Bancos históricos: a Casa Warburg

Por Motta Araujo

BANCOS HISTÓRICOS – CASA WARBURG – Célebre família de baqueiros de origem veneziana, fundada por Anselmo del Banco em Veneza no Século XIV, mudaram-se para Bologna e depois para a cidade alemã de Warburg, na Renânia do Norte. Os banqueiros judeus de Veneza formam uma classe à parte por seu papel histórico. Os Warburg consituíram-se em dois ramos, Sigmund e Moritz Warburg,  filhos de Moses Warburg, a casa inicial na Alemanha foi a M.M.Warburg em Hamburgo, fundada em 1798, de grande importância, lá trabalhou Hjalmar Schacht, que como presidente do Reichsbank em 1924 acabou com a inflação alemã, seu plano de reforma monetária foi totalmente copiado com o nome de Plano Real em 1994 no Brasil, como se sabe Schacht foi depois Ministro da Economia de Hitler.

Os dois ramos abriram casas em Londres, S.G.Warburg em 1946 e Warburg Pincus em Nova York, 1938.

Com o advento do nazismo os Warburg mudaram-se quase todos em 1938 para os EUA, os poucos que ficaram foram para o campo de concentação de Sobibor onde terminaram executados apesar de suas sólidas ligações com alguns líderes do Terceiro Reich, como Schacht.

Da longa história da faíilia se destacam casamentos importantes por sua característica de alianças bancárias, Felix Warburg casou-se com Frieda Schiff, filha do poderoso Jacob Schiff, sócio principal da casa Kuhn Loeb, que teve muitos negócios com o Brasil na República Velha e Paul Warburg casou-se com Nina Loeb, filha de Salomon Loeb, da mesma casa Kuhn, Loeb. Paul Warburg foi o principal inspirador da criação do Federal Reserve System em 1913, fez parte ao mesmo tempo do board de 15 das maiores empresas dos EUA, a seu tempo um dos banqueiros mais influentes dos Estados Unidos.

A família Warburg não teve só banqueiros. Dramaturgos, escritores, cientistas, botanicos, criticos de arte, Otto Warburg ganhou o Premio Nobel de Medicina de 1931.

Uma família que rivaliza com os Rothschilds em proeminência histórica, cultural e influência,  de Veneza à Wall Street.

Ainda hoje os Warburg são importantes financistas em Londres e Nova York, atuando nos maiores negócios do eixo Wall Street-Cuty londrina, em fusões, aquisições e administração de fundos.

No dia de ontem Warburg Pincus juntamente com um fundo  adquiriu a marca brasileira de camisas Dudalina.

http://daytoninmanhattan.blogspot.com.br/2011/01/1908-felix-warburg-mansion-1109-fifth.html

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tema Importante

    Motta, não tem como entender a história e o noso mundo atual sem o poder do sistema financeiro. Devemos aproveitar o post para aprofundar o tema.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador