Privatizar a Eletrobras é penalizar a população rural e as periferias das cidades

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Eletricitários promovem greve de 72 horas para denunciar problemas na privatização da Eletrobras / Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Eletricitários promovem greve de 72 horas para denunciar problemas na privatização da Eletrobras - Créditos: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

do Brasil de Fato

Privatizar a Eletrobras é penalizar a população rural e as periferias das cidades

A avaliação é de Nailor Gato, vice-presidente da Federação Nacional dos Eletricitários

Anelize Moreira e Mayara Paixão

Nailor Gato, vice-presidente da Federação Nacional dos Eletricitários, conversou, nesta segunda-feira (11), com a Rádio Brasil de Fato sobre a greve de 72 horas promovida pela categoria. Ele explicou quais são os objetivos da paralisação e quais as principais pautas de luta que envolvem o setor, como a tentativa do governo de privatizar a Eletrobras.

Confira:

Brasil de Fato – Porque esta paralisação?

Nailor Gato – A paralisação de 72 horas é a luta contra o processo de privatização da Eletrobras. São 14 empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras, mais de 23 mil trabalhadores. E desde que foi consumado o golpe, este governo representado na figura do presidente da Eletrobras, Wilson Brito Júnior, persegue a privatização da Eletrobras.

E como está a movimentação da greve?

Em todo o Brasil [a greve], começou, na prática, às 6h. Além da paralisação, nós estamos fazendo alguns atos para chamar a atenção da população sobre o processo de privatização da Eletrobras. A maior prejudicada, quem vai pagar essa conta, é a população. As empresas do Sistema Eletrobras vendem o quilowatt/hora por 7 centavos e as empresas privadas a 87 centavos por quilowatt/hora.

Existe uma estimativa sobre o engajamento dos trabalhadores em relação a greve?

Está funcionando normalmente o sistema, porque nós temos a responsabilidade para que a população não seja prejudicada, mas os demais trabalhadores (que atuam em outras atividades) estão paralisados.

Sobre o Luz para Todos, qual é a ameaça caso ocorra a privatização?

É um dos programas mais importantes, inclusive, foi colocado na época (de implantação) como um dos maiores programas de distribuição de renda, por exemplo, no meio rural, você consegue conservar a produção para vender este produto no fim de semana nas feiras e no mercado e mantém o homem rural produzindo para quem mora na cidade. No texto da medida provisória (da privatização) está previsto acabar com o subsídios nesta área e quem vai ser penalizado é o homem rural, as periferias das cidades.

Edição: Tayguara Ribeiro

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Privatizar a Eletrobras é

    Privatizar a Eletrobras é penalizar o país. Deixar todos os setores estratégicos na mão da iniciativa privada é perder a soberania e o controle mínimo sobre os preços e a própria economia do país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador