Biden prevê chegada de “nova ordem mundial” e que “os EUA devem liderá-la”

Victor Farinelli
Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN
[email protected]

Presidente estadunidense apontou criticou Putin e a China, dando a entender que são os inimigos nessa disputa: “este é um momento em que as coisas estão mudando, e nós (os EUA) devemos conduzir o resto do mundo livre nessa missão”

Foto: AP

O discurso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na noite desta segunda-feira (21/3), deixou de ser somente uma declaração protocolar durante um evento com empresários realizado em Washington, e se transformou em vídeo viral nas redes sociais, devido ao trecho em que ele fala que “este é um momento em que as coisas estão mudando. Haverá uma nova ordem mundial e nós (os Estados Unidos), devemos liderá-la, e devemos conduzir o resto do mundo livre nessa missão”.

As palavras Joe Biden foram proferidas durante o “Business Roundtable”, uma reunião trimestral com CEO´s que costuma ser pautada pelas questões econômicas que afetam os Estados Unidos, mas que nesta edição foi dominada por temas relacionados à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Antes de falar em “nova ordem mundial”, Biden preparou o terreno, com um relato sobre como a ordem mundial pós-Segunda Guerra Mundial se instalou: “60 milhões de pessoas morreram entre 1900 e 1946. E desde então, estabelecemos uma ordem mundial liberal, e isso não acontecia há muito tempo. Muita gente morreu depois disso, mas não houve nem de longe o caos que existia antes”, disse o presidente estadunidense.

Em outro momento do discurso, Biden fez pesadas críticas ao presidente russo Vladimir Putin, com as quais justificou o fortalecimento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como um dos elementos com os quais os Estados Unidos devem se preparar para enfrentar essa “nova ordem mundial”.

“Temos que fazer o que for preciso para apoiar a Ucrânia. A OTAN nunca esteve tão forte e tão unida em toda a sua história, e isso se deve à necessidade de enfrentar as ameaças promovidas por Vladimir Putin”, disse o chefe da Casa Branca.

A China também foi alvo de críticas, em menor quantidade do que as dedicadas ao presidente russo, mas o suficiente para que a mensagem indicasse que os dois seriam, neste momento, os principais adversários dos Estados Unidos.

Ainda sobre Pequim, Biden citou a criação de um “grupo de segurança” que seria conformado também por Japão, Índia e Austrália, e que serviria para “deter as ameaças no Pacífico” – sem citar a China diretamente, mas deixando nas entrelinhas que seria o alvo principal dessa iniciativa.

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Podemos rir, Biden descobre que está surgindo um Nova Ordem Mundial e quer assumir sua liderança. A nova ordem já tá aí e a última coisa que ela requer são líderes imperiais.

    Ao abrir várias frente de batalha, o que ele que é ampliar o faturamento da indústria bélica americana.
    Anunciou vária ajudas em milhões de dólares para Ucrânia…em armamentos.

    A Alemanha anunciou que vai investir pesado em armamentos…Onde Shols vai fazer suas compras?

    Essa é velha ordem que precisamos derrubar o mais rápido possível> Quando é que os demais líderes ocidentais vão perceber que os EUA os veem apenas como um reles consumidor, um dependente, viciado em armamentos

  2. Parabéns Nassif. A começar pelo título mineiro. A internet dá quase todas os dados e informações sobre a Guerra da Ucrânia. Conhecimento e análise exigem o trabalho intelectual que os servidores de dados não fazem. Numa perspectiva histórica, assistimos os falcões do partido democrata escalando e “cercando o Lourenço”. Trump latia, mas não mordia

  3. A america é o único continente que ainda não sofre as sansões da nova ordem mundial(não em sua plenitude) mas os demais líderes e nações enfraquecidas, e que olham para o poder e para o dinheiro acabaram abraçados pela ordem, Vejo o Brasil como o mais resistente da América, se não único, por causa do atual presidente? Não, embora faça um bom governo, o destaque para isso é sobretudo dos intelectuais e do povo que despertaram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador