Vaccari confirma que toda arrecadação do PT foi contabilizada formalmente

Jornal GGN – João Vaccari, tesoureiro do PT, foi citado em depoimentos relacionados à Operação Lava Jato. Segundo depoimentos vazados, Vaccari seria o operador do partido junto ao esquema de desvios da Petrobras. Em Fortaleza, na reunião do diretório do PT, Vaccari declarou no encontro fechado aos jornalistas, que tudo que arrecadou foi contabilizado formalmente nas contas do PT e sua intervenção durou 5 minutos. A reportagem é do Estadão, que pode ser lida a seguir.

JF Diorio/Estadão – Segundo Paulo Roberto Costa, Vaccari seria uma peça importante no esquema de corrupção

do Estadão

Suspeito na Lava Jato, tesoureiro se explica a petistas e é aplaudido

RICARDO GALHARDO, ENVIADO ESPECIAL – O ESTADO DE S. PAULO

João Vaccari, apontado como operador da sigla em escândalo, recebe apoio da direção do PT em reunião do diretório

Fortaleza – O tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, citado em depoimentos da Operação Lava Jato como operador do partido junto ao esquema de desvios da Petrobrás, foi aplaudido duas vezes na reunião do diretório nacional do partido nesta sexta-feira, 28, em um hotel em Fortaleza, no Ceará.

Segundo relatos de participantes do encontro, que foi fechado aos jornalistas, Vaccari tomou a palavra logo no início para se defender. Ao longo de 5 minutos, tentou tranquilizar os dirigentes do partido, dizendo que “tudo o que foi arrecadado foi contabilizado” formalmente nas contas do PT.

Vaccari teve, mais uma vez, os sigilos telefônico, fiscal e bancário quebrados pela CPI mista da Petrobrás. Em 2010, a Justiça determinou a abertura de suas contas bancárias em uma investigação sobre irregularidades na cooperativa habitacional do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da qual foi diretor.

Leia também:  O que a oposição precisa saber sobre o "maior evento conservador" do Brasil

Quanto ao sigilo telefônico, Vaccari disse que a CPI mista só vai encontrar “ligações típicas de um tesoureiro de partido”. “Eu sei o que fiz”, disse o dirigente, recebendo aplausos.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também fez uma defesa contundente do tesoureiro. Falcão disse que não existe “nada concreto” contra ele. “Nosso papel é defendê-lo”, conclamou Falcão, arrancando mais aplausos da plateia.

O tesoureiro do PT foi apontado pelo doleiro Alberto Youssef como operador do PT no esquema de desvio de dinheiro da Petrobrás. Durante as investigações, a Polícia Federal encontrou uma planilha na qual a cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima, aparece como beneficiária de uma remessa de R$ 220 mil do doleiro. Vaccari já negou várias vezes ter participação no esquema.

No PT, a posição do tesoureiro do partido é vista com tranquilidade. O partido, no entanto, não descarta que “a PF arrume uma alegação arbitrária” para envolver ou até mesmo pedir a prisão do tesoureiro. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

7 comentários

  1. Essa fixação desse aparato midiatico-penal

    Essa fixação de um certo aparato midiático-penal contra todo e qualquer tesoureiro do PT é bem antiga

    Fundador da CUT faz manifesto a favor de Vaccari

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2010/03/fundador-da-cut-faz-manifesto-a-favor-de-vaccari

    Uma suposta fraude no Bancoop foi tida como verdade por anos e anos, ao final ele foi incoentado sem que os meios de comunicação se retratassem. A história apenas se repete. Mais uma vez., o conluio midia-mpf-juiz Sergio Mouro dá total crédito a uma delação(sem provas) feito por um bandido contumaz ávido por ser premiado pela delação combinada(sic, premiada)…,,,

    No início de setembro Vaccari esclareceu a questão, deu no Estadão:

    O secretário nacional de finanças  do PT, João Vaccari Neto, negou as acusações do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Em nota, Vaccari diz que nunca tratou de assunto relativo ao PT com Costa. “Assim, é absolutamente mentirosa a declaração de que tenha havido qualquer tratativa, seja pessoal, por e-mail ou mesmo telefônica, com o referido senhor a respeito de doações financeiras ou qualquer outro assim”, diz em nota.

    Vaccari diz ainda que nunca esteve na sede da Petrobras e que não visita empresas estatais, pois elas são proibidas de fazer doações eleitorais. O petista afirmou também que todas as contas do partido São “apresentadas em detalhes” aos órgãos responsáveis pela fiscalização.

    De acordo com reportagem da revista Veja deste sábado, Costa teria atribuído a Vaccari o papel de “ponte” no pagamento de propina por empreiteiras contratadas pela Petrobras aos partidos da base aliada do governo.

     

     

     

  2. Conheço Vaccari pessoalmente

    Trabalhei como funcionário do Sind. dos Bancários de São Paulo na época em que o mesmo era presidido pelo Gushi e o João Vaccari era o tessoureiro, isso foi em meados da década de oitenta.

    Era e é respeitadíssimo entre todos os sindicalistas e funcionários de entidades sinidicais e partidários como o melhor tesoureiro que os movimentos sociais já produziu.

    Acho que em todas as organizações sociais de que tomou parte, sua função é de cuidar da grana e ele faz isso como niguem. É pessoa corretíssima.

     

      

  3. petistas com letra repetida à

    petistas com letra repetida à moda italianada mafiosa é complicado de se ler e pronunciar em alto e bom som…

    vaccari, vaccarezza, pizzolato, palocci, salvatti, taffarel, hoffmann, ops! falha nossa….

  4. por que sempre vaza

    por que sempre vaza eletivamente contra o pt

    e não isonomicamente para todos se fosse o caso?

    por que numa reunião sem jornalistas o cara do estadão conseguiu isso?

     

     

    • Porque tá cheio de gente, no

      Porque tá cheio de gente, no pt inclusive, que não pode ver um jornalista que conta tudo.

      O Lula uma vez comentou que havia companheiros que não podiam nem abrir a porta da geladeira pq ao ver a luz acesa iam logo dando entrevista.

      • Por que está cheio de gente

        Por que está cheio de gente no PT que acha que pode fazer luta interna a partir da imprensa.

        O Partido Social Democrata Alemão tinha jornal diário no fim do século XIX, na era do linotipo (ou era ainda a composição manual?)

        Como é que um partido do tamanho e da importância do PT não tem sequer uma revista semanal?

        É por que é mais prático “cultivar” relações na imprensa e dirigir o partido a partir de fora, sem passar pela discussão democrática interna. Dá no que dá…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome