Republicanos retomam o controle do Senado nos EUA

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Com 52 representantes eleitos até o momento, Partido Republicano retoma o controle das pautas e decisões da Casa Alta

Foto: Edward M. Kennedy Institute/Eric Haynes

Além de eleger Donald Trump presidente, o Partido Republicano conquistou a maioria dos assentos do Senado dos Estados Unidos, nas eleições desta terça-feira (5). 

Uma projeção da imprensa estadunidense mostra os republicanos com 52 representantes eleitos até o momento. Isso significa que o partido retomou o controle das pautas e decisões da Casa Alta.

Até então, o Senado estava sob o comando do Partido Democrata, com 51 cadeiras, contra 49 dos republicanos. Nestas eleições, no entanto, os cidadãos norte-americanos elegeram 34 senadores – um terço das 100 cadeiras do Senado.

Na votação, o Partido Democrata perdeu em estados como Nebraska, Ohio, Montana e Virgínia Ocidental 

Os novos membros do Congresso dos EUA tomarão posse oficialmente em 3 de janeiro de 2025. Cada senador tem um mandato de seis anos. As eleições são feitas a cada dois anos para renovar um terço das cadeiras.

Câmara 

A disputa na Câmara estadunidense é acirrada e o resultado final só deve ser projetado nos próximos dias. Em 2022, os republicanos conquistam maioria na Casa com 220 deputados contra 212 democratas. 

Até o momento, o placar atual contabiliza 198 assentos republicanos e 177 democratas. A maioria é alcança com 218 cadeiras.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador