Pesquisas mostram Aécio cada vez mais escanteado na eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Dilma, que subiu 3 pontos no Ibope, possui mais eleitores convictos, seguida por Marina, que ainda vence a petista no 2º turno. Já Aécio tem como piso só 11% dos votos declarados a ele

Jornal GGN – Uma análise dos dados da pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta (4/9) mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) cada vez mais escanteado na disputa eleitoral. Desde que Marina Silva (PSB) entrou no pleito em função da morte de Eduardo Campos, Aécio está em queda. No Ibope, divulgado no mesmo dia, ele caiu 4 pontos e registrou apoio de 15% do eleitorado. No Datafolha, o tucano ocupa o terceiro lugar com 14% (um ponto a menos).

O Datafolha foi a campo depois do Ibope, e traz números mais frescos. No estudo, Dilma soma 35% das intenções de voto, ante 34% de Marina. Continuam empatadas tecnicamente, pois a margem de erro é de 2 pontos. No segundo turno, Marina venceria Dilma por 48% a 41%. A distância encurtou em relação à pesquisa anterior, onde a ex-ministra abriu 10 pontos de vantagem e ganharia por 50% a 40%.

Contra Aécio, no segundo turno, Dilma venceria por 49% a 38%, segundo o Datafolha. A vantagem da petista sobre o tucano saltou de 8 para 11 pontos. Num segundo round entre Marina e Aécio (testado pela primeira vez pelo Datafolha), o tucano perderia com diferença de 28 pontos. Ela sairia com 56% dos votos, e ele, 28%. Indecisos e brancos somam 13%. Outros candidatos, 4%.

No Ibope, Dilma cresceu 3 pontos e está com 37% das intenções de voto. Marina cresceu 4 pontos, e tem 33%. No segundo turno, Marina teria 46% e Dilma, 39%. Na pesquisa anterior, os resultados eram 45% e 36%, respectivamente. O Estadão publicou que a melhora de Dilma é resultado de um ligeiro aumento em sua avaliação de governo, registrando a queda do número de eleitores que acham que a gestão petista vai mal. O início do horário eleitoral também é fator citado.

A Folha, dessa vez, trouxe uma nova análise sobre os resultados da pesquisa de opinião sobre uma nova sondagem junto ao eleitorado: o grau de afinidade com cada candidato e o quão convictos estão os eleitores em relação ao voto. Nesse tocante, Dilma está na frente com 31%, seguida por Marina, com 28%. Apenas 11% dizem que estão certos de que escolherão Aécio. Esse é o piso de cada postulante nessa eleição.

Outro termômetro do Datafolha tentou aferir a instabilidade dos eleitores que declaram voto nos três principais candidatos. Aécio é o que mais tem eleitores que podem mudar de ideia, cerca de 34%. Apenas 25% do total de eleitores de Dilma no primeiro turno dizem que mudariam de opinião. No caso de Marina, esse índice de pouca convicção é de 30%.

Estudos anteriores indicam que Marina tem grande potencial de abocanhar o eleitorado de Aécio, dado o grau de semelhança no perfil do eleitorado de ambos. Isso associados ao discurso e às propostas da candidata, também bastante similares à cartilha tucana em muitos aspectos, reduz as chances de crescimento significativo para Aécio.

De acordo com o Datafolha atual, a ex-ministra vai melhor que Dilma no Sudeste, onde Aécio pretendia abrir vantagem, e está empatada com a petista no Sul e no Centro-Oeste. Dilma lidera no Nordeste, e tem pouca vantagem sobre Marina no Norte.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio ficará com menos de 10%

    Aécio ficará com menos de 10% dos votos.

    A sua chance de não passar essa vergonha e terminar de naufragar o PSDB é a midia bater em Marina.

    Farão?

    1. Nao, porque o aviao vai ficar

      Nao, porque o aviao vai ficar pendurado no pescoco de Marina pelos proximos dois anos se ela ganhar.

      A razao eh obvia:  apontar idiotas do PSDB para cargos tecnicos dos quais eles nao entendem patavina nenhuma.

      E se ela se recusar, so entao a investigacao vai pra frente e provavelmente, mais que provavelmente, eles vao tentar impeachment.

      1. Concordo

        Concordo Ivan. Pode ser uma arapuca bem montada para tirá-la do poder caso eleita e caso não queira ceder às exigências dos que hoje a apoiam e suportam.

  2. A trajetória do PSDB: de

    A trajetória do PSDB: de vencer duas eleições seguidas para presidente no primeiro turno, a ficar isolado em terceiro, perder Minas e perder a cidade de São Paulo, só conseguindo mesmo se manter (sabe-se lá como) no Tucanistão.

  3. Nunca foram tão explícitos

    Setubal, Marina e a mediocridade

    Setubal: murmúrios na plateia

    Setubal: murmúrios na plateia

    Os convidados para a festa dos 90 anos do Itaú, realizada ontem à noite na Sala São Paulo,  ainda não se refizeram do choque e ouvir Roberto Setubal dizer em seu discurso:

    – O Brasil está prestes a tomar um novo rumo com a eleição de Marina Silva para a presidência.

    Mais: disse que  o Brasil não aguenta mais a mediocridade.

    Numa tacada, descartou Aécio Neves, inicialmente o candidato natural do sistema financeiro, e decretou a eleição terminada.

    Falta ainda, no entanto, muito chão pela frente. De qualquer maneira, é fato raro, raríssimo, um empresário de grande porte se posicionar em público tão enfaticamente.

    Na plateia, boa parte da elite brasileira, além de petistas como Eduardo Suplicy.

    Por Lauro Jardim

    1. Mediocres, quem ?

      O que Brasil não aguenta mais são os grandes sonegadores de impostos pedindo mais e mais do Estado e ao mesmo tempo querendo o Estado longe de seus negocios e o BC livre livre, fazendo suas vontades. 

    2. Sejamos compreensivos. O

      Sejamos compreensivos. O Doutor Roberto Setúbal tem dezoito bilhões de motivos para dizer isso. Alvíssaras!

  4. votos

    Ontem fiz comentário post anterior.

    Todos estão eufóricos com Marina,  nome dela não sai da boca do povo.

    Mas no final acabam sendo conservador  voto ira p/  Aecio.

    Pra mim Dilma leva primeiro turno,  Marina tem menos votos que dizem

    aecio vai ter pouco mais aparece ai,  mas não o  necessário.

     

     

    1. Que povo?!

      ruan, sinceramente, não sei que povo é esse que só aparece em pesquisa! Eu não encontrei até hoje UM SÓ eleitor da Marina aqui em SP.

      Devem estar fazendo pesquisa na casa dela.

      Acho que ela cai pra 29% agora.. Acho até que vão esperar passar essa onda da correção LGBT e agora mais essa do plágio pra ver se a coisa não fica tão feia.

       

  5. A Midia parece ter optado por

    A Midia parece ter optado por cristianizar Aécio para catapultar MArina como uma forma de vencer Dilma. Com isso desferiu um golpe mortal no PSDB.

    O PSDB tem reduzido seguidas vezes sua bancada no Congresso, nas últimas eleições. Isso mesmo tendo um candidato a presidência forte para funcionar como puxador de votos. O que acontecerá com a bancada tucana com o candidato à presidência sendo cristianizado e ficando distante do segundo turno? Será que o PSDB terá o mesmo destino do DEM, tornando-se um partido nanico, sem protagonismo no cenário político?

    E se Dilma vencer? Essa estratégia de abandonar o candidato oficial da mídia resultará no quê? Terá valido a pena para eles?

    Marina tem estatura política para congregar a oposição a um segundo governo Dilma? E como poderia ter se nem formar um partido ela conseguiu, mesmo dispondo de amplos recursos por ter se tornado títere dos banqueiros e do sistema financeiro?

    E se a onda Marina refluir tão rápido quanto avançou e atingir o primeiro turno, sem no entanto devolver os votos conquistados de Aécio? Não poderia o tiro sair pela culatra e a oposição sair desta eleição mais fraco do que sairia com Aécio na frente?

    A estratégia da oposição midiática parece-me altamente arriscada e um tanto desesperada. Se a ond marineira refluir como muitos analistas avaliam ser o mais provável de acontecer, Aécio precisará sair batendo forte em Marina para tentar recuparar os votos perdidos para ela, evitando que esses votos sejam capturados pela candidata petista, ou mesmo que fiquem no limbo do branco/nulo.

    Contar com uma onda irracional de apoio a uma candidatura sem consistência e amadorística, que não consegue nem apresentar um plano de governo sem recorrer ao plágio descarado ( http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/152368/Plano-de-Marina-tem-mais-exemplos-de-Ctrl-C–Ctrl-V.htm ) é um risco altíssimo, que pode levar a oposição a uma desarticulação total.

    Isso sem falar na questão da fraude fiscal cometida para a compra do jato que era utilizado pelo candidato do PSB ( http://tijolaco.com.br/blog/?p=20785 ), um caso tão escabroso que a mídia não conseguirá esconder antes do primeiro turno e que destroça completamente a fachada de “nova política” da candidata dos banqueiros.

  6. Aécio Neves começou a disputa

    Aécio Neves começou a disputa como um pangaré, evoluiu para um pangaré perneta e acabará a disputa se arrastando sem ânimo para relinchar. Ha, ha, ha…

  7. Está correndo um boato forte

    Está correndo um boato forte na net dizendo que o Aécio pode renunciar a qualquer momento e apoiar a Marina.

    Se isso ocorrer acho que fortalece o PT.

    Os indecisos, que estão confusos para saber para que lado vão, podem decidir em favor da Dilma, pela fragilidade e dúvidas da oposição.

    Aguardemos pois !

    1. Aécio

      Gilson, não acredito nesta hipótese. Ficaria vergonhoso para o Aécio se subjulgar à Marina. Isto enterraria ele de vez perante seus eleitores.

    2. “boato forte na net dizendo

      “boato forte na net dizendo que o Aécio pode renunciar a qualquer momento e apoiar a Marina. Se isso ocorrer acho que fortalece o PT”:

      E afunda de uma vez o PSDB.  Improvavel que aconteca.  Pelo menos a porta do Rede ficaria aberta pros ratos abandonando o navio mas o custo seria alto demais.

    3. Se

      Ontem li alguma coisa sobre isso. Eu não ficaria surpresa se uma ala do proprio PSDB, sem contar nos Agripinos Maias, “os bons companheiros” aliados, estarem fazendo pressão em cima da campanha aecista para essa renuncia. Mas não acredito que Aécio faça isso, mesmo ganhando uns ministérios com essa renuncia, ficaria muito feio para um partido desse porte. Mas parece mesmo mais “fofoquinha” vinda da imprensa para assustar!

       

      1. tem certeza?…………………………rs..que não são burro

        não quer consultar os os outros, os universitários que estão pulando da canoa furada em desespero?

  8. desfolhada

     

    Nesta terça-feira conversei com uma mulher que, há muito anos, tem uma casa em uma área invadida e, por azar, no período de chuvas do ano passado, teve que sair, apressadamente, para não ser soterrada pelo morro que desabou, parcialmente, sobre a rua onde ela mora até hoje.

    F. havia trabalhado para a minha mãe, durante muitos anos, e, por gostarmos muito dela, naquele momento de infortúnio, eu a minha irmã fomos ajudá-la com algumas doações de alimentos, eledomésticos e, inclusive, financeiramente.

    Ela trabalha, hoje, fazendo a limpeza de um prédio residencial no bairro vizinho e, para a nossa surpresa e felicidade, descobrimos que ela tem um carro e o marido tem outro.

    Muito divertida e alegre, F. possui um nível de informação geral muito bom, destacando-se pelo seu raciocínio rápido e  elevado senso de humor.

    Durante o nosso papo, perguntei como ela estava avaliando as candidaturas presidenciais colocadas para as próximas eleições.

    F. respondeu, sem vacilar, que vai votar na Dilma.

    Insisti no assunto – pesquisas indicando o crescimento da Marina – e perguntei em quem a vizinhança dela estava propensa a dar o voto para presidente.

    Ela respondeu, novamente, sem titubear, que todos vão votar na Dilma porque “ninguém esqueceu o que o PT fez pelos pobres…”

    Este é o não tão surpreendente resultado da minha desfolhada pesquisa.

  9. entao, qual analise dos dados

    entao, qual analise dos dados apresentados pelas pesquisas “öficiais” do PIG

    nao chovendo no molhado ou sem falar do historico dos dois institutos

    antes da entrada da marina, aecio oscilava na casa dos 20% E VENCIA  OU EMPATAVA NO 2 TURNO

    novidade (sera?) derrota grande no 2 turno, ai estava por exemplo 1% de intencao de votos do rui pimenta ou 58% deles

    fica cada vez mais claro, pt tem rejeicao sim, mas o psdb tem mais, diante da inviabilidade do psdb, estao promovendo marina como alternativa viavel para DERROTAR O PT mas precisam que votos do psdb miguem para MARINA ,,,

    baseando no historico dos institutos de pesquias, no poder de fogo da campanha da tv, militancia e apoios progressista da candidata DILMA, nao seria muito absurdo falar que hj ela tem mais de 40% dos votos, que marina com  estaria abaixo de 30% e aecio na casa dos 10%, ou seja com reais possibilidade de vitoria no 1 turno, o que seria pior para setor conservador, no 1 turno pt tende a fazer mais concessoes ao setor progressistas e sem negociar com conservador, dai necessidade de 2 turno, incluindo eleicoes de lula

    baseando no movimento da imprensa e dos institutos, parece que estao a dar um novo movimento: retirada da candidatura aecio e do pastor, como sempre tem dois lados, sem tucano eleicao se defini no 1 turno, uma vitoria de dilma ficaria sem os acordos de praxe, 

    por outro lado, negociaria com marina, inclusive participacao do psdb/dem campanha de unificacao e sustentacao politica p governar , etc, derrotados no executivo mas podendo alancar base parlamentar e seria uma meio vitoria

    arriscado? nem tanto, se candidatura marina levou a discussao a direita, com bc ind, menor estado, fim petro como alanvacadora economica e tecnologica, etc, parece qe encerrou fase de concessoes sociais com  aecio propondo aumentar beneficios do bolsa familia, marina nem toca no assunto, mais provavel que fique em segundo plano mesmo,  a fase de convivencia e acordos parece estar se esgotando, onde gov marina é jogado a direita e dilma a esquerda do que temos hj,,,,

     

    1. “antes da entrada da marina,

      “antes da entrada da marina, aecio oscilava na casa dos 20% E VENCIA  OU EMPATAVA NO 2 TURNO

      novidade (sera?) derrota grande no 2 turno, ai estava por exemplo 1% de intencao de votos do rui pimenta ou 58% deles

      fica cada vez mais claro, pt tem rejeicao sim, mas o psdb tem mais, diante da inviabilidade do psdb, estao promovendo marina como alternativa viavel para DERROTAR O PT mas precisam que votos do psdb miguem para MARINA”:

      Claudio, com certa hesitacao -pois a hora esta toda errada- eu vou dizer porque nao sou “ativista” de Dilma nem do PT.  REALMENTE a hora esta errada e da a impressao errada, mas estou planejando dizer isso ha varios dias e nao achei uma maneira de me fazer entender ainda.

      Minha militancia com Dilma durou somente ate o primeiro ou segundo mez da presidencia dela.  Acho que foi quando ela foi no “almoco” de aniversario da falha de Sao Paulo que eu me liguei.  Ta documentado e datado no blog minha reclamacao aquele dia, inclusive meu avatar era uma Dilma e aquele dia eu o troquei.  Nos meses seguintes, Dilma despediu uma fila de ministros e gente importante por “escandalos” fabricados pela media, mas eu ja tava fora da militancia dilmista e vou continuar fora.  Eu nao aceito que minha militancia seja gigolada ate a proxima eleicao -que eh minha mesmissima bronca com a Petrobras e seu blog. TODOS os militantes notaram que aqueles ministros estavam sendo acusados injustamente, mas nao adiantou nada.

      Quase dois anos mais tarde, a CPI de Cachoeira, que deveria ter terminado com varios presos e terminou em pizza com anuencia do PT.  Isso sem contar com o causo de Daniel Dantas, cuja “condenacao” igualmente nao deu em nada e que esta engavetada ate hoje.

      Sim, eu voto Dilma, eu voto PT.  Mas me contem fora da militancia.

      Note a primeira sentenca sua que eu ressaltei acima:

      “antes da entrada da marina, aecio oscilava na casa dos 20% E VENCIA  OU EMPATAVA NO 2 TURNO”:

      Com qual militancia ele “chegou”a esses 20 por cento?  Ninguem ta vendo que isso nao bate?  Assim que uma terceira via apareceu do nada, os votos de Aecio migraram rapidissimamente!  Suponho que a militancia nao-paga do PSDB eh virtualmente inexistente e que a frustracao com eles eh altissima.  Ate nisso o PT e Dilma estao muito aa frente pois o estrago foi bem menor.

      Porem, todavia, contudo, ninguem em poder escutou ninguem das ruas, e no caso das CPIzzas, por exemplo, o PT foi pra Brasilia pra fazer politica e ignorou ate mesmo os proprios petistas.

      So dei dois exemplos, foram montanhas deles nos ultimos 4 anos.

      Por ser essencialmente governista, se Marina for eleita eu vou dar o suporte que for necessario sem jamais me tornar “militante” de Marina, mesmo com certeza absoluta que a eleicao dela vai ser um desastre para o Brasil.  Isso ta fora da minha area.  Mas minha militancia espontanea e de boa vontade eu nao dou pra ninguem mais.  Definitivamente, sou Lula, sou Dilma, sou PT.  Mas minha militancia custa mais que isso e ja nao esta disponivel por boas razoes.

  10. A vira-vira Marina da Silva

    A vira-vira Marina da Silva acaba de dizer que nem sequer lera as mesnagens do pastor Malafaia (ou Malacheia). Nao leu e duas horas depois já tinha obedecido. Deve ter sido a mão de deus, novamente. A pombinha do espirito santo ou o arcanjo Gabriel. Essa mulher mente até quando voce lhe pergunta que horas são!

    1. Demonizando…

      Putz!

      Tô sem graça de demonizar (risos) a candidata, mas como acreditar que ela não recebeu as mensagens do Malafaia?

      Foi praticamente instântaneo. O cara começou a tuitar insistentemente e ela pouco depois se pronunciou voltando atrás.

      Já disseram por aí. Quanto menos exposição, melhor pra ela. Quanto mais fala, mais se revela.

  11. Polarização.

    As pesquisas mostram que a tão decantada “polarizção” não existe, ao menos entre PT e PSDB. A verdadeira polarização se dá entre PT e anti-PT.

  12. Em julho Veja disse: “Datafolha mostra Aécio massacrando Dilma”
    Até que ponto devemos acreditar nas pesquisas? Em julho deste ano a revista Veja noticiou: “Eleições 2014 – Datafolha mostra Aécio massacrando Dilma no segundo turno”. Hoje, a maior parte da imprensa já dá Aécio como morto na corrida eleitoral. Como se vê, a torcida da Veja em favor de Aécio não adiantou nada.

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/eleicoes-2014-datafolha-mostra-aecio-massacrando-dilma-no-2o-turno-em-sao-paulo-o-maior-colegio-eleitoral-do-pais-se-a-isso-somarmos-uma-provavel-virada-em-minas-e-outros-fatores-o-quadro-sorri-pa/

  13. Como “analista” político

    Como “analista” político decerto morreria de fome. Logo após o acidente de Eduardo Campos e a consequente ascensão de Marina como cabeça da chapa PSB-PPS-PV, saiu a pesquisa-velório, ou seja, aquela feita sofregamente pelo DataFolha a fim de aferir o novo contexto. Na mesma, os números já apontavam uma inexorável subida de Marina em relação as preferências por Eduardo Campos. 

    Bem, aí lá fui eu dar uma de projetor de cenários. Afirmei em comentário aqui nest espaço que a ascensão era fugaz e mais fruto da comoção pela morte do antigo cabeça de chata. Vaticinei, do alto das minhas tamancas, que o adversário de Dilma seria Aécio e que a tendência seria Marina Silva firmar seu terceiro lugar na disputa. Mais: que ela não representaria, ou encarnaria, o “espírito” ou o ânimo das manifestações de junho/2013. 

    Como não estava previsto, me lasquei todo. Nada do que minha sapiência analítica adaziu se confirmou. Aécio caminha celeremente para o ostracismo e Marina emparelhou com Dilma. 

    Penso(agora sem ares doutorais) que o ocaso de Aécio significará não só a derrocada do PSDB, mas de todo uma frente oposicionista que alucinadamente lutou contra  o atual esquema de Poder no Planalto, a começar pela mídia partidariza-compromissada e todo uma gama de articulistas, cronistas e blogueiros raivosos. Frente que inicialmente se mostrou refratária à Marina, mas que atropelada pela rejeição a seu candidato Aécio, hoje, mesmo torcendo o nariz, começa a por água no moínho da Marina Santificada, digo, Silva porque para eles o que importa é derrotar o PT. 

     

  14. Esquerda não vota em direita

    Os eleitores de Marina são em sua maioria eleitores de esquerda insatisfeito com a Dilma, e os outros são anti-petista que querem ver esse governo na lona. Eu não creio que a ala esquerdista continuará com a Marina no segundo turno assim que o PSDB declarar o seu apoio; querendo ou não querendo va haver uma racha, e é isso o Ibope e o Datafalha não revelam. Será notório, que parte desse eleitorado deverá ir para Dilma ou deixarão de votar. Essa projeção é identica a eleição passada de 2010, onde a Dilma estava no mesmo patamar de pontuação. Creio que ela  ganhará com a mesma porcentagem que ocorreu no passado.

  15. quintal

     

    A CASA CAIU

    Para tentar salvar Pimenta da Veiga, Andrea Neves retorna a Minas

    iG Minas Gerais | Ricardo Correa

    Processo, que começou com a saída de Alexandre Silveira do comando da campanha estadual, tenta fazer candidato tucano reagir e garantir PSDB ao menos no Estado

      Omar Freire / Imprensa MG

    Andrea Neves estava na coordenação da campanha do irmão, Aécio Neves, e agora retorna a Minas para tentar ‘salvar’ campanha de Pimenta da Veiga

    As mudanças na campanha de Pimenta da Veiga, cujo primeiro passo foi relevado com exclusividade pelo blog “Olho Neles”, do jornal O TEMPO, na noite de quinta-feira (28), passam pela chegada de dois pesos pesados que até então estavam na campanha de Aécio Neves (PSDB). A reportagem confirmou que Andrea Neves, irmã do senador, e Leo Couto, articulador e homem de confiança de Danilo de Castro, já estão em Minas Gerais para tomar as rédeas do processo. Danilo, por sua vez, foi alçado à condição de coordenador da campanha, para cuidar dos setores estratégicos, como por exemplo a definição de agendas do candidato.

    A mudança começou com a saída do deputado federal Alexandre Silveira (PSD), que até então comandava o processo. Ele foi excluído das decisões mais importantes mas, para não ser melindrado com o público externo, foi colocado em uma função financeira no comitê. Fontes ligadas à campanha afirmam, no entanto, que tanto ele quanto o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, foram, nas expressões usadas, “varridos” do processo.

    A chegada de Andrea e Leo Couto, e a assunção de Danilo de Castro ao comando dos trabalhos têm por objetivo alavancar a candidatura de Pimenta da Veiga que, por não decolar, acaba levando junto votos preciosos que Aécio esperava ter em Minas Gerais.

    Com Andrea, Leo Couto e Danilo de Castro dando as cartas, a campanha de Pimenta espera segurar lideranças que estavam dando indícios de abandonotenar o barco. Tudo pelo fato de Pimenta ter estacionado nos 21% de intenção de votos, de acordo com a pesquisa DataTempo divulgada nesta sexta-feira (29), enquanto seu principal concorrente, Fernando Pimentel, está com 34%. Pesa também na decisão o fato de Aécio não estar em situação confortável no nível nacional, com perspectivas de vitória menores hoje do que antes da entrada de Marina Silva na disputa. A ordem na campanha é salvar a lavoura.

    Oficialmente, Nárcio Rodrigues nega que tenha perdido funções na campanha e afirma que nem sequer conversou com alguém sobre isso. Alexandre Silveira não atende às ligações da reportagem desde quinta-feira.

    * * *

    Estagnação gera mudanças na campanha de Pimenta da Veiga

    Alexandre Silveira perdeu espaço no comando da campanha para Danilo de Castro

    A estagnação nas pesquisas de intenção de voto para o governo de Minas gerou mudanças na campanha de Pimenta da Veiga (PSDB). Após uma reunião na noite de quarta-feira, ficou decidido que a coordenação geral sai das mãos do deputado federal Alexandre Silveira (PSD) e fica com o secretário de Estado de Governo Danilo de Castro. Oficialmente, a campanha nega qualquer alteração. No entanto, o blog Olho Neles obteve a informação com duas fontes distintas ligadas ao staff tucano. 

    Pimenta da Veiga estacionou em 23% das intenções de voto, de acordo com o Ibope, enquanto seu principal concorrente, Fernando Pimentel (PT), soma 37%.

    http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2014-08-29/1907836.html

    http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2014-08-29/1907836.html

    1. Se não funcionar com o Filho

      Se não funcionar com o Filho de Maria Danilo e com a Primeira Irmã ainda restriam duas “balas de prata”; Dom Walmor, Bispo Metropolitano de BH e “ELE”, “ELE” MESMO……….CHIQUINHO, 

  16. A mudança no voto “sei-lá-não-sei”

    O eleitor de Aécio (10 a 15% finais?),em sua avassaladora maioria, não migra para Dilma.

    O eleitor de Dilma, sabidamente, é convicto (35 a 40%, fora as “margens” de pesquisas).

    O eleitor de Marina é o eleitor “sei lá, não sei”, que ouviu boatos de “gente fina” que não deve votar em Dilma (tem aquele tal de “mensalão”, a tal da Erenice, um tal de Genoino, “evidentemente” o “maior corrupto da história”, a “roubalheira” na Petrobrás (que dá > 20 bi de lucro ao país, fora royalties, impostos e subsidios a combustíveis), o cara que pegou carona ou foi amigo de infância, etc.).

    Portanto, as evidências são de que devemos ter um segundo turno entre Dilma (garantida com, digamos, 37-41) e Marina (em queda mas, digamos, 29-33, noves fora inflações folhobópicas).

    No segundo turno, Marina leva os do Aécio e aí pode levar.

    Portanto, precisa-se convencer pelo menos uns 25% destes, digamos, 33% marinados (o que dá 8,25%) para que o bom senso vença no segundo turno.

    Esclarecer e convencer eleitores “sei-la-nã-sei” não e tão difícil.

    Mas sob estas condições de temperatura e pressão (acidental), é arduo.

    Mas perfeitamente possível e viável.

    Precisa-se começar já!

  17. A melhor coisa que pode

    A melhor coisa que pode acontecer para a direita é a fim do PSDB, que impedia a ascensão politica da direita .

     

     

  18. Oportunidade para o Aécio

    Toda crise se traduz em oportunidade. Se o Aécio do alto de seu desejo de se tornar político, mas com “p” maiúsculo, sabe? Tipo, homem público, não travessinho no sentido de menino travesso do aerporto do tio. Tem a chance agora de se reposicionar, refundar, dar novos ares à esse PSDB do FHC (esqueça o que escreví) e do Serra (fogo-amigo, trairagem profissional).

    Jogar contra o país, não, né? O povo não suporta mais. Por favor, oposição propositiva já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aécim, ah é sim…

  19. Coisas do futebol

    Escanteado e, por ironia do destino, como consequência, colocou a Marina no centro da área.Uma grande parcela da tucanada já derrotada,está vibrando com a possibilidade de cair junto com o inimigo.

  20. Aécio anda pra trás porque

    Aécio anda pra trás porque até os mais obtusos sabem o que ele representa. Minha esperança é que até outubro todos os outros brasileiros também descubrem o que representa a Marina. Penso que se o PT conseguir colar nela a imagem do Collor de saias terá sua vida imensamente facilitada nessa verdadeira cruzada que virou a eleição.

  21.  
    Há indícios de que o Aécio

     

    Há indícios de que o Aécio vá renunciar para disputar o governo de Minas e apoiar Marina no 1º turno. Só falta o aval do PSDB de São Paulo.

  22.  
    Todo fundamentalista é

     

    Todo fundamentalista é burro.

       Quando o blog petista deveria paparicar Aecio, o ataca.

       Aecio  não está ”escanteado” da eleição;

              São seus eleitores que derrotarão Dilma.

                 Explica pra equipe do Nassa.

    .

        

  23. A verdade, que se quer jogar

    A verdade, que se quer jogar para debaixo do tapete (eu já ouvi que isso é prática de um partido, mas não sei muito bem qual mesmo), é que o Aócio ainda conta, aqui em Minas,  com uns três ou quatro correligionários ainda fiéis. Todo o PSDB, de forma explícita, e até mesmo acintosa, como no caso do Agripino e do FHC, já está aprendendo a fazer “ROLETA BÍBLICA”.  O Aócio veio para cá (MG) para evitar ser enterrado como indigente. Lembro a todos que Vovô trabalhou, nos subterrâneos da política – seu habitat natural, para sacanear o Ulisses Guimarães. O netinho está recebendo o troco, com os devidos juros e a correção monetária. 

  24. Para tomarem emprestado esses

    Para tomarem emprestado esses são bons, mas só o petismo paga, como Lula fez com toda dívida nossa. Além disso, não precisa mais de nada desses, pois o Brics agora tem o seu próprio banco cheio de dinheiro para emprestar. De fato, até o BNDES tem tanto sobrando que por falta de quem quisesse aqui, teve que gastar em Cuba,.

     

    =======

     

    Pará é autorizado a contrair empréstimo junto ao BID

    http://www.jesocarneiro.com.br/internacional/para-e-autorizado-a-contrair-emprestimo-junto-ao-bid.html

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador