Gilberto Carvalho diz que governo vai ouvir sugestões dos movimentos sociais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República nos governos Lula e Dilma falou à militância, em Fortaleza, reconhecendo que houve ausência de participação dos movimentos sociais na elaboração do pacote fiscal do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A notícia é do Estadão.

Segundo o jornal, Gilberto Carvalho teria dito que tem vergonha de dizer que “nós erramos”, pois que a eleição só foi ganha pela luta da militância. “Aqueles três milhões de votos que nos salvaram, nós sabemos que foram graças à luta da militância. E a gente, quando acabou a eleição, em vez de chamar o pessoal para discutir – olha pessoal, vamos fazer um programa para valer, popular –, nós esquecemos”, teria dito Carvalho, em palestra para 500 pessoas ligadas a movimentos sindicais.

Ele também admitiu que os movimentos sociais foram chamados apenas ‘na véspera’ e o pacote de ajuste fiscal acabou por penalizar o lado dos trabalhadores. Carvalho se disse triste com isso, pois foi um erro imperdoável cometido por eles e que não tem como negar isso “porque assim você não faz alianças estratégicas”.

Segundo ele, este erro já foi entendido pelo governo, tanto é isso que Dilma já orientou a bancada governista no Congresso Nacional a ouvir sugestões dos movimentos sociais para as Medidas Provisórias que tratam do ajuste fiscal. De acordo com Gilberto Carvalho, a orientação é ouvir sugestões e “acatar aquelas que não causem prejuízo à essência do pacto”.

Gilberto acha que a “lição foi aprendida”, e finalizou dizendo que “não dá para a gente só falar em cobate e corrupção e falar em reforma política”, pois que é preciso sinalizar de maneira clara com “relação às bandeiras e às realizações na geração de emprego e no benefício dos trabalhadores”.

Leia a matéria do Estadão clicando aqui.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A hora dos ruminantes

    Então o MST diz: para começo de conversa, tira a Kátia Abreu do Ministério.

    Então o governo diz: não.

    Então o que o MST faz? Vai para a rua e se acoxinha?

    Ou o governo e o PT fazem muito mais que mea culpa, ou a vaca vai para um brejo mais podre do que aquele onde já rumina. E rumina contra o governo.

    1. A Presidente da República é

      A Presidente da República é Dilma Roussef (para desepero das invejosas do brejo e dos corruptos do mesmo brejo).

      O autêntico MST e a Ministra Kátia Abreu, têm a sua importancia, mas não são Presidentes da República .

      O MST dá mostras de já ter se acoxinhado. 

      E aí, ou o MST faz muito mais que mea culpa, ou as vacas vão para um brejo mais podre do que aquele onde já ruminam. E ruminam contra o governo legítimo eleito pelo povo, não um governo imposto por golpistas.

       

      Perplexidade diante da calhordice da oposição!

       

    2. lembremo-nos

      Porque a esquerda tem a obrigação de se relacionar com os movimentos sociais e à direita, achamos, basta articular manifestações de completa ‘desordem reivindicatória’?

      Np primeiro mandato do governo Dilma, a direita fez as ‘reformas ministeriais que bem pretendeu.

      Os movimentos que não eram sociais (oposição à míngua, imprensa e a direita) bombardearam os ministros e ministras e derrubaram os principais com o mote da corrupção e o governo  repuclamente deixou que fossem investigados todos os fatos que foram explorados para muito além da investigação policial.

      O pior que podemos fazer, agora, é subdtituirmos como movimentos sociais esta estratégia golpista da direita, porque eles, agora estão querendo  é derrubar o governo inteiro.

      Diante do sinal vermelho intemitente devemos exigir que o governo diga, clara e definitivamente as razões de ter escolhido, por exemplo katia Abreu para o ministério da agricultura, entre outras coisas semelhantes.

      Só assim, depois de entendermos o que pensa o governo é que devemos solidificar apoio ou partir para  alianças com as manifestações que substituiram a Veja e o Fantástico como instrumentos do golpe da direta.

      Do governo, com bom senso contra- golpista, só esperemos que ele seja claro como jamais, não com eles, mas, principalmente, conosco, os 54 milhões que colocaram a Dilma no Alvorada.

      As manifestações tiveram tão pouca coisa politizadora, que penso, foi oferecido ao governo a possibilidade de dar um “contra-golpe” imediatamente.

      Eu tentarei não atrapalhar.

      Tentarei fazer com que o Governo governe.

  2. O insuspeito DataFolha confirma: Era a campanha de Aécio

    O insuspeito DataFolha confirma: Era a campanha de Aécio: 82% dos manifestantes eram eleitorers de Aécio. Se bem que nem precisava de pesquisa, bastava ter olhado para os pés dos manifestantes exibindo seus tênis milionários, como já apelidaram de tenisaço…rsss

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/03/82-dos-manifestantes-de-domingo-votaram-em-aecio-diz-datafolha/

  3. LEITURA OBRIGATÓRIA (uma lição nos ditos politizados)

    UMA ADOLESCENTE QUE ENSINA ÉTICA E DEMOCRACIA

    :

     

    A adolescente Clara Coutinho postou um texto em sua página no Facebook, sobre as manifestações do último domingo, que merece ser lido por todos; “a corrupção, então, é tratada como algo simples e criticada pela mesma hipocrisia que nos leva a usarmos de nossos documentos falsificados para sair sábado a noite, que ignoramos ao sonegarmos nossos impostos e darmos nosso jeitinho de conseguir o que queremos”, diz ela; “outros defendem a intervenção militar, o golpe, a ordem e o progresso, sem ter consciência de que, se tem a liberdade de estarem nas ruas hoje pedindo por essa opressão, é porque tiveram aqueles que lutaram contra a repressão e sofreram com a tortura, com a perda, com a censura”; leia a íntegra

     

    17 DE MARÇO DE 2015 ÀS 10:47

     

     

    247 – A adolescente Clara Coutinho postou um texto em sua página no Facebook, sobre as manifestações do último domingo, que merece ser lido por todos. Leia a íntegra, publicada com sua autorização:

    domingo, 15 de março de 2015

    comemoração de trinta anos de democracia e o povo exercendo seu direito (e dever) político nas ruas, manifestando suas reivindicações, indignação, e a necessidade de mudança. tudo certo.

    entre os manifestantes, discursos incondizentes, pedidos anti-democráticos, ódio e bandeiras levantadas sem nenhum conhecimento do que querem dizer.

    !!!!!!! algo errado !!!!!!!

    o descompasso começa com aqueles que hoje reclamam de medidas tomadas pelo governo que antes defendiam nas propostas do seu candidato, com aqueles que se cegam pela tamanha credulidade em seu partido, seu protegido, seu lado.

    {o meu candidato propõe ações impopulares para o crescimento e melhora do país, para o mercado (…) olha só o que a presidente está fazendo! o povo não aceita}

    o processo continua com o falso maniqueísmo que se supõe (tolamente) na política, o bom e o mal são personificados em figuras representativas e atrelados cada qual para um partido, para o seu e o do outro.

    a corrupção, então, é tratada como algo simples e criticada pela mesma hipocrisia que nos leva a usarmos de nossos documentos falsificados para sair sábado a noite, que ignoramos ao sonegarmos nossos impostos e darmos nosso jeitinho de conseguir o que queremos. é criticada pela mesma hipocrisia que finge não ter visto nunca antes isso, que critica as ações corruptas e não valoriza a investigação destas mesmas.

    {corruPTos, o PT é uma corja, são todos ladrões}

    a grande jornada de interrogações nisso tudo segue com a naturalidade com que desrespeita-se (todo e qualquer um), afinal, ensinamos nossas crianças a respeitarem, pregamos a paz e o amor, mas quando se trata de política, o ódio ao outro, a falta de alteridade, a banalidade das generalizações, o machismo, são completamente permitidos e confundidos com a liberdade de expressão.

    {Dilma vaca, Aécio cheirador, odeio o PT, coxinhas de merda}

    assim, em meio ao contexto caótico de politicafutebol no Brasil, manifestam-se os lados, ou o que quer que sejam.

    uns defendem o impeachment, contrariam os que falam em democracia falando que é um processo completamente garantido à população na constituição e não entendem que, em plena celebração da conquista democrática, pedir impeachment é irrazoável, visto que não tem acusações contra a presidente e, como criança mimada que pede melhor de três, a maior parte do país a escolheu para ocupar o cargo que ocupa.

    alguns nem mesmo sabem o que é este impedimento que tanto pede, para estes, recomendo a leitura: http://www.significados.com.br/impeachment/ ehttp://presrepublica.jusbrasil.com.br/…/lei-do-impeachment-….

    “mas ela iludiu, blablabla, nem mesmo quem votou nela está feliz com o que ela está fazendo, o governo precisa acordar pro fato de que a população acordou”

    se o problema é esse, corramos às ruas colocando em pauta o que realmente deve mudar, todos juntos, petistas ou não, para o bem do POVO e não do seu ego psdbistaextremadireita/ptistaextremaesquerda.

    outros defendem a intervenção militar, o golpe, a ordem e o progresso, sem ter consciência de que, se tem a liberdade de estarem nas ruas hoje pedindo por essa opressão, é porque tiveram aqueles que lutaram contra a repressão e sofreram com a tortura, com a perda, com a censura.

    “mas naquele tempo tinha ordem, as coisas davam certo, eu conseguia pagar minhas contas e não passava perrengue como hoje”

    a ilusão do sucesso na ditadura. até hoje sabe-se muito pouco do que ocorreu de fato e fala-se muito pouco no que ela realmente representou na história do nosso país, a apatia de muitos quanto ao que acontecia naquela época, muito também por conta da censura e da ocorrência por debaixo dos panos das coisas, explica (ou não).

    vale a leitura: http://super.abril.com.br/…/10-mitos-sobre-a-ditadura-no-…/…

    há também os que, de acordo com o que dizem, estão nas ruas para demonstrar descontentamento, para cumprir com sua cidadania e exigir um governo melhor. estes, confusos em seus argumentos, rasos em suas crenças e até mesmo (as vezes) motivados por algo positivo, acabam perdendo-se no meio do caótico cenário, dando voz e número aos que clamam antidemocraticamente por medidas sem escrúpulos e sem entender o seu papel ali.

    estes, os a favor da pátria, da democracia, e de um governo melhor, infectados pela doença da politicafutebol partidária e pelas incoerências já abordadas aqui antes, não entendem que possa existir melhor maneira de protestar e pedir, de participar, e não entendem que podem defender coisas diferentes do que o paradigma aponta.

    e poucos, meio a toda essa confusão que já não faz mais tanto sentido e já está longe de ser uma comemoração, entendem que a Dilma, o PT, o Aécio, o PSDB, Luciana e o PSOL e qualquer outras peças desse grande quebra-cabeça, não são quem vai fazer a diferença, e não representam de fato mudança nenhuma.

    a mudança que faz somos nós, mudando nós mesmos, nossas atitudes, nossa perspectiva e buscando alternativas verdadeiras.

    a mudança tem que ser estrutural, no sistema em que vivemos, não importa quem more no Palácio da Alvorada, as coisas não vão mudar.

    conjuntura é conjuntura, o que muda é estrutura.

    hoje, o ato não me representa!

    contra a corrupção, a favor da Petrobrás e do plebiscito, reforma política já!

    por mais conversas embasadas, respeitosas e conscientes,

    por mais reflexão,

    por mais união,

    atenciosamente,

    elite branca esquerdopata, esquerda caviar, ou que quer que quiserem me chamar, mas sempre consciente de meu papel como privilegiada e do que devo fazer com ele para que, com o tempo, meus privilégios se tornem direitos de todos.

    (eu não votei, mas a culpa é minha também)

     

    1. Cadê o Cantalice

      Cadê o Cantalice que não chama essa menina para acordar o PT?

       

      Ao invés de ficar falando em clipes eletrônicos deveria chamar essa menina para prestar consultoria sobre comunicação e novas mídias.

  4. Não se ganha uma eleição com apoio

    da base formada pelos trabalhadores para, em seguida, começar a penalizá-los. A Dilma ganhou e logo foi procurar um ministro para agradar o mercado, entidade que não produz nada – só suga- e que não vota, outro pra agradar os ruralistas, agradar os kassabistas, etc. Nenhum ministro foi escolhido para agradar/representar a classe trabalhadora ou os valores de esquerda históricos do pt e esse é o erro mais crasso do seu governo.

  5. SUGESTÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!

    Se é assim, uma sugestão que os movimentos sociais fazem desde o início do primeiro mandato de Lula é que seja implantada a Lei dos Meios no Brasil, a exemplo da Argentina. E que o Brasil invista pesadamente nos veículos de comunicação popular, comunitária, incluindo as rádios comunitárias, emissoras de TV, jornais, blogs, sites e o que mais for aparecendo com as novas tecnologias da informação. Que pare-se de financiar, com verba pública zero, os tradicionais veículos de comunicação que encheram o rabo de dólares a partir da ditadura militar de primeiro de abril de 1964, com os barões da comunicação lambendo botas dos generais e dedurando quem não apoiava os milicos, e que ainda receberam uma empurrada de lascar o cano do povo brasileiro com Sarney na Presidência. Com o bigodudo do Maranhão, foi um festival de distribuição de concessões para os políticos da direita. 

  6. Ouvir movimentos sociais.

    Tá bom, nós sabemos que vocês existem.

    Soa engraçado ouvir o governo se pronunciar, dizendo que vai ouvir os movimentos sociais. Funciona assim: o governo faz todos os programas e planejamentos com os neoliberais ( Levy, comadre Katia e cia), atende as corporações, a mídia e o deus mercado, depois chamam os movimentos sociais para um cafézinho,  fazer o social e ouvir uns palpites.

  7. Ufa ! que bom ! pelo menos

    Ufa ! que bom ! pelo menos uma mea culpa.

    Não é nada, não é nada, mas já é alguma coisa.

    Que tal a propria presidenta liderar essa aproximação aos invés de delegar aos aspones.

    Que tal  pedir desculpa por ter enfiado por goela abaixo dos movimentos sociais a Katia Abreu, que pagou mico na posse usando aquele vestido verde pamonha. Prá mim ela fez aquilo de sacanagem, para queimar o filme da Dilma já posse.

    Quel tal a presidenta ouvindo parte da sociedade dá inicio a regulação social da mídia. A hora é essa a hora é agora.

    Que tal a presidenta reunir todos os blogueiros sujos, e fazer um agradecimento formal pelos trabalhos prestado à sua reelição a custo zero.

    Quel tal a presidenta agradecer à milhões de brasileiro, assim como eu, que durantes às eleições permaneceu durante horas diante da tela de um computador defendendo os ideais de um partido, contra todos os tipos de ataques vindo da direita raivosa.

    Na boa, a Dilma é muito mal agradecida.

    Mas a noticia boa é que a presidenta ainda tem tempo para se redimir.

     

  8. Não precisa gritar mas tem

    Não precisa gritar mas tem que chamar as coisas pelo nome. Fascista é fascista e golpista é golpista, ora, ora.

    Será que esse pessoal do PT não vai aprender a falar nunca? Não aprenderam que já passou da hora de isolar essa extrema direita? Ou será que ainda acreditam que essa oposição tem algum escrúpulo de passar do “limite da irresponsabilidade”?

  9. Postei uma resposta à um

    Postei uma resposta à um comentário as 11:30, nos mesmos termos do referido comentário.

    Estou vendo a publicação de comentários às 12:30 e o meu nada.

    Por quantos censores milicos eclesiais tem de passar certos comentários antes de ser publicados ou não, ou com um enorme atrazo?

  10. Freud explica?

    Surpreendentes as declarações do Gilberto Carvalho! Mais surpreendentes pelo que deixam implícito que pelo que explicita.

    Ele parece não atinar que, no fim das contas, o que declarou é que: “a interlocução social para o governo sempre foi apenas um detalhe, e nós erramos apenas no detalhe”.

    Da forma como as coisas são narradas pelo ex-Secretário da Presidência, o que fica patente é que o governo entende participação social, transparência e interlocução com a sociedade como, quando muito, um implemento colateral à lógica tecnocrática.

    “Precisamos corrigir esse detalhe!”

    Sintomático. Notavelmente sintomático!…

    Suspeito que eles realmente não estejam entendendo nada do que aconteceu desde junho de 2013. Não entenderam sequer o que aconteceu na eleição presidencial, como eu já notava desde dezembro, aqui mesmo na GGN (https://www.academia.edu/9898530/A_presidente_em_seu_labirinto_2014_).

     

  11. O sujeito saiu do governo. A

    O sujeito saiu do governo. A Dilma ontem disse que não abre mão do ajuste fiscal. Ponto.

    Ele discursou para sindicatos. Ela mencionou a oposição.

    Qual deles tem a representatividade do governo? 

     

     

  12. eebaaa!finalmente vamos

    eebaaa!

    finalmente vamos poder colaborar e participar na democracia direta e reta do novíssimo governo da humildade franciscana e da confissão agostiniana… 

    por favor, queira brasília se debruçar e debater e dar encaminhamento para estas duas reinvindicações registradas na manifestação fermentada da massa nas ruas:

     

     

     

  13. Manifestações

    Acabei de ler no portal UOL que 82 % dos manifestantes na avenida paulista domingo passado tinha votado em Aécio Neves na eleição passada. Este dado foi mensurado pelo Datafolha em pesquisa realizada durante a manifestação. Ora, eu pessoalmente achava isso. O ministro Miguel Rosseto  foi a Tv e falou a mesma coisa, e por isso foi crticado por muitos. Claro que não devemos menosprezar as multidões,  porém é fato que os eleitores que perderam a eleição  ainda não baixaram as bandeiras. O intuito dessa gente é o terceiro turno a fim de que consigam derrubar o  governo legitimamente eleito pelo povo brasileiro. 

    1. É isso. Não somente os

      É isso. Não somente os eleitores, mas as lideranças e a máquina de propaganda estão ainda a pleno vapor. Só não enxerga isso quem não quer. E nega isso quem quer. São atos de vontade pura e simples.

      O mote da campanha, agora que o tufão da lava jato parece estar indo pro alto mar, é que a “Dilma mentiu”. Paralelamente insistem em derrubar a economia e qualquer melhora nas expectativas.

  14. Que cara de pau.
    E as

    Que cara de pau.

    E as notícias de hoje é que o PT vai votar 100% das MPs.

    Nossa, depois das eleições eles esqueceram da militância.. poxa, esqueceram.. que piada. É muito cinismo.

    Bobo mesmo é quem foi asssitir a ele. Tão bobo quanto quem acredita na Globo.

  15. Muito boa

    Muito boa a afirmação do Gilberto de Carvalho, acho que ele é um nome excelente para promover a ionterlocução dos movimentos sociais com o governo, mas é necessário uma demonstração de peso por parte da própria Dilma, indicando claramente que esse diálogo é para valer e que as colocações dos movimentos sociais estarão presentes em todas as decisões do governo com o peso e a influência que merecem.

    Não pode ficr só na conversa.

    Deve ser uma negociação de verdade e não apenas um monólogo por parte dos movimentos sociais.

    A Dilma precisa dar uma guinada para a esquerda, parar de tentar agradar a direita que vai fazer tudo para derrubar ela seja como for e escorar seu governo na grande maioria da população que quer ver mais avanços socias e não retrocesso.

    Claro que ajustes precisarão ser feitos, mas podem muito bem ser negociados colocando-se mais avanços e uma pauta popular como contrapartida. Claro que para isso o ajuste não pode ser um aperto monetário ortodoxo. Dilma ainda tem todas as condições, mas tem que agir rápido. E agir mesmo, não paenas falar que vai agir.

  16. MOVIMENTOS SOCIAIS TAMBÉM PODEM SER COMPRADOS!

    Chega de ouvir Dilma, não há tempo pra isso! Vocês já sabem o que fazer. Embora a maioria do povo, inculto, não saiba. Entratanto, se fizerem o que devem, a população reconhecerá o bom trabalho!
     

    >>>> ACORDA DILMA! <<<<

     

    O governo pegou o país numa crise institucional, e num mar de lama, mas até agora, quase três meses depois, ainda não fez nada!

     

    Não é pra isso que se elege presidente. Você tem a faca e o queijo nas mãos, pois distribuiu milhares de cargos no governo, que vão ficar mamando nas tetas do Estado por quatro anos. Agora tem a obrigação de exigir desses partidos, que desarquivem tudo quanto é projeto de lei contra a corrupção, e os aprovem imediatamente. Precisamos no mínimo:

     

    __Tornar a corrupção um crime hediondo.

     

    __Desarquivar e aprovar a PEC 73/2005 do RECALL, direito do próprio povo cassar políticos por iniciativa e voto popular.

     

    __Desarquivar e a aprovar a PEC 286/2013, que facilita as propostas de iniciativa popular de lei. Além de reintroduzir o direito do próprio povo convocar referendos, que foi tirado do projeto original na PEC 03/2011.

     

    __Reintroduzir o VOTO IMPRESSO, coisa muito é simples, bastando tão somente fazer uma nova lei, que atenda às exigências do STF. Aliás, é preciso também colocar um freio na corrupção do judiciário, incluindo juízes, promotores, e delegados na lei do RECALL

     

    O POVO DÁ O RECADO:

     

    http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/membro-da-familia-real-participa-de-manifestacao/754675/

     

    Dilma, você se comprometeu com uma REFORMA POLÍTICA PARA MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR. Mesmo que a culpa direta seja do congresso, e os partidos aliados não quiserem cumprir o compromisso pelo qual vocês foram eleitos, mande todos os indicados deles para cargos públicos pro olho da rua. Porque quem vai levar a culpa de tudo será você e o PT, não eles.

     

    O recado está dado, o povo está descontente, pois esperávamos muito mais. As ruas disseram claramente, que não aceitam arcar com aumento de impostos, dos combustíveis, dos juros, restrição no FIES, medidas recessivas, etc, sem mais nem menos, porque agora precisamos pagar os rombos do assalto à Petrobrás. Afinal, vocês estão achando que pagaremos por tudo passivamente, sem ao menos ver as brechas deixadas a corrupção sendo tapadas? Se o FHC afrouxou o rigor da lei, por que até agora não fizeram uma lei mais rigorosa?

     

    Comece pelo menos criando o imposto sobre grandes fortunas, aumentando o imposto sobre as maiores heranças, e tributando as grandes áreas rurais, que ficam encostadas nos bairros urbanizados para especulação imobiliária. Alivie o bolso do cidadão comum. Corrupção é punida com pena de morte na China, chega a ser um absurdo depois de tantos protestos e escândalos, não aumentarmos suas penas e torná-la um crime hediondo. Afinal, o Brasil precisa de uma resposta. Do jeito que está, não pode continuar.

     

    Saiba mais sobre a REFORMA POLÍTICA:

     

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/reforma-politica-quem-reclama-tem.html

     

     

    Veja porque pedir impeachment é uma perda de tempo:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/600105940125072/?type=3&theater

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador