Pepe Escobar analisa o confronto entre Otan-Rússia

O analista geopolítico e colunista do Observatório de Geopolítica do GGN, Pepe Escobar analisa o confronto entre OTAN-Rússia

No Observatório de Geopolítica

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia começou há cerca de dez anos, quando ocorreu um golpe do Estado e as novas autoridades ucranianas tomaram a decisão de adotar uma política pró-ocidental. Várias tentativas de resolver o conflito diplomaticamente fracassaram. A operação militar especial russa completa quase dois anos. Mas por que os países vizinhos não podem coexistir?

Citando outros especialistas, Pepe Escobar destaca que os principais motivos deste conflito duradouro são determinados pela geoeconomia: o Ocidente global, e especialmente a União Europeia, precisa desesperadamente de acesso ao lítio da Ucrânia para o plano fraudulento de “descarbonização”, recursos minerais, a fértil terra negra, as rotas marítimas (supondo que Odessa não volta a ser “uma cidade russa”), e, além de tudo isso, a mão de obra baratíssima.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepautaggn@gmail.com. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Observatorio de Geopolitica

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador