Os túneis Cuncas I e Cuncas II, parte do Projeto de Integração do Rio S.Francisco

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Robson Lopes

Nassif, veja que legal sobre a transposição, vale ser divulgado.

do HypeScience

Conheça o projeto que vai acabar com a seca do nordeste

O rio São Francisco é conhecido como o “o rio da integração nacional”. Mas ele, que começa no Sudeste e flui por cerca de 3 mil quilômetros, tem um pequeno problema: antes de chegar ao Nordeste, deságua no oceano. Não é para tanto que essa região do nosso país sofre, desde que o mundo é mundo, com as consequências de uma seca interminável. A falta de água ali acabou deixando o solo muito fértil para a proliferação de uma pobreza miserável.

Na tentativa de acabar de uma vez por todas com o problema da seca, e consequentemente curar a região com todos os males que vem da falta de água, o governo começou em 2006, durante o mandado do ex-presidente Lula, escavações de dois túneis, chamados Cuncas I e Cuncas II, como parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que vai garantir o abastecimento de água de mais de 390 cidades de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O Cuncas I, que terá 15 km de extensão (dos quais 10 já foram cavados), é o maior túnel da América Latina para transporte de água. Já o Cuncas II, quando concluído, terá mais de 4 km. E os dois fazem parte de uma rede de 477 km de túneis e canais que estão sendo construídos para acabar com a seca do nordeste.

Juntos, eles têm o objetivo de transportar cerca de 83 mil litros de água por segundo.

A escavação desses túneis é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Mais de 6,6 mil pessoas estão trabalhando 24 horas por dia com mais de 1.800 equipamentos em operação. O Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem conclusão prevista para 2015. Mais de 75% da obra já foi acabada. [Portal Brasil,New Scientist]

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quase deu.

    É uma pena que tenha atrasado, assim como 90% das obras civis de grande porte no mundo todo. Seria perfeito se a inauguração da transposição do Velho Chico se desse ainda em setembro de 2014. Ia calar a boca de muito coronel falido do NE, que ainda vive da miséria do povo nordestino.

  2. Não se trata apenas de TIRAR

    Não se trata apenas de TIRAR agua do Rio, fundamental e assegurar sua existencia, o Rio São Francisco perde UM TERÇO da vazão nos ultimos 56 anos e pode desaparecer porque:

    1. Permite-se tirar toda mata ciliar até a margem, não se cuidou de proteger as margens de agricultura extensiva e predatoria.

    2.Há uma proteção muito precaria das nascentes na Serra da Canastra.

    3.Permite-se sugar agua do rio para irrigação sem nenhum controle maior.

    A macro canalização de volumes de agua do São Francisco de pouco adiantará se não hover um projeto de MICRO DISTRIBUIÇÃO, existem enorme açudes no Nordeste, como Orós, cheios de agua e a 10 quilometros o gado morre de sede porque do açude até os sitios NÃO HÁ CANALIZAÇÃO DA AGUA DO AÇUDE. Pode acontecer exatamente o mesmo com esses canais e tuneis que tiram agua do São Francisco.

     

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/07/08/interna_gerais,304856/em-56-anos-rio-sao-francisco-perdeu-mais-de-um-terco-da-vazao.shtml

    1. 1) O São Francisco não vai

      1) O São Francisco não vai secar. O projeto usa apenas 1% das águas do rio e inclui o reflorestamento das cabeceiras e margens. Inclui até o saneamento das águas utilizadas pelas cidades ribeirinhas a montante dos pontos de captação das águas.

      2) Não se trata de demagogia. Demagogia é falar e não fazer (exatamente o FHC fazia), quem faz não está sendo demagogo. E só quem está bem estabelecido com suprimento de água garantido é que fala que o projeto não é necessário.

      3) É evidente a dor de cotovelo e a tentativa de desmerecer uma coisa apenas porque foi feita por um desafeto político.

       

      1. Também não leu
        Mais um que não leu meus comentários. Lula não é meu desafeto político. E dizer que o projeto da transposição vai acabar com as secas do Nordeste, um fenômeno climático continental, é demagogia sim. E não só demagogia como ignorância. Uma demagogia ignorante que vem desde o governo FHC, quando o projeto atual (houve outros antes) foi inicialmente planejado.

        1. Gui de Oliveira, em primeiro

          Gui de Oliveira, em primeiro lugar minha resposta foi ao comentário do Motta Araujo e não o seu, portanto você está atropelando a conversa e com isso causando mal entendido.

          Eu não estou comentando sobre ser ou não demagogia dizer que a transposição é o fim da seca. Estou afirmando não ser demagogia a própria transposição em sí, que foi o que o Motta Araujo colocou em seu comentário.

           

          1. Caro Ruy
            O Motta Araujo, também conhecido aqui como AA, não usou a palavra demagogia em seu comentário. Daí minha interpretação …

  3. Deixem enquanto isso que as

    Deixem enquanto isso que as elites do campo cuidem elas mesmas da divisão das terras depois que concluirem a transposição. Vão ver o tanto que vai sobrar para os pequenos agricultores…

    1. Absolutamente tudo tem um

      Absolutamente tudo tem um lado bom e um lado ruim, se focarmos nosso olhar em um lado específico, esse sempre parecerá maior.

      1. Muito mais simples meu

        Muito mais simples meu caro.., 

        Ocorre que no mundo dos homens é possível antecipar-se aos problemas.

        Se é sabido da necessidade do manejo fundiário, por qual motivo não cuidar de uma questão previsível.?

         

    2. Comentário esquisito, Chico.

      Comentário esquisito, Chico. Divisão de terras? Não estamos em 1500, não haverão sesmarias. As terras são públicas ou privadas. As terras públicas podem sofrer este tipo de ingerência, especialmente se forem propriedade das pequenas prefeituras.

      No caso das propriedades privadas, até na sua rua haveria valorização e especulação se houvesse uma obra que mudasse a configuração da paisagem e incrementasse os benefícios sociais e econômicos. É direito dos proprietários venderem suas terras, se quiserem. A especulação vai acontecer, é a LEI DO MERCADO. 

      Mas no caso da transposição, os canais secundários vão levar água para as adjacências do canal principal, ampliando os benefícios e usuários numa área geográfica enorme e não podemos prejulgar que todos estes usuários sofrerão especulação ou serão tentados a vender.

      O que sabemos com certeza, é que a transposição não só vai levar água, mas especialmente vai mudar a cara socioeconômica da região. Este é o legado.

    3. chico se vc se inteirar das

      chico se vc se inteirar das providncias tomadas antes do inicio da tranposição vai verificar que as margens do curso foram desapropriadas pelo governo. então vamos esperar.

  4. Acabar com a seca é impossível
    As secas crônicas do Nordeste são um fenômeno climático decorrente de fatores geográficos de amplitude muito maior do que o homem é (pelo menos por enquant) capaz de controlar. O “mote” de acabar com as secas, frequentemente associado ao projeto da transposição, é mais uma destas bobagens politiqueiras que presta um desserviço a este fantástico empreendimento. O projeto de fato tem tudo para ser um marco nas políticas públicas de minimização dos efeitos das secas em uma vasta extensão de território, que infelizmente não corresponde nem mesmo à totalidade do polígono das secas, muito menos ao conjunto da Região Nordeste. E, antes que algum aventureiro lance mão, adianto que esta bobagem vem de muito antes dos governos petistas: desde 1999, na era FHC (sim, a atual concepção do projeto foi estudada e definida naquela época), as “autoridades” dos ministérios envolvidos (planejamento e integração nacional) já haviam cunhado e propagado este bordão, uma obra-prima do provincianismo tacanho e demagógico que marcava então, e infelizmente ainda marca, grande parte de nossa classe política.

    1. gui, se vc acha que não vale

      gui, se vc acha que não vale a pena a transposição do veio chico, vá debater isto com as populações locais. 

      e tambem isto não édiscutido durante o desgoverno fhc, essa vontade da transposição vem da época de d.pedro.

      1. Engano
        Braga, você se enganou. Talvez traído pela emoção que efetivamente evoca esta excelente iniciativa você tenha lido apressadamente meu comentário e não notado que ele crítica apenas a demagogia da Idéia falsa de que este ou qualquer outro projeto possa “acabar com as secas”. Disse também que esta demagogia barata não ajuda nada o projeto. Ao contrário, acho que atrapalha, dando munição aos adversários para criticá-lo.
        Mais duas coisas: primeiro, já conversei com muita gente das regiões beneficiadas e sei como a expectativa por estas águas é grande e positiva; segundo, não dou a mínima para para o fato, verídico, de que o projeto atual – o que está de fato sendo construído e não a idéia mirabolante da época do império – foi iniciado no governo FHC, desde que chegue aos seus objetivos. Gostaria até de ver Lula e FHC juntos no palanque de inauguração da obra, dando o bom exemplo ao país de que o bem público deveria estar acima dos governos, sendo sempre uma prioridade de Estado. Nada vai apagar o fato de que foi Lula quem desatou os nós políticos e mobilizou os recursos que permitiram a implantação do projeto. Bobagem ficar tentando esconder pedaços da história para realçar a versão que nos interessa. Não é justamente isso que criticamos?

  5. Muito interessante este

    Muito interessante este projeto a agua que ia para o oceano, vai ser aproveitada nestes tuneis, quanto a mata ciliar e as nascentes tem um projeto muito bom feito pelo Sebastião Salgado em uma fazenda de sua familia , que foi totalmente recuperada, se o trabalho for bem feito em 10 anos se recupera estas areas degradadas, vale a pena ver se chama Instituto Terra, é  animador.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador