Consumidor pode usar selfie para confirmar pagamento de compra online

Projeto piloto da MasterCard está sendo realizado na Holanda e 80% dos usuários afirmam que as compras ficaram mais cômodas

Jornal GGN – A operadora de cartões MasterCard está inovando nos métodos de pagamento. Na Holanda, um projeto piloto permite aos consumidores confirmarem a identidade por meio de selfies. Ao invés dos códigos pin, senhas e códigos de confirmação, o sistema faz o reconhecimento facial do comprador. A função está disponível para pagamentos de compras online.

Além disso, um sistema de confirmação por biometria em compras online também está sendo testado. Da mesma forma que no reconhecimento facial, o celular é que faz a leitura da impressão digital do consumidor.

De acordo com a operadora, nove de cada dez participantes dizem que gostariam de substituir a senha pela identificação biométrica de forma definitiva. “Quase 75% dos usuários estão convencidos de que os pagamentos biométricos irão diminuir as fraudes”.

O teste está sendo realizado com 750 pessoas, titulares de cartões do ABN AMRO. Segundo a MasterCard, eles “têm conseguido realizar suas compras online com facilidade”. A maioria dos usuários (77%) gostaria de continuar utilizando o reconhecimento facial ou biometria para efetuar pagamentos.

Entre os entrevistados, 95% dos usuários da impressão digital e 80% de reconhecimento facial declararam que as compras ficaram mais cômodas com o uso da biometria.

 “O consumidor holandês é muito progressista no sentido de abraçar novas tecnologias. Nosso país é o líder internacional em pagamentos fáceis, seguros e eficientes”, disse Arjan Bol, Gestor da MasterCard Holanda. “Estamos agora analisando as possibilidades de integrar a nossa tecnologia com os aplicativos bancários e dos gigantes da tecnologia, para tornar o pagamento por meio de uma selfie ou impressão digital ainda mais fácil.”

Entre junho e setembro deste ano, a Mastercard pretende estender a iniciativa aos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus.

“A biometria, ao contrário das senhas, garante a comodidade. As pessoas esquecem senhas, tornando o processo de pagamento desnecessário, longo e complexo; por isso, esperamos que as senhas lentamente se tornem obsoletas em favor de uma alternativa de mais fácil utilização, como a identificação biométrica”, afirmou André Ijbema, Gerente do Setor de Gestão de Riscos dos Serviços de Cartões Internacionais (SCI).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador