Expansão energética dependerá das termelétricas

Jornal GGN – Com a proximidade do esgotamento do potencial hidráulico do país, o planejamento do governo federal para a década a partir de 2021 deverá priorizar a expansão de termelétricas para operar na base do sistema.

O gás natural deve ser a fonte que vai viabilizar a matriz. Isso porque o Ministério de Minas e Energia espera que com a exploração do pré-sal e dos campos em terra, o país tenha excedente de gás natural nos próximos anos. No entanto, para que o plano seja economicamente viável, o preço do gás ainda precisa cair.

Nesta década, a hidroeletricidade continuará puxando a expansão da capacidade instalada e as demais fontes continuarão sendo apenas complementares. Mas a partir da próxima década o cenário deve mudar, com as térmicas ganhando maior protagonismo.

Além do gás natural, a energia nuclear e a térmica a carvão mineral são outras possibilidades de usinas competitivas.

Com informações do CanalEnergia

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Leiam isso e se assutem.

    Está lá no site do MME e foi dito para uma platéia de industriais. E mesmo assim são contra a Dilma. Estariam loucos? Incrível.

    Sem a redução das tarifas de energia realizada em 2012 pela Medida Provisória (MP) 579, a conta de luz dos consumidores de energia estaria entre 80% e 90% maior. A afirmação foi feita pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, na abertura do Energy Summit 2014, em São Paulo, na terça-feira, 16 de setembro. (…)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador