No terceiro trimestre, PIB recua 0,1%; país entra em recessão técnica

A inflação em alta ajuda na piora da atividade econômica. O índice acumula alta de 10,73% em 12 meses encerrados em novembro, o que prejudica o consumo e ajuda na estagnação da economia.

Agência Brasil

Jornal GGN – Soma de todas as riquezas produzidas no país, o PIB recua 0,1% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com trimestre anterior. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e demonstram uma recessão técnica na economia, ocasionadas por quedas da produção agrícola e do setor externo.

O mercado apostava em um desempenho beirando zero, mas positivo, mas obteve um dado abaixo da média de suas expectativas. As apostas estavam entre queda de 0,3% e alta de 0,4%.

A inflação em alta ajuda na piora da atividade econômica. O índice acumula alta de 10,73% em 12 meses encerrados em novembro, o que prejudica o consumo e ajuda na estagnação da economia.

O IBGE diz que a queda na oferta foi provocada pelo recuo de 8% na agropecuária. Houve ainda estabilidade na indústria e crescimento de 1,1% nos serviços, mas que não foram suficientes diante da queda da agropecuária.

A FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), que mede os investimentos, apresentou variação negativa de 0,1% comparado com trimestre anterior. Houve um aumento de 0,9% no consumo das famílias e o consumo do governo cresceu 0,8%. Já as exportações recuaram 9,8% e as importações caíram 8,3%.

O terceiro trimestre apresentou taxa de investimento de 19,4%, superior aos 16,4% obtidos no ano anterior. A taxa de poupança ficou em 18,6%, acima dos 16,2% obtidos em igual período do ano passado.

Na comparação com terceiro trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 4%, com R$ 2,2 trilhões.

Foram atualizados os dados do ano passado pelo IBGE, o que diminuiu a queda de 4,1% para 3,9%.

Com informações do Correio Braziliense.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FIQUE EM CASA !!!!! E morra de fome !!!!! Nós vamos garantir o Abastecimento e Preços, relinchavam Grandes Varejistas de HiperMercados, Prefeitos, Governadores e STF. E você Doutrinado, novamente acreditou na farsa?! Fora isto a foto da plantação de trigo merecia cores melhores. É um espetáculo quando está maduro pronto para a colheita. Genialidade e Esplendor da AgroPecuária Brasileira produzida por Brasileiros que trabalharam para alimentar o Brasil e o Mundo, enquanto “malandros” alastravam sua Fraude Apocalíptica. PFZER, AstraZeneca, Economias NorteAmericanas e Européias agradecem ao Trilionário Faturamento vendendo vento e vacina placebo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador