As expressões do fascismo hoje na Itália, por Arnaldo Cardoso

Faltando poucos dias para a eleição regional  na Emilia Romagna, região ao norte da Itália, o líder do partido de extrema direita Liga, Matteo Salvini, continua elevando o grau de agressividade e desprezo por regras básicas do jogo político

ANSA

As expressões do fascismo hoje na Itália

por Arnaldo Cardoso

Faltando poucos dias para a eleição regional  na Emilia Romagna, região ao norte da Itália, o líder do partido de extrema direita Liga, Matteo Salvini, que até agosto passado acumulava os cargos de Vice Primeiro Ministro e Ministro do Interior do país, continua elevando o grau de agressividade e desprezo por regras básicas do jogo político, numa estratégia visando conquistar governos e assembleias regionais para membros de seu partido e de partidos de direita e extrema direita coligados, para depois ganhar o país.

Na noite de ontem (21) Salvini mais uma vez deu mostras de não medir os potenciais danos de seus atos desde que seus objetivos passam ser alcançados. Incursionando por Pilastro, bairro do subúrbio de Bolonha, capital da Emilia Romagna, Salvini ao lado de uma moradora (delatora) do bairro e seguido por equipe de filmagem que transmitia ao vivo para sua página no Facebook, chegou à portaria de um edifício e interfonou para um apartamento. Ao ser atendido, iniciou um interrogatório com o morador do apartamento, solicitando inclusive que abrisse a porta do edifício para que se defendesse de acusação de tráfico de drogas.

O morador tomado de surpresa pela insólita abordagem, recusou-se a abrir a porta do edifício. Salvini, alternando sorrisos para a câmera filmadora e deboches como ao perceber o sotaque do morador, de origem tunisiana, emendou perguntas como “você é traficante de drogas?”, “na sua casa funciona uma loja de venda de drogas?”, “quem está falando é o pai ou o filho?”, e comentários jocosos com as pessoas que o acompanhavam na “blitz”.

Na página de Salvini no Facebook que soma 4,1 milhões de seguidores, o vídeo teve 14 mil curtidas, 6,4 mil comentários e 1,5 mil compartilhamentos.

Pela repercussão alcançada pela ação de Salvini, soube-se posteriormente que o morador inquirido é um jovem de 17 anos, que mora com a família de origem tunisiana cujo pai naquele momento estava trabalhando. O jovem tem histórico de envolvimento com drogas e declara que hoje estuda e abandonou as drogas. Mas mais importante do que saber se o jovem continua ou não envolvido com drogas o que provocou indignação de setores da sociedade foi a natureza da ação de Salvini, infringindo leis e desrespeitando as instituições do país. 

Na manhã desta quarta-feira o deputado Sami Ben Abdelaali falando em nome da Assembleia de Tunis declarou: “Estamos impressionados, as relações internacionais entre a Itália e a Tunísia, felizmente, vão muito além das incitações discriminatórias do líder da Liga“, e emendou em recado a Salvini: “Que vergonha, peça desculpas a essa família”.

Nos últimos anos a conquista de popularidade de Salvini se deu ancorada na construção de uma imagem de político engajado no combate aos problemas que afligem o cidadão comum, problemas estes apresentados de forma simplista e explorados de forma sensacionalista, distorcendo estatísticas e imprimindo-lhes conotações moralistas ajustadas ao seu discurso autoritário, nacionalista e xenófobo.

Como nessa ação no subúrbio de Bolonha, as ações de Salvini costumam explicitar sua orientação fascista, desprezando instituições do Estado democrático e criando uma aparente comunicação direta do “líder” com “o povo”. 

A Liga, que na origem era Liga Norte, com discurso separatista, se reformulou e adequou seu discurso para o nível nacional e hoje é o partido que ocupa o primeiro lugar nas intenções de voto no país.

Nos últimos dois meses, um grupo de jovens da Emília Romagna autodenominados “os sardinhas” liderou uma série de manifestações pelo país que reuniu em praças públicas dezenas de milhares de cidadãos contra a política de ódio conduzida por Salvini e de seu escancarado flerte com o fascismo.

Perto de completar um século do “fascismo histórico” de Mussolini, infelizmente parece muito oportuna a advertência do filósofo italiano Umberto Eco, em conhecido discurso proferido em 1995, na Universidade de Columbia, nos EUA, nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo sobre cada uma de suas novas formas, todo dia, em todas as partes do mundo”.

Que da eleição do próximo domingo (26) na Emilia Romagna não saiam vitoriosos políticos que se alinham a um projeto de poder que se inspira num regime totalitário que no passado tanta desgraça trouxe para a Itália e para o mundo.

Arnaldo Cardoso, cientista político.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezados, sou italiano morando há 23 anos na Bahia.

    Gostaria corrigir o que afirma a matéria sobre o jovem que respondeu no interfone ao senador Salvini.

    O autor da matéria afirma que “o jovem tem histórico de envolvimento com drogas e declara que hoje estuda e abandonou as drogas”.

    A partir de declarações feitas à imprensa do mesmo jovem, ele nunca se envolveu com drogas. Ele é estudante e joga futebol num time de terceira divisão italiana, a Imolese. O jovem tem um irmão maior que no passado teve denúncias por rixa e pequeno assalto, mas que já há muito tempo se casou e mudou de vida.

    Estas declarações se encontram na matéria do jornal La Repubblica: https://bologna.repubblica.it/cronaca/2020/01/22/news/blitz_di_salvini_al_citofono_il_ragazzo_sotto_accusa_non_sono_uno_spacciatore_mi_ha_rovinato_la_vita_-246423500/

    O jovem lamentou que a atitude do Salvini está criando problemas para ele e já contratou advogada para acionar o político de direta por calúnia.

    Sempre a mesma matéria relata que o bairro todo ficou ao lado do jovem: “Fiquei chorando quando vi o vídeo, aquele jovem é um bom menino, amigo do meu filho, eles jogam futebol juntos. Ao dizer essas coisas, Salvini de certa forma ofendeu todos nos moradores do bairro” afirmou o vizinho Giacomo Ganassi, morador do bairro.

    Alessandro Vigilante

  2. Para confirmar meu comentário anterior, sugiro o link de um pequeno vídeo no qual o rapaz em questão foi entrevistado e explica que ele nunca se envolveu em drogas, é jogador de futebol e foi até convocado na seleção juvenil da Itália.
    Ele lamenta que sua vida, após o episódio do interfone foi completamente abalada.
    https://video.repubblica.it/cronaca/blitz-di-salvini-al-citofono-il-ragazzo-accusato-di-spaccio-con-quel-gesto-mi-ha-rovinato-la-vita/353039/353608?ref=RHPPLF-BH-I0-C4-P4-S1.4-T1

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador