25 de junho de 2026

No governo Bolsonaro, Brasil deixa de ser uma das 10 maiores economias

O resultado revela que a política econômica prometida pelo ministro Paulo Guedes não se cumpriu e o impacto não se deve somente ao Covid-19
Foto: Divulgação

Jornal GGN – Com a redução do Produto Interno Bruto (PIB) e a desvalorização do real no governo de Jair Bolsonaro, o Brasil deixará de ser uma das 10 maiores economias do mundo neste ano. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O resultado revela que a política econômica prometida pelo ministro Paulo Guedes não se cumpriu e o impacto não está necessariamente relacionado à pandemia do coronavírus, uma vez que a economia do mundo inteiro se viu afetada.

Pelas projeções do FMI, o PIB brasileiro deve sofrer uma queda de 28,3% em relação ao ano passado, ao ser contabilizado em dólar, reduzindo de US$ 1,8 trilhão para US$ 1,4 trilhão este ano, chegando à 12ª posição no ranking das economias mundiais, perdendo para a Coreia do Sul, Canadá e Rússia.

Além do que se refere aos impactos da pandemia, boa parte desse resultado está relacionado à depreciação cambial, sendo que este ano o real foi uma das moedas que mais desvalorizaram, com o dólar chegando a ficar 30% acima da média do ano passado.

“É importante frisar que a desvalorização do real ao longo do ano e o aumento do risco são reflexos dos problemas brasileiros, principalmente do lado fiscal. Bolsa, câmbio, juros futuros. Todas essas variáveis mostram as incertezas e o risco embutido no Brasil”, afirmou o pesquisador do Ibre/FGV, Marcel Balassiano, ao Valor Econômico.

 

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. andre

    9 de novembro de 2020 8:02 pm

    A elite do atraso

  2. Lúcio Vieira

    10 de novembro de 2020 11:34 am

    Em que pese que há poucos anos, o país planejava chegar ao quinto lugar. Não demora a que o PIB se transforme em Pobreza Inferida por Bolsonaro. A dupla BG (Bolsonaro-Guedes) terá muitos sinais nada nobres de serem lembrados por muitos anos.

Recomendados para você

Recomendados