Para FHC, Barbosa não é “herói salvador” porque não tem traquejo para a política

Da Folha de S. Paulo

FHC afirma que Barbosa não é um “herói salvador”

 
Para ex-presidente, ministro do Supremo não tem traquejo para a carreira política
 
DE SÃO PAULO
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta semana que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, não deve ser visto como um herói salvador.
 
A declaração foi dada em entrevista ao programa Manhattan Connection, do GloboNews, na segunda-feira.
 

 
Para FHC, o ministro atuou com perseverança e clareza no julgamento do processo do mensalão, mas não é o salvador da pátria.
 
“Eu acho que as pessoas descreem tanto das instituições que procuram sempre heróis salvadores.”
 
Questionado, o ex-presidente classificou uma possível candidatura de Barbosa à presidência de “aventura” e afirmou que é difícil imaginar o ministro do STF dentro da vida partidária.
 
“Ele não tem o traquejo, o treinamento para isso. Uma coisa é você ter uma carreira de juiz. Outra coisa é você liderar um país”, disse FHC.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/145952-fhc-afirma-que-barbosa-nao-e-um-heroi-salvador.shtml
Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma análise

    FHC deixou claro que Barbosa só tem utilidade na cozinha, prestando serviço à “casa grande”.

    FHC afirmou textualmente que Barbosa não tem aplomb para …

    “Ele não tem o traquejo, o treinamento para isso. Uma coisa é você ter uma carreira de juiz. Outra coisa é você liderar um país”

    FHC foi honesto ao ardiloso? Tentou transferir responsabilidades?

    “Eu acho que as pessoas descreem tanto das instituições que procuram sempre heróis salvadores.”

     

  2. Outra bomba semiótica.

    Prezados e prezadas,

    Partindo do pressuposto que um ex-presidente não é uma pessoa que devemos desprezar as experiências, por pior que as consideremos, e que este presidente exerceu (ao menos para alguns círculos) a função de estudioso e pensador dos problemas brasileiros, mas que com tudo isto, sendo ainda um ser humano, tende a guardar a melhor parte do que pensa sobre a realidade para melhora a sua participação e papel relativo nela (realidade), eu pergunto: qual é o sentido de dar repercussão ao que um ex-presidente achincalhado, inclusive pelos seus (que se negam a defender o seu legado), impopular, um verdadeiro rei midas de sinal invertido, pensa sobre isto ou aquilo?

    Eu creio que estamos diante de mais uma nova bomba semiótica.

    Não se trata de concordar ou discordar do que diz FHC. Quem organicamente concorda, continuará concordando, e os que discordam, manter-se-ão assim.

    Mas a questão central é dotar Joaquim Barbosa de um interlocutor antagonista de peso (ex-presidente), para lhe dar a estatura do embate com alguém odiado pela maioria dos eleitores, construindo a imagem do vingador negro contra a elite branca, seja ela petista ou tucana, alimentando assim o mito über alles tão desejado pelos donos do poder.

    Com Joaquim contra Fernando temos o ambiente ideal da luta de classes mascarada (como aquelas lutas mexicanas): O negro pobre e vencedor contra o elistista anti-povo intelectual. O selfmade man contra o homem que ganhou tudo de mão beijada.

    Junte-se a isto outro truque camuflado:

    Como Joaquim não punirá os tucanos e democratas pelos mesmos “crimes” nos quais encarcerou os petistas, é no aniquilamento do Fernando que a plateia poderá dizer que ele “não alivia ninguém”.

    Engenhoso, afinal, quem é FHC hoje? Algo menos que nada no cenário nacional, mas carregado de simbolismos úteis, ou ingredientes para bombas semióticas.

    Não vai ser um jogo fácil.

    Que venham os romanos.

  3. Caro Nassif e demais
    JB é

    Caro Nassif e demais

    JB é mais um balão de ensaio dos partidos empresariais.

    Quanto a FHC, fez e faz o seu papel tão bem, como JB está fazendo o dele.

    Saudações

  4. Nassif
    Ele que o JB como vice

    Nassif

    Ele que o JB como vice do Aécim, já que o Dudu fez carreira solo……

    PS.: “esperteza demais come o esperto”……

  5. FHC está morrendo de medo do Joaquim Barbosa.

    Cascata ! Papo furado do FHC !

    Na verdade FHC está morrendo de medo da candidatura de Joaquim Barbosa, que pode significar a morte do seu candidato e partido.

    Como disse antes, se o Barbosa atrapalhasse de fato o PT, FHC seria o maior cabo eleitoral.

    Quem tem, tem medo !

  6. exorcismo

    esse fegacê deveria recolher-se a susa insignificância.

    dia primeiro do ano e lá vem o cavalheiro da triste lembrança assombrar o Brasil.

    -ei fegacê, vá tomar cházinho na academia e não encha o saco!

    -aproveita a deixa, [video:http://www.youtube.com/watch?v=rbbCkxHflGQ%5Dbrabosão e muda de vez para miami.

    quanto mais rezamos mais assombração aparece!!!!!! 

    para exorcisar:

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=rbbCkxHflGQ%5D

  7. Torço pra ver esse promotor,

    Torço pra ver esse promotor, falso juíz, sendo candidato. Aí a gente vai ver melhor quem ele é. como em toda campanha, não faltarão os fuçadores pra mostrar como ele vive, o que ele fez e faz de errado no seu dia a dia, como bater na mulher, por exemplo, que o mundo mineral já sabe. 

    Eu sei que um dia as coisas vão ficar nos seus devidos lugares, quando por obra do destino a farsa do mensalão será desvendada, e nem duvido que comece a tomar corpo na campanha do ano que vem, se esse malfadado juíz se candidatar. Tomara!

    1. Também torço por

      Também torço por isso…queria vê-lo em campanha, sem a toga, tendo que ouvir umas verdades cara a cara num debate. A minha glória seria vê-lo debatendo com Ciro Gomes…kkk

      1. Ciro Gomes desmoraliza este

        Ciro Gomes desmoraliza este “capitão do mato” em 5 minutos e acaba suas pretensões políticas para sempre e Globo arruma um lugarzinho para como comentarista de carnaval  ai vai empregar pai e filho ,.

        1. Aqui no RJ tão dizendo que JB

          Aqui no RJ tão dizendo que JB não vai mais sair pra presidente e sim para senador… Passaram o ano todo desqualificando os políticos e a política para limpar a área para o JB. O STF e o TSE em campanha eleitoral escancarada, atacando, inclusive o Congresso Nacional. Agora, o sujeito aparece como candidato… Vai ficar por isso mesmo? Os políticos, deputados e senadores vão deixar barato? Foram xingados de bandidos, ladrões, inoperantes, incompetentes e, vai ter partido oferecendo legenda? O Congresso Nacional, receberá de braços abertos um sujeito que valeu-se de uma farsa que gerou condenações e que além disso declarou ( ele e os 9 cabos eleitorais) para quem quisesse ouvir que o STF precisava trabalhar pq o Legislativo não fazia nada!? E o TSE, guardião da moral e bons costumes, adoradores do Ficha-Limpa, preocupados em limpar tudo aquilo que não esteja debaixo de suas togas? Vai aceitar a candidatura de um sujeito que é sócio ou sei lá o que em uma offshore, com endereço de imóvel funcional; enfiou a mão na mulher; valeu-se da condição de magistrado para mandar para cadeia desafetos políticos e queimar partidos adversários; acusou parlamentares de venderem consciências; rasgou a CF e jogou o país na treva para atender a interesses estranhos aos da Nação e, vou parando por aqui pq o tal candidato é O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E DO CNJ!!!!!!! Agora o Batman tá dando uma de Globeleza e vai sacudir a coluna que garantiu vários meses de licença a custa do contribuinte nos pagodes da cidade, acompanhado pela Globo. Caso JB se candidate, já está em campanha desde 2012… Não tem mais jeito, não. Concordo com vc, roberto43, Ciro Gomes, tem que desancar esse sujeito, agora e tem que ser ele mesmo. Uma pq ele está ” solto” e outra pq quero ver se tem homem ali para dizer na cara do Ciro Gomes a metade do que disse dos políticos, encastelado no STF, protegido pela toga e com os outros baba-ovo, dando cobertura. Até de fazer chicana foram acusados e, a exceção de Lewandowski e Teori, o resto entubou e por pouco, não agradeceu. Vamos ver até onde vai o moralismo dos entusiastas do Ficha-Limpa, na hora de estender o tapete vermelho para o Demóstenes Torres de Paracatú.

  8. Com que propósito?

    Não consegui compreender a razão dessas declarações, até mesmo por ser uma verdade inconteste. Aliás, já comentei em círculos de amigos e em casa que tivemos sorte de o ministro em questão ter sido reprovado no concurso para a carreira diplomática; caso contrário o Brasil já teria “feito” umas “par” guerras!

  9. Enganaram-se Uruuuu

    Tá vendo como o FHC é inteligente? anran, depois de completar 83 anos ele descobriu que o Joaquim Barbosa não tem traquejo, agora ficam aí, esses comentaristas do blog achando que ele tá superado. Enganaram-se Uruuuu

    1. Engano seu, José!

      FHC, com 83 anos já está prá lá de Bagda´! Está senil!  Ele só vê falta de traquejo? Falta traquejo, serenidade, equilíbrio, senso de justiça e organização, amor ao povo e ao próximo e principalmente o espírito de liderança e não o espírito de porco!  Dar o poder à pessoas desequilibradas, pode levar um país ao fundo do poço! Deus nos livre!!!!!  Chega de insanidades! 

    1. Quanta diferença!

      Nesse post do Francisco fica denotada a diferença de caráter entre esses dois seres. Um apesar de todas as mazelas deseja o bem do povo brasileiro. O outro, possivelmente com mal feitos seríssimos , egoísta e mesquinho , deseja que seus próprios desejos se realizem! Que ser despresível essa criatura que chamam de José Serra!  É inacreditável tamanha sordidez!

  10. É como se FHC dissesse , a

    É como se FHC dissesse , a respeito da  pretensa candidatura do JB ( sem revelar o que pensa ) : – “Ainda é cedo , Barbosa tem relevantes serviços a prestar ao país” ( ao PSDB ) . “Mais tarde , quem sabe” ( mais  tarde , estaremos todos mortos ) , “falta-lhe traquejo” ( sobra-lhe cara de pau ). “Dirigir o país é diferente do judiciário” ( isso não é problema , até eu dirigi ) . Esse é o alter ego do FHC…  

      1. Pois é Fiódor. Para a “massa

        Pois é Fiódor. Para a “massa cheirosa” demotucana é assim mesmo, sem rodeios ou papas na língua: É PRETO NO BANCO, DIGO, NO BRANCO. 

  11. A opinião de um psicopata

    A opinião de um psicopata sobre um vigarista ou de um vigarista sobre um psicopata?

    Só mais uma perguntinha: – a que horas vai passar a coleta de lixo?

  12. Podem odiar o cara o quanto

    Podem odiar o cara o quanto quiserem, mas ele falou algo óbvio e que é o principal problema político do Brasil: nossas instituições não funcionam direito e o povo continua sempre achando que vai surgir um salvador da pátria para nos levar à luz.

     

    Nos países mais desenvolvidos, esse tipo de coisa já não existe mais. Trocam-se as pessoas no governo e o povo praticamente ‘nem sente’, pq as instituições são fortes e mais independentes de ingerências político-partidárias. Por aqui ainda temos os supostamente esclarecidos comentaristas do blog achando que o Lula é uma espécie de Messias.

  13. Só tem um jeito, canalha

    Volte a se abraçar publicamente com alter-ego político, esse tal de Lula. Digo publicamente, porque nos subterrâneos da política burguesa vocês nunca deixaram de se abraçar. 

    Embora as duas últimas décadas tenham sido de ofensas públicas mútuas, acredito que suas caras-de-pau e o objetivo comum perseguido, o poder, consigam levá-los de volta à luta comum, como na década de 80.

    O fla-flu acabou, o jogo verdadeiro recomeçou.

    1. Lula

      Lula, eta nome poderoso!

      para excomungar um coxigna não precisa bater na madeira, basta dizer esse nome:

      Lula,

      e o coxinha vai de retro!

      feliazmente existem outros:

      Rafael Correa, por exemplo,

      Nicolás Maduro, diáriamente na Telessur assombrando a direita obtusa,

      e o time aumentou, Chaves foi um craque!

      prezados amigos, se tiver um coxigha te enchendo a paciência,

      fale bem alto que deu no jornal do plim plim que o Brasil vai se transformar numa república Bolivariana….

      ai o coxigna pira

      trate de chamar rapidamente uma ambulãncia do SUS com um bom médico cubano para os primeiros socorros.

      feliz ano novo à todos.

      1. Nossa

        Juntar Chavez, Maduro, Correa e Lula no mesmo time requer algum exercício de contorcionismo ideológico.

        Basta uma rodada pelos sites estrangeiros e constatar que enquanto os tres primeiros recebem elogios da Esquerda internacional em pequenos sites progressistas, o grande hipócrita povoa, sob elogios, as páginas da imprensa burguesa, do NYT ao Le Monde.

        Ah como eles gostariam de ter um Lula a serví-los em cada país desta grande Amércia Latina.

        1. Comandante Marcos de pizzaria

          Comandante Marcos de pizzaria é isso ai! Parem o discurso e me tragam uma de calabreza

          ou uma tortilha! Aqui  é facil !

           

          JC

  14. O país não precisa do

    O país não precisa do “traquejo” que esses políticos tem demonstrado até agora, pelo menos os resultados que teem apresentado nao fazem inveja a qualquer “gestor de carrinho de cachoro quente”.

  15. Ano Novo, lorota velha..

    Desapega minha gente!

    Vira o disco!

    Troca o tenis!

    Já era!

    Acabou!

    Finito!

    The End!

    FIM !

    Lamentável ver esses petistas roxos choramingando, sem ter a humildade em reconhecer que foram traídos por representantes que os enganaram durante anos. Me lembra até os malufistas…

  16. Uma boa proposta para Adin.

    Prezados e prezadas,

    Vejam só que coisa: Juízes (eu não sei se esta regra se resume aos de cortes superiores ou a toda magsitratura) diferentemente dos “mortais” podem concorrer ao pleito desde que se filiem a partidos até 06 meses antes da data das eleições.

    Já todos nós temos que estar filiados no mínimo há 12 meses do dia da eleição.

    Pois bem, o STF não anda inclinado a decidir sobre questões eleitorais, então, uma Adin que questionasse a insconctitucionalidade deste privilégio seria um casuísmo (eu concordo), mas viria a calhar, pois o principal interessado teria até que se dar por impedido de votar.

    Daria ao presidente do STF um pouquinho de seu próprio remédio, e de quebra, imobilizaria sua candidatuta, que ficaria sub júdice.

    Afinal, por que juízes, que já contam com a vantagem de acumularem enorme capital social, ainda têm o mimo de um prazo menor para filiações, como se camuflassem intenções?

    Cordiais saudações.

  17. Atenção “Neo Joaquinistas”

    Atenção “Neo Joaquinistas”  ele votou a favor das  “cotas”, esqueceram ? 

    O ódio ao PT  beira o hilário, para o bem ou para o mal    para o  azar dos

    coxinhas é o PT cruzando e cabeceando, marcando mais gols que levando

    e  ser a assim até  2022.

     

    Comandante Serra 2014!

     

  18. Também, não queremos nenhum salvador da pátria

    Sabemos que isso não existe. Na verdade, esse senhor Joaquim não serve nem para compor um mito indesejado. Ambos são espectros indesejaveis, tanto o candidato a salvador da pátria, quanto o que já salvou a pátria. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador