Presidenciáveis de esquerda se unem a Lula em encerramento da Caravana

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Os presidenciáveis do PSOL, Guilherme Boulos, e do PCdoB, deputada gaúcha Manuela D’Ávila, decidiram se unir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ato de encerramento da caravana, em Curitiba, nesta quarta-feira (28), após a sequência de atos de violência, culminando em três tiros disparados contra os ônibus que conduziam a equipe de Lula.
 
O gesto foi definido por Bolous e Manuela D’Ávila para mostrar o apoio das frentes de esquerda contra as agressões e violências de grupos fascistas ao ex-presidente no sul do país. O anúncio foi divulgado pelos pré-candidatos à Presidência em suas redes sociais, após os partidos condenarem publicamente os ataques a tiros.
 
“É importante que a gente tenha esta maturidade de sentar junto e buscar uma unidade democrática contra este descalabro”, disse Boulos. “Estarei hoje em Curitiba em defesa da democracia e contra os ataques fascistas a Lula. Temos diferentes candidaturas na esquerda e isso é legítimo e expressa a diversidade de visões, mas o momento exige unidade democrática. Com fascismo não se brinca”, publicou em sua conta no Twitter:
 
 
A decisão foi adiantada pela jornalista Thais Arbex, que informou que integrantes do PSol, PCdoB e PDT querem se reunir com o PT em uma reação conjunta à escalada de violência na política, em uma rede que representará a união da frente de esquerda no país.
 
“Nossa unidade é contra o fascismo, contra a destruição do Brasil e da democracia!”, publicou Manuela, em sua página:
 
 
O PCdoB já havia emitido um comunicado público contra o cenário: “Engana-se quem julga que se trata somente de um ataque ao Partido dos Trabalhadores e ao seu maior líder. Os tiros a caravana alvejam a democracia e ao que resta do Estado Democrático de Direito”, escreveu Manuela em nota conjunta com a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos (PE).
 
“Se não forem devidamente contidas e punidas como determina a Constituição Federal tentarão criar um clima de violência e polarização no processo eleitoral que apenas se inicia. (…) Estaremos hoje em Curitiba, repudiando a escalada fascista, defendendo a democracia e o Estado Democrático de Direito”, completaram.
 
Além da frente de esquerda, grupos de extrema direita confirmaram que estarão presentes, liderados pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL). O também presidenciável já havia organizado atos contra o ex-presidente Lula, chamando-o de “bandido” e intimou-o a mostrar hoje “quem mais leva o povo na rua de graça”. O deputado realizará um ato político em Ponta Grossa, a 115 km de Curitiba.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cadê o Ciro?
    Ah! Ele não se

    Cadê o Ciro?

    Ah! Ele não se junta a escumalha do PT. Só quer os votos do Lula apoiado pela estratégia vencedora do Wanderley Guilherme dos Santos.

    Então tá.

    1. Podemos até considerar o Ciro
      Podemos até considerar o Ciro de centro, nem de centro-esquerda ele é.

      Já o PDT, que abriga sua candidatura, tá mais pra direita. O que dizer de um partido que foi participante do golpe de 2016 e votou a favor da PEC do teto para saúde e educação ?

      1. O Ciro acha que tem obrigação

        O Ciro acha que tem obrigação de dar satisfação somente aos coxinhas. No desprezo aos petistas o Ciro e o Dória se igualam. É que a maioria dos votos petistas vem de pessoas de baixa renda e pobre no Brasil é para ser usado e desprezado.

        1. Concordo que a maioria dos
          Concordo que a maioria dos votos petistas vem de pessoas de baixa renda.

          Mas o PDT, e por tabela o Ciro, terão dificuldades em obter estes votos. A militância e simpatizantes mais engajados do PT, não vão defender sua candidatura, em um possível segundo turno contra a direita ou extrema direita.

          Este é o preço que Ciro pagará, por estar em um partido que hoje tem a marca da traição aos príncipios democráticos, além de traição com o compromisso com a parcela mais carente da população.

          Eu venho falando que as hienas serão cobradas pela história, por seus posicionamentos e oportunismos. E esta cobrança virá mais cedo do que imaginam. Marta Suplicy é um exemplo vivo disto.

          Como recordação, me lembro das campanhas de 2o turno pra governo de São Paulo, quando o PSDB ainda tinha suspiros de social democracia, e o adversário representava a direita. Eu fazia defesa pelo voto em Covas. Hoje Ciro não terá esta conjuntura. Nem com o discurso e apoio de mil Wanderleis.

          1. Será que ele quer realmente vencer a eleição deste ano ?

            Típico politiqueiro que utiliza campanhas eleitorais para fins obscuros (utilizar sobras de campanhas, fazer escada em favor de outra candidatura, promoção pessoal etc…).

            Quando “perdem”, imediatamente fazem um tour em badaladas universidades dos esteites .

        2. Você acha que ele realmente quer vencer em 2018 ?

          Típico politiqueiro que utiliza campanhas eleitorais para fins obscuros (utilizar sobras de campanhas, fazer escada em favor de outra candidatura, promoção pessoal etc…).

          Quando “perdem”, imediatamente fazem um tour em badaladas universidades dos esteites 

      2. Taí: seria um grande favor

        Taí: seria um grande favor (quem sabe até para a democracia e o estado de direito) se o Ciro tirasse a máscara e se assumisse a centro-direita que ele de fato tem se mostrado. E acredito que, estrategicamente, seria melhor pra ele, pois acho que é mais fácil ele arrebanhar os votos da direita dita “democrática” do que ficar disputando os votos da centro-esquerda com o Lula ou um possível poste/plano b. Afinal, o vácuo no espectro político não está no centro, mas na centro-direita. É ela que está sem candidato. E o Ciro cairia muito bem nesse figurino. Seria mais honesto. 

  2. …..
    Será que Boulos será tratado igual Lindbergh foi tratado no RJ ? O que PSOL e PC do b quer é o palanque, quantas manifestações o psol e o pc do b organizou em defesa de Lula ? O que eles querem é o palanque do Lula e a não participação do Lula nas eleições, são verdadeiros abutres.

    1. PSOL e PC do B fecharam com o
      PSOL e PC do B fecharam com o PT em todas as questões legislativas desde o golpe. Se identificam em muitas posições ideológicas, apesar de suas diferenças.

      Que mal há em apoiarem o PT neste momento, mesmo que ganhem com a não participação de Lula nas possíveis eleições. Espero que a militância não se comporte como alguns do PSOL no caso Marielle.

      O PT terá candidato próprio, com ou sem Lula.


      1. Enquanto Dilma era massacrada pela direita o psol organizava greves nas universidades federais, no congresso ajudava a direita no tiroteio, psol diz que Temer é ilegítimo por ter 3% de aprovação não por assumido o poder pelo golpe ou seja como a popularidade de Dilma era baixa eles também achavam que Dilma era ilegítima, depois do golpe nem psol nem pc do b ajudaram a formar qualquer manifestação seja por Dilma seja contra o golpe seja porv Lula, psol é a esquerda que toda direita quer ! Hoje os professores das universidades devem estar felizes !

  3. Mas onde esta Ciro Gomes…

    Respondendo a pergunta “quede Ciro”. Ele esta hoje em Paris, onde deu palestra esta manhã numa ala da Sorbonne sobre “como sou o unico politico honesto e macho do Brasil” para os coxinhas brasileiros em Paris.

    Isso posto, ele poderia (pode ainda) soltar uma nota.

  4. Bom ver este amadurecimento

    Bom ver este amadurecimento do PSOL através do Boulos.

    Numa impossibilidade de Lula candidato, quem tem mais chance de ganhar votos petistas: Boulos e Manuela ou Ciro?

    Não falo somente deste episódio, mas de todas as declarações já dadas.

  5. O Ciro Gomes….

    A cada cena do desenrolar desta história, o Ciro mostra:

    1 – Omissão e irresponsabilidade para enfrentar a escalada do facismo, pois acredita que se beneficiará eleitoralmente dos facistas. 

    2 – Panico e desespero de qualquer aproximação ao PT, mesmo que seja para defender a democracia, realização das eleições em 2018 e para barrar a direita em um bloco unificado. 

    3 – Não é de esquerda. Chama a Marina Vegetal para compor chapa (?!) e se preocupa com os votos do bolsonaro e da classe mérdia paulistana. 

    4 – Mesquinhez querendo ver o Lula destruído a todo custo. Só não vê quem não quer. 

    Está jogando no lixo todo o capital político que tinha…. 

    1. Marina na chapa do Ciro, a convite deste?

      Se for verdade, o que antes apenas suspeitava, agora virou certeza.

      E, a propósito, onde está o Cid? Em Harvard?

  6. Nos dia de hoje, não páre nas praças

    Cartomante

    (Ivan Lins)

     

    Nos dias de hoje é bom que se proteja
    Ofereça a face pra quem quer que seja
    Nos dias de hoje esteja tranqüilo

    Haja o que houver, pense nos seus filhos
    Não ande nos bares, esqueça os amigos
    Não pare nas praças, não corra perigo
    Não fale do medo que temos da vida
    Não ponha o dedo na nossa ferida

    Nos dias de hoje não lhes dê motivo
    Porque na verdade eu te quero vivo
    Tenha paciência, Deus está contigo
    Deus está conosco até o pescoço

    Já está escrito, já está previsto
    Por todas as videntes, pelas cartomantes
    Tá tudo nas cartas, em todas as estrelas
    No jogo dos búzios e nas profecias

    Cai o rei de Espadas
    Cai o rei de Ouros
    Cai o rei de Paus
    Cai, não fica nada.

  7. Com Lula pela paz

    O momento é muito crítico. Não dá para colocar o ego ou picuinhas partidárias acima da manifestação pela paz e democracia no Brasil. Lula está arriscando a própria vida. Mais do que presidenciável, ele se tornou um arauto da paz. Merece o prêmio Nobel e a adesão corajosa de outros políticos a um movimento suprapartidário para salvar o país do caos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador