Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Feitiçaria: o que o Palmeiras queria, aconteceu, por Percival Maricato

O Verdão vai dormir na liderança e já compete com o Botafogo (tem um jogo a menos) na disputa da taça.

Cesar Greco – Divulgação

ESPORTE BRETÃO

por Percival Maricato

FEITIÇARIA: TUDO QUE O PALMEIRAS QUERIA ACONTECEU

O Palmeiras ganhou do Internacional, o Flamengo empatou com o Fluminense, o Fogão empatou com o Braga e o Grêmio perdeu do Corinthians. Ou seja, todos os times que podiam disputar o primeiro lugar perderam pontos. O Verdão vai dormir na liderança e já compete com o Botafogo (tem um jogo a menos) na disputa da taça.

PONTOS CORRIDOS:  É ISSO AÍ

Muitos comentaristas criticavam o campeonato por pontos corridos dizendo que não havia emoção. O Brasileirão está mostrando o contrário. tem uma penca de clubes disputando para ser campeão, para ir para a Libertadores, ou Sul Americana e para não cair. Há seis clubes disputando o caneco e sete na luta de vida ou morte para não cair de grupo. Faltam quatro rodadas e ainda vamos ter muita emoção.

MATÉMÁTICA X TORCIDA, TRAJETÓRIA, HISTÓRIA

Como sempre na reta final aparece os matemáticos fazendo previsões de quem poderá ser campeão. Antes da rodada de fim de semana estes eram os cálculos:  Botafogo – 35,2%, RB Bragantino – 32,3%, Palmeiras – 25,4% ,  Grêmio – 5,1% , Flamengo – 1,5%. Evidente que matemáticos não pensam em torcida, trajetória que vem tendo cada time, história, peso da camisa, condições subjetivas diversas de técnicos, jogadores e até dirigentes

PRIVATARIA NO FUTEBOL 

Os clubes que tanto torcemos podem todos se tornarem empresas, privatizados, como está na moda. Um dia gritaremos: vai Ambev, vai Casas Bahia, vai Posto Ipiranga. Para pavimentar esse caminho o senador Eduardo Braga aceitou sugestão do colega Carlos Portinho, do PL, para manter o recolhimento unificado dos tributos que serão aplicados as Sociedades Anônimas do Futebol. Se der certo os acionistas ganham muita grana, graças entre outros motivos pelo preço dos ingressos pagos pelo povão. Se não der, o time cair de divisão, devolvem a quem pagar mais pela sucata. Claro que havia muitos outros setores de atividade que mereciam esse tipo de tratamento privilegiado, mas o que a ENEL fez nestes dias e a SABESP poderá fazer proximamente deve ter inspirado os senadores.

CRUZEIRO – PARA NÃO FICAR ATRÁS DO TIME, TORCIDA TAMBÉM DÁ VEXAME E RONALDUCHO TEM QUE ANDAR PELA SOMBRA

A empresa, ou time empresa do Ronaldo Gordo perdeu de 1 x 0 do Coritiba que marcou seu gol aos 45 minutos do segundo tempo. Apesar de pequena a torcida do Cruzeiro resolveu invadir o campo e aí não sabia o que fazer, até que a do Coritiba fez o mesmo e pôs os mineiros para bater recorde dos 100 metros rasos na fuga. Todo mundo viu quem começou a invasão e sabemos que nada vai acontecer a essa ralé.  Lembraram a invasão dos prédios dos Três Poderes só que tudo que tinha para quebrar eram as traves. Se o Cruzeiro cair, o Ronalducho vai ter que andar clandestino em BH, o que não é fácil pela massa gordurosa, e ainda vai correr risco de vida, pode haver um cruzeirense atrás de cada poste ou disfarçado de cachorro. É isso que pode acontecer com quem faz privataria para ganhar grana.

VEJAMOS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO

34ª Rodada

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto
Descrição gerada automaticamente

Classificação Brasileirão 2023 – 34ª rodada

Interface gráfica do usuário, Aplicativo
Descrição gerada automaticamente
1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótima matéria. Nos anos 1990, a vitoriosa parceria Palmeiras-Parmalat levou o clube paulistano aos céus e, com seu final, desceu-o aos infernos. A história da apropriação do futebol pelo capitalismo global e a preocupação com a objetificação comercial da paixão d@s torcedorxs por empresas estão narradas em nosso “Futebol & relação de consumo” (Manole, 2013).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador