25 de junho de 2026

A Cúpula dos BRICS sob a perspectiva da China no ‘Observatório de Geopolítica’

TVGGN debate sobre a XVI reunião dos BRICS, abordando sua importância para o Brasil e a China, e os desafios globais
Debate sobre a XVI reunião dos BRICS, abordando sua importância para o Brasil e a China, e os desafios globais em pauta.

O “Observatório de Geopolítica” retorna neste dia 21 de outubro, às 19h, com um debate fundamental sobre a XVI reunião dos BRICS, que acontecerá em Kazan, na Rússia, de 22 a 24 de outubro.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O cientista político Pedro Costa Jr. e Pedro Steenhangen, diretor de desenvolvimento e coordenador do Núcleo de Relações China-Brasil e Lusofonia da Observa China, discutirão a cúpula com a diretora adjunta do BRICS Policy Center, Maria Elena Rodriguez, e o doutor em Economia (IE/UFRJ), Gabriel Rached, pós-doutor em Estudos Internacionais (Universidade de Milão).

A reunião dos BRICS terá como foco a definição de critérios para a associação de novos países, além de discutir temas críticos como as guerras em Gaza e no sul do Líbano. Sob a liderança do presidente Vladimir Putin, o encontro busca demonstrar que a Rússia não está isolada após a guerra contra a Ucrânia e promover negociações para reduzir a dependência do dólar no comércio entre os países do bloco.

Com a participação de líderes de 32 países, incluindo o presidente chinês, Xi Jinping, e o indiano, Narendra Modi, a cúpula também abordará a necessidade de fortalecer instituições alternativas ao FMI e ao Banco Mundial. Vale destacar que, após seis anos, o Brasil assumirá novamente a presidência do BRICS em janeiro de 2025, com foco em pautas como a reforma da “governança global” e o desenvolvimento sustentável.

Assista ao programa aqui:

Dolores Guerra

Dolores Guerra é formada em Letras pela USP, foi professora de idiomas e tradutora-intérprete entre Brasil e México por 10 anos, e atualmente transita de carreira, estudando Jornalismo em São Paulo. Colabora com veículos especializados em geopolítica, e é estagiária do Jornal GGN desde março de 2014.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados