Para diretora do Ibope, 2º turno já está bem delineado

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Na reta final para o fim da campanha eleitoral para definição de vitoriosos ou mesmo de candidatos que vão ao segundo turno, uma entrevista concedida pela diretora-executiva do Ibope Inteligência, Márica Cavallari dá conta que o quadro está bem definido no 1º turno, com Dilma Rousseff e Marina Silva a caminho do 2º. Leia a entrevista concedida ao Estadão.

do Estadão

Cavallari/Ibope: quadro está definido no 1º turno

ÁLVARO CAMPOS E LETÍCIA SORG – ESTADÃO CONTEÚDO

O quadro eleitoral, que mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) na liderança no primeiro turno com 38% das intenções, seguida por Marina Silva (PSB), com 29%, está bem definido, embora continue em movimento. A avaliação é da diretora-executiva do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, em entrevista exclusiva ao Broadcast ao Vivo. Ela acredita que Marina pode manter o recente movimento de queda lenta e consistente, diminuindo a distância em relação a Aécio Neves (PSDB), que havia subido de 15% para 19% e manteve o mesmo patamar na última pesquisa, mas isso não deve ameaçar a ida da ex-ministra ao segundo turno. Já Dilma tem oscilado na faixa atual, entre 35% a 38% das intenções de voto.

Márcia ressaltou, porém, que qualquer novo episódio na campanha presidencial pode ter um efeito rápido nas intenções de voto e lembrou que o eleitor costuma consolidar sua escolha na última semana antes do comparecimento às urnas. A diretora do Ibope vê um segundo turno bastante apertado entre Dilma e Marina e diz que o cenário está totalmente aberto para a vitória de qualquer uma das duas. Segundo ela, o desejo de mudança do eleitor visto atualmente só foi maior na eleição de 2002, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o candidato da situação, José Serra (PSDB).

Em relação às pesquisas clone, contratadas na tentativa de antecipar os resultados dos levantamentos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, Márcia disse que não sabe como essas sondagens são realizadas, qual a metodologia usada e a quem elas convêm. “Não sei o quanto as pesquisas clone têm o tipo de rigor que nós temos, mas estão se prestando bem ao papel de especulação do mercado”.

A diretora falou sobre os cuidados para garantir a segurança dos resultados das pesquisas feitas pelo Ibope. Segundo ela, os números só são consolidados em um único local e geralmente 2 horas antes de sua divulgação. Sobre as disputas para os governos estaduais, Márcia explica que muitos governos estão desgastados, com avaliações inferiores ao observado no pleito de 2010. “É uma eleição de mais renovação”.

Olhando para os possíveis resultados nos Estados e no Congresso, Marcia avalia que o PT, que vinha crescendo, pode diminuir em número de governadores e deputados eleitos. O PSB também era uma legenda em ascensão e tem probabilidade alta de ganhar representatividade. O PMDB sempre foi um partido forte para compor a Câmara e tem muitas coligações regionais que devem garantir um espaço significativo na política. O PSDB, que não vinha de uma tendência de crescimento, dependerá do desempenho dos governadores para fazer com que mais deputados sejam eleitos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade ela não sabe o que vai acontecerTurno

    A única coisa certa é que o jacaré abriu a boca, se vai escancarar de modo reeleger a Presidenta, só os próximos dias dirão. O Ibope, como membro do Clube Ódio ao PT, por intermédio de sua diretora, torce por mais um turno. Agora não sei porque eles adoram perder duas vezes seguidas, deve ser uma tara qualquer.

  2. Gunter, volte

    Sei que vc deve estar chateado com tanta gente te cobrando pelas suas posiçoes (eu inclusive, rs), mas vc é um participante antigo, com boas colaboraçoes para o Blog, especialmente ótimo analista de pesquisas, volte! (A gente desculpa a sua ingenuidade de acreditar no “progressismo” da criacionista Marina, rs). 

      1. O Gunter é gente boa, pessoalmente honesto

        Agora, aquilo que ele nao quer ver, nao vê de jeito maneira… Haja escotoma! Mas ele faz falta aqui. 

  3. Desejo de mudança uma ova.

    Que desejo de mudança é esse?

    Em São Paulo, corre-se o risco de Alckmin ser eleito em 1º turno mesmo o PSDB estando no poder há 16 anos. E Brasília só não corre o risco com Arruda porque a Justica eleitoral impugnou a sua candidatura em função da Lei da Ficha Limpa.

    Nessas duas unidades da federação, justamente as mais ricas, é onde Dilma tem os piores resultados.

    Exclua o manchetômetro e Dilma vence em primeiro turno.

  4. Combinaram entre eles, foi?

    O ibope está tendando combinar com os outros institutos que ainda vão publicar pesquisas nos próximos dias. E o combinado a ser publicado é de que vai haver segundo turno.

    Mas o Ibope combinou também com o Vox Populi e o DataCaf?

     

  5. Segundo ela, o desejo de mudança do eleitor visto atualmente só

    Segundo ela, o desejo de mudança do eleitor visto atualmente só foi maior na eleição de 2002

    Só que há uma grande diferença entre 2002 e 2014: Agora o eleitor perceberá que Marina não signfica mudança mas retorno ao passado do estado mínimo para o povão e máximo para o banqueiro

  6. O que disse a diretora do Ibope, ontem

    Diretora do Ibope diz que Marina Silva perdeu votos para Dilma

     

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/09/diretora-do-ibope-diz-que-marina-silva.html
    A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, disse nesta quarta-feira (24), em entrevista, que a candidata Dilma Rousseff (PT) aumentou a diferença para Marina Silva (PSB) nas pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno graças a uma fuga de eleitores da própria Marina. Na última pesquisa do instituto, Dilma ganhou a preferência de quem pensava em votar na Marina para presidente. “O que a gente vê é que houve uma oscilação positiva para os demais candidatos [Dilma e Aécio] e, também, houve uma permanência no índice de brancos e nulos. Então, essa mudança foram votos que saíram da Marina para a Dilma”, avaliou. Questionada sobre a quantidade de indecisos, Márcia explicou que houve uma pequena redução no número de pessoas que não se decidem por um candidato.Ela, ainda,  explicou que já era esperada uma queda na “empolgação”. “Teve uma primeira empolgação, teve esse processo todo de reconstrução, isso tira um pouco essa empolgação. Aqueles eleitores que estavam ali votando num primeiro momento pela empolgação recuam e avaliam a situação”, analisou.    

     

    1. IBOPE e DataFolha, tudo a ver e a perder.

      E é bom não se esquecer da denúncia daquela eleitora pesquisada em Brasília pelo DataFolha. Fizeram todas as perguntas pertinentes, renda, escolaridade, idade, etc. e no final, quando a eleitora declarou o voto em Dilma Rousseff, o “pesquisador”, encrachado (de crachá), revelou que a faixa etária da eleitora a eliminava daquela pesquisa. Muito interessante. O outro, jovem eleitor do RN, declarou voto espontâneo em determinada pesquisa para governador. Mas na lista de votos induzidos, sua candidata não aparecia. Chamou a polícia e o “pesquisador”, alegando ter 30 anos de IBOPE foi levado diretamente à Juiza Eleitoral, que decidiria se o “pesquisador” deveria ser levado para uma delegacia de polícia para lavrar ocorrência. Vi a reportagem na TV e não soube o que aconteceu depois.

  7. Pessoal, vamos ser realistas…

    Infelizmente vai haver segundo turno sim! Nem Lula conseguiu levar no 1º turno! E numa conjuntura econômica bem mais favorável. Não subestimem a força da mídia – ela pode ser vencida, mas dá uma canseira…

  8. embora as pesquisas não

    embora as pesquisas não tenham 

    mais a credibilidade que os próprios diretores acham que têm,

    haverá segundo turno,

    mesmo porque as próprias pesquisas parece

     que foram feitas para isso mesmo.

    mas se o jogo é esse, vamos a ele.

    o qual será entre duas escolhas.

    a permanencia de um modelo que inclui

    com dilma ou o outro com a equipe

    economica de marina propondo

    desemprego, alta de juros e

    diminição do crescimento economico,

    isto é, o mais do mesmo da era fhc,

    com a paradoxal novidade do velho…… .

     

  9. Vem cá, não foi um cara desse

    Vem cá, não foi um cara desse instituto que disse que o Lula não iria fazer seu sucessor? Agora falando sério (me corrijam se eu estiver errado): Marina nesse ano deve ter menos votos que Serra em 2010 e Aécio menos que Marina naquela eleição. Fechar no 1o turno bateu na trave naquela, porque agora não dá pra ser?

  10. Se houver segundo turno, a

    Se houver segundo turno, a Marina sai desconstruída. E o PSDB, fora dele, desmoralizado.

    É só a gente não se iludir com essa estória de primeiro turno e não se sentir derrotado por que vai haver segundo.

    O “debate do século” do Feldman leva todo jeito de “tratorada do século” – um debate em que um dos lados domina o assunto, e o outro tem uma vaga idéia do que está falando, e não compreende a correlação entre os temas e as contradições entre os posicionamentos.

  11. Imagens

        Quem é responsável pelas imagens lá em cima?  A Dilma com cara de durona, autoritária,  que é o que alguns posts aqui estão repetindo, e a Marina com cara de vítima, de coitada?

  12. Eu acredito em

    Eu acredito em pesquisas:

     

    Em SP as eleições serão decididas pelo DataMerda. Quanto mais merda acumulada nas privadas menos votos para @geraldoalckmin_ . Ha, ha, ha…

     

    Em SP as eleições serão decididas pelo DataTiro. @geraldoalckmin_ conta com a PM/SP para baixar nos cemitérios os eleitores dos adversários.

  13. Tá bom…..

    “As pesoas acreditam mais facilmente naquilo que elas gostariam que fosse verdade!”….

    Ora, a tendência que se verifica em todas as pesquisas é a vitória de Dilma no 1º Turno – Dilma sube, Marina cai e Aécio estagna.

    1. A tendencia é exatamente o

      A tendencia é exatamente o contrario. Como seria possivel Dilma ganhar no primeiro turno se Lula teve 2º turno com muito melhores condições?

  14. Antes um segundo turno não

    Mais vale um segundo turno não mão, do que a Dilma ganhando no primeiro turno voando…

    Me engana que eu gosto!

    Uma tendência desta antes das eleições – é a tal boca do jacaré – vão tentar de tudo para salvar o prejuizo…

  15. Haverá segundo turno. Mas eu torço para acabar no primeiro.

    Em artigo de 20.09, diretor do Vox Populi afirmou que as possibilidades de Dilma vencer no primeiro turno eram de apenas 20%. Ele dizia que pessoalmente, acreditava num segundo turno, pois achava que as quedas de Marina e Aécioporto e subida de Dilma não seriam suficientes para mudar o destino das eleições até 04 de outubro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador