ANA manda Sabesp reduzir em 10% captação de água do sistema Cantareira

Agência manda Sabesp reduzir captação de água no Cantareira

Do G1

Redução na captação de 10% do volume do sistema já ocorreu em abril.
Medida foi mantida pela Agência Nacional de Águas nesta quarta (30)

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) determinaram nesta quarta-feira (30) que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduza em 10% a captação de água do Sistema Cantareira. Na prática, a medida foi apenas mantida, pois já vinha sendo feita nos últimos meses, segundo explica o comunicado do Daee.

A norma é necessária para evitar um colapso do conjunto de reservatórios, que opera no menor nível já registrado: apenas 10,7%  da capacidade. Ainda de acordo com o comunicado, a redução foi mantida até o dia 15 de maio.

Nesta terça-feira (29), o volume acumulado no Cantareira caiu pela primeira vez abaixo dos 11% e alcançou 10,9%. A vazão do Rio Piracicaba, que abastece o sistema, chegou a 25,10 mil litros por segundo, o mais baixo dos últimos 30 anos para o mês de abril na mesma data.

No mesmo dia, o grupo técnico da Operação Estiagem 2014 dos Comitês PCJ realizou reunião em Santa Bárbara d’Oeste (SP) para debater medidas de prevenção à falta de água e ações de racionamento para as cidades das bacias. Uma das propostas é pedir para que a ANA e o Daee declarem estado de criticidade na região. O secretário-executivo dos Comitês PCJ afirmou que as sugestões serão consolidadas em documento único, que deve ser votado em 14 de maio.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. -Alo, Ana!
    -Oi, governador,

    -Alo, Ana!

    -Oi, governador, como vai?  Em que lhe posso servir?

    -Minha fia, eh que eh ano eleitoral pra mim, sabe?  E eu quer…

    -Que bom que Ana nenhuma passa por isso…

    -Eu queria ver se da pra ordem de racionamento de agua poderia vir de qualquer outro lugar alem da minha boca.

    -Ta.  Desde que nenhum cargo nas Anas passe por eleicoes, ta otimo.  Amanha ta bom?

    -Sim, querida.  Muito obrigado e um beijao, Ana.

    -Proce tambem.

  2. Seria interessante alguem

    Seria interessante alguem fazer um paralelo entre o que acontece hoje e as expectativas futuras com a SABESP tucana e a petrobrás petista . Ambas com ações na bolsa e acuadas entre a necessidade de investimentos a longo prazo para a população e os interesses  imediatistas dos acionistas. Seria um artigo legal para ser repassado. Alguém se habilita?

  3. não bastasse nossa mãe tempo

    não bastasse nossa mãe tempo todo, agora também, essa ANA nunca vi mais gorda, enxerida mandona, mandando pra nóis não brinca com água!

    vão todo mundo planta batata!

    moro num país tropical, abençoado por Deus e

    com água muita água sempre saindo pelo ladrão…

    1. é isso o psdb/pig

      Eureka! O problema da água em spaulo com este governo psdb/pig é : “muita agua saindo pelo ladrão”

      Piorado, porque são muitos ladrões.

      O sademberg pode até morrer de sede, mas vai morrer denunciando a falsa falta de energia.

  4. Dicas para iniciar um negócio

    Dicas para iniciar um negócio muito próspero em São Paulo: investir em caminhões pipa e em distribuidora de água mineral.

  5. Sistema Cantareira agoniza politicamente

    Não podemos mais aceitar que os políticos tratem de forma irresponsável os principais assuntos de sua responsabilidade, água é saude e falta de água é doença garantida, doentes e tardias são as decisões que não acontecem, como podemos renovar a outorga do Sistema Cantareira para quem não cuida de sua saúde, é como a mãe que vê o filho doente e não se importa, deixando-o morrer a mercê da doença  que se instala e é ignorada até que não há mais o que fazer,a solução é a reforma política com o fim do voto obrigatório, fim da reeleição em todos os níveis tanto no executivo quanto no legislativo, não sendo permitido que quem já tenha ocupado um cargo volte a ocupá-lo pois o que esperamos e que haja planejamento de longo prazo proposto pelos partidos políticos e pela sociedade, não é possível aceitar políticos voltando ao mesmo cargo e não produzindo nada para a o povo pais sem controle é igual a aeroporto sem torre de controle e só avião batendo e caindo em qualquer lugar.

  6. como não foram bem tradadas, calculadas e preservadas…

    as águas se corromperam, faltaram, faltam e faltarão em qualquer governo tucano…………

    qualquer dúvida chamem o FHC para fazer uma comparação com o que aconteceu com a energia elétrica

     

  7. Ontem na CBN o Sardenberg

    Ontem na CBN o Sardenberg ouviu por muito tempo um ‘especialista’ falando sobre o caos do sistema elétrico e que na equação utilizada deveria ser realizado urgentemente um corte de 6% do consumo para evitar o colapso do sistema em outubro.

    Achei curioso, já que sempre que fala sobre o cantareira, a mesma rádio só coloca a versão oficial da sabesp

    enfim, é bom o governo federal se mexer, mesmo que seja pelas péssimas agencias reguladoras, assim, se der problema depois, nem podem falar que não foram avisados.

  8. A “escada” que a ANA propicia aos tucanos!

    O Alckmin já arrumou um alibi de ouro para justificar a incompetente gestão e o planejamento pífio de sua administração para o abastecimento de água em Sumpa:- vai  apregoar aos quatro ventos que, olha, eu poderia até suprir mais água, mas temos uma instância maior, a ANA, uma reguladora federal, do governo, do governo federal, da Dilma que não me permite suprir mais água que nós tucanos, com a  nossa reconhecida (in)competência poderíamos suprir mas eles mandaram reduzir em 10%. Veja a Dilma não quer deixar eu bombear lôdo, digo, água, mas lôdo, digo, água tem bastante no Cantareira…..

    Estamos com água às pampas, nossos reservatórios têm o expressivo volume de 89.1% de volume, negativos, reconheçamos, mas isto é apenas um detalhe e tome evasivas e gerúndio…..E tome falação pelos fiéis escudeiros da incompetência tucana nos noticíarios, telejornais dos dãopenas e dos bundainchadas da vidas do pig. E tome capa dos pasquins de esgoto paulistas mostrando uma imensa torneira e a satãnica Dilma, com o olhar mefistofélico, vestida de vermelho como se deve e fechando a torneira da qual cai uma única gôta de lôdo, digo, d’água e o título: ” Dilma mata de sede o povo de São Paulo”. Vocês já estão ficando previsíveis, golpistas!

    SP acorde e dê fim a mais de 20 anos de muito marketing e poucas ações concretas  ou então continue achando que beber lôdo, digo, água da Cantareira  quando tem é coisa normal, principalmente se você é dos que podem beber Evian e Perrier. Para banho e demais usos qualquer água mineral nativa já serve, of course!

    Não tenho visto comentários e artigos que abordem a questão da falta da água em sua plenitude. O quê tenho visto, naturalmente, é uma das facetas mais grave delas que é a do consumo humano em suas diversas modalidades que é a do uso doméstico e sanitário. Quanto aos demais usos, p.ex. o Hospitalar? O da segurança representado pela utilização em combate a incêndios? E o  industrial? Sem água quantos postos de trabalho poderão ser extintos? Qual o impacto desta falta dágua no PIB de São Paulo e seu rebatimento no PIB global do País?

    Fica a sugestão ao Jornalista Nassif para que, com todo o seu cabedal e conhecimento, possa desenvolver o tema ou mesmo promover uma mesa redonda com especialistas que abordem esta questão que é séria por demais e me parece estar sendo levada na flauta pela administração dos tucanos paulista, o santo graal do partido, esperando que tudo se resolva por sí mesmo.

     

     

  9. Porque as agências

    Conhecemos bem o que é o governo psdb; se as agências federais ficarem instruindo sobre racionamento ele, o psdb, vai dizer que cumpre ordem do governo federal e que é dele a culpa. Outro dia a cemig disse que o governo federal ordenou o aumento das tarifas, lembram-se?

    O que as agencias deviam fazer é denunciar a falta de medidas prévias, dois ou três anos antes, e dizer que a população deve se preparar porque o governo ESTADUAL não faz o que devia, apontado  muito antes, por irresponsabilidade total quanto ao assunto.

    As vezes acho, na verdade acho, que estas as agências ainda obedecem ao fhc.

  10.  
    Enquanto a mídia vem há

     

    Enquanto a mídia vem há anos prevendo e desejando um apagão federal, deixou escapar novamente um apagão hidrico bem debaixo do seu nariz, digo novamente pois o apagão elétrico de FHC que foi o único que efetivamente ocorreu tambem não foi previsto pelas pitonisas da mídia, agem com o racionamento branco adotado em SP como agiram com o apagão de FHC fingindo que nada esta acontecendo.

  11.  
    Eu pago  o mínimo de água.E

     

    Eu pago  o mínimo de água.E o mínimo é abaixo dos metros cúbicos consummidos.Ou seja, a Sabesp estaria me devendo um montão.

      E aí recebo a conta dizendo assim: Sua meta é de 7 metros cúbicos- sempre lembrando que gasto menos que o mínimo.

              Aí pergunto: Ou irei ter que pagar 30 por cento a mais(que é contra TODAS as leis) por consumir durante uns 35 anos o mínimo dos mínimos permitido e ainda ser cobrado mais?

             Se o insonsso Geraldo não se tocar de seus erros e ainda querer transferir pra consumidores sensatos, ele perder[a MUITOS votos.

            Mas muito calma nesta hora: Esses votos não irão pro enroscado Padilha e MUITO menos pro PT.

                   eNTÃO, NÃO se empolguem.

  12. Comentário.

    O Alckmin não vai decretar estado de emergência.

    É a Agência Nacional de Águas que fará isso.

    Como bem disse um comentador, o problema será federal.

    A montagem da coisa já começou na “disputa” de águas entre os governos do RJ e SP. A comparação é esdrúxula, mas parece um moleque mimado que causa um monte de problemas para que os outros resolvam; o pior é que os adultos tratam de resolver.

    A se julgar pelo modo como muitos órgãos da imprensa veiculam notícias a dedo, São Paulo é governado por Dilma.

     

  13. Vamos rracionar água?
     

    Vamos rracionar água?

       Vamos.

      E quando não tiver água pra racionar?

       Explica pra nós Picolé de Xuxu o que faremos.

      ( nesse interim a  água nos nercados de bairro subiu 25 por cento.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador