Observatorio de Geopolitica
O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.
[email protected]

A Rússia de Putin, por Valdir da Silva Bezerra

Trata-se de um livro sobre grandes temas, mas também sobre pessoas comuns, algo típico das obras de escritores como Dostoiévski e Tolstói

Foto: Sputnik/Governo Russo

do Observatório de Geopolítica

A Rússia de Putin

por Valdir da Silva Bezerra

A Rússia de Putin tem sido palco de fenômenos que remetem a diferentes períodos de seu passado, fazendo do país um verdadeiro amalgama das eras imperial (czarista) e soviética. Temas como a centralização do Estado na economia, a imposição de obstáculos a opositores políticos, o aperto do controle pessoal sobre o poder, o retorno da religião como fator de identidade nacional, a negação aos princípios liberais como modelo social, a afirmação da especificidade ‘civilizacional’ russa… são apenas alguns exemplos de como a Rússia dos anos 2000 se reformatou domesticamente.

No plano internacional, presenciou-se a volta de discursos acerca de uma iminente ameaça externa ao país (representada sobretudo pela OTAN), a defesa da posição tradicional da Rússia como Grande Potência “fundamental” do sistema, o retorno de projetos de integração econômica regional no espaço pós-soviético, assim como a retomada das intervenções militares em países vizinhos (e mesmo no Oriente Médio) em defesa de seus interesses nacionais, geopolíticos e de segurança.

‘Um Elo com o Passado’: A Rússia de Putin e o Espaço Pós-Soviético visa lançar luz a todos esses processos com base na experiência histórica russa, além de contar com relatos da vivência pessoal do autor no país em três cidades diferentes: Pskov, São Petersburgo e Moscou. Trata-se de um livro sobre grandes temas, mas também sobre pessoas comuns, algo típico das obras de escritores como Dostoiévski e Tolstói, e cuja combinação objetiva apresentar ao leitor um quadro ao mesmo tempo analítico e intimista a respeito da Rússia durante a era Putin

Valdir da Silva Bezerra é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia. Membro do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais sobre Ásia da Universidade de São Paulo (NUPRI-GEASIA). Pesquisador do Grupo de Estudos Sobre os BRICS da Faculdade de Direito da USP (GEBRICS-USP). Colaborador do Grupo de Estudos sobre a Rússia (PRORUS) da Universidade Federal de Santa Catarina. O autor também é colunista oficial da Sputnik Brasil. Desde o ano passado, Valdir Bezerra vem atuando em paralelo como comentarista político convidado para os canais Jovem Pan, Band News e Record News. Algumas de suas matérias e opiniões podem ser encontradas em publicações como: Folha de São Paulo, Valor Econômico, O Antagonista, Crusoé e Jornal GGN, no qual também escreve como colunista convidado.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador