As cidades brasileiras planejadas

Nassif:

Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do país, no final do século 19, logo, uns vinte anos antes do Plano Agache para o RJ, que lançou um projeto de urbanização cujos efeitos permanecem até hoje.

BH foi imaginada para ser cidade de fácil locomoção, com quadras junto a longas avenidas, e Goiânia, planejada na década de 30, deu ênfase às áreas verdes.

Curitiba e Recife também foram objeto de propostas de Alfred Agache, ou seja, diversas capitais brasileiras tiveram a oportunidade de serem bons lugares para se viver, não fosse a quase infinita capacidade de destruição da classe política tupiniquim, inteiramente ignorante quanto a planejamento urbano, mas sempre ávidos por dinheiro, verdadeiros PhD em qualquer tipo de conchavo, daí a transfiguração que conseguiram promover em inúmeras cidades (não apenas capitais), ao permitirem toda sorte de violência urbanística em troca de $$$.

A nossa classe política, historicamente formada por sujeitos notoriamente estúpidos (desinformados) e corruptos, só não conseguiu uma proeza, ainda- inventar uma lei capaz de cobrar do munícipe o ar que ele respira, e agora é o que se vê, inúmeras cidades “bem nascidas”( que tiveram à disposição diretrizes para um correto desenvolvimento urbano) com enormes, algumas delas com intransponíveis dificuldades para suportar as exigências atuais e futuras de suas populações.  

Sobre São Paulo, a matéria do post “…a voracidade da especulação imobiliária, a fragilidade institucional dos órgãos públicos de planejamento urbano e de proteção cultural e a passividade da comunidade” diz tudo, ou seja, foi alvo de um estrago por parte de sua irresponsável classe política, só que em proporções incomparáveis a de qualquer outra cidade.

Hoje, em SP, devido à extensão da bandalheira irreversível, uma comunidade atenta e ativa só será capaz de evitar uma meia dúzia de desatinos momentâneos, como a recente questão do Parque da Água Branca. 

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cidade planejada

    História e Geografia são duas matérias que andam juntas, e conhecer um pouquinho de cada uma  faz muito bem até mesmo para poder comentar a respeito do assunto de cidades planejadas. Ora, tanto na matéria do blog quantos nos comentários, Belo horizonte e Aracaju aparecem como sendo as primeiras cidades planejadas do Brasil. Na realidade não é nem uma e nem outra, pois a primeira cidade construída no brasil tendo como base um projeto arquitetônico é a cidade de Teresina capital do Piauí, que teve seu projeto inspirado num tabuleiro de xadrez. Sendo inaugurada no dia 16 de agosto de 1852. O nome Teresina, que na época se escrevia Therezina, foi uma homenagem à imperatriz do Brasil, D. Maria Thereza Cristina, onde tirou-se Therez de Thereza e ina de Cristina formando assim a palavra Therezina. Obrigado por esta oportunidade de poder colaborar com este blog, trazendo assim o esclarecimento necessário para este assunto cidades planejadas do Brasil.

  2. Capitais planejadas

     

    Procurem estudar melhor a história e a geografia das capitais 

    brasiloeiras para não passarem por ignorantes. Cadê Aracaju? 

  3. Teresina

    Salve! Agora fiquei confuso, pois a primeira “Capital” planejada é certo que foi Teresina, ou seja, a cidade foi planejada para receber a nova sede da província (vinda de Oeiras, a primeira capital), isso em 1852. E agora?!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador