Agências da ONU afirmam que situação na Ucrânia é “apocalíptica”

Pelo menos 474 pessoas foram mortas no país, enquanto total de refugiados ultrapassa a marca de dois milhões

Foto: © Anton Skyba para The Globe e Mail/UNICEF – via brasil.un.org/pt-br

Os porta-vozes das agências de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram que a situação na Ucrânia após 13 dias de conflito é “apocalíptica”.

Enquanto o total de refugiados ultrapassa a marca de dois milhões, pelo menos 474 civis foram mortos e 861 pessoas foram feridas em decorrência de ofensivas militares da Rússia, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que 16 ataques a instalações de saúde foram registrados até o momento.

“A maioria das vítimas civis são de ataques aéreos e armas explosivas usadas pelas forças russas com efeitos de amplo alcance, incluindo artilharia pesada e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes”, disse a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Liz Throssell.

A ACNUDH destaca que o número de vítimas reais é maior do que o informado oficialmente pelas autoridades, levando em conta os tipos de armas empregadas em toda a Ucrânia pelas forças russas para fazer esta afirmação.

Já a alta comissária da ONU, Michelle Bachelet, destacou em seu relatório anual ao Conselho de Direitos Humanos as regiões que precisam de atenção global e medidas urgentes.

Por conta do aumento de vítimas civis e dos relatos descrevendo a situação em campo como cada vez mais “apocalíptica”, a chefe de direitos humanos da ONU repetiu em frente ao Conselho o seu pedido de cessar-fogo e para que as partes envolvidas no combate providenciem rotas seguras de fuga para civis.

Leia Também

Invasão da Rússia à Ucrânia: o que ocorre no 14º dia

China exige aos EUA divulgar detalhes sobre laboratórios biológicos na Ucrânia

“Estados Unidos manipulam, controlam e decidem tudo na Ucrânia”, diz Glenn Greenwald. Assista

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador