogo de odio, tah tudo igual neh nao? Eh impressionante como os anti-petista nao acham esse sentimento tao extremo quanto o “petismo” que eles tanto criticam. Ai vem com o papeinho torto: “eu nao tenho odio ao PT…tah sei.”

      2. Hipócrita é tucano debaixo do

        Hipócrita é tucano debaixo do xale da coitadinha. E fique esperto garoto: com esse nome, vai que o guru Malafaia ler apressadamente Lucífer… te esconjura até a quinta geração!

      3. A acreana piadista

        Luis,

        Basta você rever as matérias (247, Tijolaço e outras fontes de informação) para ter certeza sobre quem começou a atacar quem.

        Se você não gosta do hipócrita, tanto faz, a questão é identificar quem iniciou a estratégia de ataque. DR e Aécio apenas rebateram as asneiras diárias que a candidata do PSB produz, sendo a última esta tática da coitadinha, como se coitadinho yivesse condição de comandar qualquer coisa. 

        Este artifício de comportamento da evangélica (que gosta mas não gosta de gay, uma piada) não é natural, é estratégia corretamente adotada pelos marqueteiros, para tentarem evitar maiors danos com a queda iminente da herdeira do acidente aéreo. 

        1. Não leio orgãos oficiais de

          Não leio orgãos oficiais de partidos políticos.

          Se você se informa através deles, compreendo a sua visão destorcida dos fatos.

          1. Assim vc me mata de tanto rir

            Como vc é gozado! Levei 5 min. para me recuperar! Ufa!

            Parece um disco de vinil girando ao contrário. Um motorzinho DC com a polaridade invertida.

            Se informa na manchetaria, na caparia e nas entrenovelas. Aí com “fatos” concretos! Distorção é fora deles, né?

            Verificar fatos, documentos, raciocinar (?), avaliar, conhecer a história, comparar resultados e outras coisas mais sofisticadinhas, aí dá preguicinha, né? Ou fica fora de alcance?

            Sem sequer perceber a manipulação que absorve, mais fácil repetir exatamente o que a míRdia lhe bombeia na cabecinha, como ar em bola vazia,

            Sem nenhuma vergonha de ser um “sagaz” papagaio de míRdia.

          2. Quem tem preguicinha é você,

            Quem tem preguicinha é você, amigo.

            Mais fácil ficar no bá-blá-blá do partidão.

            Já que você é tão bem informado, me responda, por favor, a seguinte questão :

            Em qual governo o salário mínimo do Brasil cresceu mais, percentualmente, em relação ao salário mínimo proposto pelo DIEESE ?

            Se souber essa, te dou uma assinatura do Zé carioca de presente. Sabidão.

          3. Me divirto muito também…

            o Lúcifer

            é daqueles comentaristas ridículos que vem num espaço como este, cheio de gente do mais alto gabarito, pessoas com formação política de longa data, lastro cultural e vivência e fica por aí despejando abobrinhas.

            Poderia aproveitar para aprender alguma coisa…mas vem aqui sofrer…ridículo!

          4. Se tem esse pessoal aqui,

            Se tem esse pessoal aqui, está escondido. Hahahahaha

            O que vejo aqui é um monte de governistas acríticos.

            Poderia  ser quem fosse a concorrer com o poste que trouxe o Brasil para o buraco do crescimento zero, que continuariam escorando o poste apenas para não “dar o braço a torcer”.

            Enquanto isso, nossos vizinhos crescem a taxas de 5% ou mais ao ano e reduzem a pobreza e a desigualdade a taxas melhores que as nossas.

             

             

          5. Que sujeito burro!

            Entra no blog do Nassif e diz que não frequenta os “blogs sujos”.

            Esqueceu que o Nassif também é considerado um “bog sujo” pela sua irmandade coxinhesca?

            É um trouxa mesmo…

          6. Cada um classifica o Blog do

            Cada um classifica o Blog do Nassif como melhor entender. 

            Se você acha que ele é órgão oficial do partido, reclama prá ele, não prá mim.

            O que é um “blog sujo” ? Conheci o termo agora.

          7. E a grande imprensa é órgão

            E a grande imprensa é órgão oficial da campanha de oposição, ora de Aécio, ora de Marina, dependendo do rumo das pesquisas. Por seu raciocínio, TODOS temos visão distorcida dos fatos.

            Então, vamos parar com essa históriha do “lobo mau” que, junto com a “bruxa malvada”, quer matar o “xalinho verde”.

            Tá na hora, na verdade passou da hora, de discutir o que de fato importa. O plano de governo, nas partes não sujeitas a  retificações. Os itens tipo cláusulas pétreas de enorme interesse do mercado, sobretudo o financeiro. Sabemos que os abutres nativos e externos estão salivando. Vamos reproduzir aqui o plano europeu?

          8. Sim, e vamos discutir também

            Sim, e vamos discutir também o governo que nos trouxe para o crescimento ZERO em 2014 ???

            Maaaaaaaaaaaaas, parece que esse assunto os acríticos não querem discutir.

          9. O ano jah acabou? Crescimento

            O ano jah acabou? Crescimento zero? Vamos vber no final do ano qual serah o PIB e comparar com as outras economias. Ou vai dizer que o Brasil eh uma ilha e o que acontece lah fora nao afeta aqui dentro, como fazem os “economistas”?

          10. A questão é muito maior que o

            A questão é muito maior que o crescimento, o Brasil vai ter crescimento baixo, mas com baixíssima taxa de desemprego e melhor, com aumento da renda do trabalhador, até então uma fórmula desconhecida no velho mundo, e que adorariam estar passando por momento como esse. 
            Esse discurso de perseguir o crescimento custe o que custar, já conhecemos e sabemos no que deu, nem crescemos e tivemos altas taxas de inflação, desemprego, queda na renda e tivemos que recorrer a empréstimos para poder honrar os compromissos do país.

          11. Problema

            Luis,

            Ao menos leia corretamente, questão de interpretação de texto, que é o mesmo ponto fraco da acraeana malandra,

            (247, Tijolaço e outras fontes de informação) , ou seja, escolha as suas fontes de forma isenta.

      4. Pois indique as referências!

        Pois indique as referências! O que é atacar? Apontar falta de preparo é atacar? Ora, não se faça de besta, cara. 

        E deixe de leviandade: o que realmente tu sabes? Ou queres apenas fazer marola?

        1. Bem, pela sua postura,

          Bem, pela sua postura, acredito que quando alguém lhe rotula como incapaz , você deve tomar isso como um elogio.

          Mas entendo que os petistas consideram como ataque verbal apenas serem taxados de corruptos ou ladrões. Incapazes eles aceitam numa boa.

          É cada coisa que me aparece.

           

      5. Não seja hipócrita coração satânico tupiniquim

        Todos sabem a história de quando a marina se afastou do governo indo primeiro a imprensa antes de comunicar o governo Lula. Oportunismo hipócrita e cafajeste da sua Marina, que ficou com dor de cotuvelo ao ver o Lula escolher a Dilma e não ela para governar o país.

        Agora qual o histórico administrativo da madame Marina? Sua passagem pela pasta de meio ambiete sabemos como foi. Houve mais desmatamentos em seu tempo que posteriormente com outro ministro. Este envolvida em escandalos de comercio ilegal de madeira. Que mais a Marina fez alem de ser congressista que nada produziu? 

        Marina ataca o PT desde aquela época e agora que o PT reagiu vem com este papo de imprensa golpista que nunca uma mulher foi tão aviltada? O país vai sofrer se elegermos marina e sua bagagem de gangue do PSDB e região neopentecostal. Espoliação do brasileiro a arrogância religiosa de uma das religiões mais preconceituosas do Brasil.

        http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/show-de-tecnomacumba-e-censurado-e-cantora-lamenta.html

           Redação PragmatismoEditor(a)1.2 mil RELIGIÃO22/AUG/2014 ÀS 11:57 75COMENTÁRIOS

        Show de “Tecnomacumba” é censurado e cantora lamenta

        Cantora de ‘Tecnomacumba’ é proibida de se apresentar em evento de música gospel e financiado com dinheiro público. Rita Benneditto incorpora em seu show elementos de religiões afrodescendentes

        tecnomacumba Rita Benneditto ribeiroRita Benneditto e Maria Bethânia (reprodução)

        A cantora Rita Benneditto teve seu show, conhecido como “Tecnomacumba”, vetado do evento “Quinta Gospel” pela Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em sua última edição, Gilmar Olarte (PP), prefeito da cidade e também pastor evangélico, subiu ao palco e, antes que a artista gospel Cassiane iniciasse sua apresentação, afirmou: “Ninguém vai tentar misturar! Ela é evangélica. É de Deus”.

        A “Quinta Gospel”- que ocorre sempre na mesma semana da “Sexta da Seresta”, outro evento promovido pela prefeitura – , foi criada por uma lei (nº 5.092), proposta pelos vereadores Lidio Lopes (PP) e Paulo Siufi (PMDB), e aprovada pela Câmara dos Vereadores em 2012. Sua estrutura e os shows que a compõem são financiados com dinheiro público, ainda que a Constituição Federal, em seu artigo 19º, proíba que o Estado subsidie “cultos religiosos ou igrejas”.

        Benneditto, que soube da situação por meio de um site local, lamentou a decisão da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e disse que situação parecida nunca havia lhe acontecido, em 27 anos de carreira. “Uma fundação não pode, de maneira alguma, dar prioridade a determinados grupos religiosos e a outros não, porque a sociedade brasileira se constitui de um estado laico de direito, ou seja, tem direito a todas as suas crenças. São pontos que tem que ser levantados. É isso o que vale”, declarou, ao portal Lado B.

        A diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo, evangélica declarada e responsável pelo veto, se manifestou sobre o assunto também na última “Quinta Gospel”. “Essa prefeitura tem posicionamento e nós não deixaremos nada mudar isso”, assegurou aos fieis presentes.

        A polêmica em torno da questão começou quando um cidadão enviou à Fundac, por meio do gabinete de Eduardo Romero (PTdoB), um ofício pedindo que Rita Benneditto, cujo show incorpora elementos de religiões afrodescendentes, pudesse se apresentar no evento. Em resposta, o órgão se posicionou contrário à solicitação, por “fugir à proposta do evento, destinado ao público evangélico cristão”.

        Agora, o Ministério Público Estadual (MPE) pede que a prefeitura inclua todas as crenças na “Quinta Gospel”. De acordo com a promotora de Justiça de Direitos Humanos, Jaceguara Dantas da Silva Passos, o município não pode “contemplar tão somente a religião evangélica”.

         

  11. Pesquisa Eleitoral-BR-00632/2014—VoxPopuli/TV Record

    Dilma lidera no 1º turno e empata com Marina no 2º, de acordo com pesquisa Vox Populi

    No primeiro turno, presidente tem 36% das intençoes de voto e ex-senadora aparece com 27%

    Do R7—15/9/2014 às 19p7 (Atualizado em 15/9/2014 às 20p7)

    Em provável 2º turno, Dilma Rousseff (PT) venceria Aécio Neves (PSDB) e faria disputa acirrada com Marina Silva (PSB) Montagem/R7

    A pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record e pela Record News, divulgada nesta segunda-feira (15), indica um empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e Marina Silva (PSB) em um provável segundo turno nas eleições para a Presidência da República.   

    No primeiro turno, Dilma tem vantagem sobre todos os outros concorrentes. A presidente aparece com 36%, enquanto Marina Silva (PSB) tem 27% e o senador Aécio Neves (PSDB), 15%.   

    Os votos brancos e nulos totalizam 8%, e os indecisos (não sabem ou não responderam) são 12%. Os candidatos Everaldo Pereira (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) teriam 1% dos votos cada um, caso a eleição fosse hoje. Por outro lado, José Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) atingiram menos de 1%.  

    A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 147, entre sábado (13) e domingo (14). O levantamento, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00632/2014.

    Segundo turno

    O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Na primeira, com Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), a presidente derrota o tucano por 47% a 36%. Os votos brancos e nulos seriam 12%, enquanto os eleitores indecisos são 5% neste recorte.

    Em outra hipótese, com Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva (PSB), haveria um empate técnico entre as candidatas. A pessebista, que assumiu o lugar de Eduardo Campos, tem 42% das intenções de voto, enquanto a petista registra 41%. Os brancos e nulos, neste recorte, são 11%, e os indecisos totalizam 6%.

    Desempenho da presidente

    A pesquisa também quis saber dos eleitores entrevistados a avaliação da presidente Dilma Rousseff. Para 38% dos entrevistados, o desempenho de Dilma é “ótimo ou bom”. Outros 39% consideram a presidente “regular”. Por fim, 23% julgam a forma de governar “ruim ou péssima”. Os eleitores que não souberam ou não responderam são 1% do total.

    URL:

    http://noticias.r7.com/jornal-da-record/dilma-lidera-no-1-turno-e-empata-com-marina-no-2-de-acordo-com-pesquisa-vox-populi-15092014

     

    1. Aguaardando revisão da matéria

      Reparem que no texto da matéria a Presidenta Dilma Rousseff tem 41% na simulação de segundo turno contra Marina Silva, mas no gráfico a Presidenta Dilma aparece com 42%.

      Vamos aguardar, logo mais deve sair a revisão da matéria.

  12. Lembremos que candidatos não “vencem” … são eleitos…

    Não é difícil perceber que a comparação entre as candidatas chega as raias da covardia.

    Mas não basta ser (muito) melhor.

    É necessário mostrar aos eleitores quem LHES é melhor.

    A campanha miRdiática avassaladora não trabalha a cabeça de Marina (nem lhes interessa muito…).

    Trabalha a cabeça e a emoção do eleitor. Até mais esta última, já que não têm muita munição para a primeira

    Este é o alvo a ser contra-abordado. com o maior e melhor esclarecimento.

    Há dois grupos: o difuso de Marina e o antipetista transtornado desde 2005 pela míRdia.

    Eles é que evitarão que vença o que eles têm de melhor … do pior.

    Não relaxar até o fim da última urna!

  13. Enquanto isso, em fundições clandestinas …

    Vão trabalhando balas de prata síncronas com as vésperas de eleições.

    Mesmo que não atinjam nínguém (como de hábito), só o estampido já pode assustar e fazer errar as teclas do voto, né?

    Uma delas é parece ser a sincronia que estão ajustando com o tal do (concorrente) depoimento do Costa na CPI .

    Uma frasezinha bem recortada e belas manchetes, capas e chmadas jornalísticas replicadas em 95% da míRdia nacional já é um “estouro”.

    Fiquemos atentos pois aos tiros.

    E que não nos assutemos.

  14. Dona Osmarina disse que “o PT

    Dona Osmarina disse que “o PT colocou um ladrão pra roubar a Petrobras por 12 anos” e não está ofendendo? A Dilma nunca disse o quanto Osmarina atrapalhou o governo do Lula enquanto ministra. Disse que a Dilma deveria pedir perdão ao país, mas então ela que era petista esse tempo todo e pertencia à cúpula do partido, também não deveria pedir perdão? Se o Lula em vez da Dilma tivesse escolhido ela, estaria tudo bem né dona Osmarina?

    1. AGRESSIVIDADE

      Também acho que a maior agressão nessa campanha até agora foi de Marina em direção à Dilma – e não o contrário – com o “assalto aos cofres da Petrobrás”. A maior bobagem também saiu da boca de D.Marina dizendo para Dilma ficar tranquila que ela não iria “bater” em uma mulher… ( só faltou dizer “nem com uma flor…)!!

      A segunda maior bobagem dessa campanha saiu da boca de um não-candidato para defender  Marina:” …sempre fui mais a favor dos gays do que dos caretas, mas apóio Marina” – Cetano Veloso.  Tá difícil !!!

  15. ah se não fosse o apoio da mídia…

    queria ver se a Marina teria condições se desenraizar sozinha ao cair em contradição

    sempre movida para lá e para cá entre duas realidades, uma para os seus desejos e sentimentos e outra para o que pratica como política; e isto tudo com um agravante, pasmem, sem se fixar em nenhuma

  16. Mas a candidarta verde já

    Mas a candidarta verde já mudou de novo?! Foi ela mesma que se auto plocamou como o novo na política, que os fatos trataram de negar. Foi ela que disse que iria governar com os bons, como se Dilma governasse com o mal. Foi ela que, há pouco, atacou Dilma, assegurado que o PT nomeou um bandido para assaltar a Petrobras? Se isso não é agressão infame (à Presidenta) e irresponsável (com nossa maior empresa estatal), o que é? Depois quer colo porque o partido injuriado a processou por essa calúnia?

    Qual a acusação infundada ou leviana lhe foi feita pela campanha da reeleição? A maior parte do que ouvi e vi até agora está provado e comprovado em torno do que ela mesma disse (nas entrevistas e material de campanha) e que seus acólitos disseram (em encontros elitistas e no seu mujtável plano de governo). Sem contar as poucas e abafadas notícias na imprensa, como o avião sem dono, o donativo quase individual à sua ong, o financiamento da banca privada à sua campanha.

    Esse comprtamento de Mirina nada tem de novo, muito menos de bom.

  17. Rir pra dentro?

    Como é rir pra dentro e os “jornalistas rirem também? Ficou mais coitadinha ainda. Que desgraça! Bergonha alheia. Como é que permitem uma pessoa dessa ser candidata à presidência?

    1. Sonsa

      Essa parte também foi a que mais me chamou atenção. Parece ter sido um momento de ódio mal disfarçado. E pior: contando explicitamnete com a imprensa pra continuar fazendo o jogo da inversão: acusar nos outros aquilo que faz. É isso que a oposição conservadora e reacionária sempre fez.

      Marina mudou de lado, mudou de lado de vez; pegou os trejeitos típicos.

      Nesse processo de mudança a primeira coisa é o delirio de superioridade. Ficou mais que evidente a tentativa de desqualificar dilma dizendo que ela repete o que o marqueteitro diz. E isso é mais revelador do que ela propria sabe que está fazendo: puro jogo retórico; pura marquetagem pra encobbrir um “programa” improvisado e mal alinhavado.

      Ela está se saindo uma grandessíssima de uma sonsa, isso, sim.

  18. o que a dona marina quer é

    o que a dona marina quer é manter o mito de que lula poderia um dia estar com ela.

    então encerra a questão, matreiramente.

    mas até a eleição do dia 5 ficará límpida a

    todos os eleitores esse apoio e o voto de lula a dilma

  19. Cara, não vejo a hora de

    Cara, não vejo a hora de acabarem essas eleições. Essa Marina é muito, mas, muito chata!!! Um segundo turno com ela falando 10 minutos na televisão e no rádio ninguem merece!!! Tô quase sentindo saudades do Serra em campanhas, com baixaria e tudo, dava umas boas risadas. Agora essa senhora ex-pt, ex-pv. ex-não sei o que mais lá….. Peraí, tá igual o Serra, ex-tudo. Coincidência?

    1. E se ela ganhar ?  Ter que

      E se ela ganhar ?!  Ter que aturá-la 4 anos (ou 5, porque ela disse que quer mudar o mandato para 5 anos), ouvindo sua bela voz e vendo seu lindo rostinho falando cada hora uma coisa diferente … Mas calma, isso não vai acontecer. Primeiro porque que ela não vai conseguir enganar todos os seus eleitores por muito tempo e não vai ganhar. Segundo porque, se para desgraça do Brasil ela ganhar, não vai ficar mais de 1 ano. A turma do vandalismo de Junho que ela apoiou fará a maior quebradeira nesse país quando o barco começar a afundar. E os grandes empresários, quando as empresas estiverem quebrando, vão colocar todos esses jovens de cabeças vazias nas ruas prá tirá-la de seu sonhado posto de Presidenta.

  20. Freud explicaria o complexo

    Freud explicaria o complexo de Cordélia (vide Shakespeare) que acomete Marina em relação ao pai, King Lula. Mas o marqueteiro dela mete os pés pelas mãos. Em termos sócio-político-psicanalíticos a denegação em Marina é mesmo algo muito tosco.

     

  21. e pensar que tem gente

    e pensar que tem gente esclarecida, pelo menos assim achava, que vota nessa mulher!!  Fala sério…..  Isso aí é um embuste total.  

  22. Ela não quer discutir ou

    Ela não quer discutir ou debater com Lula porque sabe que a maioria dos eleitores brasileiros o apoiam, e com isso ela perderia votos sem dúvida. E também porque sabe que num debate com Lula ela seria cada vez mais desmascarada.

    Essa conclusão dele de que ela está pensando em TERCEIRIZAR A PRESIDENCIA é de uma lucidez Lulática !

    “Marina disse que se vê como a possível primeira presidente socioambientalista no mundo.”

    Ela é de um EGO sem limites. Já está pensando no seu sucesso mundial … Se essa dissimulada chegar à Presidência em razão da falta de esclarecimento de grande parte dos eleitores, e para desgraça do Brasil e dos brasileiros, pelo menos teremos em pouco tempo o prazer de vê-la desmascarada diante do povo brasileiro e do mundo. 

  23. Eu vejo a postura de Marina muito educada

    Se isso é calculado ou não, não me parece que tenha importância. É uma eleição, uma disputa. Cada um tem a sua estratégia de campanha. A de Marina, atualmente, é manter a calma enquanto é atacada, o que se percebe até pela forma como ela se expressa. É uma tática que visa se mostrar ao eleitor como equilibrada em contraposição à postura dos que a atacam. O problema é que isso pode soar, à determinada altura, como algo falso, sem personalidade. Parece aquele cara que conhecemos na infância que era todo certinho, nunca chamava palavrão porque os pais não deixavam hehe. Aliás, esse perfil eu já detectei em Marina. Ela é a “boazinha” hehehe. Coisa de crente. Ela inclusive tem a disciplina dos crentes. Ela com certeza pensa que tem um Deus observando cada ato que ela faz, vigiando, premiando ou deixando de premiar conforme o que se faz. Não é uma mera crença desgarrada da transcendência. Ao contrário, Marina é daquelas crentes mesmo. É por aí. Tem o seu charme, porque parece ser sincero. Mas tem os seus problemas também, obviamente. Fica uma coisa muito mecanizada e pouco criativa.

    1. Fria e Calculista

      Ela não está mantendo a calma, é que ela é fria e calculista. Ela é muito perigosa, essa conversa cheio de lábia, demonstrando que está em paz, mas quando fala é uma arrogância e usando da palavra para dizer mentiras e pousando de coitada. Isso aprenda nas igrejas quando a maioria é simples e humildes no viver. Aprendem a serem quietos e observadores, mas dando uma brecha se quer, estão prontos para colocar o dedo em rispido e falando palavras desmedidas, pensando que é o próprio Deus quem está falando. Essa é estratégia dela. Depois pousa de santinha parendo Gandi andando pelo India, mas isso ela não é, e o que quer é o poder nem que custe vender para o time A ou B as suas ideias. Quem negocia buscando a paz de todos juntos só o adversário promete entre os homens, principalmente entre partidos. É perigosa a sua estratégia e enganosa como a cobra do encantamento. 

    2. Esse é exatamente o problema

      Esse é exatamente o problema de Marina: é crente demais. E, como todo bom crente, sempre parece sincero, mas não é. Para crentes do tipo dela, Deus não vigia os seus atos, mas os dos outros. Ela deve estar pensando que Jeová vai se vingar dos que a maltratam, pela certeza que têm os crentes de serem os escolhidos. Só que ao invés de Deus escolhê-la para ser missionária e evangelizar, escolheu para liderar um país. Conheci e conheço muitos crentes assim: as verdadeiras tarefas da fé são sempre para os outros; os mais espertos ficam com o poder. E ainda dizem que é a vontade de Deus.

  24. Não é evitável tergiversar no

    Não é evitável tergiversar no 2º turno!

    Dilma têm elementos suficientes para nos revelar quem é a santinha do pau oco!

    Assim será!

     

     

  25. Vocês prestam atenção na

    Vocês prestam atenção na Reforma Política da Marina Silva?

    Distritão = mais votados são eleitos com financiamento privado das eleições.

    Candidaturas avulsas.

    5 anos de uma Eleição para a outra. Todas as eleições casadas. Se quisermos mudar a direção esperaremos a próxima Eleição geral. Juntar todas as eleições para não se discutir muito o plano municipal. O Estadual já fica em segundo plano atualmente, imagina uma Eleição geral. 

    Esta é a Reforma Política de Marina Silva. 

    Poder econômico = poder político.

    1. Perfeito Alexandre. Essa de

      Perfeito Alexandre. Essa de acabar com a reeleição é um acinte. Isso fará com que o Brasil se torne ainda mais refem do efeito gangorra, ou seja, os ciclos de criação e destruição ficaram mais frequentes. Esse cenário é terrivel para grandes obras de infraestruura as quais podem ser interrompidas por mera inveja e capricho políticos. As pessoas falam como se isso fosse um avanço, não é.

      Colocar as eleições em uma unica data é fazer com que os politicos depois de eleito ficam ainda mais sentados “em cima da carne seca”, sem ter que se preocupar por cinco anos sem as pessoas irem as urnas e decidirem mudar a inércia. Essa reforma política da Marina tá furada.

  26. Minha luta daqui pra frente

    Minha luta daqui pra frente será combater essa celerada sendo ou não a presidenta eleita.

    Essa maluca é mau-caráter e eu sou absolutamente intolerante com mau caratismo.

    Espero  que ela não ganhe e vá para o ostracismo que é o lugar de canalhas.

  27. Desde o velório de Eduardo

    Desde o velório de Eduardo Campos, Marina passou a ficar confiante de que conseguiria vencer as eleições. Agora, do barco em que passou a navegar surgiram diversos furos. A água está pesando, o barco começa a pender pra tudo quanto é lado. Pende pra cá, ela tenta pegar a canequinha para esvaziar o aguaceiro. Depois pende pra lá, ela corre com sua canequinha, nequinha, para tentar manter o barco no rumo. Não demora, até a canequinha dela vai furar. Além disso, é um barco de papel, composto por  letrinhas traiçoeiras que foram forjadas por outros, não por ela, que pouco sabe sobre como navegar em águas perigosas. E é justamente por isso, por navegar em águas que fazem os barcos naufragarem, que ela muda de discurso todos os dias. É a canequinha furada dela correndo pra lá e pra cá. Presa num redemoinho de água do qual jamais irá escapar, mesmo que uma tempestade a leve a ser presidente, ela jamais irá escapar do fundo. É uma desvairada, deslumbrada pelo poder que, ainda nem imagina, não conseguirá controlar. Vai acabar se afogando. 

     

     

    A TEMPESTADE
    WILLIAM SHAKESPEARE
    A Tempestade (1623)

    ARIEL — Não houve alma que a febre da loucura não revelasse e não mostrasse
    certos sinais de desespero. Com exceção dos marinheiros, todos mergulharam na
    espumosa voragem, desertando o navio, que em chamas eu deixara. O herdeiro da
    coroa, Ferdinando, com os cabelos em pé — mais parecia junco do que cabelo —
    deu o exemplo, e, ao altar, exclamou: “Ficou vazio todo o inferno; os demônios
    estão soltos!”

  28. Debate político mesmo só nas páginas da internet

    Diante do  balanço de governo e das propostas da Dilma para o próximo mandato, mostrando com clareza o que fez e o que irá fazer, os marqueteiros da Marina Osmarina e do AécioPOrto não tiveram outra saída a não ser montar esta farsa.  “Que estão sendo atacados”, com o objetivo de desviar a atenção dos eleitores apolíticos,  transformando as eleições em mais um BBB-TV Globo,  em mais uma “A Fazenda-TV-Record”, em mais “Um você na TV-João Cleber”, em mais um programa do “Ratinho-SBT.  Portanto são os seus marqueteiros que estão mentindo e traindo o povo brasileiro os deixando alienados, revoltados com os políticos, fazendo-os acreditar que todos os políticos são ladrões, corruptos, fazendo os jovens  com ideais desistir de ser o político de amanhã.   Marina, eu gostava de você como senadora, mas você me traiu e está traindo todos os seus companheiros de esquerda: Lula, Brizolla, Ulysses Guimarães, Miguel Arrais, Teotônio Vilela, Waldir Pires, Darcy Ribeiro, Chico Mendes, Patrus Ananias, Betinho, Eduardo Suplicy, Marta, Luiza Erondina, Mercadante, Arlindo Chináglia, Inácio Arruda, Luiz Gushiken, Ivan Valente, Vanessa Grazziotin, Ciro Gomes,  Chico Alencar, Luciana Genro, Heloisa Helena, Dirceu, Genuino, o próprio Eduardo Campos,  entre tantos outros, que mesmo mudando de leganda partidária, ou te apoiando por causa das alianças, mantiveram o vínculo de lealdade com os seus eleitores.  Você ao se entregar à direita raivosa trai e coloca em risco todas as conquistas dos jovens, das mulheres, dos trabalhadores, dos sem terra e do povo brasileiro, Lula tem toda a razão de estar “puto” com você.

     

  29. Pronto, o marqueteiro mandou ela mudar de opinião. De novo!

    Depois de ter atacado o PT e Lula, ela voltou atrás. De novo. Qual será a próxima errata dessa doida.

    1. Pois é, o debate dela não é

      Pois é, o debate dela não é nem com o Lula nem com o Aécio ou com a  Dilma, o debate dela é com os marqueteiros para ver qual a melhor estratégia para corrigir as besteiras que fala a todo o momento, como é um saco vazio tenta preecher esse vácuo com propostas vazias, contraditórias e sem sentido, é o tipo de candidata que faz os marqueteiros justificarem os salários.

  30. Mostra o DARF

    Pobre marina……

    Pobre?????

    Só se for seus parentes que ainda moram no ACRE, porque com as pequenas doações recebidas pela marina de banqueiros/neca itaú ninguém pode ser chamado de pobre nem de coitadinha.

    Alias ela podia pedir para a neca/itau mostrar o DARF já que tem tanto dinheiro que está até doando SEM SEGUNDAS INTENÇÕES.

  31. Sonsa não, maldosa mesmo

    Marina, quando medita, deve mesmo se imaginar uma Messias, aliás fato não muito raro de se encontrar entre os “tocados pela providência divina e destinados a salvar as almas pecadoras”, deve ter certeza que é uma entidade superior a qual os mortais comuns (como Dilma e Lula, agora ungido por Marina à qualidade, nobre por sinal, de auxiliar de Dilma) só devem se dirigir com extrema humildade, ela é superior, não merece críticas pois a perfeição se apossou dela.

    E deve achar que somos 200 e tantos milhões de imbecis pois quer:

    “dialogar com a figura simbólica do PSDB, que é Fernando Henrique Cardoso, e com a figura simbólica do PT, que é Lula, para acabarmos com a velha política.” 

    Alguém deveria perguntar a essa tonta o que estão fazendo Beto Albuquerque, Roberto Freire, Serra, os Bornhausen, Agripino Maia e outros menos cotados no seu palanque da “sustentabilidade holística”!!!

    Não houve ataques rasteiros nem à sua campanha e propostas e muito menos à pessoa dela, no entanto ela fica batendo nessa tecla, provavelmente obedecendo a orientações do staf de campanha, de marqueteiros que viram na possibilidade da vitimização desse arauto da “nova política” outra chance de outro de angariar votos e simpatizantes da causa marinista (a outra chance foi a morte de Eduardo Campos, ali os olhos de Marina brilharam… de tanta compaixão pelo próximo e pela bem-feitoria da “providência divina”)… o tiro pode sair mais uma vez pela culatra, a sabedoria do povo brasileiro já viu acontecer esse tipo de cenário dantesco, onde uma suposta “alma sofrida devido as agressões dos adversários” não passava de um embuste.

    Ao final dessa companha, ela sendo eleita ou não, já conseguiu um feito (a Erundina também se não desembarcar logo dessa aventura de uma ressentida e recalcada de vingança contra Lula-Dilma e desconstrução do Brasil): fazer mudar a opinião de um monte de gente sobre ela, e me incluo nesse rol; se antes era vista como uma candidata desencontrada, dominada pelo jogo dos abutres de sempre (a Marina até 2010 parecia ser apenas isso) agora não, estão vendo que ela de fato tornou-se uma pessoa sem escrúpulos mesmo, pois apelar pra esse tipo de artifício é baixaria total.

     

  32. Até o recurso de vitimização,

    Até o recurso de vitimização, pós queda nas pesquisas, ela está usando(instriuida a usar) e esse recurso é coisa que a velhaca política e velhaca mídia sempre usaram para salvar seus podres candidatos. Lembram da bolinha de papel no cérebro de serra? Da “invasão” na fazenda de fhc, para vitimizá-lo? Sempre no mês ´pré-eleitoral, essa tática não muda. Lembram que o collor, chorando, disse que o LULA tinha aparelhos eletroelêtronicos que ele, collor, não tinha? A mulher é um baú de desinformação, um marionte, um ventriloco no colo dos velhacos politicos, velhacos sonegadores e pastores de “igrejas” mui rica$. Essa senhora perdeu a identidade, hoje ela assume qualquer uma, menos a que ela odeia:  origem petista. Como na eleição de collor, os jovens foram para a rua para elegê-lo, e foram para rua para derrubá-lo, unicamente porque a mídia assim desejava. Jovens, na sua maioria, sempre seguem a corrupta mídia como se fosse sua bíblia, não questionam, não investigam, apenas aceitam o determinado por ela, a senhora, balcão de negócios, como verdade. Percebam, eles usam até as mesmas palavras, nem para usar suas próprias palavras tem capacidade, é direto no copiar-colar. Mas, como os que votaram no collor, e hoje quem votou nele tem vergonha e não admite que foi enroscado pela velhaca globo, esses que hoje votam na osmarina sem conhecer, como foi com collor(surgiu do nada como o caçador de marajás), terão vergonha de dizer que votaram na candidata que aparece, repentinamente, como ser “antipolítico”, sendo ela uma política já velha e usufruidora da velha política, hoje mais do nunca,

  33. “Apenas impressões de um cidadão comum”/”Sem medo de ser feliz”

    contra vitimização,não só obras, realizações,e os mesmos temas de qq campanha:Dilma sozinha,e sim com Lula a aparecer(ainda q possa estar cansado noutras atividades) diariamente.Um casal(mensagem:família feliz ,sorridente) con- trastando c puladora de galho em galho(hábil figura de cavaleiro solitário, porém… gasguita e já recuando) P.ex.,Edu- ardo Campos,Recife e PE,aparece TODOS os dias na TV. e 2 de seus filhos foto em passeata. Fora de Pauta hj (s/ marke- ting de 3 candidatos – haja saco,prolixo demais)e,ontem,um arremedo de cordel(“sem medo de ser feliz”)deslocado num post-título de nível muito alto!!.Acesse meu Arquivo se quiser vê-los].

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador