Grécia foi usada para encobrir escândalo financeiro, diz auditora

Enviado por Romério Rômulo

Da TV Brasil

Espaço Público recebe Maria Lúcia Fattorelli

www.youtube.com/watch?v=rbiB5rm4cME

Espaço Público de terça-feira (14/07) recebe a especialista em dívida pública, Maria Lúcia Fattorelli. Ela, que também é auditora fiscal aposentada da Receita Federal, participou junto com outros 35 especialistas de uma auditoria em Atenas, a convite do parlamento grego, para analisar a crise financeira que a Grécia atravessa.

Segundo a especialista, a conclusão da auditoria é que a Grécia foi usada para encobrir um escândalo financeiro de ajuda aos bancos privados no país. O esquema resultou no aumento expressivo da dívida grega que já alcançou 271 bilhões de euros, o correspondente a 177% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“A Grécia, de 2010 para cá, não recebeu recursos. Ela recebeu papéis. Papéis que vieram de uma empresa privada, localizada em Luxemburgo, da qual os países europeus são sócios. Essa empresa foi criada no auge da crise em 2010 para salvar os bancos privados. E faz uma espécie de reciclagem, tirando esses papéis podres que estavam abarrotando os bancos privados. É um escândalo!”, afirma Maria Lúcia.

No programa, Fattorelli também fala sobre o trabalho de auditoria da dívida interna e externa do Equador, a pedido do presidente Rafael Correa, concluída em 2008. O trabalho, segundo ela, levou à anulação de 70% da dívida externa em títulos e permitiu que os recursos liberados fossem investidos, principalmente, em saúde e educação.

O Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior e neste episódio conta com a participação de Leandra Peres, do jornal Valor Econômico.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o Euquador, Heim?
    No Brasil

    E o Euquador, Heim?

    No Brasil chamado de Bolivariano, apagou 70% de sua dívida em benefício de seu povo!

    Mais avançado do que nós…

    Por isso esse amor do PIG com FHC!

  2. Auditoria da Dívida Pública Brasileira

    Quando é que Dilma Vana Roussef vai ter a coragem de solicitar a auditoria da dívida pública brasileira? Esse seria o verdadeiro ajuste fiscal!

  3. Não é atoa qe o Brasil ficou

    Não é atoa qe o Brasil ficou em situações muito parecida com a da Grécia na era FHC, socorria os bancos “falidos” pelo Proer de Daniel Dantas e Salvatore Cacciola.

    E FHC ainda se acha no direito de criticar a Dilma!

     

  4. E se fizéssemos diferente e

    E se fizéssemos diferente e todos nós, povo brasileiro, nos uníssemos em torno de três questões básicas:

    1- A divida pública que nos escraviza há décadas
    2- A democratização da mídia
    3- A reforma o Judiciário, o poder mais corrupto dentre os corruptos

    Juntando poder financeiro da banca, mídia e aparato midiático-judicial, é o que temos constituído nisso que chamamos de poder dominante ou verdadeiro poder corrupto: é disso que se trata, é este o nosso inimigo comum a ser enfrentado e submetido

    Continue lendo

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador