Produção em alta, devido à indústria extrativa, por Luís Nassif

Em relação a agosto do ano passado, a indústria cresceu 3,28%, pela soma de 5,8% na indústria extrativa e de 2,82% na de transformação.

Pixabay

A produção industrial aumentou 0,12% em agosto, comparado a julho de 2024. Enquanto as indústrias extrativas cresceram 1,12%, a de transformação caiu 0,28%. Mas explica-se pela sazonalidade.

Em relação a agosto do ano passado, a indústria em geral cresceu 3,28%, pela soma de 5,8% na indústria extrativa e de 2,82% na de transformação.

Na análise por grupo e setores selecionados, criei 4 medidas: os dados de agosto em relação a agosto do ano passado, e o acumulado de 3, 6 e 12 meses em relação ao mesmo período do ano passado. No mês, 50- setores registraram alta contra 30 em queda. No acumulado de 3 meses, 59 setores registraram alta contra 21 em queda.

Nas tabelas abaixo, tem os setores que mais cresceram e mais caíram no mês, no acumulado de 3, 6 e 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação às grandes categorias econômicas, em agosto houve queda de 3,99% em bens de capital; mas alta de 5,66% em relação a 12 meses atrás. De uma maneira geral houve alta em todos os setores, em relação ao ano passado.

Mas se tomar como base os últimos 10 anos, há queda em todos os setores.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na tabela com períodos de 1-3-6-12 meses de maiores altas e maiores quedas os valores de 12 meses e 1 mês estão idênticos, deve ser erro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador