O avatar de Dilma, por Marcos Augusto Gonçalves

Frustrados com ministério acreditaram em avatar de Dilma

Por Marcos Augusto Gonçalves

Da Folha de S. Paulo

Não causa surpresa que os nomes até aqui anunciados pela presidente Dilma Rousseff para compor o ministério de seu segundo mandato tenham causado frustração entre militantes petistas e entusiastas de sua candidatura. O clima de exaltação ideológica que marcou o ano e a campanha eleitoral propiciou um enfrentamento tão cerrado quanto fantasioso em suas premissas acerca da realidade política e econômica do país.

É significativo, quanto a isso, que a imagem da presidente tenha sido substituída na propaganda eleitoral por um avatar pop composto a partir de uma fotografia da jovem militante revolucionária, de quatro décadas atrás, presa e torturada pela ditadura que combateu.

A essa Dilma jovial e esquerdista, quase uma versão feminina do Che, adornada com óculos que lhe conferiam ares de idealismo compromissado, acoplou-se o famigerado slogan do “coração valente”.

Foi em torno desse avatar que se mobilizou a militância mais à esquerda, no intuito de evitar que a condução do país caísse em mãos da direita retrógrada representada por um playboy filhinho de papai (ou netinho de vovô) e –antes– por uma fanática religiosa que, a despeito de ter sido alçada por Lula ao primeiro ministério petista, degenerara após trocar a profissão católica pela evangélica e aderir ao capital financeiro, ou pelo menos ao banco Itaú.

Contra tudo isso o avatar valente se oporia: à nomeação de um ministro da Fazenda ligado ao “neoliberalismo” e aos perversos banqueiros; à indicação de evangélicos homofóbicos para o primeiro escalão; à abertura de capital de bancos públicos, como a Caixa; e ao risco de se formar um governo que abrigasse em postos de comando os notórios aproveitadores fisiológicos e personagens de direita que atrasam o país e querem conduzi-lo a um retrocesso sem precedentes.

Ocorre que a realidade não parecia, em nada, endossar tais esperanças –o que qualquer pessoa relativamente imune ao medíocre e pueril Fla-Flu em curso poderia notar.

Bastaria, quanto a isso, seguir o valioso método de Karl Marx –que ninguém mais lê, pelo visto– e começar a analisar a situação pelas suas circunstâncias concretas. A começar pelo ministério do primeiro governo Dilma e suas alianças eleitorais, que já haviam incorporado um leque preocupante de oportunistas, oligarcas, direitistas do naipe de Edison Lobão, do bispo Crivela, do probo Collor e do exemplar Sarney.

Ok, pode-se argumentar –sempre pode-se argumentar– que tais concessões teriam sido fruto do imperativo de preservar a “governabilidade” num quadro desfavorável de “correlação de forças”. Agora, abria-se a perspectiva de um salto dialético: a confirmação do voto popular ofereceria a Dilma a chance de conciliar-se com seu avatar, assumir o leme e seguir com o barco no rumo da construção do socialismo pátrio ou seja lá o que se imagine ou delire nesse sentido.

Mais uma vez, o exame dos fatos não poderia amparar tal acrobacia. A começar pelo erros de gestão da economia, que já havia atingido um estágio alarmante de desajustes. Claro que esses fracassos seriam negados como uma armação dos analistas do mercado, a serviço do capital e da mídia, como evidenciavam os índices de emprego, transformados em critério único e suficiente para assegurar a correção da política –o que apenas confirma a “ignorância desumana” da militância petista sobre assuntos econômicos, na expressão de Roberto Campos para qualificar a familiaridade de Ulysses Guimarães com o tema.

O ajuste econômico era inevitável. E isso obviamente indicava que Dilma, a senhora real, teria de repisar o caminho de seu demiurgo, que, para enfrentar as adversidades nessa área, entregou a coisa para os profissas do Partido da Economia –como Henrique Meirelles e o aprendiz Palocci.

Que Dilma governaria a economia com a “mão direita” era uma barbada.

Adicione-se ao desastre da administração econômica do primeiro mandato, outra intempérie assustadora –essa com proporções tsunâmicas: a ampla e sistemática prática de desvios na Petrobras e, como se sabe, em outras estatais. Sim, o PT não inventou a corrupção e os tucanos nesse quesito não podem, de modo algum, posar de vestais.

Contudo, a corrupção dos “outros” – o fato de que a oposição e, diga-se, aliados sejam igualmente inclinados a subtrair a nação– não bastaria para atenuar os riscos.

Dilma, a tecnocrata, não a garota pop, costurou, então, um Ministério para tentar evitar o pior. E seguiu o método que se poderia notar como dominante: a troca de favores, a “realpolitik”, as relações aviltadas que tão bem exemplificam a resiliência de nossa miserável cultura política.

Que militantes e entusiasmados simpatizantes do avatar valente tenham se enganado, é compreensível. Espanta é que analistas políticos, a esgrimir com brilho seu espírito progressista na imprensa profissional, mostrem-se agora surpreendidos e traídos pelo fluxo dos acontecimentos. A fragilidade, para não dizer o primarismo de tais análises políticas, parece-me proporcional à sua captura pelo baixo nível do Fla-Flu –um sinal de pobreza intelectual.

Bem, não posso deixar de ver que também estão em cena os “estômagos valentes”, aqueles que sempre encontram uma justificativa para ver na latinha fétida o indício de um cavalo puro sangue por vir.

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1.  Sim.. Não me impoortam as

       Sim.. Não me importam as motivações do moço articulista, mas gostaria de ver refutada essa passagem :

      ” Foi em torno desse avatar que se mobilizou a militância mais à esquerda, no intuito de evitar que a condução do país caísse em mãos da direita retrógrada representada por um playboy filhinho de papai (ou netinho de vovô) e –antes– por uma fanática religiosa que, a despeito de ter sido alçada por Lula ao primeiro ministério petista, degenerara após trocar a profissão católica pela evangélica e aderir ao capital financeiro, ou pelo menos ao banco Itaú.

      Contra tudo isso o avatar valente se oporia: à nomeação de um ministro da Fazenda ligado ao “neoliberalismo” e aos perversos banqueiros; à indicação de evangélicos homofóbicos para o primeiro escalão; à abertura de capital de bancos públicos, como a Caixa; e ao risco de se formar um governo que abrigasse em postos de comando os notórios aproveitadores fisiológicos e personagens de direita que atrasam o país e querem conduzi-lo a um retrocesso sem precedentes.

       

       

       

       

      1. Pela quarta vez, o mesmo mimimi…

        Nas duas posses de Lula e na primeiro posse de Dilma sempre teve essa mesma conversinha furada e babaca,

        Em TODAS as vezes disseram que o ministério era de direita, que o Lula (e depois a Dilma) estava traindo seus eleitores, que iria fazer um governo de direita e que o PT estava acabado.

        Aliás, que o PT está acabado eu escuto desde 1981.

        É sempre a mesma conversinha mole para boi dormir, com a direita aplicando o golpe do “petista arrependido” (tucanos fingindo-se de petistas que lamentam o voto dado) e o pessoalzinho da esquerdinha ultrasectária dizendo que só eles tem o cabaço esquerdofrênico preservado.

        Por que desta vez seria diferente?

        Está tudo igual, com os palhaços fazendo as mesmas pantomimas no mesmo picadeiro e novamente sem convencer ninguém com esse papo furado.

        1. Ruy, a coisa funciona com na

          Ruy, a coisa funciona com na propaganda da foia – é possível mentir falando algumas verdades. É óbvio que serão necessários alguns ajustes na economia, para que o país volte a crescer.

          Então, o que fazem esses derrotados? Ficam tentando açular o pessoal que votou na Dilma, tentando jogá-los contra ela e/ou contra seu ministério.

          O lado bom da coisa é que esse povo fala e escreve para os já convertidos, vide a situação da mídia, de um modo geral, que piora dia a dia. Logo, logo, estarão falando sozinhos.

      2. Ok:
        ” Foi em torno desse

        Ok:

        ” Foi em torno desse avatar que se mobilizou a militância mais à esquerda”:

        Lixo.  Nao houve “mobilizacao” em torno de um avatar, mas de um signo.  O Wilson Ferreira sabe o que isso significa e implica.  So que…

        “no intuito de evitar que a condução do país caísse em mãos da direita retrógrada”:

        Lixo.  NINGUEM quiz “evitar conducao do pais se ele caisse nas maos da direita retrograda”.  O que se quiz foi continuidade governamental.

        “representada por um playboy filhinho de papai (ou netinho de vovô)”:

        Quase verdade.  Ela foi significada por Aecioporto.  Ele era SIMBOLO dela.  Nem nos mais lunaticos precintos da PF paranaense seus delegados de merda imaginariam que Aecio faria um “relativamente” bom presidente.

        “e –antes– por uma fanática religiosa que, a despeito de ter sido alçada por Lula ao primeiro ministério petista, degenerara após trocar a profissão católica pela evangélica e aderir ao capital financeiro, ou pelo menos ao banco Itaú”:

        Marina foi merecidamente tratada como fanatica religiosa pelos “militantes”.  Em termos estritamente religiosos, ela pirou, trairou, e perdeu a personalidade e ate a propria individualidade.  Como eu nao comentei a respeito dos twits de Falamerda aa epoca, nao vai ser agora que eu vou comentar.

        “Contra tudo isso o avatar valente se oporia”:

        Mentira.

        “se oporia à nomeação de um ministro da Fazenda ligado ao “neoliberalismo””

        Voce sabe tao bem quanto eu que NINGUEM nesse blog fez qualquer referencia nao-opiniatica a nomeacao de ministro da fazenda ligado aos neolibs, especialmente porque o que “nos” esta preocupando eh a invasao neocon.

        “e aos perversos banqueiros”:

        Verdade.  O Itau VTNO, especificamente.  Vamos continuar falando mal deles.

        “à indicação de evangélicos homofóbicos para o primeiro escalão”:

        Ah, agora sim, uma reclamacao legitima.  O autor comete tantas cagafes no texto que eh ate dificil wade entre elas.

        “à abertura de capital de bancos públicos, como a Caixa”:

        Cagada de ambos Dilma e do “indicado”.

        “e ao risco de se formar um governo que abrigasse em postos de comando os notórios aproveitadores fisiológicos e personagens de direita que atrasam o país e querem conduzi-lo a um retrocesso sem precedentes”

        Vide ultimas indicacoes de Dilma.  Nisso eu nao vou comentar tampouco, Nira.  Eu quero -ate eu quero- uma oposicao mais forte do que essa mirdinha de bosta de titica que o Brasil tem pra mostrar.  Eu quero ver qualquer um deles em posicao de poder -ate mesmo da Base Aliada de Trairas- emplacar UM PUTO projeto.  Pago pra ver.

        No mais, a linguagem do texto eh tao enviezada, tao sordida, que…  autorinho, VTNC.

        Isso foi somente na sua reclamacao.  Eu tenho reclamacao a respeito desse sordido, imundo texto praticamente a cada palavra.  O canalha que o autorou fala em Fla-Flu livremente como se nao fosse o jornalinho dlele que o tivesse instrumentado:  foi sim.  Nao da pra disfarcar isso, nao da pra esconder, nao da pra fingir que foi nvisivel.

        Em outras palavras, EU, como um monte de militantes, tenho uma montanha de objecoes a essa neoevangelica de merda atingindo postos de comando tao importantes, mas EU tenho legitimidade pra dizer isso, e o Ruy mais ainda.  Ninguem jamais ouviu falar desse autor no meio da “militancia” antes de hoje.  Se continuar assim…  nem vai ouvir.

        (bad mouse, nao ta dando ptra fazer os contrastes bf.  Beijao.)

        1. Antes que eu me esqueca,

          Antes que eu me esqueca, Nira:  texto de persuasao nao pode mentir nem ser hipocrita.  Vide superbos exemplos da Madrasta do Texto Ruim, por exemplo.

          Nao da pra comecar a mencionar “Fla-Flu” pra todo lado sem dizer que a media esteve atraz dele todo o tempo e que o incentivou, por exemplo.

  1. Não profanem o filme

    Não profanem o filme ”coração valente” que ganhou o Oscar.

      Se Dilma foi valente um dia eu não sei.

           Mas no momento é mais adequado chama-la de Coração Vendido.Ou Coração Mentiroso.

                 E existe valentia na covardia e na mentira?

    A cara do PT! E assim vivem os brasileiros sempre na mesma mer...cadoria!!! Fuuuui

     

    1. E você podemos chamar de “Coração Vagabundo”

      Taí, agora é a hora do mimimi…

      Hora em que a vagabundagem sabuja tenta aliviar a frustração da derrota xingando a Dilma como uns babacas, que é o que são mesmo.

      É o chororô dos derrotados.

      Em vez de aceitar, que dói menos, resolvem ficar xingando pelos cantos, mesmo que isso apena faça o cotovelo doer mais.

      Afinal de contas não prestam para mais nada e nem sabem fazer outra coisa.

       

       

       

  2. Um monturo de estrume

    Sinceramente esse artigo é apenas um amontoado de ASNEIRAS ressentidas de um perdedor inconformado e insidioso.

    Não se aproveita absolutamente nada, o que é a regra nos textos dessa porcaria de panfleto tucano que imprimem na Barão de Limeira.

     

  3. Quaquaquaquaquaquá!!!!!!!!

    O probo folhista só se esquece, convenientemente, de que a batalha política tem mais de um lado e que Dilma não lutou nem lutará contra o vento. Naturalmente, o campeão (no sentido medieval) desse outro lado é o PIG, ao qual ele serve gozosamente.

  4. O “avatar” ainda é a Dilma!

    Embora as mediações do tempo e da história tenham modificado Dilma, ela ainda tem parte de seu “avatar” revolucionário. É parte constitutiva dela, ela queira ou não.

    A grande diferença no comportamento dos setores mais à esquerda que apoiam a Presidente é que não estão mais dispostos a “engolir sapos”. Não queremos “acenos”, e sim, ação!

    Do contrário, vire-se sozinha a Dilma contra a mídia golpista, os juízes contra o PT, o comitê tucano da PF, o “Millenium” e seus jornalistas amestrados pelo Departamento de Estado!

  5. Vá ver se eu tô na esquina …

    A FSP agora resolveu apostar na “revolta” dos eleitores da Dilma. Tá perdendo tempo. Quanta “ingenuidade” achar que os eleitores de Dilma agora vão se virar contra ela por causa desse ministério. Mais uma vez essa mídia golpista e estupida substima a todos nós. É falta de assunto??? Então vá ver se eu tô na esquina.

  6. Canalhas

    Não acreditam em uma vírgula do que disse e mesmo assim publicam esse lixo na Folha Ditabrada.

    Só querem tumultuar o governo. Buscar incautos que não caíram no conto do “partido mais corrupto da história”.

    Lixo.

  7. Quando vejo o diario da barão

    Quando vejo o diario da barão de limeira preocupado com os militantes/eleitores vencedores da ultima eleição presidencial, tenho certeza que este ano foi maravilhoso. Derrotamos a volta do atraso. Isso foi o principal.

    Fique aí defendendo os militantes do PT. E me faz rir de sua honestidade e alegria. Bom 2015 com o governo popular no poder da nação a 12 anos. Tchau.

    1. É verdade. O jornal do rato

      É verdade. O jornal do rato não se emenda nunca. Um governo não se avalia pelos nomes que o compõe e sim pelas ações que desenvolve. Apesar de todo o tiroteio promovido pela mídia porca deste país,das manobras de última hora,de alçarem bandidos a mocinhos:mais uma vez fracassaram em tentar retirar o governo popular do poder.

      Pouco tempo se passou desde o término das eleições e se formos computar as tentativas de desestabilização de um governo que nem tomou posse,ficremos ainda mais enojados dessa gente inescrupulosa. Passando pela torcida que houvesse uma grande mobilização de rua contrária a presidenta,pela não aprovação de contas de campanha,pela campanha diuturna contra a Petrobrás e o Brasil e,agora,tentando que a militância desacredite no governo que continuará as mudanças necessárias a manter o país em seu caminho pacífico rumo a um futuro muito melhor com crescimento e distribuição de renda e,de lambuja,tentar esvaziar a grande festea que deverá ser a posse da presidenta Dilma.

      Não adianta.Eles tem os dados na mão. eles sabem que só uma catastrofe muito grande poderá fazer com que sonhem em voltar ao palácio do Planalto em 2018.

      Enfim,como se diz no direito,é o “jus esperneandi”.

      1. Nomes e nomes

        Tudo bem, um governo se avalia por sua conduta e não por nomes que o compõe. Mas é triste ver que os nossos governantes parecem formar sua equipe pautados pelas demandas partidárias e não por uma necessária coerência ou adequação com a pasta que vão ocupar. Alckim leva em conta modificar a nossa assembléia legislativa para acomodar pessimos e derrotados políticos, como Roberto Freire. A presidenta demora dias, estamos a algumas horas de sua posse e ainda não conhecemos o novo ministério porque ela hesita entre as pressões dos partidos que lhe deram apoio. Essa história de que só um bom gestor é suficiente, não cola mais, é uma ofensa as categorias que têm a ver com as pastas. Por isso, nunca entendi um economista (José Serra) ser ministro da saúde e um médico (Palocci) ser ministro da fazenda. Só vale se a pessoa foi sub-secretário ou o segundo de uma pasta, como o novo ministro da Previdência que, por anos, foi o segundo de Garibaldi Alves.  A escolha super fatiada do novo ministério bem em cima da hora não depõe a favor de Dilma em quem votei. É verdade que, entre ela e Aécio, não poderia ser outra a escolha.

  8. A Arte de falar”abobrinhas”

    A Arte de falar”abobrinhas” disseminada pelo PDSB é o novo

    mote da mídia. Mas ..enfim…os Trolls residentes são menos

    abobados.

  9. Dilma.

    Dilma está cumprindo o que prometeu, ajustes. Não me arrependo em nada no meu voto. Vamos ver como o novo ministério vai atuar, aí poderemos opinar sobre o segundo mandato.

    1. Além disso, ainda q ela fizesse tudo errado, terá valido a pena

      o voto nela. Porque do contrário teriam sido eleitos ou Aécio ou Marina, pensaram nisso? Por pior que ela faça, por mais que erre, jamais entregará o país como eles fariam. 

  10. proliferação

    Um artigo perfeito para os militontos, não tem argumentos para contradizer o autor, simplesmente atacam com tudo.

    Hoje podemos dizer que os comentarias tem orgulho de serem militantes e trolls.

  11. As vezes sinto que há alguem

    As vezes sinto que há alguem querendo fazer de militantes do PT, uns revoltados, como há na oposição. Não passarão jamais !

  12. Até quando ‘ilustres’ jornalistas…

    …vão fingir que desconhecem as capitanias hereditárias modernas e atacarão Collor e Sarney sem citar que continuam suas famílias a dirigir as filiais da proba Globo em seus estados?

    Respondam , honestíssimos jornalistas do meu país.

  13. Deixa acabar o forrobodó

    Fui simpatizante entusiasmado do “Avatar de Campanha” e não me sinto nem “traído”, nem “surpreendido”, nem “enganado”. Não coloque sem autorização sentimentos que denigrem a nossa vitória.

    A direita estúpida acha que um governo de inclusão social deva ser marxista, bolivariano, cubano, coreano ou outras bobagens mais. Não perceberam que sem mudar nada no modo de vida do brasileiro conservador, ranheta, rico, esnobe e cheirosinho trouxe para dentro da cidadania da república das elites, milhões de brasileiros que eram descriminados por seus governos centrados na Casa Grande.

    Nós que carregamos o avatar da Dilma não nos deixamos influenciar pelos desgostosos eleitores que permanecem, por tantos anos, afastados do poder da República, que criaram e sempre conduziram exclusivamente para os poderosos. Tentam de todas as formas atrapalhar a inclusão de novos brasileiros no seio da nação propagando mentiras, distorcendo fatos e tentando se assemelhar mimeticamente a nós. Mas… Não convencem nem a eles mesmos.

    Mesmo que Dilma tenha que dançar, abraçada e aos beijos, com os cavalheiros donos do pedaço, nós sabemos que os seus objetivos não mudaram. Não vamos jogar pedra Geni. Deixa acabar o forrobodó e depois a gente se fala…

    1. “Fui simpatizante

      “Fui simpatizante entusiasmado do “Avatar de Campanha” e não me sinto nem “traído”, nem “surpreendido”, nem “enganado””:

      Pois eu votei em Aecio so por causa do “Avatar de Champanhe” dele, que eh bem melhor que o de Dilma:

      http://www.mcquickenterprise.com/blog/blog_stickman.jpg

  14. Votaria na Dilma Rousseff
    Votaria na Dilma Rousseff outra vez. Nenhum arrependimento. Logicamente sabemos do desejo que está por trás das provocações. Quem afinal foi contra o projeto de lei de participação social?

  15. É importante ler o que
    É importante ler o que direita escreve percebemos que estão sem rumo. Se por um lado e bom por outro perigoso, pois podem radicalizar usando mentiras, preconceitos para seus objetivos. Esse articulista quer demonstrar que a militancia petista esta frustada. Me poupe. Estamos atentos afinal não é governo só do PT. Outros articulista, me refiro ao Merval, faz fogocas sobre a presidenta. Este ultimo deixa de ser jornalista. Enfim estão semrumo, mas podem fazer um estrago!!!!

  16. Dizer o quê?

    A “Coração Valente” e seu governo estão capitulando politicamente, parecem governar para os inimigos do Povão, inimigos que antes não pareciam incluir essa turma que ganhou as eleições. Esta turma está a trair os eleitores e os que trabalharam de boa fé para a eleição dela. Trata-se de um governo que começa mal, arrochando as Genis de sempre, ou seja, trabalhadores na ativa e trabalhadores aposentados. É um governo que está a arrochar trabalhadores. Provas? O aumento do SM foi diminuído em relação ao previsto para 2015; benefícios previdenciários foram aviltados; e isto parece ser só o começo.

    Ao lado de prejudicar trabalhadores, este novo governo, traidor de eleitores e frustrador de esperanças (e, neste aspecto, é igual ao governo FHC), aumentou juros, inundando de dinheiro uma cambada de parasitas que vive do trabalho alheio; este novo governo promete aumentar os juros ainda mais; um governo que não teve qualquer iniciativa para proteger os empregos no setor petroleiro e na indústria de base nessa história da Lava Jato, muito ao contrário; governo que aceita passivamente a perda de soberania do Brasil sobre a Petrobras, perda  que FHC impôs ao país, pondo a Petrobras sob jurisdição da justiça dos EUA; e um governo que nada fez até agora para reduzir a sonegação perpetrada pelos coxinhas, sonegação de quase 10% do PIB (DEZ POR CENTO DO PIB DE SONEGAÇÃO DOS COXINHAS E ASSEMELHADOS)!

    Então, a questão é a seguinte: a “Coração Valente” vem agindo contra seus eleitores por falta de coragem (é mais fácil bater nos amigos), por arrogância, ou por dificuldade de entender seu papel histórico?

    1. Exemplos de comentários de troll querendo nos enganar

      Este, e o seguinte. Acham mesmo que vao nos fazer ir contra o governo que elegemos? Vao chorar na cama que é lugar quente, please. E nao torrem a paciência. 

    2. Ad argumentandum tantum

      Não estou aqui para convencer ninguém. Não tenho pretensão, nem competência para tanto. Também, não estou aqui para ofender quem quer que seja e tampouco para brigar com as pessoas. Quero, apenas, comentar os artigos segundo meu ponto de vista, coisa que o espaço permite a todos. Quero aprender com artigos e comentários dos colegas; debater para aprimorar meu pensamento e, se possível, aprimorar, também, o pensamento do colega; e até, quem sabe, fazer amigos, mesmo que virtuais.

      Tenho defendido o partido dos trabalhadores neste e em outros espaços, não porque o PT seja perfeito, mas porque é, a meu ver, o menos ruim. Embora tenha, por exemplo, me colocado ao lado dos réus da AP 470, e tenha sido, por isto, rotulado de troll em outras plagas, não sou torcedor do PT, nem de seus políticos. Vejo o PT e outros partidos criticamente, meu apoio não é incondicional, tipo de apoio político que reservo, apenas, à minha classe, a classe dos trabalhadores, e não a seus representantes. Os políticos do  PT e de todos os demais partidos são apenas nossos representantes, não são deuses, como alguns juízes se julgam; nossos representantes, seres humanos como nós, têm falhas, tanto pessoais, quanto políticas, podem e devem ser criticados quando julgamos que erram. Além disso, os representantes políticos estão a nosso serviço, são servidores públicos, devem-nos satisfação, e precisam saber quando não nos agradam.

      Em Política, o que importa, obviamente, é a causa, e, no meu caso, a causa é a dos trabalhadores e do Povão, que é de onde os trabalhadores emergem. É a ela, a causa dos trabalhadores, que devo lealdade, não a políticos. E não há sectarismo nenhum nisto, pois, pois o bem estar dos trabalhadores e do Povão promove o bem estar de toda a sociedade, incluindo-se os políticos.

      Os fatos que menciono para sustentar a crítica a este novo governo, são fatos: não estou entre aqueles para os quais, como dizia Nelson Rodrigues (permito-me aqui, ao citá-lo, tentar escapar de maniqueísmo reducionista), “se os fatos contrariam a teoria, pior para os fatos”. Tento orientar-me pelos fatos.

      Os fatos produzidos pelo novo governo sinalizam a escolha de sempre da Direita, penalizar trabalhadores, reduzindo-se-lhes direitos e renda, como este novo governo tem feito, e pôr mais dinheiro ainda no bolso de rentistas (aumentando o juro) e endividando consequentemente o país (foi com esta política fracassada, que FHC aumentou a dívida pública líquida, referida ao PIB de 2013, em R$ 1,6 tri, o maior roubo de que a “Viúva” foi vítima em sua história). Além disto, há ainda a Kátia Abreu, por exemplo, cujas posições antagonizam-se com os interesses dos trabalhadores. Infelizmente, os sinais desanimadores estão por todo lado.

      Se ser fiel à classe dos trabalhadores, manifestar pontos de vista e criticar com base em fatos (quando se julga haver erros cometidos pelos representantes políticos) e defender o que se julga ser correto é ser troll, então sou troll.

  17. Esse avatar da Dilma e também

    Esse avatar da Dilma e também seus militontos me lembram com muita nitidez o retrato de Oscar Wilde, só que com o sinal trocado… quanto mais o avatar é retocado e a militôncia se tonifica, ms o ser real e tudo o que ele representa fica carcomido…

  18. O PiG precisa fazer crer que os governos do PT…

    … são iguais aos anteriores de collor, Sarney e fhc.

    Só que os milhões de brasileiros que derrotaram o PiG/psdb mais uma vez discordam.

     

    A “elite” branca e rica, junto com seus capachos, tomaram de 4 de Lula, Dilma e do PT.

    Cabeça inchada…

  19. Motivo de gozação

    Pois é, a Folha desconstrói a Dilma do imaginário de seus eleitores e ainda tira um sarro em um texto cheio de ironia e gozação. Primeiro foi Joaquim Barbosa; em seguida, Gilmar, depois, Janot; agora, a Folha. E isto sem se falar da explícita irritação de Dias Toffoli com ela, manifestada  em sessão do TSE.

    Não ter o respeito dos adversários, entende-se, e não é tão ruim. Péssimo, porém, é perder o respeito dos aliados, e Dilma o está perdendo.Se ela pensava que com os acenos que fez a seus inimigos na composição do ministério (por exemplo) teria a tolerância deles, enganou-se redondamente: Dilma tornou-se alvo da gozação pelas contradições explícitas que são evidências de insegurança, fraqueza e desrespeito à sua base popular.

    As contradições de Dilma, o “Coração Valente”, estão virando motivo de chacota dos que são contra o Povão (e contra ela) e de tristeza e frustração dos que acreditaram nela.

  20. diagnóstico

    Não conheço o articulista, mas pela leitura de seu texto concluo sem sombra de dúvida que é mau caráter, tendencioso e metido a enganador. Comigo não! Não se compare isso, por favor, ao texto de Janio de Freitas.

  21. Quando vi Toninho Malvadeza

    Quando vi Toninho Malvadeza sendo quase um porta-voz de FHC no Senado, entendi que em política tudo é possível. Aí, vi o PT de Lula dando o braço a Collor. O Brasil se torna um país sem graça quando se tem um sistema político de troca de favores. Sem um agradinho aqui e outro acolá nenhum presidente consegue governar. Este é o mal, e Dilma não poderia fugir a essa regra. Infelizmente.

  22. Assim falou o representante do Trabalhador

    Medidas amargas contra o trabalhador

    Por Adilson Araújo, no site da CTB

    Com o intuito de garantir as metas fiscais o governo adotou medidas amargas contra a classe trabalhadora. No encontro agendado de ultima hora na segunda-feira, 29, que contou com a presença dos ministros Mercadante, Berzoine e Manoel Dias, foram anunciadas medidas tomadas pelo governo através de MP que, em parte, rompem com a afirmação da presidenta Dilma de que não alteraria a legislação trabalhista nem que a “vaca tussa”.

    Para os representantes, que somente foram informados das mudanças e ficaram de receber a proposta do governo por email, a reunião não atendeu as expectativas, pois tudo que reivindicamos, diferente da celeridade que tem encontrado a pauta patronal, com incentivos, desoneraçoes, o governo aperta o cinto dos mais penalizados, e a pauta unitária das Centrais, como redução da jornada, fim do famigerado Fator continuam na gaveta.

    O governo já de um bom tempo reclamava de que não era possível pagar mais seguro-desemprego do que Bolsa Família, entretanto nunca se buscou efetivar um Sistema Público Nacional de Emprego, que salvaguardasse os pressupostos de um trabalho decente com remuneração digna, saúde e segurança e equidade.

    Nem tão pouco se buscou uma reestruturação no MTE [Ministéio do Trabalho e Emprego] que potencialize a fiscalização e os mecanismo de controle, é um erro achar que o problema está localizado no trabalhador. Com as medidas adotadas que alteram regras no seguro-desemprego, abono salarial, auxílio-doença entre outros o governo pretende poupar 18 BI, e o que mais grave é o fato do governo manter ainda um elevado Superávit primário e uma política de juros altos.

    Ressalto ainda, que diante das suas afirmações de que está adotando normas internacionais, não haveria melhor momento para se regulamentar a Convenção 158 da OIT e acabar com essa descalabro da chamada demissão imotivada. É inconcebível que um pais que gera tantos empregos se pratique uma elevada rotatividade da mao de obra.

    O governo assumiu compromisso do dialogo permanente e agendou uma nova reunião para 3a semana de janeiro, vamos questionar as medidas e ratificar nossa posição, nenhum direito a menos.

    Vamos à luta!

    * Adilson Araújo é presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador