13 de junho de 2026

RJ, SP e MG assinam acordo de abastecimento de água

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por Assis Ribeiro

Da Agência Brasil

Acordo entre estados e governo quer garantir abastecimento de água no Sudeste

Um acordo firmado hoje (18) em Brasília pretende  garantir o abastecimento de água nos estados do Sudeste. Foi discutido o cenário de abastecimento do Rio Paraíba do Sul, nos municípios que dependem diretamente do rio.
 
O acordo foi assinado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e os secretários estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo,  Mauro Arce, e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Francisco Portinho , e de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques. A reunião também teve a participação do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.
 
O acordo tem três pontos. A partir do dia 10 de setembro, o Rio de Janeiro vai reduzir a vazão de 165 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 160 m³/s, na Barragem de Santa Cecília.

Em São Paulo, a Barragem Jaguari volta a operar com 43 m³/s. Atualmente está operando com 10 m³/s, após decisão unilateral da  Companhia Energética de São Paulo (Cesp) de reduzir a vazão da Usina Hidrelétrica Jaguari de 30 m³/s para  10 m³/s . A barragem federal de Paraibuna reduzirá os 80 m³/s para 47 m³/s. Ambas farão as alterações à meia-noite do dia 20 de agosto.

O acordo vai vigorar até novembro. Neste período, segundo Izabella, as medidas deverão garantir o abastecimento. Em meados de setembro haverá uma reunião para avaliar a efetividade das medidas e, caso necessário, serão feitas alterações no acordo.

De acordo com a ministra, a questão vinha sendo discutida desde fevereiro, antes do período de seca. “Se não tiver essa gestão, os reservatórios esvaziam rapidamente e podem secar antes das chuvas. Isso deverá assegurar o abastecimento de água para as populações”.

O sistema de captação direta no Paraíba do Sul  atende a 37 municípios, sendo 26 no Rio de Janeiro e 11 em São Paulo, e a uma população de 11,2 milhões de pessoas. Em Minas Gerais, 88 cidades são afetadas indiretamente, por serem abastecidos pelos afluentes.

Ainda não há estimativa de quanto custarão as medidas, mas a ministra adianta que são modificações simples, que não requerem muitos recursos financeiros.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

9 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. André LB

    19 de agosto de 2014 1:22 pm

      Iiiiih, Alckmin, esse

      Iiiiih, Alckmin, esse factoide se esgotou. Qual será o próximo biombo para esconder sua irresponsabilidade na seca que vai matar de sede a economia paulista?

  2. Paulo Figueira

    19 de agosto de 2014 1:44 pm

    Ontem assisti no Roda Viva a

    Ontem assisti no Roda Viva a entrevista do diretor do Datafolha Mauro Paulino, ele admitiu que os números das pesquisas que medem a intenção de voto para governador não são relevantes porque a maioria dos eleitores ainda não atentou para a eleição de governadores de estado.

    A suposta maioria absoluta atribuída a  Alckimin  no meu entender não se sustenta, é grande o risco do PSDB perder a eleição em São Paulo, principalmente se os adversários souberem explorar o acúmulo de omissões,  incompetências e corrupção que marcaram o goveno tucano.

    1. Rafaela Paiva

      19 de agosto de 2014 4:14 pm

      Mas pra isso o PT tem que

      Mas pra isso o PT tem que acordar e parar de ser tão condescendente com seus algozes. Chega de apanhar sem revidar. Tem que ir pra cima com tudo. O que não faltam são motivos para se enfrentar o PSDB.

  3. Lucinei

    19 de agosto de 2014 2:48 pm

    Mas isso tem a ver com o

    Mas isso tem a ver com o sistema cantareira?

    1. Ivan de Union

      19 de agosto de 2014 3:13 pm

      Ok, fui leviano entao:  a

      Ok, fui leviano entao:  a situacao da represa do Jaguari eh critiquissima:

      http://noticias.uol.com.br/album/2014/02/04/falta-de-chuvas-afeta-abastecimento-de-agua-em-sao-paulo.htm#fotoNav=1

      Mais fotos dramaticas no link.

      1. Ivan de Union

        19 de agosto de 2014 9:23 pm

        So adicionando:  o nivel mais

        So adicionando:  o nivel mais alto (severe) de seca na California passou de 100 por cento a 99.8 por cento!

        Ufa!  Que alivio!

        http://phys.org/news/2014-08-severe-drought-california.html

    2. André LB

      19 de agosto de 2014 3:44 pm

        NADA.
        Mas daí dá uma

        NADA.

        Mas daí dá uma impressão legal, de que o Alckmin tá fazendo alguma coisa (e não que tá deixando o barco correr sem investimentos há dez anos), que ele merece seu voto, e por aí vai.

    3. Pirata do Paraíbe

      19 de agosto de 2014 4:46 pm

      Há 2 Jaguaris

      Um abastece o interior de SP e o outro faz parte da bacia do Paraíba do Sul

      O que (deveria) abastece(r) SP está moribundo, gerando falta d’água em Campinas e região

      O outro, afluente do Paraíba do Sul, estava malandramente (e irregularmente) represado em sua vazão pela CESP/Alckmin para futuramente ser transposto (um desejo unilateral) para o sistema Cantareira, notando que a maior parte da bacia do Paraíba do Sul abastece Rio e Minas, seja em água, energia, km de rio ou municípios atendidos.

      Ou seja, ou o governador (55%!) pensa que é presidente de um país, ou ainda está nos tempos da República Velha…

  4. Athos

    19 de agosto de 2014 3:34 pm

    Aposto que é igual ao
    Aposto que é igual ao “acordo” dos royalties ou do ICMS do petróleo.

    Me engana que em gosto SP.

Recomendados para você

Recomendados