Trump diz que despedirá principal infectologista ‘um pouco depois da eleição’

Enquanto Trump sempre tenta minimizar o vírus, Fauci o critica por se recusar regularmente a usar máscara em público e por não se distanciar socialmente.

WASHINGTON, DC – MARCH 31: Dr. Anthony Fauci (R), director of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases, speaks while flanked by President Donald Trump during the daily coronavirus task force briefing in the Brady Briefing room at the White House on March 31, 2020 in Washington, DC. With the nationwide death toll rising due to the coronavirus, the United States has extended its social distancing practices through the end of April, while many states have issued stay-at-home orders that strongly discourage residents from leaving home unless absolutely necessary or essential. (Photo by Win McNamee/Getty Images)

Jornal GGN – Anthony S. Fauci é o maior especialista em doenças infecciosas nos Estados Unidos. Donald Trump, em um comício, deixou o povo gritar contra Fauci e soltou para a turba: “Não conte a ninguém, mas deixe-me esperar um pouco depois da eleição. Agradeço o conselho”.

Esta fala em comício é mais um ato da escalada de rivalidade de Trump contra Fauci desde que ele se posicionou firmemente sobre a resposta do presidente à pandemia do coronavírus. Tal fala, que detonou a animosidade de Trump, foi dita logo depois que o presidente desafiou os regulamentos para conter a pandemia, que só continuava a piorar nos Estados Unidos, colocando em risco as esperanças do mandatário de reeleição.

Na última sexta-feira, Fauci apontou a resposta de Trump à pandemia, sugerindo que os EUA precisam de uma “mudança abrupta” em sua abordagem do vírus, que já matou perto de 230 mil norte-americanos.

Nos primeiros dias da pandemia, Fauci foi a voz principal da resposta do governo ao coronavírus. Agora, quase oito meses após o início da pandemia, o presidente não se reúne com Fauci desde o início de outubro.

Mas o relacionamento profissional de Fauci e Trump foi rompido devido à aplicação de máscaras e às diretrizes de distanciamento social. Enquanto Trump sempre tenta minimizar o vírus, Fauci o critica por se recusar regularmente a usar máscara em público e por não se distanciar socialmente.

No início de outubro, o presidente incluiu um clipe fora de contexto do médico em um anúncio que parecia mostrá-lo endossando a afirmação de que “o presidente Trump atacou o vírus de frente como os líderes deveriam”. Fauci exigiu que o governo Trump removesse o clipe “Ao fazer isso contra minha vontade, eles estão, na verdade, me assediando”, disse ele ao Daily Beast.

Quando ainda se esperava que o presidente comparecesse a dois comícios de campanha, um em Johnstown, Pensilvânia, em 13 de outubro, seguido por um evento em Des Moines no dia seguinte, poucos dias depois de ser diagnosticado com o vírus, Fauci criticou o presidente em outra entrevista.

“Isso é causar problemas quando você faz isso”, disse Fauci na CNN. “Vimos que quando você tem situações de ambientes congregados onde há muitas pessoas sem máscaras, os dados falam por si. Acontece. E agora é um momento ainda pior para fazer isso, porque quando você olha o que está acontecendo nos Estados Unidos, é realmente muito problemático”.

Trump também intensificou seus ataques a Fauci. Em uma ligação em meados de outubro com sua equipe de campanha, o presidente chamou Fauci de “desastre”, acrescentando que “as pessoas estão cansadas de ouvir Fauci e todos esses idiotas”. Apesar de tudo isso, o presidente disse que atirar em Fauci criaria uma “bomba maior”.

Mais tarde naquele dia, ele zombou do médico por criticá-lo por realizar grandes manifestações onde os participantes raramente usam máscaras. Trump comparou sua orientação médica com um primeiro arremesso cerimonial malsucedido que ele fez em um jogo do Washington Nationals em julho.

“Na verdade, o braço de Tony é muito mais preciso do que seus prognósticos”, escreveu Trump, sugerindo erroneamente que o conselho de Fauci contra o uso de máscara nos primeiros dias da pandemia era sua maneira de minimizar o vírus.

Em Miami, Trump voltou a esse tema. No comício lotado, que violou o toque de recolher e as regras de distanciamento social do condado de Miami-Dade, ele argumentou novamente que Fauci foi quem divulgou informações incorretas sobre a pandemia.

“Agora, ele está errado em muitas coisas”, Trump disse à multidão. “Ele é um homem bom, entretanto. Ele está errado em muito”.

Com informações do Washington Post.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trampa, assim como Bolsosastre, tem porcas e parafusos soltos batendo a esmo dentro de seus crânios gasosos.
    Não é demais repetir que muito mais importante do que entender estas sucatas cerebrais é entender e equacionar seus seguidores e apoiadores, muitos incondicionais como aqueles que cometeram suicídio coletivo na Guiana.
    O multi-falido Trump, “chegado” em trampas para se manter e recuperar, é um tipo não incomum. Incomum é a população da nação tida como a mais poderosa do mundo tê-lo eleito e, depois de um mandato tenebroso, ainda mantê-lo “competitivo”.
    Talvez tenha se empolgado no poder exibido na TV em “The Apprentice”.
    Afinal, nele, a máxima era: “o chefe manda, o subordinado obedece” (® Pazuello).
    Ou manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
    Não necessariamente nessa ordem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador