Governo federal expulsa mais de 4 mil servidores

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Governo Federal, de 2003 a 2013, expulsou de 4.577 servidores públicos federais. O afastamento da administração pública se deu por envolvimento em diversos tipos de irregularidades, principalmente às relacionadas com corrupção. Este é o saldo do Relatório de Punições Expulsivas da Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado no dia 13 de janeiro.

Segundo o documento, nos últimos dez anos, 3.078 punições foram aplicadas por atos relacionados à corrupção; 1.025 por acumulação ilícita de cargos, abandono de cargo ou inassiduidade habitual; 137 por procedimento desidioso; 51 por participação em gerência ou administração de sociedade privada; 286 por outros fundamentos.

Em 2013, foram 529 servidores expulsos, e o maior número foi observado em dezembro, com 63. Do total do ano, 429 foram punidos com demissão, 51 tiveram a aposentadoria cassada e 49 foram punidos com a destituição do cargo em comissão. As punições administrativas no serviço público podem ser advertência; suspensão; demissão; cassação de aposentadoria e destituição de cargo em comissão ou de função comissionada.

O relatório apresentado pela CGU traz as informações divididas por ano, mês, unidade da Federação e órgão, entre outras classificações, com tabelas de dados e gráficos ilustrativos.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador