Joao Furtado
João Furtado, economista, especialista em temas ligados à indústria e às políticas para o desenvolvimento. Casado, 62 anos, tem 3 filhos.
[email protected]

Portugal se garante em eleições, mas e o futuro?, por João Furtado

Por enquanto, Costa e o PS ganharam fácil e vão governar com facilidade (maioria absoluta). E o futuro?

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Portugal se garante em eleições, mas e o futuro?

por João Furtado

O PS ganhou, ganhou muito, muito acima do esperado. Mas não parece uma vitória que tenha valido a pena. Os racistas-xenófobos-radicais de direita passaram de 1 para 12 deputados. Os liberais, que são uma direita econômica radical também ganharam cadeiras (de 1 para 8. Os grandes derrotados são os socialistas do Bloco de Esquerda, os comunistas e os verdes, massacrados (perderam 20 deputados, reduzidos a 11).

Por enquanto, Costa e o PS ganharam fácil e vão governar com facilidade (maioria absoluta). E o futuro?

Parece bem sombrio, mesmo que a maioria dos amigos por aqui diga que é uma vitória da esquerda. O preço a pagar é muito caro.

Os projetos do PS são tímidos e insuficientes para o país mais desigual da Europa, onde trabalhadores continuam muito pobres, há frio nas casas, faltam professores e médicos em muitas regiões e famílias. Para onde irá o pêndulo?

Um dos cenários depois do esmagamento das esquerdas para além do PS é a formação de uma geringonça da direita, com o PSD, os liberais da extrema direita econômica (fim do salário mínimo, os pais decidem se as crianças vão ou não à Escola, o ensino é pago e a saúde é privada) e os racistas-xenófobos-radicais do xega.

A minha leitura é diferente da comemoração ligeira dos amigos que andam a ver os resultados nas manchetes. Eu, estou triste.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Joao Furtado

João Furtado, economista, especialista em temas ligados à indústria e às políticas para o desenvolvimento. Casado, 62 anos, tem 3 filhos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O futuro é promissor. AS esquerdas aprendam com as eleições e derrotem a direita e extrema com o aprofundamento da democracia e o social. Imaginem se a esquerda estivesse perdido?

  2. Fico intrigado ao ler esse tipo de análise, e não consigo deixar de fazer um paralelo com o que acontece aqui no Brasil, onde não temos nada nem perto de um parlamento minimamente socialista a comemorar, e onde os chamados “socialistas de verdade” massacram o Partido dos Trabalhadores (que está mais para social-democrata-desenvolvimentista) e assim abrem caminho para todos os tipos de trastes de direita e extrema direita se esbaldarem no legislativo e agora no executivo. Fiz umas contas. O Bloco de esquerda perdeu 20 cadeiras, os da direita ganharam 18, então a maior parte das cadeiras do PS saiu do PSD, esse sim deve ter perdido bastante. Então, a pergunta que me vem é: o que deveria ter acontecido para que João Furtado pudesse comemorar? O PS fosse derrotado e o pêndulo fosse para a direita, para depois voltar a esquerda com mais força? Que sirva de alerta o fato de radicais xenófobos e extrema direita tenham obtido tanto sucesso relativo, significa que há muito trabalho a frente, ainda, e não há tempo para lamentações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador