Ciclistas pintam ciclovia suspensa por Doria

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Reprodução/ TV Globo

Jornal GGN – Para a surpresa da gestão João Doria, a  Avenida Doutor Ricardo Jafet, na Zona Sul paulista, amanheceu hoje com uma nova ciclovia, pintada pelos próprios ciclistas na madrugada deste domingo, 4 de fevereiro. O trecho, entre a Praça do Monumento e a Rua Pero Correia, tem cerca de 1 km e corresponde a um terço dos 4 km de ciclofaixas que seriam construídas ao longo da avenida, se não fosse uma decisão da prefeitura que suspendeu as obras.

Na ação de protesto, os ativistas também instalaram 50 pinos de segurança para proteção da ciclofaixa, fixaram cartazes contra a atual gestão e pintaram um mural dizendo “Vai ter ciclovia”.

Segundo informação da Folha de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que irá retirar os itens instalados na Ricardo Jafet, durante a ação. No ano passado, o órgão também confirmou que o trecho não fazia parte do novo plano cicloviário de João Doria.

“Comos os dispositivos de sinalização (cones e balizadores) implantados na Avenida Doutor Ricardo Jafet, no trecho entre a Praça do Monumento e a Rua Pero Correia (sentindo Santos) não são oficiais e trazem riscos aos ciclistas, eles serão removidos. A CET estuda a melhor opção a ser implantada na região”, disse a Companhia à Folha.

As ciclofaixas na Avenida Doutor Ricardo Jafet era uma promessa da gestão de Fernando Haddad. Promessa essa que foi quebrada após João Doria assumir a prefeitura. A construção da via foi suspensa, de fato, em fevereiro de 2017, quando um novo superintendente da CET assumiu o cargo. Nesta época, um trecho da via já havia sido pintado de vermelho, trabalho que não foi retomado deste então.

A relação entre ciclistas e a prefeitura é delicada, uma vez que esta parte da população não concorda com as decisões do prefeito, que aumentou o limite de velocidade nas marginais e diminuiu a construção das ciclovias.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciclistas…..

    O que é de impossível compreensão é não ter CICLOVIAS nas maiores e mais importantes avenidas de São Paulo, as MARGINAIS TIÊTE E PINHEIROS, que interligam praticamente toda a capital. 120 KM de pistas planas e retas, sem interferência ou risco com trânsito de automóveis,  desde o Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos até o extremo sul no Autódromo de Interlagos e Represas do Sistema Billings e Guarapiranga. Por que não foram construídas até hoje?!!!!!! (Entre a Av. Berrini e os Jardins, para ‘gente diferenciada,  loira, de olhos azuis’, embaixo dos Estúdios de RGT, foram prontamente construídas.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador