O adeus de Gushiken, um dos construtores do PT

Os telefonemas para o quarto de Luiz Gushiken, no Hospital Sirio Libanes, são atendidos por sua esposa. Com voz cansada, transmite os recados para o marido e seleciona as visitas que ainda irá receber.

Gushiken ministra, ele próprio, as doses de morfina para diminuir a dor e poder manter suas últimas conversas com amigos.

Ontem, segundo a jornalista Mônica Bérgamo, reuniu-se com José Dirceu, Aloizio Mercadante e dirigentes sindicais, fez um balanço de sua vida e do PT e considerou o julgamento do “mensalão” uma fase heróica, colocando o partido sob “um ataque sem precedentes”.

Dirigente sindical, Gushiken teve papel central na defesa dos fundos de pensão contra os prejuízos causados pelo acordo com o Banco Opportunity, de Daniel Dantas. Foi alvo de campanha implacável na mídia, com denúncias frequentes – e jamais comprovadas – sobre o uso das verbas da Secom. Fora do poder, sua casa sofreu ataques suspeitos e chegou a ser incluído na AP 470 pelo procurador geral Antonio Fernando de Souza – que, posteriormente, já aposentado, ganharia um megacontrato da Brasil Telecom, controlada pelo banqueiro e que entrou na criação da Oi-Telemar.

Seu nome foi retirado da ação pelo relator Joaquim Barbosa.

Como Secretário de Comunicação do governo Lula, Gushiken não chegou a ser um executivo operacional, mas sempre esteve aberto às boas ideias. Partiu dele a criação do Projeto Brasil 2020, visando instituir uma área de discussões acadêmicas sobre o Brasil. Antes da eleição de Lula, teve participação ativa no Instituto da Cidadania, que inaugurou as grandes discussões do partido sobre temas nacionais.

Entra para a história como um dos construtores do PT.

Da Coluna de Mônica Bérgamo

Gushiken, em estado grave, chama Dirceu, Genoino e Mercadante em hospital

Monica Bergamo

Luiz Gushiken, ex-ministro da Comunicação de Lula, chamou amigos para visitá-lo no hospital Sírio-Libanês. Internado em estado grave por causa de um câncer, mas lúcido, ele próprio ministrava as doses de morfina para controlar a dor e decidia quando ficava acordado para conversar com os antigos companheiros.

JULGAMENTO
José Genoino o visitou na quarta. Na noite de quinta, Gushiken reuniu em seu quarto José Dirceu, Aloizio Mercadante e dirigentes sindicais como o presidente da CUT, Vagner Freitas. Calmo, fez um balanço de sua vida e do PT. Segundo um dos presentes, disse que o julgamento do mensalão é uma “fase heroica” do partido, que em sua opinião estaria sofrendo um ataque sem precedentes.

LIÇÃO
De acordo com a mesma testemunha, Gushiken deu uma “lição de política e uma aula sobre a vida. Demonstrou não ter mágoa, tristeza nem remorsos”. No fim da visita, emocionados, todos tiraram fotos ao lado do ex-ministro. Um cinegrafista registrou toda a cena para um documentário que está fazendo sobre Gushiken.

82 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luiz Gushiken teve papel

    Luiz Gushiken teve papel fundamental na presidência do Sindicato dos Bancários, na década de 80. Mostrou como um sindicato pode ser atuante, politicamente ativo na defesa de sua categoria. Ele enfrentou a classe mais poderosa de nosso país: os banqueiros.

    1. sindicalista

      Com algum risco de errar (e peço que me corrijam, por favor), os Bancários foram o principal sindicato a opor-se a ditadura, depois do dos Jornalistas, com o bravo companheiro Audálio Dantas. Sob a presidência de Gushiken a categoria bancária enfrentou fortes batalhas, das quais participei em minha região, tendo sido detido pela polícia por isso, etc. É bonito ver que cada momento daqueles ajudou a construir o Brasil de hoje, democrático e com mais Justiça Social, sonho de todos nós. E nisso tudo o companheiro Gushiken foi fundamental, exemplar. Foi preciso uma enorme articulação da direitona para derrubá-lo, mas não da memória dos brasileiros. “Ni olvido, ni perdón!” aos que lhe causaram tanto sacrifício!

  2. Foi com Gushiken, nos anos

    Foi com Gushiken, nos anos 80, que comecei a entender exatamente cmo funcionava a politica, movimentos sindicais e essa coisa toda. Sem dúvida um dos grandes nomes da história politica brasileira.

  3. Fazem falta na política, e

    Fazem falta na política, e particularmente no PT, pessoas do quilate do Gushiken. No entanto, sobram calhordas de toda espécie.

  4. Por uma Reforma Política Já

    Precisamos urgentemente de uma reforma política para que lideranças do movimento popular possam se eleger, do jeito que está é impossível que tenhamos líderes sindicais no Congresso, isto pq as campanhas, financiadas por gandes grupos privados, colocam fora da disputa os pobres, e se estes se meterem a fazer o que os demais candidatos sempre fizeram, ou seja, usar caixa 2, vão parar no xilindró ou em alguma UTI, que o diga Zé Genoino, Dirceu…

  5. Triste país, o nosso

    Queria dizer ao Gushiken, que conheci superficialmente, mas cuja atuação antes e durante o governo Lula sempre aplaudi, que seu exemplo nos motiva a cada dia. Incluo-me aqueles milhões que sonham o seu sonho. E são gratos a você por ter sido fundamental na sua concretização, ainda distante, mas a caminho acelerado. Esteja tranquilo, companheiro, porque você está conosco e receba a todos nós, milhões, em seu coração. 

  6. Triste país, o nosso

    Queria dizer ao Gushiken, que conheci superficialmente, mas cuja atuação antes e durante o governo Lula sempre aplaudi, que seu exemplo nos motiva a cada dia. Incluo-me aqueles milhões que sonham o seu sonho. E são gratos a você por ter sido fundamental na sua concretização, ainda distante, mas a caminho acelerado. Esteja tranquilo, companheiro, porque você está conosco e receba a todos nós, milhões, em seu coração. 

  7. Enquanto isso os marginais do

    Enquanto isso os marginais do teclado continuam fazendo a festa. Bandidos, alerte-se, não por injunções sociais, mas por desvios psicológicos graves. 

    O que me revolta na imprensa brasileira é essa omissão quando se trata de repor a verdade do fatos. Daí porque a pecha de parcialidade lhe concedida ser mais que pertinente. 

    No caso desses próceres do PT que ora passam por agruras terríveis, a começar por Luiz Gushiken, cujo nome foi e continua sendo achincalhado de forma covarde, ela mídia se omite em INFORMAR acerca das suas trajetórias e os aspectos pessoais quando for o caso. 

    É comum no país políticos com vinte, trinta, quarenta anos de ofício apresentarem patrimônio pessoal reduzido, quando não, nulo? Por que não realçam isso nas incontáveis matérias que fazem acerca, por exemplo, desse maldito mensalão? 

    Ao contrário, o que se observa, principalmente na Folha de São Paulo, é a tentativa de marcá-los como marginais, escroques, ou coisa parecida. 

    Mas eles ficarão e a essa mídia desavergonhada passará. 

    1. Faço minhas suas palavras e a

      Faço minhas suas palavras e a Gushuken minha sincera homenagem e agradecimento por ter se dedicado ao nosso Brasil

    2. Resposta

      Poxa! Perfeito o seu comentário! Triste é saber que tem gente que acredita em todas essas estultícias que essa mídia brasileira de pusilânimes divulga. Parabéns!!!

      Fortaleza-ce.

  8. Fui bancário sindicalizado e

    Fui bancário sindicalizado e conheci  Gushiken bem de perto em seus tempos dirigente, sei que ele esteve sempre

    acima daqueles que o julgaram. O jogo vai começar ainda , quem ri por hora são os derrotados de agora e do futuro.

  9. Fui bancário sindicalizado e

    Fui bancário sindicalizado e conheci  Gushiken bem de perto em seus tempos dirigente, sei que ele esteve sempre

    acima daqueles que o julgaram. O jogo vai começar ainda , quem ri por hora são os derrotados de agora e do futuro.

  10. O adeus de Gushiken

    Me emocionei ao ler está noticia.

    Um dia estaremos num paramar de civilidade que nos faça respeitar o outro pelo simples fato de sermos iguais.

    Sim somos iguais, nascemos, vivemos e morremos numa profunda solidão.

    Nascer é um esforço tão nosso quanto viver e morrer.

    Mesmo que os familiares e amigos estejam conosco, no intimo somos só nós.

    Porém, vejo o Sr. Gushiken livre de pesos na consciência. Isso o torna mais leve.

    Felicito a sua família que deve se orgulhar dele.

     

  11. É perfeitamente admissível

    É perfeitamente admissível que alguém não goste de Luiz Gushiken, de José Genoíno, de Luis Inácio Lula da Silva, de José Serra, de Fernando Henrique Cardosos, de Aécio Neves, de Marina Silva, de Eduardo Campos, de Dilma Rousseff ou de quem quer que seja na vida política.

    Mas transferir essa mal querência para a família deles é demais. É o fim da linha. Foi exatamente isso que se fez com Luiz Gushiken e José Genoíno. Não é preciso ser nenhum expert em saúde para associar tal atitude ao agravamento de saúde de ambos.

    É certo que nem Jesus Cristo agradou a todos. Por isso, pensou eu, qualquer político tem que saber arcar com o ônus da antipatia de uma parte das pessoas. Mas é certo também que os romanos e judeus que condenaram Jesus à morte não estenderam tal condenação à sua mãe, Maria, nem aos demais parentes.

    Às vezes, quando se observa a vida política nacional, temos a impressão de que regredimos para tempos como os da violência quase ilimitada dos romanos! A internet, principalmente, virou uma verdadeira arena de gladiadores.

  12. Força e Fé

    Que Deus lhe de força e coragem para enfrentar essa doença. Para Deus nada é imposivel! Pense e respire positivamente, pois tenho certeza, que muitos estão torcendo e orando por você! 

  13. Obrigada, Companheiro

    Gushiken é um dos imprescindíveis. Alguém para ser admirado, celebrado e reconhecido pela coragem e integridade. Foi jogado na arena com os leões e lutou como um samurai (em condições altamente desproporcionais) em defesa do projeto de país ao qual dedicou a vida:  aquele que parteja um Brasil livre, democrático, desenvolvido, justo e cidadão. Foi fiel a essas bandeiras e a estrela do PT sempre conduziu seus passos.  Muito obrigada, companheiro. Você fez diferença nesse mundo de indiferentes.

  14. Saúde do Gushiken

    Gushiken está com a saúde bastante debilitada, na base do soro e da morfina, mas continua lúcido como sempre. Ele já passou por situações difíceis e esperamos que supere mais essa. A Mônica Bergamo ontem (7.9) em sua coluna publicou uma reportagem deixando entender que todos perderam a esperança. Não é bem assim. Gushiken está vivinho da silva, e é natural que nessa hora queira rever os amigos.

     

    A reportagem conclui que ele estaria dando uma “lição de política e uma aula sobre a vida. Demonstrou não ter mágoa, tristeza nem remorsos”. Foi isso que fez a vida toda.

  15. Ex-ministro Luiz Gushiken

    Gushiken está com a saúde bastante debilitada, na base do soro e da morfina, mas continua lúcido como sempre. Ele já passou por situações difíceis e esperamos que supere mais essa. A Mônica Bergamo ontem (7.9) em sua coluna publicou uma reportagem deixando entender que todos perderam a esperança. Não é bem assim. Gushiken está vivinho da silva, e é natural que nessa hora queira rever os amigos.

    A reportagem conclui que ele estaria dando uma “lição de política e uma aula sobre a vida. Demonstrou não ter mágoa, tristeza nem remorsos”. Foi isso que fez a vida toda.

  16. Ex-ministro Luiz Gushiken

    Gushiken está com a saúde bastante debilitada, na base do soro e da morfina, mas continua lúcido como sempre. Ele já passou por situações difíceis e esperamos que supere mais essa. A Mônica Bergamo ontem (7.9) em sua coluna publicou uma reportagem deixando entender que todos perderam a esperança. Não é bem assim. Gushiken está vivinho da silva, e é natural que nessa hora queira rever os amigos.

    A reportagem conclui que ele estaria dando uma “lição de política e uma aula sobre a vida. Demonstrou não ter mágoa, tristeza nem remorsos”. Foi isso que fez a vida toda.

    1. Gushiken

      Meu caro Marcal,

      Por favor de um abraco em meu nome ao Gushiken, tentei em duas ocassioes visita-lo porem no ultimo momento me ligaram para me dizer que nao era possivel, da ultima vez falei com a Beth.

      Voce tem razao quando diz sobre o que ele fez a vida entera, so faltou uma coisa, o valor a etica que ele posue.

      um abraco

      Paco

  17. Obrigado companheiro

    Caro companheiro, espero que talvez ainda passas ler esta mensagem, em Vida… Acredite, eu o conheci desde o PT de Porto Alegre. Sinceramente lhe tenho um grande apreço e muita serão  consideração por você e sua família e amigos. Sua obra e sua vida nunca serão esquecidas. Sua vida foi marcada por altos e baixos, mas sempre mantiveste  a retidão de carater e a disposição de fazer as coisas que entendia necessário serrem feitas, com todo seu coração e com toda a honestidade. Isso lhe fez um autentico PTista a altura das melhores figuras do PT. Sua grande obra, o PT, ficará na memória de todo brasileiro de BEM, assim como Lula e o governo que ajudaste a implantar para o bem do Brasil. Luis, esse seu olhar oriental ficará na minha memória pelo resto dos meus anos. Meu carinho a você e sua famíla… Obrigado Irmão… 

  18. Alguns vão em paz. Outros, ja

    Alguns vão em paz. Outros, ja não sei. Pois o maior julgamento do século ainda vai se reverlar, como toda farsa, no maior julgamento da midia. E ai, não sei se estarei la para ver mais um editorial da Globo pedindo desculpas. Mas certamente ensinarei ao meu filho tudo o que esta ocorrendo, bem longe da superficie dos pêlos do coelho.

  19. As hienas, a mídia e a história.

    Nassif, será que daqui a uns 20 anos teremos um mea culpa de toda mídia?

    O que eles provocaram, com suas notícias enviesadas e pra lá de tendenciosas, foi uma turba de terroristas de teclado que nem mesmo em momentos como os que estão passando Genoíno e Gushiken pensam em palavras como solidariedade ou na dor alheia, alguns chegarão rápido ao fundo do posso antropológico, de onde é impossível a volta uma vez que o córtex cerebral estará completamente tomado por idéias absolutamente desumanas.

    Imagino que você, como jornalista, deve sofrer um bocado ao ver o que andam fazendo com essa indispensável profissão num mundo civilizado.

    1. SIM, daqui a 50 anos a rede

      SIM, daqui a 50 anos a rede mentira pedirá perdão por ter apoiado o linchamento moral de pessoas inocentes…..

  20. Grande Homem

    conheci quando militava o sindicato dos bancários nos anos 80>uma grande pessoa, lucido, simples e alegre.participei de vários cursos de formação, onde ele ministrava .Ele é uma pessoa que contribui muito para oa avanços sociais no Brasil, Grande, Gushiken.

  21. Pra quem trabalhou no mercado

    Pra quem trabalhou no mercado financeiro, em bancos principalmente……conhece bem a história deste grande brasileiro. O que me consola em momentos assim é que todos os grandes heróis da história trilharam o mesmo caminho.  Veja o exemplo do herói da Escócia William Wallace…….que os ingleses foram levados a crer, pela mídia da época, que se tratava de um assassino impiedoso.  Hoje a história lhe faz justiça…..há monumentos e seu nome é mencionado sempre  com orgulho e referência.   Assim será com Genoíno, Gushiken, José Dirceu e tantos outros que passam e passaram pela humilhação de verem seus nomes enxovalhados por safados que acreditam que estão acima do bem e do mal.  A mídia, alguns membros do STF e outros que tais…….serão todos desmascarados com a história, tenho certeza!!!  Todo grande herói pagou um preço caro……mas é a sina do herói…e por isso que são tão poucos. Os livros contarão a verdade e a César o que é de César.  Aos restantes…..serão marcados pela letra  escarlate  ….carregarão a inexóravel mancha que todo safardana, pulha, escroque…..carrega. Serão sempre lembrados pelas aberrações jurídicas, pelas mentiras plantadas, pelos enxovalhos que se faz valer, todo e qualquer imoral.  A história não reconhece entreguistas, traidores………para estes, serão sempre citados como um não exemplo….uma pequena notinha de rodapé, digno da própria pequinês!!!  Homens sem estofo  sempre caem no esquecimento……passarão pela vida, marcados por tudo que não foram!!!   

    1. Pra quem trabalhou no mercado

      Mafalda,

      francamente !!!

      Dizer que Genoino,Dirceu e Gushiken e a outros safados a que vc se refere , foram massacrados pela midia e por alguns ministros do STF , porque o processo a que respondem nada mais são do que invenções para manchar o nome dessa corja , é no minimo um crime hediondo contra a honra e a honestidade dos cidadãos brasileiros que trabalham pagam seus impostos.

      Se vc tem tanta pena desses imundos deveria se juntar a eles na Papuda porque esse será o novo endereço desses comunas fdp menos do Gushiken que o capeta está do lado da cama dele aguardando o derradeiro suspiro !!!!!

      Outra coisinha…vá estudar português…. pequinês eh a raça de cachorro a qual vc pertence….porque a palavra certa é PEQUENÊS ( pequeno ).

      saudações da oposição a toda essa bandidagem , safadeza e ladroeira desses animais defendidos por vc !

      1. Insignificancia!

        Caríssima!

        Calma! Talvez um ou dois cp de lexotan te ajudem a superar esta sua fase de amargura. Eu imagino o quanto deve ser triste para vc saber que passará pela vida como uma completa desconhecida, enquanto que os personagens que citou (tão odiados por vc) estarão nos livros de história…

        1. Nomes em livros de história

          Cuidado com o critério de nomes em livros de história na hora de avaliar se alguém é bom ou não.

          Nem sempre quem está nos livros de história era uma pessoa digna de elogios. Não vou citar exemplos, que existem aos montes. O mais óbvio deles seria Hitler, apenas para ficar com o exemplo preferido dentre aqueles que concretizam a Lei de Godwin rsrs.

           

           

      2. Você é incapaz de provar o

        Você é incapaz de provar o que afirma. Nem os juízes do supremo, nem sua Veja, nem Merval, nem ninguém…

        Te manipularam direitinho.

         

      3. Não ordenarei que vá estudar

        Não ordenarei que vá estudar português, nem solicitarei ao LN que providencie virtualmente aqueles trilhos com um buraco embaixo na entrada do blog, pois, com licença de FP adapto, nada vale a pena quando a alma é pequena, apenas recomendo que na próxima revele-se na forma apropriada: “pequenez”.

      4. ?

         

        Cadê a moderação?

        Se eu quisesse ler coisas desse tipo, estaria frequentando os blogs da mais vendida.

        Cadê as estrelas?  

        Os leitores precisam avaliar os comentários.

         

         

      5. TENHO PENA DE VOCÊ………….

        Fico perplexo com suas palavras, que demonstram total desconhecimento da vida de luta de GUSHIKEN a favor dos bancários.Acompanhei de perto o seu trabalho no Sindicato, bem como Deputado Federal e vejo nele UM GRANDE SER HUMANO QUE LUTOU PELO POVO, EM ESPECIAL PELOS DIREITOS DOS BANCÁRIOS. Você até dá aula de português na matéria, mas fica explicita sua total hipocrisia quanto às pessoas, políticos, judiciário e tudo que envolve este mundo de interesses. Seu conhecimento sobre a história política de nosso país é deprimente. Informe-se, estude e até adquirir os devidos conhecimentos, cale-se sobre o assunto.

    2. Como dizem grandes

      Como dizem grandes pensadores: O pior cego é aquele que não quer ver! 

      Cara Dê, imagino que seja PTista para defender com tanto fervor pessoas como Dirceu e Jenoino (tiro Gushiken do assunto pq ele não tem nada que ver), uma coisa é o que eles podem ter feito de bom no passado, outra coisa é o que fizeram de mal recentemente, quando estava no poder, e fizeram coisas iguais ou piores que aqueles que eles criticaram tanto. Não sou de nenhum partido, mas condeno todo e qualquer pessoa que faça mal ao cidadão comun quando tem o poder nas mãos! E é o que fizeram esses senhores! Independente de que partido seja. O idealismo partidário não deve estar acima das necessidades do povo, e da justiça. O PT teve chance de mostrar como governar para o povo, mas alguns de seus membros (não digo o partido pq seria injusto) fizeram tudo que eles sempre abominavam! Vide a tentativa intensa do governo de retaliar os protestos da população, enquanto que sua governante máxima era uma dessas protestantes quando jovem.

      1. manifestações

        Não vi nenhuma espécie de retaliação nos protestos do dia 7 de setembro, muito pelo contrário! os únicos protestos enraizados no movimento social que aconteceram em Campinas e São Paulo, ñ houve nem sequer início de tumulto! estou falando do Movimento Grito dos Excluídos que se manifestam em todos os 7 de setembros desde o último governo da ditadura! agora se estiver falando dos bandidos, vândalos e baderneiros chefiados pelos manipuladores de redes sociais, como o tal de Anonymous, MCC, etc, estes sim! deveriam ser todos presos e ser obrigados a pagar o prejuíso de 14 bilhões que causaram ao patrimônio público e privado! visto que se assim ñ for, nós, os trabalhadores vamos ter que pagar!

         

      2. Eu concordo com você…
        Toda

        Eu concordo com você…

        Toda vez que se fala das atitudes e mal-feitos de Genoíno, Lula, Dilma, José Dirceu, os defensores vêm com essa história do passado, como se limpasse o que ocorre hoje.

        É de se observar que a grande maioria dos cinquentões ou acima, quando adolescentes ou jovens, foram “do contra” quando da época da ditadura. A revolta fazia parte e era incentivado por outros jovens, você ganhava destaque frente aos outros que não tinham “coragem” para se posicionar politicamente.

        Mas ter tido opinião na juventude não quer dizer que ao se ganhar poder, se mantenha a mesma idéia utópica de antes, basta ver o que aconteceu com o presidente deposto do Egito. Assumiu com a promessa de acabar com os desmandos do presidente anterior, mas ao assumir, “tomou gosto” pelo poder, e aí não aceitava oposição.

        Desde Lula, até a Dilma, governantes que na época em que eram oposição criticavam o que hoje fazem, e ainda tem algumas coisas que assumem como criadores, sendo que na verdade só mudaram o nome e ampliaram, como a bolsa família que antes era a bolsa escola. 

        Coordenavam protestos e greves e agora querem calar a imprensa e os que protestam dizendo que são teleguiados, manobrados pela mídia…

    3. Luiz Gushiken

      Trabalhei no Banco do Brasil, no interior de São Paulo, e só ouvi coisas boas a respeito de Gushiken. Ele sempre nos passou confiança e nos ajudou muito em momentos muito difíceis na recuperação de perdas salariais e desmandos de dirigentes do BB. Votamos várias vezes pra ele e sempre soubemos de sua honestidade e capacidade de articulação. Um grande homem. Desejo melhoras a ele e que Deus o abençoe sempre.

       

    4. Faço minhas, suas palavras,

      Faço minhas, suas palavras, Dê, até pq nem saberia o que dizer. Ao contrário de nossas lideranças, que seguem sem tristezas e sem mágoas, eu sinto tristeza, muita raiva e vergonha pelo que estão passando e ainda podem vir a  passar.  

    5. Gushiken

      Também fui bancária e testemunhei toda a luta do Gushiken no Sindicato dos Bancários, mesmo este estando sob intervenção pelos ditadores, lutava pelos direitos dos bancários, sua categoria, mas também contra a ditadura e quando esta caiu, pela solidificação da Democaria. Por isto e muito mais que ele fez, Concordo totalmente com voce Mafalda!!!

  22. Não entendendo.

    Não entendo porque todo mundo se comove ou se solidariza com politicos quando morrem ou quando estão em seu leito de morte. Brasileiro tem de aprender a ser justo com seus sentimentos e deixar de ser emotivo. Ele como parte de um grupo político é igual a todos.

    E quando Lula, FHC, José Dirceu, Aloísio Mercadante, e muitos outros se forem, eles também serão lembrados pelas suas vidas públicas cheias de escândalos? Acredito que não.

    Até o Maluf se tornará um homem bom quando morrer só porque o brasileiro é bobo mesmo. Brasileiro trata bem quem o explora,  rouba e o ilude.

    Se solidarizem pelo homem que você ignora todo dia na calçada indo pro trabalho, pela criança no sinal, pelo trabalhador rural, pelas crianças sem escola, pelas péssimas condições que as pessoas são “atendidas” em hospitais em todo o Brasil. Se comovam pelas mães que perdem seus filhos para o tráfico, pelos atigindos  por balas perdidas, pelos assassinados em roubos, pelas mulheres estupradas, pelas crianças molestadas, pelo deficiente que luta por inserção, pelo favelado que sonha – apenas sonha – com uma vida menos sofrida, apenas menos sofrida. 

    Parem de chorar por quem não precisa do lamento de vocês.

    1. Caro Diogo, eu não sou

      Caro Diogo, eu não sou emotivo nem fico endeusando pessoas que merecem meu desprezo mesmo após a morte, pois a morte apenas aniquila o corpo físico e quem somos continua em algum outro plano com as mesmas imperfeições, respeito muito pessoas como Lula, Dilma, Olívio Dutra, gushikein, José Genoíno, Zé Dirceu e desprezo alguns petistas por discordar de sua forma de ver o mundo, mas desprezo muito mais pessoas como José Sarnei que se morrer fará bem à nação, assim como FHC, Serra, Maluff e todos os museus da ditadura que ainda permanecem vivos mas espero sejam breves, já estão devendo faz tempo. Antes de repetir o que a grande imprrensa alardeia, estude um pouco a história e trajetória de cada um, eles não lutaram tanto por nada, possuem um ideal, coisa que você não pode entender.

    2. PARA DIOGO BRITO

      Cara,  você é uma dessas pessoas que não merece o mínimo respeito, pois tripudia sobre um homem honesto que encontra-se em um leite de morte.

    3. respondendo a um filósofo de jardim de infância desinformado.

      Suas palavras: “Se solidarizem pelo homem que você ignora todo dia na calçada indo pro trabalho, pela criança no sinal, pelo trabalhador rural, pelas crianças sem escola, pelas péssimas condições que as pessoas são “atendidas” em hospitais em todo o Brasil. Se comovam pelas mães que perdem seus filhos para o tráfico, pelos atigindos  por balas perdidas, pelos assassinados em roubos, pelas mulheres estupradas, pelas crianças molestadas, pelo deficiente que luta por inserção, pelo favelado que sonha – apenas sonha – com uma vida menos sofrida, apenas menos sofrida. “

      Sim. Eu concordo com isso que vc esta dizendo nesta frase. Embora concorde que esse pensamento é “lugar comum”. Ninguem discorda.

      Mas é por um sentimento desse que nos comovemos com as injustiças sofridas exatamente por quem sempre se solidarizou e lutou poe esses segmentos sociais, como Luiz Gushiken. 

      Só não coloque FHC e Maluf no mesmo ambiente político, por favor!!! Isso só demonstra insensibilidade e desinformação política.

      Ahff!!! Só mesmo a experiência como educadora, no trabalho com adolescentes, me permitiu ser tão educada e tratar você com respeito!!!!

      Meu primeiro impulso foi beeeemmm outro!!!! 

      Rialma.

    4. DIOGO BRITO

      Parabenizo-lhe pela lucidez do comentário. É isso mesmo. Não faço juízo de valor desse senhor, não é do meu perfil, mas confesso que tenho dificuldade de entender esse “endeusamento” que o povo faz a cada fim da vida desses políticos. 

      Sou mesmo é a favor de mensaleiros na cadeia, sou contra o descaramento de Genoíno pedir aposentadoria especial, isso é que deve acabar… Fora PTralhas

      1. Lucidez?

        Antes de postar sandices desse naipe, que apesar de tudo o Nassif publica pois não se comporta como o teu Tio Rei, que simplesmente ignora comentários que vão contra que não chama petistas e simpatizantes de “petralhas” e “mensaleiros”, tenha ao menos a curiosidade de conhecer o passado de pessoas como Gushiken e Genoíno, principalmente do Genoíno que, como Dilma, foi preso e torturado no Araguaia quando em luta contra os gorilas sanguinários e assassinos que nos roubaram mais de 20 anos de um Estado Democrático de Direito.

        Reflita o seguinte: Genoíno, Gushiken e outros “petralhas” arriscaram as suas vidas para que analfabetas políticas funcionais como você e a maioria dos tais e das tais reinaldetes e augustinetes pudessem nos dias de hoje escrever essas frases babacas e agressivas, em resumo, eles lutaram por essa democracia que te permite hoje fazer isso.

        Você diz “fora PTralhas”, mesmo confessando não fazer nenhum juízo de valor do Gushiken, e eu te digo:

        Fora Fascistas!!! Não passarão.

        “Sigan ustedes sabiendo que, mucho más temprano que tarde, de nuevo se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre, para construir una sociedad mejor.” 

        Salvador Allende – Chile – 11 de Setembro de 1973.

    5. gushiken

      Nossa solidariedade está dirigida ao amigo e homem de respeito e de luta!

      Homens como ele deram sua vida para justamente melhorar a vida da maioria. E você?

      Faz o quê, pra melhorar seu país e sua gente?

       

  23. Luiz gushiken

    Mesmo do anônimato da distãncia, deixo um forte abraço para Luiz Gushiken. Pessoa que deu grande contribuição à construção do Partido dos Trabalhadores, e a luta por democracia.

  24. DEPRESSÃO MATA.

    Está comprovado pela ciência: depressão mata, porque mina o sistema imunológico, abrindo uma porta para todo tipo de doença.

    Luiz Gushiken foi envolvido no MENTIRÃO por dois covardes procuradores da república: Luiz Fernando de Souza e Roberto Gurgel. Esses dois covardes esconderam até um último segundo um documento que comprovava a inocência de Gushiken, denunciando-o pela prática de crime que ele não cometeu. O PIG se encarregou do resto, assassinando a reputação de ilustre homem público exemplar.

    A partir desse momento, debilitado emocionalmente, Gushiken se recolheu e entrou em depressão, cujo resultado todos conhecem: foi acometido por um câncer, que o está consumindo aos poucos.

    Portanto, eu não tenho dúvida: os dois covardes procuradores da república, LUIZ FERNANDO DE SOUZA e  ROBERTO GURGEL são os causadores da morte lenta de Luiz Gushiken.

    Esses dois procuradores da república, não tenho dúvida, entrarão para a história como assassinos covardes, frios e desalmados.

     

    1. Força Gushiken!!!

      As midiotas destruiram os grandes companheiros do Lula, e os ministros do STF que não honram suas togas, verdadeiros camelôs vendedores de “abre as portas”.

  25. Gushiken e as amoras

    Na década de 80, comecinho dela, conheci Gushiken quando foi à minha cidade dar uma palestra via sindicato. Japonês magrinho, muito, calça jeans surrada, bata branca, esteve no meu quintal, na casa de um dos moradores que ajudou a promover o encontro. Era uma chacara, na verdade. Foi apresentado à Dona Jacira, mulher simples, e lá foram juntos para o pomar. Lembro-me que ficou encantado com as árvores frutiferas, plantadas aos montes no terreno, mas uma, em especial, fez a alegria do Japonês, pois nunca havia conhecido um pé de amora. Ficou lá um tempão, saboreando as frutinhas e batendo papo com Dona Jacira e Dona Fátima, a sua anfitriã, esposa do promotor da palestra, esquecendo que já era uma celebridade, agindo como um sujeito que acabara de descobrir uma das delícias da vida.

     

  26. É mais um da esquerda que

    É mais um da esquerda que sofreu um assassinato de reputação. Seu sofrimento, sua angústia e  solidão  contbuiram para o quadro atual de enfermidade. O que nos resta é homenageá-lo em vida e que os deuses possam amenizar seu sofrimento.

  27. É mais um da esquerda que

    É mais um da esquerda que sofreu um assassinato de reputação. Seu sofrimento, sua angústia e  solidão  contbuiram para o quadro atual de enfermidade. O que nos resta é homenageá-lo em vida e que os deuses possam amenizar seu sofrimento.

  28. Lutador de ideias e solucoes!

     

    Conheci, respeito por suas ideias e posicoes politica. Desta coisa da vida que fazem agente ter orgulho de ser brasileiro e militado no PT.

     

  29. valeu Gushiken

    a sua Luta para que muitas mudanças no Brasil acontecesse foi fundamental, em nome de muitos brasileiros que sabe o que significa solidariedade e justiça social o nosso muito obrigado.

    ” maldita toda violência que devora a vida pela reprenssão …”!

    valeu Gushiken a sua luta não será em vão.

  30. Despedida de Gushiken

    Obrigado companheiro! O Brasil que voces ajudou a forjar está muito melhor do que era antes. Nunca militei nas mesmas fileiras que você, o que não me impede reconhecer seu valorso legado.

  31. A luta continua em outro plano

    Não importa aonde e como, aqueles que lutam pelo ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, continuam sua luta até no outro plano.

    Gushiken deixa uma lição para todos nós, tanto da velha guarda como dos novos guerreiros que não vão deixar o standart cair e conduzirão a bandeira da democracia e igualdade aonde e como for.

    Tá não mão companheiro, pode ter certeza que lutaremos o dobro e não esmoreçaremos ante o ardil daqueles que espizinharam esse país por 500 anos.

     

     

    GUSHIKEN PRESENTE.

     

     

     

     

  32. Gushiken – Um até breve

    Me entristeci muito ao saber dessa notícia. Esperava ve-lo. Não importa. Vi o Gushi chegar no movimento sindical bancário logo após ter passado no concurso do Banespa. Mesmo sendo de outra tentencia partidária, percorri junto com ele e tantos outros e outras companheiros e companheiras toda a trajetoria dela no movimento sindical bancário. Briguei várias vezes com ele mas, também, aprendi muito. Gushi sempre teve, entre outras, uma qualidade que eu admirava muito: Não era sectario e respeitava todos e todas; independente dele concordar ou não. Hoje só posso dizer ATÉ BREVE, um dia nos encotraremos novamente.

     

     

  33. Um verdadeiro nadador…

    Eu e meu marido conhecemos o Gushiken na piscina do Indaiatuba Clube. Chegava cedo, colocava a sua touca, óculos de natação, alongava o corpo esguio e fazia reverências orientais antes de entrar na água…bonito de se ver! Nadava , nadava, nadava…e depois saia tranquilo, nos cumprimentava sorrindo, conversava um pouco conosco e se retirava discretamente. Inteligente, sempre foi de poucas e sábias palavras…passou meses sem aparecer no clube devido a sua primeira internação, mas depois voltou e recomeçou a nadar novamente, para a nossa alegria! Estivemos em sua casa, conhecemos a sua esposa Bete, uma simplicidade de pessoa e pudemos desfrutar do seu bom gosto pela música. Gushiken… ser humano, sensível, um homem que nadou muito contra a maré da vida, com braçadas que só quem tem muito fôlego consegue sobreviver. Parabéns, campeão, nós te admiramos muito! Rosângela e Vicente Felizola

  34. Grande Gushi!

    Bancária aposentada que sou, conheço sua trajetória e dedicação à verdade, à justiça, à igualdade! Só posso agradecer todo o apoio e firmeza. Já fiz essa declaração antes e a reafirmarei sempre – que fique aqui registrado meu respeito a você, minha admiração. Que as boas energias do universo te dêem sempre forças!

    Abraço!

    Tânia

     

     

  35. A tristeza de ver alguém assim se alegra com sua história

    Como militante da mesma causa e acompanhando a história desse ilustre brasileiro, como não ficar triste? Afinal, passou por ele uma grande etapa da transformação que vivemos hoje. Sua luta e sua dedicação, ficarão para a história e com certeza servirão de motivação para todos aqueles que como ele, tem um projeto de vida, que vai muito mais além de seus limites. Nossa eterna gratidão.

  36. A tristeza de ver alguém assim se alegra com sua história

    Como militante da mesma causa e acompanhando a história desse ilustre brasileiro, como não ficar triste? Afinal, passou por ele uma grande etapa da transformação que vivemos hoje. Sua luta e sua dedicação, ficarão para a história e com certeza servirão de motivação para todos aqueles que como ele, tem um projeto de vida, que vai muito mais além de seus limites. Nossa eterna gratidão.

  37. #Solidariedade cadê Lula e

    #Solidariedade cadê Lula e Dilma ?

     

    O companheiro Luiz Gushiken – ex – ministro, um dos fundadores do PT enfrenta um câncer há mais de uma década e encontra- se no 3º andar do Hospital Sírio–Libanês, recebeu na ultima quinta feira (05/09) a visita do Zé Dirceu.

    Sinto que falta algo, uma palavra. Se possível, um manifesto. Ao menos uma declaração de solidariedade a José Dirceu, mais até do que a Luiz Gushiken, José Genoíno e a Delúbio Soares.

    Da parte de quem? Do Lula e da Dilma, sabendo ou não sabendo, e se houve realmente mensalão só o tempo dirá, hoje sabemos que não ha provas e o julgamento no momento é tido como de exceção e pelo domínio do fato, onde o réu tem de provar sua inocência.

    Enfim trata-se do seu ex-chefe da Casa Civil, seu braço direito, comandante da primeira campanha e capitão do time. Sem precisar avançar críticas ao Supremo Tribunal Federal, até pelas indicações que fez, o ex-presidente está devendo um gesto de apoio a José Dirceu. A alternativa do silêncio demonstrará o lado obscuro das relações humanas, tão comum entre nós desde que o mundo é mundo.

    O que Importa menos, no caso, é se José Dirceu é culpado e mereceu a condenação. Não pode ser lançado pelo dono do barco como carga ao mar em meio à tempestade. Tem direito à solidariedade do Primeiro-companheiro.

  38. Contudo, ele e outros 

    Contudo, ele e outros  oriundos do sindicalismo  bancario, depois de alçados ao poder, resolveram esquecer sua origem sindical ( ja houve outro “principe” da politica nacional que, apos alcançar o poder, tambem pediu para esquecerem o que ele escreveu….) e venderam a previdencia dos servidores publicos ao sistema financeiro…….

  39. Gushiken

    A dignidade de Gushiken é inversamente proporcional à dignidade de seus detratores.

    E a do ex-deputado e ministro é imensa.

    Encarou como poucos a perseguição. Resistiu aos dantas, de tantos dinheiros e tão poucos predicados. Minúsculos, como as letras com que os grafei.

     

     

     

  40. gushiken

    Hoje aos 56 anos sou bancario aposentado e vivo numa cidade do interior de Sao Paulo (Assis). Sou paulistano de nascimento e aos vinte anos de idade, na década de 70  tive o orgulho de conhecer um “japinha” que ficava horas em cima de uma Kombi, na rua 15 de novembro, em frente à matriz da Nossa Caixa, em pleno período ditatorial, falando, falando,falando…sem que ninguem lhe desse ouvidos, por medo, ignorancia, alienação, sei lá mais o quê. No dia seguinte ele esta lá de novo e no outro também, e no outro, no outro…Tempos depois, eu queria ter sido ele. Conversei pessoalmente com ele apenas uma vez  aqui em Assis e demos boas risadas relembrando aqueles tempos. É claro que ele não se lembra mais de mim. mas do pessoal do Sindicato dos Bancarios de Assis,

     

     

    tenho certeza que sim. Gushi é uma cara que faz a gente ter orgulho de ser humano, brasileiro,petista. Japa, voce foi o cara mais legal que conheci em toda minha vida. A gente se encontra..aqui, lá, ou em qualquer lugar prá  rir e tomar umas brejas. 

  41. O sonho não acabou

    Não quero entrar nos curriculuns politico de Genoino, J.Dirceu,Lula,Gushiken e tantos outros que deram suas contribuições  num momento historico do País. No entanto é notorio a todos e todas que o PT mudou noutra direção e não me venha culpar a imprensa, embora temos que admitir  o poder de manipulação que ela exerce.Mas.esta mesma imprensa manipuladora  não conseguia esconder as lutas sociais e suas lideranças de destaque quando o PT tinha um projeto para o Brasil.Um projeto em construção  tinha lá  suas imperfeição já percebida no seio de sua militancia.Quem não se lembra das denuncias de Paulo de Tarso Venceslau sobre o desvio de conduta de dirigentes do PT já naquela ocasião? Infelizmente com a chegada   ao poder a mosca azul como afirmou Frei Beto deu sua grande ferroada liquidando de vez qualquer espectativa de mudança pela qual o PT se propunha. ENFIM O SONHO NÃO ACABOU COMEÇAR TUDO DE NOVO! VIVA O SOCIALISMO!

    Modesto Azevedo

    Ex militante petista

  42. despedida a gushiken

        Procurava um blog que retratasse a vida de gushiken e encontrei esse uma frase dele como dirigente que ficou para a eternidade curto e grosso, fui bancário na sua época e militante sindical fui demitido por isto, gushi como chamavam os mais chegados ficaram os seus e o cunhado outro militante intlectual pétalas de cerejeiras como um filme de kurosawa.

  43. Procurava um blog que
    Procurava um blog que comentasse mais sobre luis gushiken era gushi para os amigos, fui militante sindical na época dele demitido por isto ficam os ”seus” e cunhado também militante intelectual, como ele dizia curto e grosso um filme de kurosawa ´petalas cerejeiras lição ao PT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador