Sem orçamento, Haddad entregará todas as obras do PAC de 2014

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“É muito mais decisão política do que orçamentária. É decisão politica dizer que o ônibus não vai ficar atrás do carro”
 
Entrevista: Luis Nassif
Vídeo e edição: Pedro Garbellini
 
 
Jornal GGN – Em quase dois anos, o município de São Paulo teve que enfrentar todas as barreiras de orçamento que qualquer gestor público tenta evitar. Á frente da maior cidade brasileira, Fernando Haddad se deparou com o reajuste do IPTU barrado pela Justiça, a falta de renegociação da dívida municipal, o entrave das agências de risco e a falta de revisão da planta genérica – que incidiria diretamente no IPTU. Ainda assim, construiu corredores de ônibus e deu seguimento a todas as obras do PAC previstas por sua gestão. Ao GGN, Haddad conta como foi gerenciar uma cidade, com melhorias, sem recursos.
 
O reajuste progressivo do IPTU, que estava previsto para ocorrer este ano, mas foi barrado pela Justiça, em dezembro do ano passado, traz seus efeitos nas finanças municipais este ano. “Atrapalhou o país, porque é uma coisa consolidada, com uma jurisprudência intensa, desde 1988 ela vem se consolidando”, disse o prefeito de São Paulo. 
 
Outro problema levantado por Haddad é a renogociação da dívida. “A dívida também era [para ser] votada no ano passado e por pressão alucinada dessas agências de riscos, o cenário deu uma recuada”. Trata-se da dívida da União com estados e municípios. Só com São Paulo, a dívida está acima de R$ 55 bilhões, causando a retirada de R$ 4,2 bilhões anuais do orçamento, o que trava o município a buscar mais crédito.
 
A dificuldade é que as agências de risco viam na renegociação da dívida um aumento do superávit, que, segundo o prefeito, é incorreto se pensar. “Só a trajetória da dívida até 2030 é que iria mudar, ou seja, só teria impactos de médio e longo prazo, e absolutamente justo, porque se trata de um reequilíbrio do contrato”, disse.
 
https://www.youtube.com/watch?v=ZQlQoIzU7XY&feature=youtu.be height:394]
 
Haddad alertou, ainda, para o esquecimento da revisão da planta genérica, que é a base de cálculo para o IPTU com os valores do metro quadrado de cada rua de um município. “O que se discutia era progressividade, majoração de alíquota, planta genérica não! E é uma coisa realmente sabida. [O não reajuste do IPTU] atrasou muitos projetos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Teve um efeito grande aqui em São Paulo”, concluiu.
 
Ainda assim, Fernando Haddad garante que todas as obras do Programa licitadas serão entregues este ano.
 
O Programa de Aceleração do Crescimento na capital paulista avançou com as 11 frentes de obra. Um dos pontos fortes foram as construções dos corredores de ônibus, já previstos no Plano de Metas que determinou as frentes de gestão do governo de Haddad. “Só para você ter uma ideia, na história da cidade foram construídas 70 km de BRT [Bus Rapid Transit ou corredor de ônibus], na história! Fora os 300 km de faixa que já estão entregues! Isso é muito mais decisão política do que orçamentária. É decisão politica de dizer que o ônibus não vai ficar atrás do carro. Não vai ficar parado no congestionamento”, ressaltou o prefeito.
 
https://www.youtube.com/watch?v=RGwT3GyV5vg&feature=youtu.be height:394
 
Outro projeto do PAC que Fernando Haddad anunciou foi a retomada da construção dos CEUS (Centro de Artes e Esportes Unificados) em São Paulo. “Sabe aquele programa federal da minha gestão chamado Universidade Aberta do Brasil? Então, eu estou colocando um pólo da Universidade Aberta do Brasil em cada CEU”.
 
[video:https://www.youtube.com/watch?v=NVQIAI6mDT8&feature=youtu.be height:394
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Eu já comecei há muito tempo!

        O mais nobre e competente político da atualidade!  Haddad ainda será presidente de nosso país!  Apesar de todas as perseguições que enfrenta desde a sua posse, consegue se sobressair pela vontade política, garra e honestidade! Um homem inteligente , brilhante e que merece todo apoio e admiração!  VIVA HADDAD!!!!!

  1. Haddad é o mais claro “novo”

    Haddad é o mais claro “novo” na politica.

    Está revolucionando a forma de se ver o estado.

    A mudança do conceito estado crescimento e estado desenvolvimento é nítida em cada decisão sua.

    São Paulo está se tornando pelas politicas de Haddad uma cidade mais humana, integralizada, e sustentável.

  2. O problema do Haddad é a

    O problema do Haddad é a comunicação, nçao adianta fazer um bom governo e a imprensa conservadora ter a palavra final, o prefeito apanha até quando o assunto não é de competencia da prefeitura, agora mesmo nessa ultima desapropriação foram colocar o microfone na boca dele quando o assunto era mais do estado, alguem tem que avisa-lo que na maioria das vezes que a imprensa lhe abre espaço  “é cilada Bino”!!!

    1. Mudança

      Isso já está mudando, um parcela da classe média, principalmente os jovens, já estão começando a ficar do lado do Haddad. Percebo isso na minha timeline do Facebook, essa campanha ultra-conservadora contra as ciclovias tiveram um efeito contrário, vejo muita gente apoiando o Haddad agora, enxergando nele um símbolo real de mudança pra cidade.

  3. Haddad

    Caramba,  esse prefeito Haddad tem uma visão muito além….

    essa cidade vai ficar espetacular!

    Pena que o chuchu deixou ela sem água e a elite paulistana ainda vota no chuchu. 

  4. Quanta diferença de um

    Quanta diferença de um político idealista que pensa nos menos assistidos dos que só querem se locupletar. Ele que fique de olho nos seus assessores para que não maculem suas realizações. Nem parece um político paulista desses que a mídia promove mesmo estando enredados com Siemens, Alston e líderes feridos à beira da estrada. A emoçõa e empçolgação do Haddad, nos emociona também.

  5. Nem vou perder tempo

    Nem vou perder tempo elogiando Haddad, mas vou dizer que se não forem colocadas rédeas no PIG, ele terá suas asas cortadas. O PIG transforma qualquer Maria Osmarina em musa e, se quiser, transforma qualquer Jesus Cristo em Judas (com o perdão da brincadeira).

  6. Ninho das Serpentes

    Haddad é um excelente gestor público. Suas idéias políticas são contemporâneas e inovadoras.

    O problema é que ele está trabalhando no ninho das serpentes.

    Diariamente os paulistanos são envenenados pelas serpentes da espécie  mídia familiaris.. 

  7. Gestor Público

    Quando chegar a hora, voto de novo nele para a reeleição.

    E, quando chegar de novo a hora, voto no Haddad para presidente.

    Abraço.

  8. Sem a comunicação devida,

    Sem a comunicação devida, será engolido pelo PIG. Difícil entender o PT no campo da comunicação. Patrocina F1 e uma imprensa para lá de seletiva e golpista e até agora não promove os avanços da gestão Haddad, assim como não fez com as obras r programas que a Dilma realizou.

    Disputas internas? Tucanos infiltrados (os Pallocis e Vaccarezzas) da vida? Que loucura é essa? Qualquer prefeito faz publicidade de sua gestão, mostrando o que foi feito. E se o resultado é bom, a população vai se identificar.

    Ou eu devo estar delirando.

  9. Voto no PT porque esses sabem

    Voto no PT porque esses sabem fazer de um limão uma limonada saborosa. Quando eleitos, assumem com cofres públicos depenados pelo governo anterior e arrumam a casa com visões estratégicas que beneficiam toda a sociedade e não, somente, a natinha azeda, a panela “amigássica” dos coronéis e plumados incompetentes e, porque não dizer abertamente, ladrões. Nunca os cofres públicos estiveram tão positivos e transparentes á nível federal e nos estados onde o PT possui governadores. O maior problema do partido, é a comunicação. Com toda a velhaca oligárquia tentando, dia e noite, noite e dia usurpar o poder do trabalhador, escondendo o que há de bom acontecendo no país e o elevado analfabetismo político do eleitor, incentivado e desejado pela velhaca oligárquia, fica difícil mesmo. Não conheço nenhum petista que tenha uma grande rede de tv, rádio, compatíveis com o poder oligárquico. Mas, o grande problema, são os órgãos aos quais o governo deveria confiar, justiças(todos os tribunais), mp, tcu e outros, estarem lotados de oposicionistas, sempre trabalhando contra o país e a favor do $..

    1. what is this, Zanchetta?

      Ora, Zanchetta, não me faça  rir!

      A dívida não é da União é de São Paulo.

      Havia possibilidade de se proceder ao parcelamento da dívida, para resolver a dívida de municípios e estados.

      E isto não aconteceu.

      Você lê e não entende?

       

    2. Estranho…
      Juro que eu

      Estranho…

      Juro que eu entendi o contrário.

      Que São Paulo é quem deve a UNIÃO!

      Vc acha mesmo que se o PT devesse 55 bilhões ao Alckmin isso não estaria nas mídias?

      GLOBO, Folha, Estadão não estaria fazendo o maior estardalhaço.

  10. São Paulo precisava de um

    São Paulo precisava de um governador como Haddad, para os paulistas saberem de verdade o que é gestão. Imaginem seus resultados comparados com a inacreditável mediocridade tucana!

  11. Haddad é perseguido desde que era ministro

    O PSDB já vinha tentando minar Haddad desde sempre porque já sabia que ele é o que é: excelente e com ficha limpa. Quem se lembra dos ataques ao ENEM? Mesmo assim deu certo. Eles sabiam que se Haddad tivesse oportunidade para colocar em ação sua capacidade seria imbatível.  Os Skafs da vida e seu veto ao IPTU, as Bands e as Globos da vida podem até esconder sua ótima administração da cidade de São Paulo, mas ainda assim não conseguem impedir que ele governe bem. Só falta furar a oposição dessa midia paulista ao bem-estar da cidade. Parabéns, Haddad!

  12. A lista de criimes do PIG é

    A lista de criimes do PIG é enorme mas talvez o mais danoso crime perpetrado pela quadrilha seja o acobertamento de notórios bandidos e a demonização de pessoas honradas, competentes e bem intencionadas como o Haddad.

  13. Haddad

    Apesar de enfrentar a fúria do PIG a da burguesia paulistana, Haddad tem se mostrado um prefeito exemplar, sobretudo no que diz repeito ao trato com os mais carentes da cidade, além de tentar quebrar a hegemonia dos carros, priorizando ciclovias e corredores para ônibus. Homem preparado, honesto, com visão de futuro e sensível, não se acha em qualquer esquina.

    Vai fundo Fernando, se precisar em 2018…ou em 22 para governar o país, estaremos juntos!

  14. O Estadão já percebeu que

    O Estadão já percebeu que Haddad é bom e pode acabar sendo candidato à presidência; por isso o ataca religiosamente todas as semanas, sob qualquer pretexto, para evitar o crescimento do seu nome e minar suas chances de progredir na carreira política. É nojento.

  15. Haddad

    Haddad que se cuide. Conforme ele vai galgando cargos mais altos na administração pública a fome por sangue do PIG vai aumentando. Que ele se cerque de pessoas capazes e idôneas para não ter que ficar prestando contas para a nossa velha mídia porca.

  16. Os ogres do mercado

    Fernando Haddad é o novo que essa gente iludida pela velha velha imprensa não percebe e muitos vão votar no que ha de mais arcaico, achando que é o novo.Muito bem colocado a questão das agências de riscos. Precisamos nos libertar desses ogres. Espero que ele tenha as condições necessarias de chegar à presidência, pois o caminho até la é cheio de pedras. 

  17. GLOBO faz campanha para ACM Neto

    Bahia 247 – Episódio esquisito acirra os ânimos na eleição da Bahia desde ontem (17). Repetidora da Rede Globo, a TV Oeste passou um dia inteiro veiculando imagem congelada do DEM ao governo do Estado, Paulo Souto para os aparelhos de televisão da região de Bom Jesus da Lapa (a 796 km de Salvador).

    Em nota, a Rede Bahia, dona da TV Oeste, explicou que “uma falha técnica do equipamento receptor de satélite instalado na cidade motivou o congelamento da imagem”, que começou na terça-feira (16). Com a falha, o sinal da transmissão da TV aberta na cidade “ficou sem áudio e com a última imagem veiculada congelada”.

    Saiba mais em: http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/153945/Globo-'congela'-candidato-do-DEM-na-tela-por-24-h.htm

     

    REDE GLOBO faz campanha para o DEM (ACM Neto).

  18. Já existe, felizmente, uma

    Já existe, felizmente, uma grande maioria de paulistanos aprovando as faixas exclusivs de ônibus e ciclovias. Excelente haddad, esta é uma grande forma de comunicação, pois à vista de todos.

  19. Isso tudo é verdade, mas

    Isso tudo é verdade, mas Haddad precisa dar um jeito de não passar todo o seu mandato brigando com os professores. E não adianta só botar a culpa no presidente do sindicato. Nenhuma categoria faz 43 dias de greve por vontade de um dirigente.

    Uma outra ação crítica do Haddad é ter contribuido para a crise dos 20 centavos e as manifestações de junho de 2013, que gerou toda aquela queda na avaliação da Dilma. Poderia ter cedido no momento certo, porém preferiu manter o alinhamento com Alckmin, inflando o movimento. 

    1. Na minha avaliação, o que

      Na minha avaliação, o que inflou foi uma mistura de apoio da mídia querendo jogar a culpa no pt e a violência da pm nas manifestações, com a falta de cerébro de muitos paulistas.

      PS: Sou um paulista.

    2. Como assim brigando com os professores?

      Por que essa colocação de que o prefeito é quem fica brigando com os professores? São os professores que precisam se conscientizar dos prejuízos que causam aos alunos com essas greves constantes. Já passou da hora. Os professores pretendem fazer greve de novo? Greve todo ano? Mesmo com aumento? Eu tenho meu filho em escola municipal na cidade e não há pai que aceite numa boa essas greves de professores. Não se justificam essas greves principalmente quando na data do dissídio o aumento foi dado. E também não cola mais o discurso de que estão em greve “não só pelos salários mas pela melhoria na educação”. A quem os professores pensam que enganam? Pois como sempre, é só sair o aumento de salário que estão reinvidicando que todos os outros itens da bandeira de greve são prontamente arquivados. Greve de 43 dias é uma vergonha. Nenhum professor ganha salário de fome hoje na prefeitura de São Paulo, nenhum. Pelo contrário. Hoje, professor com carreira de 10, 15 anos, está muito bem colocado no mercado de trabalho. Tem carro e condições de pagar escola particular para os filhos. Por que muitos professores de escola pública pagam escola particular para os filhos? Não são eles que fazem a escola pública também? Não confiam naquilo mesmo que fazem? Atualmente a jornada compreende hora-aula e horas fora da sala de aula. Quando eu fui profesora do Estado há 20 anos isso não existia. Era fora da jornada de sala que se tinha que preparar as aulas, corrigir provas, tirar xerox pagando do próprio bolso, etc, sem ganhar salário por isso. Hoje a professora do meu filho ganha pelo tempo e por jornada extra sala. E ainda em sala ela tem auxiliar estagiária. São essas as condições ruins alegadas? GREVE = conteúdo e vivência perdidos e que nunca mais serão repostos, pois as reposições são uma falácia. Se meu filho perder 30 dias de conteúdos corretamente ministrados assimilados por ano, em 12 anos de estudo em escola pública ele vai perder 360 dias de conteúdo. É um atraso de 1 ano na vida do aluno da esocla pública. Falta responsabilidade da parte dos professores. Fazem greves, faltam muito (me diga, em que empregos a pessoa pode faltar tanto como os professores faltam às aulas?), têm preconceitos vários contra os alunos. Falta muito comprometimento.

    1. comentário

      Os adesivos do vidro do carro condizem com a falta de respeito e educação do dono do carro ao estacionar ou transitar pela ciclogia. Em tempo: onde está a numeração da placa do veículo?

  20. Haddad com seu secretario de

    Haddad com seu secretario de serviços teve a coragem de preparar e iniciar com muita partcipação popular uma verdadeira revolução na gestão de resíduos de São Paulo.

  21. Fernando Haddad, um

    Fernando Haddad, um verdadeiro ESTADISTA. Se for presidente do Brasil, mudará definitivamente o país, colocando-o como um dos países mais dinâmicos e justos do mundo.

  22. Datafolha divulgou há pouco:

    Datafolha divulgou há pouco: Avaliação do prefeito de São Paulo Fernando Haddad subiu para 66%, somando as avaliações ótimo, bom e regular. Um aumento significativo. Excelente notícia! Padilha, cola no Haddad que é certa sua ida para o segundo turno.

  23. IPTU

    O IPTU de Boracéia (São Sebastião/SP) subiu mais de 100%. A justiça não viu.

    Isso num local onde a maioria é de classe média/média ou média/baixa.

    O de Guarujá/Enseada quase dobrou. A justiça também não viu.

    Adivinhem se são administrações petistas!

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador