PT avalia manter Lula candidato mesmo sem registro, diz Gleisi

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A senadora e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann anunciou em coletiva de imprensa, nesta sexta (8), que o partido avalia manter Lula como candidato mesmo que a Justiça Eleitoral coloque entraves à obtenção do registro para participar do pleito deste ano. “Nós podemos definir, inclusive, que ele faça a disputa sem registro. Isso tem acontecido sistematicamente”, disse a petista. 

Segundo Gleisi, o PT trabalha num levantamento “individualizado, por Estado, de todos os casos na Justiça Eleitoral em que candidatos tiveram problema de registro.” Ela vem afirmando que mais de 140 prefeitos foram eleitos na última disputa nessas condições.

A senadora ainda reforçou que o PT não tem plano B e busca um vice para Lula que seja de outro partido. Para ela, não há meio de pacificar o País com o ex-presidente preso na Lava Jato.

Ela ainda minimizou a boa relação que o governador Camilo Santana (PT) tem com o PDT de Ciro Gomes, afastando a hipótese de fechar aliança para apoiar o pedetista na corrida presidencial. Segundo ela, o PT busca preferencialmente alianças com o PSB e vai insistir em levar Lula às urnas, mesmo que o registro venha a ser impugando no Tribunal Superior Eleitoral.”

“A gente tem até 15 de agosto para registrar. Vamos fazê-lo. Nenhum candidato, mesmo condenado em última instância, foi impedido de se registrar”, reforçou. “Se o TSE avaliar que não pode, o que seria uma brutalidade com o presidente (porque a sentença é injusta e nós estamos com recursos bem fundamentados), nós podemos definir, inclusive, que ele faça a disputa sem o registro.”

Gleisi disse que a prioridade do PT é eleger Lula presidente e uma boa bancada de parlamentares no Congresso. Depois disso, reeleger os governadores já em mandato e apostar nos candidatos a governo de Estado que são viáveis.
 
Deputados e senadores, governadores do PT e a senadora participam na noite desta sexta (8), em Contagem (MG), do lançamento da candidatura de Lula. É aguardada a leitura de uma carta ao povo assinada pelo ex-presidente, que está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril.
 
HADDAD EM ALTA
 
Gleisi ainda comentou a pesquisa do IPESPE divulgada nesta sexta (8), na qual Fernando Haddad aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de voto, quando ele é apresentado ao eleitorado como o candidato de Lula. Sem essa associação, a pesquisa mostrou que Haddad ficaria em sexto lugar, com 3% dos votos.
 
Gleisi minimizou o resultado da pesquisa lembrando que o estudo foi feito por telefone e, por isso, precisa ser visto com cautela. Além disso, ela destacou que Lula é o preferido, com 30% das intenções de voto e, sem ele, uma fatia ainda maior do eleitorado prefere votar branco e nulo a escolher um candidato.
 
A senadora ainda informou que o PT entrou com uma ação na Vara de Execuções Penais que cuida da prisão de Lula demandando autorização para que ele participe de entrevistas e gravações de vídeos de olho na eleição. Mesmo que haja rejeição do pedido, Gleisi afirma que o partido está preparado para fazer a campanha sem Lula.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando leio isso não sei se

    Quando leio isso não sei se acho graça ou me desespero.

    Quer dizer que o partido, o único que conseguiu governar para o povo domando (em parte) o sistema econômico, se contenta a perder uma eleição pro Judiciário e fazer manifestações de apreço (merecidas, mas a verdade é que Lula devia estar fora de lá) em frente a cadeia? O PT tá cada vez mais se psolizando. Entrando na eleição pra perder.

    Eu prefiro o lado da política, mas se o PT quer a resistência, que faça direito. Não a moldes de sarau, cânticos e discursos vazios. Que faça a guerra armada, que paralise o país através da mobilização popular e greves.

    Não quer esse lado, ok. Lance um candidato que defenderá o legado de Lula e dos sociais-democratas de verdade. Ganhe de novo o Congresso e use dessa força política para libertar Lula.

    Vai fazer isso, mas não pode falar agora? Então pare de responder essa imprensa, ficar fazendo essa conversinha furada. Se cale, não responda e efetivamente mobilize. Mas cada vez que a Gleisi dá uma declaração, diminui 5% meu petismo. Tá de brincadeira.

     

     

    1. Eu entendo seu ponto, mas já

      Eu entendo seu ponto, mas já percebeu que o PT sempre está errado em tudo que faz?

      Se o PT participa da eleição e faz política ele caiu no republicanismo. Se se recusa a jogar o jogo é incompetente. Se apoia Ciro é idiota. Se faz alianças partidárias é traídor.

      Já virou axioma da política nacional: o PT está sempre errado.

      1. Concordo. Mas a minha visão é

        Concordo. Mas a minha visão é de quem defendeu o PT até hoje, apesar das críticas. Então, minha visão é a do que o PT fez desde 2003, já no governo, não a visão imaginária, sonhática de quem acha que o poder é um mar de rosas e basta fazer as leis corretas (PSOL).

        Então, por essa visão pragmática do PT(1): ele deve ou jogar o jogo e ser republicano, ou apoiar o Ciro e  fazer alianças.

        Pela visão psolista(2): deve recusar a jogar o jogo.

        Minha confiança é neste PT que governou desde 2003, apesar das críticas dos iludidos sonháticos, que mudou o país. A 2ª visão é coisa de psolista que nunca vai mudar nada. Se mudar para a visão psolista, automaticamente perde meu apoio.

        Claro que se optar pela 1ª visão vai ter os chiadeiros. Mas pelo menos vai manter a coerência histórica do partido (pelo menos pós 2003).

        1. Entend. Você está defendendo

          Entend. Você está defendendo uma política pragmática para o PT. Acho muito justo, afinal, Lula já provou que dá certo.

          Mas acho que minha maior dúvida é se ainda é possível jogar o jogo do republicanismo no Brasil. Mesmo que Lula venha de braços abertos a todos, perdoando traições e tudo o mais… Vão deixar ele governar? Não vejo mais essa opção, de verdade.

          Essa raça de hidrófobos querem sangue.

    2. Não se engane

      Muitos de nós petistas acreditamos nesta estratégia contra o golpe (em geral) e assim parece também entender a maior parte do eleitorado. Vamos agora com força nos Estados e no congresso. A candidatura a presidente é do Lula até o fim. Não siga o jogo da direita de querer apressar as coisas. O PT e o povo não podem condenar Lula a mofar na cadeia indicando outro candidato, que estará fadado a receber a artilharia pesada da mídia até sangrar, perdendo com isso o Lula, caindo os altos índices de pesquisa que hoje temos em ascensão e, pior ainda, perder o PT como partido depois do fogo cruzado que teremos até outubro, ao esvaziar o nosso elemento central: Lula. Vamos seguir o nosso próprio jogo, com as nossas regras.

  2. Dilma Candidata

    O PT me é uma decepção. Votei Dilma em 2014, fui contra o impedimento, e o considero um golpe no mínimo parlamentar.

    O Lula que se diz tão preocupado com o Brasil, sabe que Ciro Gomes será um presidente tão bom quanto ele. O importante agora é saber que vamos ter um bom candidato. Mas não, o Lula quer ser presidente… 

    Lula mostra que só se preocupa com ele mesmo. Se mostra um vaidoso. Deveria apoiar Ciro e se preocupar com sua defesa.

    Se Lula for candidato não votarei nele. Voto Ciro. 

    Agora se o PT colocar Dilma Rouseeff como candidata, voto nela. Seria mais coerente, e ela provavelmente venceria. 

    A eleição de Dilma mostraria ao mundo o que de fato aconteceu no Brasil.

    1. Comando golpista?

      Nem os mais inteligentes do comando golpista conseguiriam fazer um texto tão “espertoso” como o seu….

      Devemos estar atentos para digerir este tipo de comentários espertos….todo cuidado é pouco!

       

  3. Lula candidato.
    Sinceramente, acho que o PT deveria mudar esse discurso. Lula (infelizmente) Não poderá ser candidato. Se o PT lançar a sua candidatura terá o registro indeferido pelo TSE.
    Se o partido não tem o plano B vai ter que aceitar ficar de fora da disputa.
    Cada vez que vejo essas declarações da presidente do partido fico triste em reconhecer que Essa atitude não passa de sandice.

  4. Mas será que ninguém percebeu

    Mas será que ninguém percebeu que Lula com essa atitude está escancarando o golpe? Vale ressaltar que o povo brasileiro AINDA não entendeu o que está acontecendo. Só nas última semanas vi pessoas admitindo finalmente que a Lei só pune o PT… e mesmo assim ainda acreditam que Lula foi o maior ladrão da história.

    O PT está usando Lula para mostrar a farsa em que estamos vivendo. Em um país que notórios ladrões comandam o governo, um homem condenado injustamente (e que foi o melhor presidente do páis) não pode concorrer.  As instituições, ao não deixarem Lula concorrer, estarão assinando seu atestado de óbito diante da população. Tudo de ruim que ocorrer (e vai acontecer) depois vai ser porque “não deixaram Lula concorrer”. Uma população de 200 milhões de explorados, enganados, injustiçados e sem confiança em qualquer instituição brasileira… Pois é.

    Essa talvez seja a última cartada política de Lula e talvez a mais brilhante.

    E se alguém acha que qualquer outro candidato do PT teria chance… Não ia. O STE ia dar um jeito de impedir qualquer candidatura do PT. O tabuleiro é deles, quem manda no jogo são eles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador