PSB espera que Lula convide viúva de Campos para ser vice em 2018

Jornal GGN – O Diário de Pernambuco publicou que o PSB do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no litoral paulista em 2014, espera que Renata Campos, a viúva, seja convidada pelo PT para ser candidata a vice-presidente em 2018, em uma chapa encabeçada por Lula.

Segundo o jornal, o ex-presidente petista se reuniu com o atual governador pernambucano, Paulo Câmara, essa semana. O PSB, desde que se lançou na disputa presidencial com Eduardo Campos, rompeu com o PT e até chegou a apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) contra a reeleição de Dilma Rousseff. Hoje, o partido está rachado.

Como o PMDB promete lançar um presidenciável em 2018, o PT deve flertar com os socialistas em busca de apoio. Resta saber se Lula vai conseguir fazer o que não fez em 2014: convencer o PSB a abrir mão de uma chapa própria. Na última eleição, Campos tinha o projeto de poder definido e era uma forte liderança. Hoje, sem Campos e com a expectativa de Marina Silva criar a Rede Sustentabilidade, o PSB precisa formar quadros.

Além disso, o PT precisa trabalhar duro para romper alianças como a que o PSB tem com o PSDB em São Paulo.

Colunista diz que viúva de Eduardo Campos pode ser vice de Lula em 2018

Do Diário de Pernambuco

A primeira-dama Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em agosto do ano passado, pode ser a vice do ex-presidente Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2018. As informações são da coluna Diário do Poder desta quinta-feira (12), do jornalista Cláudio Humberto. A publicação garante que é o PSB – partido que Renata é filiada – que aposta na indicação do nome da socialista para compor com o ex-presidente, que pretende voltar ao comando do Palácio do Planalto.

A publicação ainda destaca que o PSB, que tem como lideranças o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, aposta no poder de articulação da ex-primeira-dama, que é auditora concursada e licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). De fato, Renata, mesmo nunca tendo disputado eleições, ficou conhecida nos bastidores por ser “conselheira” de Eduardo Campos, sendo uma das lideranças mais influentes em seus governos.

Leia também:  Cuiabá – Eleições

Na última quinta-feira (5), o governador Paulo Câmara almoçou com o ex-presidente Lula em São Paulo. Os dois conversaram com sobre o cenário políticos e a economia brasileira. O PSB, desde que saiu do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), antes de lançar o ex-governador Eduardo Campos à Presidência da República, nunca deixou de fazer elogios e referências a Lula e sua amizade com a família Campos.

O próprio presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, no último sábado (7), defendeu que o encontro de Paulo com Lula foi para “agradecer e demonstrar a amizade” dos pernambucanos e da família Campos ao presidente.

Não é a primeira vez que Renata é apontada para um cargo político. Na campanha presidencial, por exemplo, cogitou-se que ela poderia ser candidata a deputada federal. Depois da morte de Eduardo Campos, também foi apontada como vice na chapa da ex-senadora Marina Silva. Em nenhum momento, Renata decidiu entrar na vida pública.
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

40 comentários

  1. PSB de São Paulo e Santos

    Aqui em Santos, onde a prefeitura é do PSDB o PSB também aderiu ao governo do PSDB, apesar das inúmeras objeções anteriores.

    Agora, o presidente do partido aqui em Santos relatou que o prefeito pessedebista é muito melhor  do que ele pensava, assim, uma boa estratégia seria trazer talves o Alckmin e o prefeito santista para o PT ou talves para um PSB turbinado pelo governo Dilma.

    Sabe como é, política é como numvem rsrsrs….

  2. Qual foi a trajetória

    Qual foi a trajetória política dessa sra. para desejar candidatar-se a vice presidência?

    Ser viúva de ex governador credencia alguém a almejar a vice presidência?

     

  3. Sucessão

    PSB ? Aquele partido que implodiu ao final da campanha ? E porque o PT /deveria/ convidar Renata Campos? Ela não apoiou Aécio Neves? Seria uma candidata natural para ser vice numa chapa tucana… Sinceramente, não sei se a viuva de Campos aportaria grande coisa a uma chapa com o PT. Se for Lula o candidato de 2018, ele ganha com ou sem Renata em Pernambuco. E fora do estado, Renata é apenas a viuva de Eduardo Campos, ainda que ela possa ter margem para crescer, talvez seja uma fria (Sarah Palin foi um desastre). E dizem – dizem muita coisa, é claro – que ela tem uma personalidade dificil?

    • “E dizem – dizem muita coisa,

      “E dizem – dizem muita coisa, é claro – que ela tem uma personalidade dificil?”:

      Lula eh meio igual eu:  apega se a personalidades dificeis com facilidade.  Nao vai dar pra fazer analise psicologica (so falta mesmo!) mas isso nao seria problema pra ele.  Ja o partido dela apoiar Aecio Neves nao passa em branco de maneira nenhuma.  E essa eh so 01 das muitas contradicoes logicas do item…

      Alguem realmente acha verossimil que Lula -mesmo que for candidato- vai trair o partido que fundou pra conseguir apoio de um partido tucano nao-declarado, gente?

      Tou achando que a “noticia” eh plantada.

    • A viúva?

      Basta o Lula convidar o Roberto Amaral para vice e está tudo resolvidíssimo (inclusive no que respeita às viúvas do Aécio).

  4. Sem alianças, não ganha-se eleições, nem governa-se, porém…

    O Lula é mais inteligente, do que pode-se imaginar, e esta aproximação com o PSB assim como a aliança(e a cessão de alguns cargos no 1º escalão federal)com o PSD do Kassab, não significa, que ele, Lula, vá apostar em mais um “poste”como esta viúva, que em nada agregaria numa chapa para disputar a sucessão à Presidência. Esta é uma tática, para desatircular a oposição naquela região do Brasil, e nos partidos em ascensão.

    Acho que o PT(leia-se Lula) convidará novamente, alguem do meio empresarial, a exemplo do que fez, chamando o Zé Alencar, por razões estratégicas, políticas, notabilidade entre o meio empresarial, e naturalmente financeiras, e não alguém, que só ficou na mídia, por causa da morte do conhecido marido, acidentado fatalmente, e que não tem nenhum pêso político local/regional, e muito menos a nível nacional .

  5. Os altos preços, que se pagam, por algumas alianças nulas.

    Aliar-se ao PSB, prá que ?

    Chega de alianças como esta atual com o PMDB, cujo Presidente do partido, e Vice-Presidente da República em duas gestões, “não cheira, nem fede” e cujo diretório nacional, nem o próprio Pres. do partido, consegue conter seus parlamentares(vide E.C), que desobedecem-no, e são mais adversários do Executivo, que aliados deste, como é o combinado, e seria o desejado.

  6.  
    Tudo bem, contanto que o

     

    Tudo bem, contanto que o pessoal do partido socialista de araque declare a quem pertence o jatinho sem dono, em que o Dudu traíra e Dona Marina dos bagres andavam pra riba e pra baixo nas asas do bicho que acabou por se estatelar. Nos deixando todos, sem saber se o jatinho era de propriedade do filho de Lula, ou, se de fato era um pobre jatinho orfão de pai e mãe, coitado! Sem eira nem beira, sem lenço, muito menos documento e dono.

    Explico e justifico minha apreensão, cisma, com este caso. Observem, que quase ninguém cobrou ou cobra explicações sobre o Aécio, flagrado dirigindo bébado, com carteira vencida, e sem documentos do carro. O mesmo fizeram com o Eduardo Campos, provavelmente, por ele estar naquele momento sob a aba protetora do chapeu do tucano e desocupado Aécio da Cunha. Mas, o fato insofismável, é que até hoje não solicitaram os documentos de propriedade do Avião do Dudu.

    Já imaginaram se o ocorrido, fosse com alguém do PT? Tava lascado o Lulinha, sendo acusado noite e dia pelo consórcio midiático e pelo novo justiceiro, digo, juiz Moro Guantánamo. Nesta altura, já estava preso sendo chantageado e ameaçado pra fazer delação premiada e o diabo. Tratado como receptador, por ter comprado aeronave roubada e sem ducumento, para campanha da amiga do paipai Lula da Silva.

    Orlando

  7. delírios enviuvados.
    política

    delírios enviuvados.

    política não é amizade de família,

    embora esta afirmativa não tenha confirmação absoluta, uma

    vez que seis famílias hegemonizam o setor da comunicação

    social no brasil, capitaneada pela grã-família da globo e

     seus satélites de puns-puns aioprados.l..

  8. Por que não convidar Ciro Gomes? P q ele não se deixa manipular?

    E pensa com cabeça própria? (Será q CIro Gomes aceitaria ser articulista daki,no alto nivel do Posts do Dia?Será se o GGN já o convidou?Ele teria aceitado,acho que não). rremediavelmente (e eu ainda tinha esperança)o blog se tranformou em triste (e risível)espaço de pseudo-discussões,uma fileira no máximo com opiniões nuançadas do mesmo.E ainda há as exceções q se prestam pra dar um tom de abertura,de contraditório,cerejas de bolo.Unanimidade.O Post de Jorge Mautner q o GGN fez por bem botar título (q eu não pusera no original de dias atrás) pq GGN já sabia a interpretação rasteira,rasa,picuinhas em q cada um se acha ou se mostra de esquerda, ou portador do certo. Poruqe Nassif percebeu, tardiamente, no que o Posts do Dia se transformou..

    • Já BASTOU o caso da transferência de título pra São Paulo

      pode ser um estereótipo,pode ser q todo aquele q pensa grande comete ingenuidades,não percebe o meio de raposas,ora sorridentes,ora populares.Hitler cresceu por ter feito muitas melhorias na vida da população(enquanto matava alemães,judeus, homossexuais,quem fosse impuro)Ainda sem avançar além dos limites do território.Não estou equiparando com o ex presidente,mas achar q não merece um pinguinho de fortíssimas críticas e companhia ltda,e os 35 anos de um partido,é ter transformado IRREMEDIAVELMENTE este blog,ou melhor,Posts do Dia, infestado,pesteado de uma Irmandade q não quer ver, ou ainda pensa stalinistamente,”pra não fazer o jogo da direita”.Ou p/estreitezas,não se dispõem a pensar sobre outros ângulos,ler (mas ler mesmo, se conseguirem) outras posições,autores.Não têm a mínima capacidade de apreciar música com maior elaboração,q fica ignorada.Quanta pobreza.

    • Também acho.Além do mais

      Também acho.Além do mais ,parece que estamos no regime Monárquico.O que tem de  Senador

      botando filho como deputado federal ,neto como deputado estadual,bisneto como vereador,etc..

      Exemplos existem pelo Brasil afora.

  9.   Quero, preciso fazer coro

      Quero, preciso fazer coro com alguns colegas.

      Enfim: quem é essa senhora pra ser sequer vice de alguma coisa, quanto mais da Presidência? Só se a chapa for encabeçada pelo Sérgio Mallandro e olhe lá. Só faltava essa, deve ser piada de início de carnaval.

  10. Valeu a foto!

    A cara do Serra e o olhar enviezado é cômico.

    Qto a ser vice, pode até ser, mas é muito cedo.

    Nem sabemos se o Lula será mesmo candidato.

    O tempo coloca surpresas.

    Quase 4 anos é muito tempo em política.

  11. Vono é a marca machista do dia

     

    Vono é a marca machista do dia

    Por Jarid Arraes

    Da Revista Fórum

      

    Não é a primeira propaganda machista da Vono, que merece muitos escrachos. Imagem: Reprodução / Facebook

    Após o caso da Skol, que recebeu duras críticas feministas nas redes sociais por sua nova propaganda, agora foi a vez da marca Vono chafurdar no machismo: na página oficial da marca no Facebook, foi publicada uma imagem com tom humorístico, mas extremamente ofensiva: a propaganda, alegando que as mulheres não sabem o que querem, não é a primeira publicação da Vono a reduzir mulheres a papeis estereotípicos.  

    Empresas como a Skol e a Vono parecem não perceber que o machismo na publicidade não passa batido como costumava em outros tempos não tão antigos. Houve um tempo em que as marcas podiam utilizar mulheres como objetos de deboche, reduzindo-lhes a característica humana e retratando-as como meras coisas a serviço dos homens sem qualquer problema. Por conta do Feminismo e com a ajuda da internet, hoje as mulheres possuem meios de questionar os publicitários e apontar o imenso equívoco que cometem ao hostilizar mulheres – que, inclusive, são também consumidoras.

    Aliás, falar na linguagem do capitalismo às vezes é a melhor alternativa que as mulheres possuem para que sejam ouvidas. Afinal, mulheres também bebem cerveja, compram sopa em pó, consomem e pagam por produtos e serviços. Em muitos casos, as mulheres ainda são responsáveis pela feira da semana ou do mês e são elas que se deslocam até supermercados para escolher o que vão colocar na mesa. Parece lógico, mas no mundo da publicidade, só quem recebe o devido respeito é o público masculino, em detrimento das mulheres, que são constantemente hostilizadas e agredidas em propagandas misóginas. 

    Felizmente, as mulheres não se calam diante dessa misoginia. Mesmo enfrentando o deboche de muitos, que querem manter as coisas como estão, nós desenvolvemos métodos de protestar coletivamente e dar suporte às reivindicações umas das outras. Ainda aguardarmos ver propagandas que respeitem as mulheres, que levem em consideração seu poder de compra e de escolha, sem que nos reduzam a clichês e estereótipos ofensivos do que é ser mulher. 

    O pessoal responsável pela publicidade tem que compreender, com urgência, um fato muito simples: somos diversas, não somos donas de casa como nos anos 40, usando aventais e vestidinhos rodados, aguardando o marido chegar em casa para servi-lo. Não somos todas heterossexuais e nem buscamos as mesmas coisas. Em nossa diversidade, a certeza é de que não aceitaremos mais desaforos machistas. 

    Pode ser difícil para certos publicitários absorver todas essas evidências de conquistas feministas. Mas nós, mulheres, podemos dizer em voz alta: acostumem-se, porque isso não é nem o começo. Aprendam a lidar com uma sociedade sem machismo e a enxergar mulheres como seres humanos, ou falhem miseravelmente destruindo, gradativamente, a reputação de suas marcas.

    Foto de capa: Reprodução / Facebook

  12. Tanto esforço!

    Tanto esforço para ganhar o governo e perder na câmara depois!

    Melhor lutar pela reforma politica popular (com assembleia constituinte) e aproximar-se do povo mesmo, ensinando a votar se apresentando com chapa conjunta, desde o candidato a presidente até o último deputado.

    Ganhar levando o poder, ou melhor nem ganhar

    Sobre a viúva do Eduardo Campos, não acho tenha méritos para isso. Ainda, seriam dois de Pernambuco. 

    O vice deve ser de São Paulo ou até do Sul, com perfil mais palatável da classe empresarial

  13. nâo quer dizer nada

    “muito melhor  do que ele pensava”…= nada.

    Eu como voto na outra turma não tinha nenhuma expectativa no novo prefeito.

    Santos é a capital coxinha do Brasil!

    Na lanchonete que abriu na Ana Costa, no bairro do Gonzaga, já há o dia da coxinha em dobro!

  14. Ela apoiou Marina e Aécio e o
    Ela apoiou Marina e Aécio e o PSB não é mais um partido confiável, recentemente votou em Cunha contra o candidato do PT na Câmara. O PT ganhou em Pernambuco mesmo com a familia de Eduardo Campos fazendo campanha pro PSDB. Ou seja o PSB já era traiu a esquerda e terá um longo caminho para provar que defende a politica social de esquerda. Hoje eles aderiram ao neoliberalismo. O PT seja com Lula ou com quem for tem que colocar como vice o Ciro Gomes. O Requião poderia ser mas ele é do PMDB então fica complicado. Mas o erro do PT foi ter fortalecido Eduardo Campos e que depois traiu o PT. Teria que ter fortalecido Ciro Gomes, seria mais confiável. Mas na pratica não sei se Ciro é bom pra executar. Ele é bom pra falar e analisar, emitir opinião.

    • Ele é um ÓTIMO executivo mas

      Ele é um ÓTIMO executivo mas não serve para vice. Alguém teria que convencê-lo a ser governador de SP inclusive para recuperar o Estado após o descalabro que será o governo alck.

  15. Colonista (sic) é o autor da “notícia”

    Parei de ler quando cheguei a “As informações são da coluna Diário do Poder desta quinta-feira (12), do jornalista Cláudio Humberto.”

    Resumindo: o porta-voz do Collor se faz de porta-voz do Lula. Haja paciência.

  16. Sem nenhum sentido. Qual a

    Sem nenhum sentido. Qual a expressão política da distinta senhora? 

    Essa de prestigiar o nordeste não cola: 1) Ela não representa o nordeste.

    ; este, politicamente,  não existe. É só uma localização sócio-geográfica. Temos, sim, maranhenses, piauienses,cearenses, potiguares, paraibanos, pernambucanos, sergipanos, alagoanos e baianos. 2) Lula tem como berço político o sudeste, sim, mas nunca esqueceu suas raízes. Jamais viraria as costas para suas origens. Pode muito bem se articular com o PSB, mas sem essa conotação regionalística, como se esse tradicional partido fosse essencialmente de Pernambuco. 

    As fraquezas do PT, e da esquerda em geral, foram sempre São Paulo e o sul. Faz sentido, assim, um vice dessas regiões.

  17. Antecipar a disputa de 2018 é
    Antecipar a disputa de 2018 é uma excelente maneira de dizer que o governo Dilma já acabou. Lula está sabotando minha presidenta e eu espero sinceramente que ele não consiga sucede-la. O PT precisa crescer e superar o Lulismo, pois Lula já não é o mesmo. Ele age como se fosse mais importante que a maioria do povo que atribuiu um mandato a Dilma e que espera ve-la governar bem e com apoio durante os próximos 4 anos.

  18. Nada precisa ser levado tão a sério. Ainda.

    Nada precisa ser levado tão a sério. Ainda. Daqui até o momento efetivo de definição de candidaturas, lá por 2018 mesmo, ainda ouviremos um monte de coisa. Relaxemos. Vamos curtindo este governo que está aí, pois, conforme muitos disseram, ele ainda não acabou. E espero que só acabe mesmo lá na época certa, em 2018.

  19. Nada precisa ser levado tão a sério. Ainda. II

    A situação orçamentária de Pernambuco não é das melhores. Isso explica a tentativa de reaproximação com o PT (encontro do governador Paulo Quem? com Lula) e essa estorinha de que o nome de Renata Campos figura como carta na mesa da sucessão presidencial, na vaga para vice.

    Pernambuco está pedindo socorro a Brasília, agora que o voo presidencial de Eduardo Campos malogrou. Simples assim.

  20. Só existe um político do PT

    Só existe um político do PT que pode ter alguma chance em 2018.  Haddad!

    Ninguém aguenta mais o discurso do Lula, e com a viuva então,  é pedir pra afundar o partido de vez.

     

     

     

     

     

  21. OLHA,  para  mim essa

    OLHA,  para  mim essa  possibilidade  está descartada,  a  esposa  de Campos   aquela mesma que dormiu  nos  ombros  daqueles  que   provocaram o acidente  que  vitimou seu marido   nao  tem   estrutura para  ser  vice  de  Lula   isso é boato de  jortnalista fofoqueiro, Lula   jamais  a chamaria  para  ser    vice  dele.  Lula  entrou  na Presidencia  inesperiente mais  em 2  anos  ele  ja  sabia onde  moravam as  cobras  e começou  a  se  vacinar,  contra as  serpentes. Para mim   o  melhor vice  presidente  de Lula  seria  Rob erto  Requiao.  homem  de  posiçao firmes  e  nao  dá para  traz.  e nao porque o  PMDB  seja o maior  partido   no congresso e sim   pelas  suas  posiçoes. 

  22. Haddad

    Haddad ainda terá seu tempo para maiores voos. Por ora, vejamos se não darão um jeito para fazer o caos da água em São Paulo respingar sobre o prefeito da capital. 2022 não est[a longe assim como parece!

  23. Ciro Gomes

    Ciro Gomes. Esqueceram dele? Acho que não é carta fora do jogo. Nome conhecido. O irmão está no governo etc. Pode ainda surpreender daqui a pouco…

  24. Vamos rir. Rir muito. O PSB

    Vamos rir. Rir muito. O PSB se pirulitou. Nem voto tem!!!!!

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome